Visitante
Geonode UFVJM
Sobre a Ação
202203000814
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
15/03/2024
31/12/2026
Dados do Coordenador
sidney araujo cordeiro
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Tecnologia e Produção
Meio Ambiente
Comunicação estratégica
Nacional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Membros
A UFVJM tem como missão disseminar o conhecimento e a inovação integrando o ensino, a pesquisa e a extensão. Grande parte do conhecimento está associado a dados espacialmente explícitos, que demandam uma forma própria de divulgação. Com este objetivo, iniciou-se a implantação do Geonode na UFVJM, uma plataforma para a distribuição de dados espaciais. Este projeto será responsável pela curadoria, manutenção e divulgação da plataforma e seus dados para a comunidade acadêmica e externa à UFVJM.
Sistema de informações geográficas, Dados espaciais, Sensoriamento remoto.
Este projeto de extensão é a continuação do projeto Geonode UFVJM, aprovado no edital de fluxo contínuo 03/2021 e 03/2022 da PROEXC. Descobertas científicas afetam a vida de todas as pessoas, porém, poucas participam de tais descobertas e têm domínio daquilo que é descoberto. O desenvolvimento de tecnologias não é diferente. O crescimento das redes sociais e do acesso a internet tem influenciado a forma com que as pessoas acessam informações e se apropriam do conhecimento. Apesar de muitas pessoas estarem distantes do processo científico e tecnológico, as ferramentas digitais permitem uma rápida disseminação e até mesmo a construção de uma ciência participativa e cidadã. Cada vez mais, a aproximação da ciência com a sociedade tem sido demandada e valorizada. O compartilhamento dos dados de pesquisas aumenta o impacto, a validade, a reprodutibilidade, a eficiência e a transparência da pesquisa científica. A busca pela democratização do acesso ao conhecimento científico tem levado os centros de pesquisa a desenvolver soluções para a divulgação de seus conteúdos. Com a popularização das ferramentas de geolocalização, os dados espaciais estão cada vez mais frequentes na pesquisa e no dia a dia das pessoas. Os dados espaciais têm tido relevância crescente no processo de tomada de decisão e desenvolvimento de políticas públicas. Os dados espaciais ajudam não só a entender o que aconteceu, mas também onde e em que contexto. Cada vez mais as instituições que produzem dados e informações espaciais estão trabalhando para disponibilizar e facilitar o acesso aos dados disponíveis. Adotando o princípio FOSS (free and open source software - software de código livre e aberto), o GeoNode é uma plataforma para o desenvolvimento de sistemas de informação geográfica e para a implantação de infraestrutura de dados espaciais de compartilhamento. Suas funcionalidades viabilizam a catalogação, em formato vetorial ou matricial, de dados geoespaciais. Além da distribuição, o Geonode permite a confecção de mapas combinando as camadas de interesse. É possível customizar os estilos para apresentação de feições de acordo com as necessidades do usuário. Os dados e metadados catalogados podem ser ainda oferecidos como serviços para acesso em outras aplicações. As funcionalidades de controle de acesso permitem que as camadas e os mapas organizados no GeoNode sejam acessados por diferentes grupos de usuários ou pelo público em geral. Além disso, o projeto contribuirá para a capacitação do conhecimento técnico e extensionista de estudantes dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Geografia, Engenharia Geológica, Sistemas de Informação, Engenharia Hídrica, Turismo e Ciências Agrárias, que estarão envolvidas com as atividades. Isso permitirá que esses estudantes possam também contabilizar carga horária para cumprimento da exigência da creditação da extensão, conforme a Lei Federal nº 13.005/2014 - Plano Nacional de Educação 2014-2024, a Resolução nº 7/2018 - Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e a Resolução nº 2, de 18 de janeiro de 2021 – CONSEPE/UFVJM. Como resultados deste projeto, espera-se implantar a infraestrutura Geonode para compartilhamento de dados espaciais, por meio de uma plataforma virtual, criar um grupo multidisciplinar composto por professores de vários cursos da UFVJM que trabalhem com dados geoespaciais, envolver alunos de graduação e pós graduação da UFVJM em projetos e ações de extensão que permitam realizar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e como o projeto é uma plataforma virtual, isso facilitará o acesso de diversos públicos da sociedade em geral, com grande abrangência em nível regional e nacional.
