Detalhes da ação

Exames laboratoriais em geriatria: importância, interpretação e análise multiprofissional

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000815

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

29/04/2024

Data Fim

30/09/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ana paula rodrigues

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 9 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 3 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Resumo

O curso "Exames laboratoriais em geriatria: importância, interpretação e análise multiprofissional" está sendo criado a partir de uma demanda do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso (RMSI) da UFVJM , diante de uma dificuldade muito grande percebida pelos residentes em relação a preceptores e profissionais com os quais eles tem contato durante o período de residência.


Palavras-chave

idoso, exames laboratoriais, diagnóstico


Introdução

À medida que a população global envelhece, surge a necessidade premente de uma atenção mais especializada à saúde dos idosos. Nesse contexto, os exames laboratoriais desempenham um papel crucial na detecção precoce, diagnóstico e monitoramento de uma ampla gama de condições de saúde em idosos. No entanto, a interpretação precisa desses resultados muitas vezes requer um conhecimento especializado que nem sempre está acessível a todos os profissionais de saúde que lidam com essa população diversificada. Diante desse desafio, propomos oferecer um curso abrangente de interpretação de exames laboratoriais para profissionais de saúde de diversas áreas, com foco especial na população idosa. Este curso fornecerá aos participantes as habilidades e conhecimentos necessários para interpretar corretamente uma variedade de resultados laboratoriais comuns em idosos, capacitando-os a tomar decisões informadas e direcionadas ao cuidado individualizado e holístico desses pacientes. Os exames laboratoriais desempenham um papel essencial na prática geriátrica, fornecendo informações valiosas para avaliar a saúde e guiar o manejo clínico em idosos. Aqui estão alguns dos principais papéis desses exames na prática geriátrica: 1) Diagnóstico de Condições Médicas: Os exames laboratoriais são fundamentais para diagnosticar condições médicas comuns em idosos, como diabetes, anemia, distúrbios da tireoide, dislipidemia e doença renal crônica. 2) Monitoramento de Doenças Crônicas: Para idosos que têm doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, os exames laboratoriais são usados para monitorar a eficácia do tratamento e ajustar as terapias conforme necessário. 3) Avaliação da Função Renal e Hepática: Exames como creatinina, taxa de filtração glomerular (TFG), enzimas hepáticas e bilirrubina são cruciais para avaliar a função dos rins e do fígado, órgãos cuja função pode ser afetada pelo envelhecimento. 4) Avaliação Nutricional: Exames laboratoriais, como a albumina e a pré-albumina, podem ser usados para avaliar o estado nutricional dos idosos, fornecendo informações importantes sobre a ingestão de nutrientes e o risco de desnutrição. 5) Avaliação da Função Tireoidiana: Testes como TSH (hormônio estimulante da tireoide) e T4 livre ajudam a avaliar a função tireoidiana, uma área frequentemente afetada pelo envelhecimento. 6) Monitoramento de Medicamentos: Alguns exames laboratoriais são usados para monitorar a eficácia e os efeitos colaterais de medicamentos, especialmente em idosos que podem fazer uso de múltiplos medicamentos (polifarmácia). 7) Avaliação da Função Hematológica: Hemograma completo e exames relacionados são essenciais para avaliar a função hematológica, diagnosticar anemias e monitorar a coagulação, especialmente importante em idosos suscetíveis a condições como a anemia por deficiência de ferro. 8) Avaliação do Perfil Lipídico: Exames que medem os níveis de colesterol total, HDL, LDL e triglicerídeos são fundamentais para avaliar o risco cardiovascular em idosos. 9) Avaliação da Função Respiratória: Em alguns casos, exames como a gasometria arterial ou a oximetria de pulso podem ser usados para avaliar a função respiratória, especialmente em idosos com doenças pulmonares crônicas. 9) Monitoramento da Função Metabólica: Exames que avaliam a glicose em jejum e a hemoglobina A1c são críticos para diagnosticar e monitorar o diabetes mellitus, uma condição comum em idosos.


