Detalhes da ação

#vempraUFVJM: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS 2024 - CAMPUS JANAÚBA

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000820

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

25/04/2024

Data Fim

26/04/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

max pereira gonçalves

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Outros

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 25 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 14 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 27 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 28 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 35 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Resumo

O evento "#vempraUFVJM: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS 2024 - CAMPUS JANAÚBA" será um evento de divulgação da UFVJM no Norte de Minas, com a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas da região. O evento contará com feiras, palestras e exposições, visitas agendadas aos laboratórios da UFVJM/Janaúba, visitas abertas a estandes com a participação dos cursos com os objetivos de ampla divulgação dos mesmos, aumento da visibilidade e divulgação da nossa universidade.


Palavras-chave

Ciência, divulgação, processo seletivo, SASI, UFVJM


Introdução

No primeiro semestre de 2014, foi criado o campus Janaúba da UFVJM, funcionando de maneira provisória em um prédio do antigo CAIC até março de 2019, quando a UFVJM/Janaúba mudou para o campus definitivo. Hoje o campus oferece os cursos de Ciência e Tecnologia e as Engenharias Física, de Minas, de Materiais e a partir de 2023 a Elétrica. Como o Campus é novo na região, estratégias de prospecção e busca ativa de potenciais alunos para o campus precisam ser desenvolvidas por meio de ações de extensão, em atividades que envolvam o diálogo com a sociedade através do protagonismo discente. Nesse contexto, surgi a ação de extensão #vempraUFVJM: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS 2024 - CAMPUS JANAÚBA". O evento será realizado no Campus da UFVJM em Janaúba no dia 26 de abril de 2024, com uma exposição que abrange aspectos de científicos e culturais, com o objetivo de permitir que os alunos dos ensinos fundamental e médio participem e se beneficiem das atividades acadêmicas da universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Através do evento, a equipe organizadora não busca simplesmente fazer uma exposição, mas também estreitar os laços entre a instituição e a sociedade. Além disso, deseja promover a educação científica, valorizar o engajamento cívico e evidenciar como a universidade desempenha um papel importante no desenvolvimento regional. O evento também visa despertar o interesse e a curiosidade da comunidade em relação à ciência, pesquisa e extensão, por meio da exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, apresentando os projetos em andamento, os equipamentos disponíveis, os laboratórios, os cursos, as formas de ingresso, como o SASI, os auxílios permanência e as atividades que fazem parte do cotidiano do campus Janaúba.


