Detalhes da ação

VII Semana da Engenharia do Campus do Mucuri- UFVJM

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000825

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

23/09/2024

Data Fim

27/09/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

jairo lisboa rodrigues

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Inovação tecnológica

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Resumo

A VII Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM (VI SENGEN) é um evento que visa fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET). O evento conta com a organização de discentes, docentes, e entidades parceiras e ocorrerá de forma presencial com as seguinte ações: palestras, minicursos, feira de profissões, visita técnica e mostra de trabalhos. Espera-se contribuir para interação entre discentes,a Universidade e comunidade.


Palavras-chave

Extensão, Ensino, Pesquisa, Educação, Engenharia


Introdução

A Semana da Engenharia do Campus do Mucuri - UFVJM (SENGEN) é um evento sem fins lucrativos e de caráter anual, que busca enriquecer e complementar a formação profissional dos discentes dos cursos de engenharia do ICET e dos demais participantes, aqui incluídos os discentes do ensino médio, de outras instituições de ensino superior e da comunidade em geral pertencente ao Vale do Mucuri e região.


Justificativa

Devido a boa aceitação do evento nos anos anteriores, o evento visa possibilitar uma interação maior entre as pessoas, agregando conhecimento através da oferta de palestras, minicursos, visita técnica e mostra de trabalho, entre outros que irão contribuir para a vida profissional e acadêmica dos participantes. Além disso, ter um maior alcance de pessoas, visto que, a educação transforma o mundo. O tema do evento será: "Desafios e Oportunidades para as Engenharias nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.


Objetivos

O evento objetiva aproximar os discentes e interessados nos temas relacionados ao mercado de trabalho, de modo a contribuir para a formação de profissionais mais capacitados e habilitados para enfrentar os desafios profissionais. Objetivos específicos: Aprimorar a formação acadêmica dos discentes com a integração de diversos profissionais; levar atualização da profissão através da troca de saberes entre a UFVJM e a sociedade; Possibilidade de atualização das demandas dos cursos através das


Metas

Alcançar todas as regiões do Brasil e lugares no exterior; por meio da oferta de palestras, minicursos e mostras de trabalhos. Ofertar mais de 20 atividades como mini-cursos, palestras, oficinas; ofertar mostra de trabalhos para divulgação; realizar uma feira de profissões.


Metodologia

A equipe da organização é composta por discentes e docentes (membros internos) e, entidades parceiras, que envolvem a participação de membros internos e externos, como é o caso do CREA Jr., Empresa Melius, DA ICET, e projetos de extensão Construção +, Vagão Sustentável e Cine ICET. Dentre as fases do evento estão o planejamento, a implementação, a execução e a elaboração do relatório gerencial final. Na fase de planejamento está contemplado: elaboração da programação, envio de convites e divulgação do evento (marketing). Já a fase de implementação se relaciona com o sistema que será utilizado, bem como, o local para realização das inscrições e a oferta de atividades. Na execução, ocorrerão as atividades previstas. Por fim, se procederá a elaboração do relatório gerencial final. Serão enviados convites para os possíveis palestrantes com base no tema do evento. Para os minicursos será encaminhado um convite para discentes e docentes, que deverão enviar o roteiro e a programação com antecedência. O acompanhamento dos inscritos (público-alvo - interno e externo), ocorrerá por meio da assinatura da lista de presença de cada atividade. As inscrições do público-alvo (interno e externo) serão realizadas por uma plataforma online. As apresentações da mostra de trabalhos serão realizadas presencial, e o monitoramento do público-alvo (interno e externo), ocorrerá através das listas que serão disponibilizadas ao longo das atividades. A emissão dos certificados está condicionada a inscrição e a participação da atividade, com confirmação de presença. Na elaboração do relatório gerencial final, os números de participantes inscritos, como o quantitativo presencial, de assinaturas nas listas de presença, serão sintetizados em termos percentuais em relação ao número de total de inscritos e por atividade, de forma a dar um panorama de avaliação das atividades propostas. Em hipótese algum dos dados dos inscritos (público-alvo - interno e externo) serão divulgados. Haverá avaliação da aprendizagem dos graduandos através de cada unidade curricular, uma vez que todos os planos de ensino dos cursos do ICET apresentaram a VII SENGEN em seu conteúdo programático.


