Visitante
Imunizar: fortificando estratégias de vacinação
Sobre a Ação
202103000095
032021 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
22/09/2021
27/10/2021
Dados do Coordenador
mirtes ribeiro
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Endemias e epidemias
Regional
Não
Não
Sim
Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Trata-se de um projeto que compreende a união de uma ação de creditação vinculada a Unidade Curricular Saúde Coletiva do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM de 2020 e uma ação de ensino da Unidade Curricular Saúde Pública I do Projeto Pedagógico de Curso de Enfermagem da UFVJM de 2010.Tem como objetivo fortalecer as estratégias de vacinação nos municípios do entorno da UFVJM - Campus JK,.
Vacinação, imunização, educação em saúde
A presente proposta foi elaborada considerando-se o contexto da pandemia da COVID-19 nos municípios que constituem a microrregião Diamantina e a interrupção de todas as atividades presenciais de ensino no ano de 2020, inclusive referentes ao ensino superior. Pautou-se na importância da universidade como fomentadora da troca de saberes com a comunidade para a promoção da saúde, na baixa cobertura vacinal decorrente da interrupção de alguns serviços de saúde de forma temporária e a precaução das pessoas evitando os serviçosde saúde para ações de prevenção àdoença em tempos de pandemia. Além da baixa cobertura por todas as vacinas, há também o aumento da demanda de vacinadores justamente nos meses de setembro a outubro, uma vez que está previsto pelo plano nacional de vacinação a inclusão do grupo de adultos jovens na vacinação contra a COVID-19 neste período. Sendo esse público jovem a maior porção da população etária brasileira, os municípios vão precisar desenvolver estratégias e aumentar onúmerode vacinadores para atender a demanda prevista para esse período. Nesse sentido, este projeto vem de encontro a uma necessidade da Saúde Coletiva, atendendo uma demanda reprimida dos serviços locais de saúde e promovendo com a prática de vacinação o desenvolvimento de habilidades específicas do curso aos acadêmicos da enfermagem. Trata-se de umprojeto que compreende a união de uma ação de creditação vinculada a Unidade Curricular Saúde Coletiva do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM de 2020 e uma ação de ensino da Unidade Curricular Saúde Pública I do Projeto Pedagógico de Curso de Enfermagem da UFVJM de 2010.Tem como objetivo fortalecer as estratégias de vacinação nos municípios do entorno da UFVJM -Campus JK, promover momentos de prática aos estudantes por meio do ensino e extensão, assim como, contribuir com os municípios para o alcance da cobertura vacinal.A proposta apresentada é vinculada ao Departamento de Enfermagem da UFVJM e se justifica pelasdemandasreprimidas de vacinação identificadas pela Superintendência Regional de Saúde de Diamantina. A creditação em extensão é uma iniciativa do Ministério da Educação e Cultura, descrita na Resolução Nº7 do Conselho Nacional de Saúde de 18 de dezembro de 2018 e regulamentada na UFVJM pela Resolução Nº 02/2021 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFVJM
Como medida importante de prevenção a transmissão do COVID-19, muitas atividades, dentre elas a educação está suspensa desde de março de 2020, no estado de Minas Gerais. A proposta apresentada visa à construção personalizada de estratégias para atender às demandas dos municípios parceiros podendo, assim, ser alterada de forma a atender demandas sociais e necessidades técnicas/operacionais de cada localidade, frente às evoluções epidemiológicas e legislativas correntes.
Objetivo principal: Contribuir com os municípios quanto ao alcance das metas de cobertura vacinal propostas contra a COVID-19 e as demais vacinas do calendário nacional de imunização. Objetivo secundário: Desenvolver no aluno do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM a habilidade necessária para a logística que envolve a imunização nos municípios, a saber: solicitação dos imunobiológicos, recebimento, armazenamento, análise do esquema vacinal individual, aplicação, orientações e anotações pertinentes.
Contribuir para que os municípios recuperem ou atinjam coberturas vacinais contra a COVID-19 ou de vacinação do calendário nacional de imunização que deixaram de ser realizadas em virtude da pandemia. Promover a oportunidade de que todos os alunos matriculados nas disciplinas de Saúde Coletiva e Saúde Pública I possam realizar atividades práticas de vacinação.
A proposta prevê o deslocamento de docentes e discentes até os municípios para que possam executar a atividade de vacinação. Será realizado um primeiro contato com os municípios via Pró-Reitoria de Extensão com o objetivo de apresentar a proposta,identificar o interesse dos gestores municipais de que seja realizada no local, assim como, firmar as contrapartidas necessárias ao desenvolvimento da ação.Quanto ao desenvolvimento da ação nos municípios, várias estratégias podem ser utilizadas, desde drive-thru, casa-a-casa, vacinação na sala de vacina ou outras estratégias extramuros, de acordo com as necessidades e organização dos serviços de saúde locais.As equipes ficarão ao longo de todo o dia no município, podendo se subdividir de forma a atender mais de uma unidade de saúde e assim, abranger uma maior área adscrita. Também poderão retornar ao município conforme necessidade.
