Visitante
Primeira Jornada Integrativa - A importância da ampliação das PICs.
Sobre a Ação
202203000831
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
18/04/2024
20/04/2024
Dados do Coordenador
antonio moacir de jesus lima
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Saúde
Saúde Humana
Local
Não
Não
Não
Dentro do campus
Integral
Sim
Membros
O conceito de saúde não consiste apenas na ausência de doenças, e sim, envolveo bem-estar em seus diversos aspectos. Tendo isso em vista, as Práticas Integrativas e Complementares à saúde (PICs), que consistem em um conjunto de ações e práticas terapêuticas holísticas e humanizadas, complementam e integram as ações de saúde. Desse modo, o evento científico, busca fortalecer o conhecimento da população sobre a importância das PICs, experienciar a Prática de algumas dessas terapias.
Terapias complementares, Holístico, Humanização, Enfermagem, Saúde.
As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) consistem em um conjunto de ações e práticas terapêuticas holísticas e humanizadas que complementam e integram as ações de saúde. Apesar de as PICs se desenvolverem no âmbito multiprofissional, cabe destacar que, no Brasil, a Enfermagem foi a primeira profissão a reconhecer as PICs como prática de cuidado, com foco na autonomia da pessoa sobre sua saúde. Atualmente seu uso tem crescido de maneira significativa, principalmente em países desenvolvidos (MILDEMBERG et al., 2022). No Brasil, foi em 03 de dezembro de 2006 que a Portaria nº 971 destacou as diretrizes que contemplaram pela primeira vez as PICs no SUS, disponibilizando para a população os serviços e as práticas de Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia e Medicina Antroposófica. Em 2017 foram acrescidas 14 práticas à PNPIC: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga. Recentemente, em 2018, foi lançada outra portaria que incluiu aromaterapia, apiterapia, bioenergética, Constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais à PNPIC (MILDEMBERG et al., 2022). O Reiki se insere como uma das PICs mais utilizadas no SUS, com um percentual de 25,6%, tendo a prevalência de seu uso na atenção básica. É uma prática terapêutica, holística e natural, originária da cultura japonesa, que utiliza a imposição das mãos para a canalização da energia vital, com a finalidade de estimular os mecanismos naturais de recuperação e manutenção da saúde, como também de restabelecer o equilíbrio físico, mental e espiritual (AMARELLO et.al., 2020).
Esse trabalho justifica-se pela necessidade de discutir a importância de difundir os benefícios das PICs, utilizando estas discussões como subsídio para diminuir a resistência que existe com o uso de tais práticas. Também se faz importante para promover a capacitação da população a fim de proporcionar o autocuidado e um cuidado humanizado com os clientes. Ademais, identificar o conhecimento dos participantes em relação às PICs.
Geral: Ampliar para a população a importância das PICs. Específicos: ● Identificar, através de um questionário, o conhecimento dos participantes sobre a atuação das PICs; ● Promover uma discussão a respeito da temática, por meio de um evento científico; ● Proporcionar a população a vivenciar a experiência da participação em um evento científico; ● Ofertar a capacitação do curso de Reiki Usui - Nível 1.
- Ampliar o conhecimento sobre as PICS dentro da comunidade acadêmica da UFVJM. - Diminuir a resistência da população em relação às PICs, ofertando conhecimento sobre as mesmas. - Desenvolver o interesse na autonomia no cuidado com a própria saúde.
Trata-se da promoção de um evento científico em formato de mesa redonda, na qual o tema será trabalhado por meio de exposição dos subtemas: 1) Importância das PICs na saúde mental; 2) Tai chi chuan; 3) Acupuntura; 4) Auriculoterapia; 5) Acupuntura. Tais subtemas serão apresentados por profissionais com experiência na área. O público alvo do evento são acadêmicos de curso superior e técnico da área da saúde, servidores da UFVJM, profissionais da área da saúde que atuam na atenção primária na cidade de Diamantina, no qual será submetido a um questionário para avaliação do conhecimento sobre a temática antes e após o evento.
AMARELLO, Mariana Monteiro; CASTELLANOS, Marcelo Eduardo Pfeiffer; SOUZA, Káren Mendes Jorge. Terapia Reiki no Sistema Único de Saúde: sentidos e experiências na assistência integral à saúde. Revista Brasileira de Enfermagem. [S.I], 2021;74(1); e20190816. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0816. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33787777/. Acesso em: 27/02/2024. MENDES, Alcina Maria Ferreira Ascenso da Silva; BRÁS, Sonia Cristina Neto; MARQUES, Rita Margarida Dourado; SOUSA, Patricia Pontifice. Toque terapêutico no cuidado da enfermagem: uma análise conceitual. Acta Paul Enfermagem. [S.I], 2022;35:eAPE00706. DOI: http://dx.doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR007066. Disponível em: https://acta-ape.org/en/article/therapeutic-touch-in-nursing-care-a-conceptual-analysis/. Acesso em: 28/02/2024.
O evento proposto visa alcançar acadêmicos de curso de graduação e técnico da área da saúde, bem como todos os servidores da UFVJM que se interessarem pela temática. Também, profissionais da área da saúde que atuam na atenção primária e secundária na cidade de Diamantina, objetivando a troca de saberes frente às PICs no mundo contemporâneo e assim capacitar novas pessoas com pensamento crítico e visão holística, em função às Práticas Complementares à Saúde. Acreditamos na importância da divulgação das PICS para que se atinja o cuidado completo e seja efetivada a clínica ampliada em saúde proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Haverá o envolvimento entre os diversos cursos da área da saúde, bem como a interação entre a instituição de ensino UFVJM e profissionais de diversas áreas da saúde que estão atuando na atenção primária e secundária na cidade de Diamantina. A condução das falas ocorrerá por convidados que atuam na área da saúde, alcançando o contato interdisciplinar e interprofissional. Essa jornada contará com docentes dos curso de graduação em Enfermagem, Farmácia e Educação Física, bem como técnica administrativa do curso de farmácia.