Referências Bibliográficas

UFVJM. Relatório Gerencial I SENGEN. 2018. UFVJM. Relatório Gerencial II SENGEN. 2019. UFVJM. Relatório Gerencial III SENGEN. 2020. UFVJM. Relatório Gerencial IV SENGEN. 2021. UFVJM. Relatório Gerencial V SENGEN. 2022. UFVJM. Relatório Gerencial V SENGEN. 2022. UFVJM. Relatório Gerencial V SENGEN. 2023. UFVJM. Relatório Gerencial V SENGEN. 2023. Extensão Universitária: Organização e Sistematização (2007), do FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Durante a realização das ações, haverá espaço para que os presentes (estudantes, profissionais e sociedade em geral) possam interagir com os participantes (palestrantes, facilitadores de minicursos e autores de trabalhos). A interação ocorrerá através da troca de saberes durante as palestras, oficinas, mini-cursos, mostra de trabalhos, feira de profissões, etc.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade ocorrerá por meio da construção do conhecimento envolvidas nas três engenharias: Civil, Hídrica e de Produção.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento prevê a disseminação das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da UFVJM. No que tange ao ensino, haverá a atuação direta principalmente de discentes como disseminadores do conhecimento. Quanto a pesquisa, a mostra de trabalho será uma vitrine para que o conhecimento que está sendo construído, possa alcançar novos ares e espaços geográficos, sobretudo por meio da internet. Por fim, a extensão, se propõe a estreitar os laços entre a academia e sociedade, de forma que as teorias e as práticas que estão sendo estudadas e desenvolvidas possam ser uma ferramenta de transformação social.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes estão envolvidos em todas as fases do projeto, o que implica que este serve de laboratório para a preparação e enfrentamento dos desafios não só da formação, mas como para a atuação contemporânea e futura, seja no mercado de trabalho, no empreendedorismo ou na carreira acadêmica. Todas as unidades curriculares dos cursos do ICET constam a VII SENGEN como proposta da programação da disciplina e cada docente fará a avaliação específica da sua unidade.


Impacto e Transformação Social

O evento é um meio pelo qual a sociedade em geral consegue observar e entender a atuação da Universidade junto à comunidade em geral, visando contribuir principalmente para o desenvolvimento e melhoria das condições vida do Vale do Mucuri e regiões limítrofes. O evento leva ao desenvolvimento de temas sócio-ambientais, com discussões de diversos atores que podem levar à transformação social. Haverá também uma ação social direta de arrecadação de alimentos, que foram solicitados na inscrição do evento e que depois foram direcionadas para instituições de caridade localizadas no bairro do campus.


Divulgação

Redes sociais, e-mail e cartazes


Programação do Evento

Local

Área de convivência do RU

Data

23/09/2024

Horário de Início

15:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Cerimônia de abertura e palestras de abertura

Local

Área de convivência do RU, área de convivência do ICET e auditórios

Data

24/09/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Palestras, minicursos e oficinas

Local

Área de convivência do RU, área de convivência do ICET e auditórios

Data

25/09/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Palestras, oficinas, minicursos, mesa redonda, mostra de trabalhos, feira de profissões

Local

Área de convivência do RU, área de convivência do ICET e auditórios

Data

26/09/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Palestras, oficinas, minicursos, mesa redonda, capacitação pedagógica

Local

Campus do Mucuri e empresas de Teófilo Otoni e região

Data

27/09/2024

Horário de Início

08:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Visitas técnicas, palestras

Público-alvo

Descrição

profissionais de engenharia, estudantes, professores, autoridades

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Parceiro na organização geral do evento e com apoio

Participação da Instituição Parceira

Parceiro na abertura do evento

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 100 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realizar a implementação do site e sistema do evento, gestão das redes

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realizar o gerenciamento do evento, inscrições, organização e suporte das

Carga Horária 40 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final.