A UFVJM tem como missão disseminar o conhecimento integrando o ensino, a pesquisa e a extensão. Todas as ciências, em algum grau, podem se beneficiar da associação dos dados e informações a referências espaciais. Desta forma, a produção científica tem cada vez mais produzido conhecimento espacialmente explícito, e muitas vezes as publicações tradicionais não aproveitam a espacialidade da informação. Estes dados demandam, portanto, uma forma própria de divulgação. A crescente capacidade de geração de dados espaciais é consequência do aumento do aporte tecnológico disponível para usuários dos mais diversos segmentos e níveis. Neste contexto, uma infra-estrutura de dados espaciais passa a ser essencial para possibilitar a publicação, divulgação e compartilhamento permitindo a colaboração e empoderamento das informações produzidas pela UFVJM. Conforme o Regulamento das Ações de Extensão da UFVJM, esse trabalho se enquadra na modalidade de projeto. A área temática é (7) Tecnologia e Produção, pois está relacionado ao uso de tecnologias na área de geoprocessamento, gerando a produção de material que será disponibilizado gratuitamente por meio de plataforma digital e também contribui para a capacitação e qualificação de recursos humanos, estudantes e professores envolvidos nessa ação de extensão. Com relação às linhas de extensão, se enquadra nas linhas de extensão: - (6) Comunicação Estratégica: desenvolvimento de programas, projetos e outras ações visando a formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam na área; produção e divulgação de informações, conhecimentos e material didático na área. - (7) Desenvolvimento de produtos: de produtos e subprodutos; produção e divulgação de informações, conhecimentos e material didático relacionados ao tema; formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam na área. No momento, não há ações de extensão na UFVJM com a natureza de produção e divulgação de produtos gerados na área temática central dessa proposta. Os demais professores (as), estudantes da comunidade acadêmica e outros profissionais que atuam em instituições públicas e privadas trabalhando com dados espaciais, necessitam de informações consistentes relacionadas a mapas e imagens espaciais em suas atividades. Com isso, esse projeto buscará a ação conjunta entre professores, estudantes e público alvo desse projeto ou programa, pois apresenta potencial para desenvolvimento de pesquisas, que serão disseminadas por meio da extensão universitária, além da possibilidade dos estudantes aplicarem na prática o que está sendo ensinado nas disciplinas do curso. Também serão promovidos encontros onde estes estudantes e professores compartilharão ensinamentos com o público alvo. Além desses aspectos acima citados, outra justificativa para que este projeto de extensão seja executado, é referente à creditação da extensão no currículo dos cursos de graduação da UFVJM, que tem como base legal o princípio da indissociabilidade - do ensino, pesquisa e extensão - art. 207 da Constituição Federal de 1988; a Lei 9.394/96 – LDB – flexibilização dos currículos e formação cidadã; e o Plano Nacional de Educação 2001- 2010 (Lei nº 10.172/2001) em sua Meta 23 para a educação superior, indica a reserva mínima de dez por cento do total de créditos exigidos para a graduação no ensino superior e a Reafirmação - na Estratégia 12.7 do novo Plano Nacional de Educação (2014-2024), Lei Federal nº 13.005/2014. “12.7. assegurar, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.” Este projeto de extensão, se adequa à Política Nacional de Extensão Universitária, com formulação e implementação das ações de extensão universitária, pactuados no FORPROEX (Fórum Nacional de Próreitores de Extensão), de forma ampla e aberta (NOGUEIRA, 2000), sendo trabalhadas a interação dialógica, interdisciplinariedade e interprofissionalidade, indissociabilidade ensino-pesquisa extensão, impacto na formação do estudante e impacto e transformação social.
Esta proposta tem como objetivo principal criar e manter um ambiente baseado em nuvem para organizar, compartilhar e divulgar os dados espaciais produzidos pelos projetos de pesquisa, ensino e extensão da UFVJM. Especificamente, pretende-se: - Realizar um levantamento quantitativo de materiais com dados espaciais gerados na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. - Classificação desses materiais quanto à qualidade e aplicação ao público alvo dessa proposta. - Treinamento de estudantes sobre técnicas de produção de mapas, organização e compartilhamento de dados espaciais em nuvem. – Realizar cursos para capacitação de profissionais externos à UFVJM que trabalhem ou tenham interesse no tema central desse projeto. - Realizar workshop regulares apresentando o andamento do Geonode UFVJM para a comunidade acadêmica (professores, técnicos e estudantes).