Justificativa

A interpretação adequada dos resultados dos exames laboratoriais desempenha um papel essencial na avaliação da saúde e no manejo clínico de pacientes idosos. Esta população frequentemente apresenta múltiplas condições médicas, comorbidades e alterações fisiológicas relacionadas à idade, o que torna a interpretação dos exames laboratoriais particularmente desafiadora e crucial para garantir a prestação de cuidados eficazes e personalizados. Abaixo estão algumas razões fundamentais que justificam a importância de um curso de interpretação de exames laboratoriais em idosos para profissionais da saúde: Complexidade das Condições de Saúde: Idosos frequentemente apresentam uma variedade de condições médicas crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, distúrbios renais e muitas outras. A interpretação dos exames laboratoriais desses pacientes requer um entendimento aprofundado das interações entre essas condições, bem como das nuances das mudanças nos resultados laboratoriais associados. Comorbidades e Polifarmácia: A presença de múltiplas comorbidades e o uso de vários medicamentos aumentam o risco de interações medicamentosas e de efeitos adversos. Uma interpretação precisa dos exames laboratoriais é crucial para monitorar os efeitos colaterais dos medicamentos, ajustar as doses conforme necessário e evitar complicações decorrentes da polifarmácia. Avaliação de Estado Nutricional e Funcional: Os exames laboratoriais desempenham um papel importante na avaliação do estado nutricional e funcional dos idosos. A interpretação adequada desses resultados pode ajudar a identificar deficiências nutricionais, desequilíbrios e alterações no funcionamento de órgãos vitais, permitindo intervenções precoces para prevenir a deterioração da saúde e a incapacidade funcional. Detecção Precoce de Condições Críticas: Muitas doenças em idosos, como insuficiência renal, doença hepática, anemia e distúrbios da coagulação, podem ser assintomáticas em estágios iniciais. Uma interpretação precisa dos exames laboratoriais pode facilitar a detecção precoce dessas condições, permitindo a implementação de medidas preventivas e terapêuticas antes que complicações graves ocorram. Melhoria na Qualidade dos Cuidados: Uma interpretação precisa e abrangente dos resultados dos exames laboratoriais pode levar a uma tomada de decisão clínica mais eficaz, reduzindo o tempo para diagnóstico e tratamento, evitando procedimentos desnecessários e melhorando os resultados de saúde globais dos idosos. Diante dessas considerações, fica evidente que um curso de interpretação de exames laboratoriais em idosos é fundamental para capacitar os profissionais de saúde a fornecer cuidados de alta qualidade, baseados em evidências e centrados no paciente para essa população crescente e clinicamente complexa.


Objetivos

Objetivo geral: fortalecer a capacidade dos profissionais da saúde de interpretar de forma precisa e abrangente os exames laboratoriais em idosos, garantindo uma abordagem integral e eficaz no cuidado a essa população vulnerável. Objetivos específicos: 1. Capacitar os Profissionais da Saúde: Fornecer aos profissionais da saúde as habilidades e conhecimentos necessários para interpretar com precisão uma ampla variedade de exames laboratoriais comumente realizados em idosos, incluindo hemograma, função renal, função hepática, perfil lipídico, entre outros. 2. Facilitar o Diagnóstico Precoce e a Monitorização: Capacitar os participantes a identificar sinais precoces de alterações nos exames laboratoriais que possam indicar doenças crônicas, agudas ou emergentes, permitindo intervenções terapêuticas precoces e apropriadas. 3. Promover uma Abordagem Holística à Saúde do Idoso: Enfatizar a importância da interpretação dos exames laboratoriais dentro do contexto global da saúde do idoso, considerando fatores como comorbidades, polifarmácia, estado nutricional, funcionalidade e qualidade de vida. 4. Minimizar Erros de Interpretação e Tomada de Decisão: Dotar os profissionais da saúde com estratégias e ferramentas para evitar erros comuns na interpretação de exames laboratoriais em idosos, melhorando a precisão diagnóstica e a segurança do paciente. 5. Promover a Comunicação Interdisciplinar: Estimular a colaboração entre diferentes profissionais da saúde envolvidos no cuidado ao idoso, facilitando a comunicação eficaz e a troca de informações relevantes baseadas nos resultados dos exames laboratoriais. 6. Atualização Constante e Adaptação às Evidências Científicas: Incentivar a busca contínua por conhecimento e atualização por parte dos profissionais da saúde, garantindo que suas práticas estejam alinhadas com as últimas evidências científicas e diretrizes clínicas relacionadas à interpretação de exames laboratoriais em idosos. 7. Melhorar a Qualidade dos Cuidados Prestados aos Idosos: Contribuir para a melhoria dos resultados de saúde e a qualidade de vida dos idosos, fornecendo aos profissionais da saúde as ferramentas necessárias para oferecer cuidados personalizados, preventivos e baseados em evidências.