Justificativa

De acordo com a legislação, a universidade possui um tripé formado pelo ensino, pela pesquisa e pela extensão e esse tripé não pode ser compartimentado. O artigo 207 da Constituição Brasileira de 1988 dispõe que “as universidades [...] obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Equiparadas, essas funções básicas merecem igualdade em tratamento por parte das instituições de ensino superior, que, do contrário, violarão o preceito legal. A UFVJM atua constantemente nesse tripé, produzindo conhecimento para a sociedade onde a mesma está inserida, resolvendo problemas e construindo projetos para o futuro. Como meio de divulgar a excelência e o compromisso social da Universidade, o "##vempraUFVJM: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS 2024 - CAMPUS JANAÚBA" visa aproximar a comunidade regional da UFVJM. Ações como essa são importantes para a sociedade conhecer a importância, a relevância e a penetração social do trabalho realizado na Universidade. Para atingir esse objetivo, o evento acontecerá das 07 às 18 horas no dia 26 de abril de 2024. Ele iniciará com uma cerimônia de abertura que terá atividade cultural de Abertura e abertura oficial do evento com as autoridades convidadas, saudação aos participantes e aos homenageados. No evento os alunos poderão participar de Feiras e exposições, Visitas agendadas aos laboratórios de Química, Biologia, Mineralogia, Engenharia de Materiais, Física e Informática. Além das visitas agendadas aos laboratórios, o evento terá visitas aberto as tendas/stands, Brinquedoteca, Planetário Discovery e uma atividade Cultural de Encerramento. Todas as atividades acontecerão com a participação dos estudantes universitários sob a orientação dos docentes da UFVJM e para isso serão utilizadas estratégias e técnicas de aprendizagem individual e colaborativa para engajar os alunos enquanto realizam atividades experimentais articulando teoria e prática e levando o conhecimento da Universidade para os alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas do Norte de Minas. Realizar um evento de apresentação de projetos de ensino, científicos e de extensão para a comunidade local traz inúmeros benefícios e é importante tanto para a UFVJM quanto para a comunidade, como por exemplo: • Divulgação do conhecimento: O evento permite que a comunidade local tenha acesso aos trabalhos científicos, de ensino e as atividades de extensão realizadas no campus Janaúba da UFVJM. • Aproximação da Universidade com a comunidade: Com a exposição de projetos à comunidade, os participantes podem receber feedback valioso do público. Isso pode ajudar a melhorar as pesquisas, o ensino e a extensão. • Incentivo ao ensino, pesquisa e extensão: A divulgação de projetos de ensino, pesquisa e extensão terá como objetivo estimular a curiosidade dos estudantes e professores participantes e com isso incentivar jovens a seguirem carreiras em ciência e tecnologia, engenharias e em outras áreas do conhecimento oferecidas pela UFVJM. • Fortalecimento da imagem da universidade: Eventos de apresentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão servem de vitrine para mostrar o trabalho de qualidade realizado pela universidade e com isso melhorar o prestígio e promover o reconhecimento e aumentar a visibilidade na comunidade local, haja visto que 26 escolas dos ensinos fundamental e médio de 12 cidades do Norte de Minas já confirmaram a participação. Em suma, o evento intitulado “#vempraUFVJM: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS 2024 - CAMPUS JANAÚBA” é uma excelente maneira de promover a integração entre a universidade e a sociedade, pois o evento contará com a participação de escolas dos ensinos fundamental e médio do Norte de Minas, além de estimular a curiosidade científica e inspirar futuros pesquisadores e atrair futuros alunos para a UFVJM. É uma oportunidade de impactar positivamente a comunidade e fortalecer o papel da universidade como agente de mudança e desenvolvimento social além de estar de acordo com a visão da UFVJM que é de “produzir e disseminar o conhecimento e a inovação integrando o ensino, a pesquisa e a extensão como propulsores do desenvolvimento regional e nacional”.


Objetivos

Divulgar a UFVJM no Norte de Minas para alunos dos ensinos fundamental e médio através de um evento que promova a interação da UFVJM com as escolas do Norte de Minas, visando à troca de saberes e a aproximação da Universidade com a comunidade através do incentivo ao ensino, pesquisa e extensão, com isso fortalecendo a imagem da universidade, uma vez que 26 escolas dos ensinos fundamental e médio de 12 cidades do Norte de Minas já confirmaram a participação. Como o público alvo podem ser futuros alunos da UFVJM, no evento serão divulgados as formas de ingresso, os auxílios permanência e ainda que nossa universidade possui um ensino gratuito e de qualidade.


Metas

● Favorecer aproximação da universidade com a comunidade local, em especial alunos dos ensinos fundamental e médio; ● Permitir que os estudantes da UFVJM tenham experiências e vivências com público externo; ● Estimular nos participantes aspectos científicos, culturais, sociais, intelectuais, e artísticos; ● Fortalecer nos servidores da UFVJM, campus Janaúba, o sentimento de pertencimento ao campus; ● Divulgar a UFVJM e seus serviços para a comunidade na qual está inserida, em especial os Ensino, Pesquisa e Extensão; ● Oferecer oportunidade de inserir o acadêmico em atividades de extensão e cultura potencializando o conhecimento e as habilidades desenvolvidas ao longo da graduação; ● Fortalecimento da imagem da universidade; e ● Divulgação do conhecimento através do Ensino da Pesquisa e da Extensão.


Metodologia

A Pró-Reitoria de Graduação criou a portaria PORTARIA/PROGRAD No 06, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2024 e a partir daí a equipe fez contato com a SRE do Norte de Minas, que intermediou a aproximação com as escolas do Norte de Minas e as mesmas foram convidadas a participarem do evento através de um formulário de inscrição e um cronograma de atividades que foi enviado para elas. As escolas serão recepcionadas e direcionadas a um Tour pelo Campus. O evento iniciará com uma cerimônia de abertura que terá atividade cultural de Abertura e abertura oficial do evento com as autoridades convidadas, saudação aos participantes e aos homenageados. No evento os alunos poderão participar de Feiras e exposições, Visitas agendadas aos laboratórios de Química, Biologia, Mineralogia, Engenharia de Materiais, Física e Informática. Além das visitas agendadas aos laboratórios, o evento terá visitas livres às tendas/stands, Brinquedoteca, Planetário Discovery e uma atividade Cultural de Encerramento.