- Implantar a infraestrutura Geonode para compartilhamento de dados espaciais, por meio de uma plataforma virtual. - Criar um grupo multidisciplinar composto por professores da UFVJM que trabalhem com dados geoespaciais, para identificar, divulgar e curar os dados espaciais a serem divulgados via Geonode da UFVJM. - Envolver alunos de graduação e pós graduação da UFVJM em projetos e ações de extensão que permitam realizar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, proporcionando uma formação integrada voltada para a solução de problemas práticos e formando profissionais mais preparados para o mercado de trabalho. Estima-se conseguir atingir em torno de 260 estudantes, a princípio, das áreas de Engenharia Florestal, Agronomia, Geografia, Engenharia Geológica, Sistemas de Informação, Engenharia Hídrica, Turismo e Ciências Agrárias. - Alcançar com o projeto em torno de 60 profissionais externos à UFVJM que trabalham com dados espaciais, gestores públicos e também demais pessoas da sociedade que tenham interesse em adquirir conhecimentos sobre dados geoespaciais. Como o projeto é uma plataforma virtual, isso facilitará o acesso de diversos públicos da sociedade em geral, com grande abrangência em nível regional e nacional.
O projeto de extensão Geonode UFVJM foi iniciado no edital Pibex 03/2021 Fluxo Contínuo, comprende 6 fases, com complexidade gradativa, partindo de um produto mínimo viável até servir como repositório de dados espaciais para toda a UFVJM e comunidade externa. O projeto nasceu multidisciplinar, envolvendo a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e cursos da Faculdade de Ciências Agrárias (Engenharia Florestal e Agronomia). A presente proposta terá como ponto de partida a fase 4. Na fase 1, foi instalado e inicializado do sistema pela equipe da DTI. Foi escolhido o software livre e de código aberto denominado de Geonode, já amplamente utilizado pela comunidade de sistemas de informações geográficas. O GeoNode permite a inclusão direta de arquivos espaciais em formato vetorial e matricial, sem a necessidade de modelagem do banco de dados. O núcleo do GeoNode é baseado na estrutura da Web do Django com poucas dependências necessárias para a comunicação com os servidores geoespaciais (GeoServer). O framework ORM e bibliotecas auxiliares do Python permitem que o GeoNode seja conectado ao GeoServer. O Geonode permite suporte Dock, o que permite a instalação de forma rápida e simplificada, além de contar com uma completa documentação online que auxilia o usuário na instalação e customização do software. Esta etapa foi conduzida pela equipe da DTI da UFVJM. A fase 2 consistiu na parametrização da base. Inicialmente foram criados três níveis de usuários: superusuário, curadores e editores. Os editores têm permissão de upload de camada e criação de metadados. Os curadores, além da permissão de editores, podem editar metadados de camadas já existentes visando organização, padronização e correção de informações. Os superusuários, além das permissões anteriores, podem excluir camadas, bem como cadastrar e excluir usuários. O acesso e download será aberto para qualquer usuário, mesmo não cadastrado. A fase 3 consistiu no teste de upload e download. Nesta etapa, bases de dados de diferentes tamanhos e tipos foram carregadas no sistema para verificar performance e fluxo de trabalho. Os dados espaciais consistem em camadas matriciais e vetoriais, com tamanhos que variam de megabytes ou gigabytes. Em seguida, usuários cadastrados e não cadastrados fazem uso e download das bases carregadas para verificar eventuais problemas de perfil e acesso. A partir da fase 4, a expectativa é ampliar o Geonode para toda a comunidade acadêmica e também externa à UFVJM por meio de curadores de conteúdo que estarão ligados às diferentes unidades acadêmicas e setores da UFVJM, estando em conformidade com o disposto na Política Nacional de Extensão Universitária, a qual preconiza uma “metodologia de produção do conhecimento que integra estudantes, professores e técnico administrativos, formando-os para uma cidadania expandida do ponto de vista ético, técnico-científico, social, cultural e territorial”. Na fase 4, será desenvolvido um piloto na faculdade de ciências agrárias, com todos os papéis atribuídos. Será definido um curador que fará contato com os servidores visando identificar colaboradores que farão o upload de dados espaciais produzidos por ações de pesquisa, ensino ou extensão. Os servidores que demonstrarem interesse terão seus perfis de editor criados. Na sequência, estes serão convidados a realizarem o upload e cadastro dos metadados das camadas. Em seguida o curador fará a conferência e eventuais ajustes. Na fase 5 o Geonode será divulgado para a comunidade por meio de