Metas

Ao final do curso espera-se: 1. Alcance e Participação: Garantir uma alta taxa de participação e engajamento dos profissionais da saúde interessados no curso, atingindo uma ampla gama de especialidades e disciplinas relacionadas ao cuidado do idoso. 2. Aprendizagem Eficaz: Assegurar que os participantes do curso adquiram um conhecimento sólido e prático sobre a interpretação de exames laboratoriais em idosos. 3. Redução de Erros na Interpretação: Diminuir significativamente os erros na interpretação de exames laboratoriais em idosos por parte dos profissionais da saúde, resultando em uma prática clínica mais precisa e segura. 4. Aplicação Prática: Capacitar os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos no curso em situações clínicas reais, demonstrando habilidades de interpretação e tomada de decisão baseadas em evidências. 5. Melhoria da Qualidade dos Cuidados: Contribuir para a melhoria geral da qualidade dos cuidados prestados aos idosos, refletida em melhores resultados de saúde, redução de complicações evitáveis e maior satisfação dos pacientes e cuidadores. 6. Colaboração Interdisciplinar: Promover uma maior colaboração entre os profissionais da saúde envolvidos no cuidado ao idoso, facilitando a comunicação eficaz e a coordenação de esforços para alcançar objetivos comuns de saúde e bem-estar. 7. Atualização Contínua: Estimular a busca contínua por conhecimento e atualização por parte dos participantes do curso, incentivando a participação em atividades educacionais contínuas e o acompanhamento das últimas pesquisas e avanços na área.


Metodologia

O curso será ministrado em módulos, por profissionais da saúde com expertise para abordar o tema de modo claro, direto e acessível aos mais diversos profissionais que possam estar envolvidos com o cuidado do idoso. Os assuntos abordados serão: 1. Introdução às doenças crônicas em idosos: Definições de doenças crônicas comuns em idosos (por exemplo, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, doença pulmonar obstrutiva crônica, osteoporose). Prevalência e impacto das doenças crônicas em idosos na saúde pública. Princípios de monitoramento laboratorial: 2. Papel do monitoramento laboratorial na gestão de doenças crônicas. Métodos de coleta de amostras (sangue, urina, outros fluidos biológicos) e sua importância. Testes laboratoriais comuns: Hemograma completo. Glicemia e hemoglobina A1c (para diabetes). Perfil lipídico. Função renal (creatinina, clearance de creatinina). Função hepática (enzimas hepáticas). Eletrólitos séricos. Marcadores de inflamação. Testes específicos para condições crônicas, como D-dímero (para trombose), troponina (para doenças cardíacas), etc. Interpretação de resultados: 3. Faixas de referência e valores de normalidade em idosos. Relação entre resultados laboratoriais e diagnóstico/progressão de doenças crônicas. Fatores que afetam os resultados laboratoriais em idosos: 4. Alterações fisiológicas relacionadas à idade. Polimedicação e interações medicamentosas. Comorbidades. Monitoramento contínuo: 5. Frequência e periodicidade de testes laboratoriais. Uso de dispositivos de monitoramento domiciliar (por exemplo, glicosímetros, medidores de pressão arterial). Comunicação e aconselhamento: 6. Colaboração entre médicos, enfermeiros, farmacêuticos e profissionais de laboratório. Coordenação do cuidado de pacientes idosos com doenças crônicas. Avaliação da eficácia do monitoramento: As aulas serão expositivas, com apresentação de casos clínicos, de modo que o público interaja e apresente as particularidades do assunto referente a cada classe profissional. Os discentes que participarão da ação colaborarão com auxílio na montagem das aulas, organização de materiais, contatar profissionais aptos a ministrar algum conteúdo e também poderão ministrar parte de um conteúdo sob supervisão da coordenação da ação. Ao final do curso haverá uma avaliação, com a finalidade de avaliar aprendizado e será emitido certificado para os participantes que atingirem uma pontuação mínima de 70% de acertos. Haverá também aplicação de um questionário para avaliar a qualidade do curso e sugestão de melhorias.