A ação de extensão proposta será realizada na forma de Evento Científico e contrará com a organização e efetivação por docentes dos diversos cursos da FCBZ, uma TA e três discentes do curso de graduação em Enfermagem. A organização do evento contribuirá com a criação e/ou fortalecimento do pensamento crítico do público alvo acerca da temática PICs e sua importância frente ao desafio de ir além do modelo biomédico de atenção à saúde, bem como uma ampla divulgação sobre essa importantíssima temática dentro de todo o espaço universitário. Por fim, será possível comparar o conhecimento dos participantes antes e após a experiência, com intuito de compreender a relevância do evento científico com essa relevante temática.
O primeiro impacto na vida dos estudantes será que essa Jornada contribuirá com as horas acadêmicas na modalidade de evento científico para que as discentes que estão contribuindo com a organização possam concluir sua graduação. Segundo, para as discentes que irão realizar as oficinas, poderão realizar práticas de suas expertises. Terceiro, para demais discentes da área da saúde que irão participara, esses poderão adquirir conhecimentos específicos para aplicarem em suas respectivas atividades práticas em estágios seja em qualquer curso da sua graduação. O evento promoverá o fortalecimento do conhecimento frente a saúde além do conceito saúde-doença, promovendo o pensamento crítico a respeito da sociedade. Para mais, o graduando terá a oportunidade de desenvolver o seu saber em um ambiente diverso enriquecido pela interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os acadêmicos ainda construirão experiência na organização de um evento científico proposto pelo meio acadêmico.
A atividade desenvolvida tem como um dos seus objetivos principal promover a integração os diversos cursos da saúde, graduandos, servidores da UFVJM e profissionais de saúde, favorecendo que forneçam assistência de qualidade, avaliando o cliente em sua integralidade, visto que saúde vai além da ausência de doença. Para mais, a ação também será uma oportunidade de unir acadêmicos de diferentes cursos e possibilitar a criação de experiência dos acadêmicos na organização de evento científico, sendo uma oportunidade para a realização de outros eventos futuros. E por objetivo final, iniciar um ciclo constante de debates a cerca dessa importante temática que ainda é muito pouco exploradas pelos cursos de saúde da FCBS.
O evento ocorrerá na modalidade de Jornada Científica e Acadêmica, do dia 18 ao dia 20 de avril de 2024 no Anfiteatro do Campus I e Espaço JK. Será divulgado no Instagram, Facebook e WhatsApp pessoal e grupos onde os organizadores estão inseridos. Para alcançar o público externo à universidade (profissionais de saúde inseridos na Atenção Básica do Município de Diamantina/MG) o convite foi realizado diretamente, via telfone, para a coordenação da APS.
Programação do Evento
Auditório Campus I
18/04/2024
18:00
22:00
Abertura oficial do evento, com recepção e credenciamento dos participantes. Em seguida, composição da mesa epositora composta por um docente da graduação em Enfermagem, Farmácia e Educação Física, por uma Técnica Adinistrativa da Farmácia e por duas discentes do curso de Enfermagem.
Auditório Campus I e Espaço JK
19/04/2024
18:00
22:00
Oficinas práticas com atendimento aos participantes cadastrados no evento. As práticas terapêuticas serão: Reikiterapia, Auriculoterapia e Acunpultura.
Auditório Campus I e Espaço JK
20/04/2024
08:00
18:00
Curso de reiki, Nível I para os participantes inscritos no primeiro dia.
Público-alvo
O evento está desenhado para absorver todos os docentes, técnicos administrativos e discentes da UFVJM. Bem como os profissionais de saúde inseridos na Atenção Básica do Municipio de Diamantina/MG
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 18 h
- Noite;
O credenciamento dos participantes se deu com a leitura do QRcode do evento fixado na entrada do anfiteatro para quem realizou a inscrição previamente. Nesse momento, uma discente recepcionista recebia cada inscrito, conferiu os dados e confeccionou o cracha do participante.
- Noite;
As Oficinas de práticas Terapêuticas aconteceram no espaço JK e Anfiteatro. Os inscritos no evento deram os seus nomes para a prática oferecida de acordo com o seu interesse. As práticas oferecidas foram de forma Individual: Seção de Reiki, Auriculoterapia, Acunpultura, Meditação guiada e de forma Coletiva: Thai Chi Chuan. Essas práticas aconteceram em horários diferentes para que o participante pudesse se inscrever em mais de uma prática do seu interesse. Sendo que a prática coletiva aconteceu das 18h às 19h. O reiki das 20h às 21h e as demais das 21h às 22h.
- Manhã;
- Tarde;
O curso de Reiki, nível I foi ministrado por duas reikianas experientes. Os inscritos deram seus nomes no ato do credenciamento no primeiro dia do evento. Eles foram recebidos. com um café da manhã, pelos organizadores do evento e direcionados para o Auditório do Campus I onde foram realizadas as explanações de toda a teoria sobre a introdução e iniciação ao Reiki. Isso se deu das 08h até as 12h. Houve um intevalo para almoço das 12h às 13h onde fo retomada a teoria, a qual foi finalizada às 16h. Nesse momento foi realizado o lanche da tarde e em seguida foram ministradas as práticas com cada integrante, das 16:30 às 18h.