Referências Bibliográficas

FORPROEX. Fórum De Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM, maio 2012. Disponível em: <http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica- Nacional-de-Extensao.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes da educação |Nacional. Brasília-DF: Presidência da República, [2018].Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 de outubro. 2023. [2] BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2020]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 out. 2023. LOPES, A.O. Aula expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, IPA. Técnicas de ensino: Porque não?. Campinas: Papirus, 1996.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Durante o "##vempraUFVJM: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS 2024 - CAMPUS JANAÚBA" a comunidade acadêmica irá apresentar projetos de ensino, pesquisa e extensão para alunos dos ensinos fundamental e médio de 26 escolas, pertencentes a 12 cidades do Norte de Minas. A ideia é permitir que os participantes compartilhem seus conhecimentos e descobertas com a sociedade, tornando a ciência mais acessível e compreensível para todos. Além disso, as demonstrações práticas de experimentos e tecnologias desenvolvidas pela comunidade acadêmica ajudam a ilustrar conceitos científicos complexos de forma mais palpável, o que pode despertar o interesse e a curiosidade do público. As aulas expositivas representam a modalidade didática mais tradicional, e são importantes nas aulas de ciências, principalmente para a introdução de assuntos novos, pois permite uma visão global e sintética do assunto, além de atender a um grande número de alunos ao mesmo tempo (LOPES, 1996). Ao criar espaços interativos, stands de exposição e visitas a laboratório da UFVJM/Janaúba, o evento irá proporcionar um ambiente favorável para a troca de ideias e a interação entre os participantes e o público. Essa abordagem permite que a comunidade acadêmica responda a perguntas, compartilhe informações e incentive a discussão sobre diferentes tópicos científicos.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Com o evento "##vempraUFVJM: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS 2024 - CAMPUS JANAÚBA" será possível incentivar equipes de estudantes e pesquisadores de diferentes disciplinas do IECT e demais servidores administrativos a trabalharem juntas em projetos que abordem problemas complexos e reais. Por exemplo, um projeto pode envolver químicos, físicos, matemáticos, biólogos, engenheiros e pedagogos para desenvolverem atividade da exposição. Além disso, durante o evento, diferentes temas que envolvem diferentes áreas do conhecimento estarão sendo trabalhados. Isso pode ajudar a expandir os horizontes dos participantes e promover o diálogo interdisciplinar e ainda oferecer uma oportunidade para as equipes apresentarem seus projetos interdisciplinares e demonstrar como diferentes profissionais podem trabalhar juntos para abordar questões complexas e juntos resolverem um mesmo problema, analisando de óticas diferente. Com o evento, a equipe tem a oportunidade de promover desafios para estudantes das escolas da região que exijam a colaboração de várias disciplinas e profissões para resolver. Isso incentivará a troca de ideias e a resolução de problemas de maneira coletiva.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão não pode ser pensado de forma isolada em si mesmo como é garantido na legislação. Ele decorre de discussões acerca da consolidação do fazer pedagógico dentro da Universidade, e tem como maior interesse produzir um conhecimento que dialogue ativamente com os demais segmentos da sociedade. Essa ação de extensão e cultura tem a intenção de trazer alunos dos ensinos fundamental e médio de 26 escolas, pertencentes a 12 cidades do Norte de Minas e com isso mostrar a comunidade uma parte do que nossos docentes, acadêmicos e técnicos produzem dentro da Universidade. Para realização do evento, haverá toda uma preparação por trás dos experimentos, que serão apresentados UFVJM/Janaúba, que engloba os três pilares da Universidade: Ensino, Extensão e Pesquisa. Além disso, o evento vai oferecer oficinas, palestras sobre a UFVJM com foco a disseminar informações relacionadas a formas de ingresso na Universidade, como por exemplo o SASI, os auxílios permanência, como moradia estudantil e bolsas e demonstrações práticas que apresentem conceitos científicos de maneira acessível. Isso pode ajudar a comunidade a entender a importância da pesquisa, da extensão e do ensino universitário. O evento contará com a participação maciça da comunidade acadêmica em diferentes frentes e para facilitar foram formados diversos Grupos de Trabalho (GT), cada um responsável por uma etapa do evento a saber: 1. GT recepção e acolhimento: Responsável pela recepção dos visitantes/caravanas, acompanhamento durante as visitações, direcionar os visitantes, controlar o tempo de permanência em cada espaço/atividade. Convidar os bolsistas e voluntários dos projetos; Organizar as equipes que serão “monitoras” de cada caravana - servidor + aluno; Recepcionar os visitantes e direcionar para as visitações, controlando o tempo de visita em cada atividade; Colocar “monitores/vigias” em escadas e rampas; Auxiliar os visitantes durante as atividades. 