Detalhes da ação

Ciclo de Debates: sessenta anos do Golpe de 64

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000810

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

02/04/2024

Data Fim

03/04/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

marcio achtschin santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Direitos Humanos e Justiça

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Direitos individuais e coletivos

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

a ser criado
a ser criado

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
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Resumo

O evento ocorrerá no dia 02 e 03 de abril, com uma mesa a cada um dos dias, tratando acerca do Golpe Militar de 1964 no Brasil, discutindo suas causas, seus desdobramentos e os impactos para os dias atuais.


Palavras-chave

Golpe de 64, Memória, Ditadura Militar


Introdução

A história é construída de mudanças e permanências. Se atualmente vivemos em um mundo extremamente dinâmico, não significa que as práticas políticas acompanhem esse movimento acelerado. De acordo com Braudel (2016), cultura é um processo de longa duração, muito rígido em seu movimento de mudança. O Brasil é um país que tem forte tradições autoritárias, sendo, acometido de tempos em tempos em ações pouco democráticas. A ditadura militar em 1964 durou até 1985, modificou em todos os aspectos a sociedade brasileira (FICO, 2004). Mas é um debate que precisa estar vivo, especialmente trazer à luz quais foram os impactos econômicos, políticos, sociais e culturais do Golpe de 1964 para o Brasil nos dias atuais?


Justificativa

Nesses duzentos anos de formação do Estado brasileiro, sempre esteve presente rupturas através de golpes ( REIS FILHO, 2000). O movimento de 1964 foi uma continuidade desse perfil autoritário, característica das relações de poder no Brasil (ACHTSCHIN, 2018). Após o Golpe civil-militar de 64, sucedeu um regime ditatorial sem precedentes no Brasil. Segundo Miranda e Tibúrcio (1999) foram 434 mortos e desaparecidos entre 1964. Com a abertura política nos anos de 1980, causas, características e consequências aqueceram os debates nos meios acadêmicos (FICO, 2004). Com o tempo, porém, esse tema perdeu vigor. Mas, provocado pelos sessenta anos do Golpe Militar e pela onda conservadora e golpista atual, o tema está sendo resgatado. Estão sendo trazidas releituras e disputas de memórias em relação ao movimento de abril de 1964, sendo feitas revisões e questionamentos em se tratando do formato e papel da ditadura militar. Nos últimos anos, a polarização política apresenta um esvaziamento no debate, pouco esclarecendo de forma acadêmica o tema. Desse modo, é de grande relevância trazer para o ambiente acadêmico uma discussão que apresenta questionamentos e algumas respostas, tendo como referências pesquisas já trabalhadas sobre o Golpe de 64. A juventude atual pouco tem conhecimento sobre os acontecimentos. As redes sociais dificultam ainda mais a compreensão dos fatos, trazendo conceitos distorcidos, fomentando ainda mais os embates sem referências acadêmicas. Abordar o tema torna-se ainda mais relevante diante de movimentos antidemocráticos, como o de 08 de janeiro de 2023, que insistem em estar presentes na vida política brasileira. Por sua vez, é de extrema importância regionalizar o tema, resgatando os impactos do Golpe de 64 em Teófilo Otoni e região (ACHTSCHIN e SOREL, 2015). As experiências nos espaços vividos, especialmente as relações de poder, ocorrem no chão que se pisa , sendo de fundamental importância a territorialização da história regional (ACHTSCHIN, 2018). Por fim, e não menos importante, esse trabalho precisa envolver toda a comunidade, pois, fortalece tanto a universidade quanto a sociedade (RODRIGUES, et all, 2013).