BARBOSA, Bárbara Ribeiro; GUEDES, Camila de Fátima; BARROSO, Heloisa Helena; COSTA, Jéssica Sabrina; RIBEIRO, Liliane da Consolação Campos; GONÇALVES, Moisés Willian Aparecido; MIRANDA, Luciana Ferreira de Miranda; RIBEIRO, Mirtes .Orientações para sala de vacina e imunização. Diamantina: UFVJM, 2020. 55 p. Disponível em:http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2366. Acessado em 29/06/2021.BRASIL. Programa Nacional de Imunização. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. –Guia de Vigilância em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2019/junho/25/guia-vigilancia-saude-volume-unico-3ed.pdf. Acessado em 29/06/2021.BRASIL, Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. –Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.176 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf. Acessado em 29/06/2021.BRASIL. Programa Nacional de Imunização. Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 –Brasília: Ministério da Saúde, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/janeiro/29/planovacinacaocovid_v2_29jan21_nucom.pdf. Acessado em 29/06/2021.
Para a dialógica entre a comunidade acadêmica e o município, duas estratégias são necessárias: inicialmente o contato dos professores com os municípios elencados e a formalização da parceria. No segundo momento um dos docentes continuará a organização da logística de execução juntamente com o responsável pela vigilância em saúde do município. A divulgação da ação na comunidade será realizada pelo município a partir de material previamente preparado pelos discentes das disciplinas.
As ações podem ser desenvolvidas em conjunto com outras atividades profissionais a depender das necessidades dos municípios. É possível realizar abordagens interdisciplinares do paciente, no sentido de atendê-lo em sua integralidade. Os profissionais podem ser do próprio município ou das unidades curriculares: Enfermagem em Saúde Pública I e Saúde Coletiva curso de Enfermagem da UFVJM. Por se tratar de ação de creditação em extensão, não haverá necessidade de formação profissional complementar para os discentes envolvidos, uma vez que trata-se de uma extensão da prática da unidade curricular que está atrelada.
A proposta prevê estrita articulação entre ensino, extensão e pesquisa. Na parte de ensino compreende a participação de discentes em aulas de campo para conclusão de 20 horas de ensino prático de imunização, horas faltantes para concluir a Unidade Curricular de Enfermagem em Saúde Pública I que foi ofertada de forma remota no semestre 2020/1. Na parte de extensão apresenta a creditação da Unidade Curricular de Saúde Coletiva, sendo outro grupo de discentes. A creditação apresentada está documentada em termos de carga horária, créditos para a integralização curricular dos discentes no PPC 2020 do Curso de Graduação em Enfermagem da UFVJM.No que tange a pesquisa, espera-se que sejam gerados produtos de cunho acadêmico para apresentação em eventos e publicações.
Participar de ações com essa amplitude permite que o discente experiencie todo o processo que vai desde a solicitação dos imunobiológicos, organização de datas e cronogramas com as Unidades Básicas de Saúde, gerenciamento da rede frios, divulgação do evento, abordagem da clientela, análise das cadernetasde vacinação, seleção dos imunobiológicos que cada indivíduo deverá receber, orientações pertinentes e registro. Tais práticas consolidamtodoo aprendizado teórico e aproxima o futuro profissional do perfil esperado.
Espera-se que a ação amplie a cobertura vacinal para COVID-19 e aplicação de outros imunobiológicos, contribuindo assim, com a diminuição de casos de doenças evitáveis por meio de vacinação nos diversos municípios.
e-mail institucional, rádio local, rede de WhatsApp, carro de som, site da prefeitura municipal, site da UFVJM e redes sociais da UFVJM e prefeitura
Público-alvo
Moradores identificados pelas Unidades de Saúde e Estratégias de Saúde da Família dos municípios que aderirem a proposta, respeitando as determinações federais, estaduais e municipais para os critérios de vacinação contra COVID-19. Para os demais imunobiológicos serão seguidas, para a seleção da clientela, as informações referentes as descritas no calendário nacional de vacinação, que envolve indivíduos de todos os sexos desde do nascimento.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Serro - MG
Presidente Kubitschek - MG
Alvorada de Minas - MG
Datas - MG
Gouveia - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
Parcerias
Apoio logístico e organizacional
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 70 h
Cancelamento ou adiamento da ação
22/09/2021
30/12/2021
- Manhã;
Não haverá ação alternativa. A ação está condicionada ao aceite dos municípios. Se não houver adesão de nenhum município a ação não será realizada. Podendo ser adiada ou cancelada de acordo com evolução epidemiológica do momento.
- Manhã;
- Tarde;
Desenvolvimento prático de vacinação como atividade de creditação em extensão em integração com o ensino do curso de graduação em enfermagem das disciplinas de Enfermagem em Saúde Pública I e Saúde Coletiva