webinários (ou outro recurso audiovisual) buscando atrair potenciais contribuiçõesnas diversas áreas da ciências representadas pelos cursos da UFVJM. A fase 6 consistirá da ampliação e feedback do ambiente. Neste momento, os curadores iniciarão a busca ativa por contribuições e farão o acompanhamento das camadas carregadas pelos usuários. Uma vez por ano, os curadores apresentarão para a comunidade as contribuições de sua área no Geonode e expectativas para o próximo ciclo de trabalho. Durante essa fase ocorrerá também a divulgação da ferramenta junto à comunidade externa da UFVJM. Serão realizados cursos para capacitação de profissionais externos à UFVJM que trabalhem ou tenham interesse no tema central desse projeto. Como exemplo, podemos citar os cursos ocorridos no ano de 2024, na Semana do Produtor (Diamantagro-UFVJM) e no IFNMG Campus Diamantina. Essas capacitações serão ministradas pelos professores orientadores deste projeto em conjunto com os alunos participantes, com elaboração de material próprio em formato de apostila impressa e digital, carga horária de 8 horas, organizados pela equipe do projeto em parceria com o Departamento de Engenharia Florestal e a Faculdade de Ciências Agrárias. O público alvo dessas capacitações abrange produtores rurais da região do Vale do Jequitinhonha, profissionais que trabalhem com dados espaciais seja em empresa privada, no serviço público ou como autônomos, alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM e alunos do IFNMG Campus Diamantina. A motivação do público alvo para participar desses treinamentos se deve ao fato do projeto fornecer treinamento de qualidade de forma gratuita sobre dados espaciais, que é uma das áreas da ciência que mais tem evoluído atualmente, possibilidades de inserção no mercado de trabalho em uma área onde há demanda de profissionais qualificados, além do retorno positivo que a equipe do projeto obteve com os treinamentos realizados no ano de 2023, o que nos motiva para continuar a execução deste projeto.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. BRASIL, Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996, 1996. BRASIL, Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, 2014. DA SILVA, G. B. S. et al. Plataforma web para sistemas de informação geoespacial (SIG): aplicações no projeto GeoDegrade. In: Embrapa Territorial-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 17., 2015, João Pessoa. Anais... São José dos Campos: INPE, 2015. DRUCKER, D. P. et al. Uso de ferramenta GeoNode para catalogação de dados e metadados geoespaciais de acordo com as normas da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). Embrapa Territorial-Circular Técnica (INFOTECA-E), 2013. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus. 2012. NOGUEIRA, M. D. P. (Org.) Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: PROEX/UFMG; O Fórum, 2000.
A produção de conhecimento ocorrerá com participação da comunidade acadêmica e também da comunidade externa à UFVJM, ou seja, em conjunto com o público alvo desse projeto, como por exemplo contribuições na elaboração de materiais (mapas e outros dados geoespaciais), dicas de melhorias no site do Geonode, sugestões de eventos, cursos e materiais didáticos a serem elaborados, dentre outros. O projeto Geonode tem como premissa apoiar a distribuição das informações e produtos espaciais gerados pela comunidade acadêmica da UFVJM para a sociedade em geral. Os conhecimentos e tecnologias desenvolvidas e gerados na universidade poderão ser acessados e baixados pelos setores da sociedade, por meio desta plataforma. Além da premissa do compartilhamento livre e aberto inerente ao projeto, uma vez por ano o evento irá apresentar os principais resultados obtidos pela plataforma, bem como os objetivos que serão buscados no ano que se segue. O público alvo (comunidade interna e externa à UFVJM) terá canais de comunicação com a equipe desse projeto, sendo por meio de e-mail de contato a ser disponibilizado, redes sociais para maior interação com a equipe, contatos via plataforma do Geonode, convites para participação de reuniões com a equipe (de acordo com a necessidade) e com a participação nos eventos e cursos a serem realizados. Por se tratar de uma plataforma gratuita com interatividade (além dos contatos acima) e ser um projeto com base digital, a maior parte da interação dialógica ocorrerá por meio de sistemas digitais, o que favorece a participação da comunidade externa e da comunidade interna da UFVJM (alunos, professores e técnicos) devido ao baixo custo de manutenção do projeto, mediante a escassez de recursos disponíveis por parte da UFVJM. No entanto, conforme já foi destacado ao longo do texto deste projeto, haverá também os momentos de interação presenciais.