Objetivos

Objetivo Geral: - Discutir através de mesas-redondas os impactos do Golpe de 1964 para a sociedade brasileira Objetivo específico: - Refletir sobre a disputas de memórias sobre o Golpe de 1964 presentes nos debates cotidianos - Apresentar para a sociedade as leituras acadêmicas tratadas sobre o Golpe de 64 - Trabalhar o tema de modo transdisciplinar e interdisciplinar, envolvendo diversos cursos do campus do Mucuri/UFVJM - Analisar o Golpe de 64 em Teófilo Otoni e região


Metas

A proposta é realizar internamente, entre os três grupos de pesquisa envolvidos (GEPLA, GEDEB e NUPPEC) , uma discussão sobre a pesquisa de cada um dos membros acerca do Golpe de 64. Em seguida, serão realizada três reuniões com os participantes da mesa de debate. Discutir os temas, em especial, o que cada um dos representantes tratam para alinhar as falas nos dois dias de evento. A partir dessa formalização do evento, buscar discentes para participar da organização do evento. Quanto ao alcance do evento, a proposta é esclarecer e estimular o debate para a comunidade acadêmica e o público externo sobre o Golpe de 64, construindo leituras possíveis sobre o movimento. Desse modo, ao provocar reflexões, possibilitar à comunidade de um modo geral, uma percepção crítica sobre a história brasileira recente. Assim, busca-se oportunizar essa vivência com a comunidade, de forma interdisciplinar e transdisciplinar, assegurando ao docente e discente a participação do processo de produção e construção do conhecimento (LAVOR, F. I. G, 2023).


Metodologia

O corpo docente envolvido é composto por 07 professores. Todos envolvidos na organização e participação da mesa de debates. São 05 discentes atuando como voluntários, que farão o acompanhamento do público, orientando e esclarecendo acerca da organização. Dois discentes serão escolhidos para participar como mediadores de cada um dos dias. O tema será discutido em diversas reuniões virtuais com alguns integrantes dos seguintes grupos de pesquisa da UFVJM/Campus do Mucuri registrados no CNPq: GEPLA, GEDEB e NUPPEC. Após diversas reuniões, representantes dos três grupos farão a composição da mesa-redonda. No dia 02 de abril, o tema ser O papel do Golpe de 64. No dia 03 de abril, haverá a discussão a partir da Memória do Golpe. O evento ocorrerá no auditório do NIPE, campus do Mucuri, às 19 horas, com ampla divulgação nas redes sociais e outros meios de comunicação. A expectativa é de que os dois dias de evento sejam acompanhados por 240 ouvintes, entre comunidade interna e externa, sendo que o limite do auditório do NIPE é de 120 pessoas. Em cada um dos temas tratados na mesa, o objetivo é de produzir artigos da temáticas tratadas pelos debatedores. Concluído os dois dias de debate, será apresentado um novo projeto para ampliar os debates, não exclusivamente, mas preferencialmente no ensino básico e em outras universidades. O grupo cultural In Cena já agendou a participação, por meio de debate, do grupo organizador desse projeto no dia 01 de abril, 19 horas, em sua sede, quando será projetado o documentário "Na lei e na marra: 1964, um combate antes do golpe".