2. GT atividades artísticas e culturais: Organizar as atividades culturais, convidar os discentes que cantam e tocam instrumentos musicais, identificar e convidar os grupos culturais locais/regionais (ex. dança do pote, sapateado, dança, alongamento entre outros), promover karaokê e outras atividades em parceria com a Gincajan no intervalo de almoço. Organizar os espaços e produtos para exposição (pensamos no hall do prédio da biblioteca). Acompanhar o andamento do Chamamento Público conduzido pela direção do campus e colaborar com a divulgação. Quando tiver o resultado fazer contato com os inscritos e acordar sobre a exposição. 3. GT recreação: Planejar e organizar atividades de recreação, jogos e outros para acontecer nos espaços abertos. 4. GT cerimonial: Organizar a cerimônia de abertura: convidar autoridades, estabelecer tempos de falas e planejar; Acompanhar e conduzir todas as atividades do Cronograma que dependem de apresentação. 5. GT mídias sociais e registros: Realizar a cobertura do evento com registros fotográficos e filmagens; fazer os reposts no Instagram, fazer a transmissão ao vivo da abertura do evento no YouTube e/ou Instagram e outras estratégias de divulgação. 6. GT stand dos cursos: Engenharia Física. 7. GT stand dos cursos: Engenharia de Materiais. 8. GT stand dos cursos: Engenharia Minas. 9. GT stand dos cursos: Engenharia Elétrica. 10. GT stand dos cursos: Ciência e Tecnologia. 11. GT Sonorização: Montar e dar assistência em montagens de sons e microfones. 12. GT Alimentação: Responsável pela organização de lanche (receber as “doações”, organizar, distribuir), água, copos, comunicar com a lanchonete sobre a expectativa de público, repassar para a equipe divulgação e recepção o cardápio, receber os lanches trazidos pelas escolas, guardar e colaborar na distribuição. 13. GT estacionamento: Receber as caravanas e direcionar para o local de estacionamento. Verificar na lista quem será o monitor daquela escola e direcionar.Anotar quantos participantes por categorias (professores,alunos, outros). 14. GT transporte: Viabilizar o transporte dos participantes seja por incentivo de parcerias ou com transporte da UFVJM como os grupos culturais e convidados para apresentações que necessitarem no dia do evento, conversar com a empresa de ônibus sobre possibilidade de passagem mais barata no dia (dependendo do quantitativo de inscritos), verificar a possibilidade de vir um ônibus de Diamantina e ficar disponível para buscar participantes; Fazer as requisições no e-campus, quando necessário; Definir o servidor responsável por acompanhar os trajetos. 15. GT ornamentação e organização dos espaços que serão utilizados: Ornamentação dos espaços e organização do quantitativo de cadeiras necessários. Disponibilizar cadeiras em cada espaço que for utilizado, proporcional ao número de participantes; verificar a situação da limpeza e reposição dos materiais, como é o caso dos banheiros e bebedouros. Ver possibilidade de outdoor, faixa virada para lado da BR, melhorar sinalização e identidade visual dos prédios, painel e espaços para fotos; Dialogar com a lanchonete sobre a possibilidade de aumentar o quantitativo de mesas e cadeiras para o almoço - se for o caso de ter escolas que confirmem ficar no horário do almoço. 16. GT divulgação e articulação com as escolas: Reunir com a Superintendente de Ensino e Secretários Municipais de Educação. Convidar/articular diretamente com as escolas (prioritariamente dos municípios Janaúba, Nova Porteirinha, Porteirinha, Capitão Enéas, Jaíba e Verdelândia). Divulgação em rádio ver programa do Ambrósio na Torre Fm e Onda Norte e cobertura de flashes ao vivo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O desenvolvimento da extensão universitária é pautada pela indissociabilidade entre ensino/pesquisa/extensão com base em processos pedagógicos que tem o objetivo de oferecer uma boa formação acadêmica, além de formar cidadãos conscientes e integrados à sociedade. Para nortear nossa ação, pautamos nos ensinamentos de Paulo Freire, a figura mais representativa da pedagogia brasileira. Assim, partimos do pressuposto de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para que os indivíduos implicados em uma ação pedagógica possam participar da produção compartilhada do conhecimento (FREIRE, 1996). Diante dessa perspectiva, não há como negar o ganho para as duas partes envolvidas: comunidade interna e comunidade externa. Com a realização do evento, os estudantes (graduandos) têm a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos que aprenderam em sala de aula em projetos práticos e reais. Isso aprofunda a compreensão dos temas estudados e ajuda a relacionar o conhecimento com situações concretas. Outra questão importante é que os projetos para o evento serão desenvolvidos por equipes interdisciplinares. Isso proporciona aos estudantes a oportunidade de aprimorar suas habilidades de trabalho em equipe, comunicação, negociação e liderança. Além disso, a apresentação de projetos ou realização de oficina ou palestras e apresentação dos laboratórios, seus equipamentos e aulas práticas desenvolvidas nos mesmos requer a capacidade de comunicar informações científicas de forma clara e acessível a um público diversificado, ajudando os graduandos a aprimorar suas habilidades de comunicação oral.