Sobre a interdisciplinaridade, este projeto abrange diferentes áreas do conhecimento, como o Geoprocessamento, a Hidrologia e Manejo de Recursos Hídricos, Silvicultura e Manejo Florestal, aspectos geográficos, meteorologia e climatologia. Possui em sua equipe professores (as) doutores (as) com reconhecida experiência em projetos desenvolvidos nessas áreas, em nível de graduação e pós-graduação. O projeto está sendo desenvolvido de forma a atender a qualquer área do conhecimento produzido pela UFVJM desde que o dado seja espacial. Além disso, a expectativa é que a equipe de curadores seja formada por um representante de cada unidade acadêmica. Este curador será responsável por facilitar o diálogo entre o programa Geonode e a comunidade em que ele está inserido, atuando não só para identificar potenciais contribuições para a plataforma, mas também disseminando a importância dos dados espaciais livres e abertos e sua correta disponibilização. O projeto poderá também ser desdobrado em outras ações, fortalecendo e apoiando novas iniciativas de produção de dados geoespaciais relacionados à UFVJM.
O projeto está sendo concebido para que os três pilares das universidades públicas brasileiras atuem como retroalimentação positiva. Por exemplo, a pesquisa produz uma grande quantidade de informações espaciais, que no momento que se tornam disponibilizadas de forma livre e aberta, alimentam as ações de extensão e ensino. Uma vez que ações de extensão produzem informações espaciais e as disponibilizam de forma livre e aberta, estas alimentam com oportunidades de pesquisa e exemplos de ensino. Uma vez que os projetos de ensino utilizam e produzem dados espaciais, e os disponibilizam de forma livre e aberta, retroalimentam as ações de pesquisa e extensão. Desta forma, os três pilares poderão encontrar no Geonode UFVJM não somente um local para divulgação de dados espaciais, mas também fonte de consulta, ideias e de oportunidades, bem como de produção do conhecimento por parte da comunidade acadêmica (estudantes, professores e técnico-administrativos) e dos atores não-universitários.
Este projeto irá contribuir na formação dos estudantes de diferentes áreas do conhecimento que poderão apoiar a organização e manutenção da plataforma, orientados por um dos curadores da plataforma. Os graduandos poderão se envolver em atividades de transferência de tecnologia utilizando ferramentas computacionais, por meio da participação e da oferta de treinamentos sobre organização de dados espaciais, divulgação de dados espaciais e divulgação visual de dados. Haverá ainda oportunidade de desenvolver habilidade de comunicação escrita e oral voltado para a produção de materiais de divulgação técnica e elaboração de relatórios das atividades do projeto, bem como o aprimoramento de técnicas de comunicação com a comunidade externa à UFVJM. Os projetos pedagógicos da maioria dos cursos da UFVJM contemplam o estudo direcionado a habilidades, tecnologias e técnicas de extensão. Pretende-se com isso, reduzir uma das dificuldades encontradas em nossos estudantes, a comunicação direta com pessoas das comunidades envolvidas em projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária. Os discentes poderão se beneficiar das informações disponíveis de forma aberta e livre no Geonode para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e científicos, bem como em sua atuação no mercado de trabalho, contribuindo ainda mais para a divulgação e fortalecimento das iniciativas proporcionadas pelo presente projeto. A orientação dos estudantes será feita pelos professores que fazem parte da equipe do projeto, por meio de reuniões online e presenciais, com acompanhamento semanal por meio de registro de atividades executadas e controle de frequência e a avaliação será feita por meio de relatórios sobre as atividades executadas. Ressaltamos que, em todas as atividades realizadas pelos estudantes participantes do projeto, haverá supervisão de um professor orientador.
As informações divulgadas na plataforma poderão ser usadas pelo público-alvo, podendo despertar o interesse nas pesquisas desenvolvidas na UFVJM, bem como utilizadas como ferramentas para a tomada de decisão em assuntos, econômicos, políticos e ambientais. A plataforma poderá ser acessada por smartphones, tablets e computadores, possibilitando ao público acesso livre às informações espaciais geradas pelas pesquisas. Assim, as informações contribuirão para reduzir o tempo gasto no processo de busca por dados geoespaciais produzidos pela UFVJM. Para a UFVJM isso representará um grande avanço no cenário de informações geoespaciais, aumentando sua visibilidade por profissionais da área externos à instituição e por outras entidades de ensino, pesquisa e extensão no país tanto do setor público como do setor privado. Além disso, haverá um impacto social na comunidade acadêmica da UFVJM, pois o projeto promoverá maior interação de professores, estudantes e técnicos que se interessarem em participar das atividades que serão promovidas.
