Visitante
Dengue Zero: Transformando Conhecimento em Prevenção
Sobre a Ação
202203000836
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
20/05/2024
20/08/2024
202104000135 - InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales
Dados do Coordenador
grazielle isabele cristina silva sucupira
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Saúde
Educação
Saúde Humana
Municipal
Não
Sim
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Este projeto estabelece relação entre saúde pública e combate a dengue. A iniciativa foca na conscientização da população sobre práticas seguras de combate a dengue. Atividades educacionais, reuniões com autoridades locais e campanhas digitais serão implementadas para prevenção e promoção de uma comunidade mais saudável e ambientalmente consciente.
Saúde Pública, Dengue, prevenção de doenças.
No Brasil, as doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, representam um desafio significativo para a saúde pública, especialmente em áreas vulneráveis como o Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também pode transmitir outras doenças graves como o zika e o chikungunya. A falta de conscientização da população sobre as práticas seguras de combate a essas doenças é uma das principais causas da sua disseminação. Conforme orientado no portal do Ministério da Saúde, a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. (BRASIL, 2024). O projeto "Dengue Zero: Transformando Conhecimento em Prevenção" surge como uma contribuição para resposta a esse desafio, unindo esforços da comunidade acadêmica, poder público e sociedade civil para promover a conscientização e adoção de práticas seguras de combate à dengue. Desenvolvido no âmbito do curso de bacharelado em Administração Pública, o projeto se propõe a mobilizar estudantes universitários para atuarem como agentes de transformação em suas comunidades, capacitando-os para disseminar informações e estratégias eficazes de prevenção. Por meio de uma abordagem participativa e colaborativa, o projeto busca não apenas informar, mas também engajar ativamente a população local na luta contra a dengue. Reconhecendo a importância da educação e do empoderamento dos cidadãos, "Dengue Zero" visa capacitar indivíduos e comunidades para que se tornem agentes ativos na prevenção da doença, fortalecendo laços de solidariedade e responsabilidade coletiva. Ao adotar uma perspectiva multidisciplinar e integrada, o projeto busca não apenas mitigar os impactos da dengue, mas também promover uma cultura de saúde pública e cidadania ativa. Ao transformar conhecimento em ação, visa-se não apenas a reduzir os índices de infestação pelo Aedes aegypti, mas também a trabalhar um processo duradouro de conscientização e prevenção nas comunidades do Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Este projeto integra o Programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales – número de inscrição 202104000135. Destaca-se que este projeto faz parte da curricularização da extensão desenvolvido pelo curso de bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância. Está sendo realizado dentro da Unidade Curricular “EADADP080 - Temas Contemporâneos na Gestão Pública II” no semestre 2024/1 e dá continuidade às ações desenvolvidas no semestre 2023/2 na Unidade Curricular “EADADP074 - Temas Contemporâneos na Gestão Pública I”. A proposta foi construída coletivamente pelos discentes desde março de 2024, que definiram a temática, as ações e os municípios onde estas se realizarão, o que envolve polo(s) de apoio presencial e locais onde residem.
A dengue é uma doença infecciosa que representa um sério problema de saúde pública em diversas regiões do Brasil, incluindo o Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dengue é considerada uma das doenças transmitidas por vetores de crescimento mais rápido no mundo, com cerca de 390 milhões de casos estimados anualmente. Estudos acadêmicos têm demonstrado que a conscientização da população e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para o controle da dengue. Pesquisas como a de Teixeira et al. (2016) destacam a importância da educação em saúde e da mobilização comunitária para reduzir a incidência da doença. Além disso, estudos como o de Castro et al. (2018) ressaltam a eficácia de estratégias de comunicação e educação para promover mudanças de comportamento e prevenir a proliferação do mosquito transmissor. No contexto dos municípios do Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, a falta de informação e a precariedade das condições de saneamento básico contribuem para a propagação da dengue. Diante desse cenário, o projeto "Dengue Zero: Transformando Conhecimento em Prevenção" se justifica como uma iniciativa para contribuir com a conscientização da população e capacitação dos indivíduos a adotarem práticas seguras de combate à dengue. Ao investir na educação em saúde e na mobilização comunitária, o projeto busca não apenas reduzir a incidência da dengue, mas também fortalecer a participação da comunidade no controle da doença, conforme preconizado por autores como Souza et al. (2019). Dessa forma, a implementação do projeto se alinha com as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde e contribui para a construção de uma sociedade mais saudável e resiliente diante dos desafios da saúde pública.
Realizar ações visando a conscientização da população quanto ao combate a dengue para melhoria da saúde pública.