Impacto e Transformação Social

Poucos são os que têm acesso direto aos conhecimentos gerados na universidade e a extensão universitária é imprescindível para a democratização do acesso a esses conhecimentos, assim como para redimensionar a função social da própria universidade. Das principais funções sociais da universidade destaco a de contribuir na busca de soluções para os problemas sociais da população, formulando políticas públicas participativas e emancipadoras. Aproximar da comunidade local e mostrar o que é feito na universidade é uma forma e tentativa de despertar nos jovens do Norte de Minas e estimulá-los a ingressarem na educação superior e assim ganhar força para promover o desenvolvimento da região na qual a UFVJM está inserida.


Divulgação

Foi criado um grupo de trabalho (GT) de divulgação e articulação com as escolas que terá como responsabilidades: Reunir com a Superintendente de Ensino e Secretários Municipais de Educação. Convidar/articular diretamente com as escolas (prioritariamente dos municípios Janaúba, Nova Porteirinha, Porteirinha, Capitão Enéas, Jaíba e Verdelândia). Divulgação em rádio ver programa do Ambrósio na Torre Fm e Onda Norte e cobertura de flashes ao vivo.


Programação do Evento

Local

UFVJM/Janaúba - IECT

Data

26/04/2024

Horário de Início

07:00

Horário de Término

18:00


Descrição

O evento intitulado "#vempraUFVJM: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS 2024 - CAMPUS JANAÚBA" terá início no dia 25/04/2024 as 08:00hs com visitas de alunos do ensino médio aos laboratórios e stands. No dia 26/04/2024 a partir das 08:00hs, com uma programação variada, o evento irá receber alunos dos ensinos fundamental e médio de 26 escolas pertencentes a 12 cidades do Norte de Minas, os alunos terão visitas aos laboratórios, palestras, stands e apresentação cultura. Entre os dias 29/04/2024 e 30/05/2024 o evento passará por uma auto avaliação e fechamento das atividades.

Público-alvo

Descrição

Até o momento o evento conta, com a inscrição efetivada no evento, 26 escolas dos ensinos fundamental e médio de 12 cidades do Norte de Minas.

Municípios Atendidos

Município

Serranópolis de Minas - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Porteirinha - MG

Município

Itacarambi - MG

Município

Montezuma - MG

Município

Verdelândia - MG

Município

Jaíba - MG

Município

Catuti - MG

Município

Mato Verde - MG

Município

Mamonas - MG

Município

Nova Porteirinha - MG

Município

Manga - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Até o momento não há parceria, mas caso haja a mesma será inserida posteriormente.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 60 h

Carga Horária 60 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O evento "#vempraUFVJM: UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS 2024 - CAMPUS JANAÚBA" será um evento de divulgação da UFVJM no Norte de Minas, com a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas da região. O evento contará com feiras, palestras e exposições, visitas agendadas aos laboratórios da UFVJM/Janaúba, visitas abertas a estandes com a participação dos cursos com os objetivos de ampla divulgação dos mesmos, aumento da visibilidade e divulgação da nossa universidade.