Referências Bibliográficas

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Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Pela presente ação a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade será realizada por meio de compartilhamento de conhecimento, promovendo o engajamento público e criando um diálogo contínuo através de organização de curso relevante para a comunidade envolvida no cuidado do idoso, bem como equipe multiprofissional. Serão convidados especialistas, professores e alunos para compartilhar seus conhecimentos e experiências na área, com espaço para perguntas e discussões do público. A ideia é que o curso seja de educação continuada, beneficiando e atualizando sempre o público que necessita.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O desenvolvimento deste curso poderá ser um estímulo a interdisciplinaridade e interprofissionalidade no processo de formação em saúde do idoso, uma vez que possibilitará a interação entre diferentes áreas do conhecimento, superando as visões generalistas e especializadas acerca da realidade social, permitindo a ação transformadora da Extensão Universitária. Além disso, proporcionará a formação de um profissional ético, humanista, crítico e reflexivo, consciente do seu importante papel como cidadão. A abertura do curso para profissionais que possuem áreas diversas de atuação, o que permitirá o diálogo, a troca e a cooperação de saberes, agregando conhecimentos de diferentes disciplinas em um processo interdisciplinar e interprofissional, em prol da melhoria na prestação de serviços e na qualidade do cuidado do idoso.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A extensão universitária é uma área em constante mudança e construção de novos conhecimentos, e a sua articulação constante e direta com o ensino e com a pesquisa é fundamental para que as demandas sociais sejam respondidas, promovendo uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade. A integralidade dessa tríade é fundamental para a formação do profissional de saúde, humanista, crítico e reflexivo, capaz de atuar em prol do cuidado em saúde de maneira contextualizada e problematizada. Este curso associará o ensino – através de conhecimentos adquiridos pela academia e possível melhoria de condutas para sua aprendizagem somado à necessidade de criação de curso com linguagem acessível à população em geral –, a pesquisa – via diagnóstico participativo para levantamento de demandas que afligem o público alvo e busca literária para solução ou minimização destes e pesquisa ativa para respaldar as publicações com dados científicos ou mesmo a perspectiva de novos temas que a comunidade demande e necessite de pesquisas mais aprofundada dentro da academia– e a extensão – via diálogo com comunidade acadêmica e interação com profissionais externos a UFVJM, além de a longo prazo beneficiar a população idosa de uma forma geral, com um melhor entendimento sobre sua saúde e necessidades.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O desenvolvimento desta ação poderá impactar positivamente na formação profissional do estudante de Farmácia participante. Uma vez que oportunizará o desenvolvimento humano e social dos discentes por meio das vivências extramuros (fora das salas de aulas), tornando-os mais críticos, reflexivos e humanistas acerca da realidade e dos contextos sociais em que estão inseridos. Além disso, permitirá o enriquecimento da formação acadêmica e profissional do discente envolvido, abrindo espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira. A aproximação da comunidade traz impacto na formação do discente ao passo que atende a uma demanda por conhecimento descarte seguro de medicamentos vencidos somado a busca da conscientização da população para a proteção do meio ambiente.


Impacto e Transformação Social

Essa proposta de curso de extensão reafirma a Extensão como estratégia na qual se estabelece a inter-relação da Universidade com outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e as necessidades da população, e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas. Assim, essa ação de extensão oportunizará que tanto a Universidade quanto a sociedade sejam impactadas e transformadas, contribuindo para o desenvolvimento de novos conhecimentos, competências e habilidades nos discentes envolvidos que serão fundamentais para uma formação mais crítica e construtiva, além do que, poderá trazer uma transformação social no momento que os profissionais da saúde adquirirem mais informações sobre a intrepretação de exames laboratoriais e sua importância para a saúde do idoso.


Divulgação

A divulgação acontecerá por meios eletrônicos e cartazes em locais frequentados por profissionais da área da saúde, como universidade, hospitais e consultórios.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Treinamento e qualificação profissional

Carga Horária Total

24

Conteúdo Programático

O curso seguirá o seguinte conteúdo programático: 1 Diagnóstico de Condições Médicas do idoso 2 Monitoramento de Doenças Crônicas 3 Avaliação da Função Renal e Hepática 4 Avaliação Nutricional 5 Avaliação da Função Tireoidiana 6 Monitoramento de Medicamentos 7 Avaliação da Função Hematológica 8 Avaliação do Perfil Lipídico 9 Avaliação da Função Respiratória 10 Monitoramento da Função Metabólica 11 Avaliação do Metabolismo Ósseo 12 Avaliação da Inflamação e Imunidade

Atividades Específicas

O curso contará com aulas expositivas, discussão de casos clínicos, exemplos práticos, indicações de referências nas áreas abordadas. Estão programadas aulas no período noturno de duração máxima de duas horas para cada tema a ser abordado. As aulas poderão ser síncronas ou assíncronas. Os discentes que participarão da ação colaborarão com auxílio na montagem das aulas, organização de materiais, contactar profissionais aptos a ministrar algum conteúdo e também poderão ministrar parte de um conteúdo sob supervisão da coordenação da ação. O curso efetivamente terá uma carga horária de 24 horas, porém precisará de uma carga horária equivalente para ser preparado, ou seja, para que toda ação seja executada haverá necessidade de pelo menos 48 horas de trabalho da equipe envolvida.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Durante o curso serão realizadas discussões e dinâmicas para que o público participe colaborando com seus conhecimentos e apresentando suas dúvidas. Ao final do curso será aplicada uma avaliação onde o mínimo de 70 pontos deverá ser atingido para a emissão de certificado.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Haverá uma aplicação de um questionário online para que o curso seja avaliado e também coletar a percepção do cursista em relação ao conteúdo desenvolvido e colaboração para seu aperfeiçoamento profissional.

Público-alvo

Descrição

O curso destina-se a profissionais da saúde envolvidos no cuidado e saúde do idoso, dentre eles: farmacêuticos, enfermeiros, dentistas, educador físico, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Serro - MG

Município

Santo Antônio do Itambé - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 24 h

Carga Horária 24 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

O curso será preparado, montado e executado nesse período de 6 meses, abordando 12 temas de 2 horas cada um. Será ministrado de forma presencial ou remota, dependendo do que for abordado. Envolverá colaboradores e discente da graduação na elaboração.