Referências Bibliográficas

ACHTSCHIN, Márcio. A formação econômica, política, social e cultural do Vale do Mucuri. Teófilo Otoni: independente, 2018. ACHTSCHIN, Márcio. SOREL, Igor. Rua Direita versus Rastacoro: dominação e resistências em Teófilo Otoni e região no século XX (1910-1974). Teófilo Otoni: Independente, 2015. ACHTSCHIN SANTOS, Márcio. NEGREIROS, Rivani Lopes. BARRETO, Valmer Batista. Os rumos de uma Filadélfia mineira pelas lentes da Câmara Municipal teófilootonense. Teófilo Otoni: Independente, 2023. ARQUIDIOCESE de São Paulo. Brasil: nunca mais. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1985. BRAUDEL, Fernand. O mediterrâneo e o mundo mediterrâneo na época de Filipe II. São Paulo: Edusp, 2016. DREIFUSS, R. A. 1964: A conquista do Estado: ação política, poder e golpe de classe. Rio de Janeiro: Vozes, 1981. FICO, Carlos. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2004. LAVOR, F. I. G. de; CLEMENTINO, T. H. S.; LIMA, M. A. C.; LIMA, A. M. .; LACERDA, R. R. de A.; BELCHIOR, S. M. S. de. Extensão Universitária: conceituação, fundamentos e implementação. Journal of Multidisciplinary Sustainability and Innovation, Iguatu, v. 1, n. 1, p. 5–11, 2023. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/jmsi/article/view/839. Acesso em: 26 mar. 2024. MIRANDA, Nilmário; TIBÚRCIO, Carlos. Dos filhos deste solos: mortos e desaparecidos durante a ditadura militar: a responsabilidade do Estado. São Paulo: Boitempo-Fundação Perseu Abramo, 1999. REIS FILHO, Daniel Aarão. Ditadura e democracia no Brasil. Zahar: Rio de Janeiro, 2000. RODRIGUES, L. L. et al. Contribuições da Extensão universitária na sociedade. Cadernos de graduação-ciências humanas e sociais. Aracaju, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013. ROUQIÉ, Alain. O Estado militar na América Latina. São Paulo: Alfa-Ômega, 1984. SOARES, Gláucio Ary Dillon. D'ARAÚJO, M. C. 9Org.) Visões do golpe: a memória militar sobre 1964. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A atividade trata de um tema que envolve toda a sociedade, pois é extremamente atual e pertinente. Vive-se um momento no Brasil e no mundo de ameaça constante à democracia, sendo que, tratar a partir de um ciclo de debate as causas e consequências do Golpe de 64 é trazer para a comunidade importantes reflexões sobre a sociedade brasileira como um todo.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O ciclo de debates aborda aspectos históricos, filosóficos, políticos, culturais e econômicos. Sendo assim, há a interação entre diversas disciplinas, bem como consegue envolver todos os cursos dos campus do Mucuri.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O ciclo de debates é resultado de pesquisas realizadas pelos participantes das mesas, quer sejam estudos voltados para aspectos da economia, quer seja pela política, que seja ainda tratados aspectos culturais acerca do Brasil durante o Regime Militar. Igualmente, são levantados aspectos regionais desse período. Todas essas informações estão presentes no evento, aberto tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos discentes como ouvintes e debatedores nos dois dias do ciclo de debates é o objetivo principal do evento. Portanto, o discente é dos públicos-alvo do processo, estimulando no discente uma leitura crítica e reflexiva sobre o passado recente do Brasil e sua relação com os dias atuais.


Impacto e Transformação Social

O ciclo de debates apresenta importantes resultados de pesquisas realizadas pelos docentes dos grupos de pesquisa do NIPE, informações que reforçam o papel da Universidade pública como instrumento de práticas democráticas e seu potencial reflexivo e crítico acerca da sociedade contemporânea.


Divulgação

Rede sociais e veículos de comunicação de Teófilo Otoni


Programação do Evento

Local

Auditório do NIPE/Campus do Mucuri

Data

02/04/2024

Horário de Início

19:00

Horário de Término

23:00


Descrição

Mesa: o papel do Golpe. Nesse momento o debate envolverá os aspectos diretamente ligados ao Golpe de 1964, tanto no seu aspecto nacional como regional

Local

Auditório do NIPE/Campus do Mucuri

Data

03/04/2024

Horário de Início

19:00

Horário de Término

23:00


Descrição

Mesa Memórias da ditadura. No segundo dia, a discussão trata a memória do Regime militar, apresentando dados sobre os projetos econômicos, sociais, políticos e culturais do período

Público-alvo

Descrição

Serão convidados os discentes da UFVJM bem como professores e alunos do ensino médio. Também será amplamente divulgado para toda a comunidade externa

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 5 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ocorrerá uma mesa com os debatedores Diogo Prado Evangelista, Márcio Achtschin Santos e Thiago Marques Mandarino tendo como tema O papel do Golpe de 64

Carga Horária 5 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Mesa formada pelos professores Andrey Lopes de Souza, Carlos Henrique Lopes rodrigues, Felismina Dalva Teixeira Silva e José Carlos Freire, tendo como tema Memória da Ditadura.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os coordenadores do evento farão encontros ao longo de quinze dias (entre os dias 04 e 15 de março) para articular a execução do projeto, estabelecendo os membros da equipe, a capacitação da equipe, especialmente os discentes envolvidos. Entre os dias 25 e 29 serão capacitados os discentes com encontros e orientações feitas pelos coordenadores do projeto. Nos dias 11 e 12 de abril, o projeto será avaliado e pensadas novas estratégias para dar continuidade ao projeto de extensão.