A divulgação do projeto de extensão será feita pelos professores e estudantes da equipe, por meio da página do Geonode UFVJM e do instagram, que estão informados no campo "site da ação" e "instagram" desse formulário. Além disso, será utilizado o whatsapp e outras mídias sociais criadas, para promover não somente a divulgação do projeto, mas também a interação e compartilhamento de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa à UFVJM. Conforme descrito ao longo do texto desse projeto, serão organizados workshops para divulgação e também reuniões com professores, estudantes e técnico-administrativos das unidades acadêmicas interessados nas ações do projeto. Conforme informado nos itens anteriores, haverá também momentos de divulgação presenciais, por exemplo nos momentos em que ocorrerão os cursos e treinamentos com participação da comunidade externa. Como exemplo pode-se citar o ocorrido no ano de 2023, reuniões e treinamentos abertos para estudantes e profissionais e toda a comunidade em geral na Diamantagro (Semana do Produtor Rural) e no IFNMG Campus Diamantina.
Público-alvo
Alunos dos cursos de graduação da UFVJM nas áreas de Engenharia Florestal, Agronomia, Geografia, Ciências Agrárias e Engenharia Geológica.
Cerca de 20 professores dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Engenharia Geológica, Ciências Agrárias, Geografia da UFVJM. Além desses, o projeto buscará parcerias com professores de outras instituições que trabalhem com dados geoespaciais, sendo que no momento não é possível estimar a quantidade.
Estima-se em torno de 60 profissionais que trabalhem nessa área possam demonstrar interesse em participar desse projeto. Além desses, o projeto provavelmente alcançará um número maior de pessoas da sociedade que queiram participar desse projeto, por disponibilizar dados e informações geoespaciais de forma gratuita em uma plataforma online. No momento não é possível estimar a quantidade, pois o projeto terá alcance nacional.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 660 h
- Manhã;
- Tarde;
Divulgar e captar contribuições de conteúdo que estarão ligados às diferentes unidades acadêmicas e setores da UFVJM, estando em conformidade com o disposto na Política Nacional de Extensão Universitária, a qual preconiza uma “metodologia de produção do conhecimento que integra estudantes, professores e técnicos administrativos, formando-os para uma cidadania expandida do ponto de vista ético, técnico-científico, social, cultural e territorial”. Será desenvolvido um piloto na faculdade de ciências agrárias, com todos os papéis atribuídos. Será definido um curador que fará contato com os servidores visando identificar colaboradores que farão o upload de dados espaciais produzidos por ações de pesquisa, ensino ou extensão. Os servidores que demonstrarem interesse terão seus perfis de editor criados. Na sequência, estes serão convidados a realizarem o upload e cadastro dos metadados das camadas. Em seguida o curador fará a conferência e eventuais ajustes.
- Manhã;
- Tarde;
Os curadores do Geonode das diferentes áreas do conhecimento farão a análise, edição e ajustes das novas camadas ingressantes na plataforma Geonode. Neste momento, os curadores iniciarão a busca ativa por contribuições e farão o acompanhamento das camadas carregadas pelos editores.
Avaliação e feedback do ambiente.
01/03/2025
31/12/2026
- Manhã;
- Tarde;
Consistirá da avaliação e feedback do ambiente por parte dos usuários ativos. Uma vez por ano, os curadores apresentarão para a comunidade as contribuições de sua área no Geonode e expectativas para o próximo ciclo de trabalho. Durante essa fase ocorrerá também a participação da comunidade externa à UFVJM, que poderá adquirir seu conhecimento com base nas informações e eventos oferecidos pelo projeto e também participar com a colaboração de possíveis melhorias para a plataforma, fazendo de forma conjunta a criação de conhecimento com a comunidade acadêmica. A plataforma do Geonode será contínua, sendo ativa durante todo o ano e aberta para receber novas contribuições da comunidade interna e externa à UFVJM.
- Manhã;
- Tarde;
Realizar cursos para capacitação de profissionais externos à UFVJM que trabalhem ou tenham interesse no tema central desse projeto.