• Criar e divulgar materiais nas mídias digitais • Realizar palestras de conscientização em pelo menos 3 escolas • Realizar ações em pelo menos 4 municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha e Norte de Minas
No Projeto de extensão “Dengue Zero: Transformando Conhecimento em Prevenção” a metodologia utilizada prevê a realização das seguintes etapas: • Pesquisa bibliográfica/levantamento de dados sobre dengue, saúde pública, conversas/reuniões com atores locais que atuam na área • Elaborar um plano de ação • Elaborar materiais relacionados ao tema do projeto a ser usado nas ações • Desenvolver atividades educativas e de sensibilização sobre a importância do combate à dengue. • Sistematizar os resultados das atividades realizadas
Brasil. Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Dengue (2024). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dengue-16/#:~:text=%C3%89%20uma%20doen%C3%A7a%20infecciosa%20febril,asma%20br%C3%B4nquica%2C%20anemia%20falciforme). Teixeira MG, Siqueira JB Jr, Ferreira GLC, Bricks L, Joint G. Epidemiological trends of dengue disease in Brazil (2000-2010): a systematic literature search and analysis. PLoS Negl Trop Dis. 2013;7(12):e2520. Castro MC, Wilson ME, Bloom DE. Disease and economic burdens of dengue. Lancet Infect Dis. 2017;17(3):e70-e78. Souza WV, Carvalho MS, Barcellos CC, et al. Dengue: uma nova abordagem. Cad Saude Publica. 2019;35(4):e00014819.
A interação dialógica pode ser entendida como o desenvolvimento de relações entre a universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo, pela ação de mão-dupla e pela troca de saberes (FORPROEX, 2001). À vista disso, entende-se que este projeto de extensão atuará como uma fonte de troca de informações acerca do combate à dengue e os benefícios deste combate para a saúde pública, possibilitando aos alunos dialogar com a comunidade o conhecimento científico do meio universitário e as experiências da população local. Ainda, as ações realizadas junto com a comunidade ajudarão a compreender os principais problemas vividos pela população, sensibilizando-os quanto à necessidade urgente de políticas públicas para redução da dengue. Além disso, os alunos, ao procurarem os órgãos públicos para a coleta de informações, poderão entender a dinâmica dessas instituições e o seu funcionamento na prática, adquirindo experiências que poderão utilizar futuramente como gestores. Assim, o projeto oferece uma oportunidade para fomentar a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade local, pois ao envolver estudantes do curso de bacharelado em Administração Pública, coloca os futuros profissionais em contato direto com as necessidades e desafios reais enfrentados pelas comunidades nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o que cria uma ponte entre a academia e a vida prática, permitindo que os estudantes apliquem seu conhecimento teórico em situações do mundo real. Além disso, o projeto promove a conscientização e a educação da população local sobre questões de saúde pública. Essa conscientização é essencial para estimular o diálogo e a participação ativa da comunidade na busca por soluções sustentáveis. A interação dialógica é, portanto, uma via de mão dupla, onde a comunidade acadêmica aprende com as perspectivas e conhecimentos locais, enquanto a sociedade se beneficia do conhecimento e da capacidade de implementação dos estudantes e professores. Essa troca enriquecedora de informações e experiências fortalece o compromisso mútuo de enfrentar os desafios da saúde pública de forma colaborativa e sustentável, contribuindo para uma comunidade mais engajada e capacitada.
O projeto tem o potencial de promover a interdisciplinaridade e interprofissionalidade de várias maneiras. Primeiramente, ao envolver estudantes do curso de bacharelado em Administração Pública, cria-se uma base sólida para a interdisciplinaridade, uma vez que esses estudantes trazem uma variedade de conhecimentos e habilidades para o projeto. Eles podem ainda contar com a colaboração de profissionais de diferentes áreas, como de diversos setores da saúde, educação, para abordar os complexos desafios relacionados ao combate a doenças como a dengue. A interprofissionalidade é promovida à medida que estudantes e profissionais de diversas áreas trabalham juntos em equipes para enfrentar os desafios do projeto. Eles aprendem a comunicar e colaborar de maneira eficaz, reconhecendo a importância das contribuições de cada profissão envolvida. Por exemplo, administradores públicos podem colaborar com profissionais de saúde para desenvolver estratégias de conscientização e políticas de saúde pública relacionadas a dengue e outras doenças.
A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão é um importante princípio garantido na Constituição Federal de 1988 (Art. 207) e também consta nos projetos político-pedagógicos das universidades, que traz o ensino, a pesquisa e extensão como equivalentes, não sendo plausível trabalhar os três eixos de forma separada. Como descrito na Resolução da Política de Extensão da UFVJM, a indissociabilidade é um princípio fundamental da extensão universitária, o fazer acadêmico existe quando considera o ensino, a pesquisa e a extensão como atividades dentro da universidade que interagem e se complementam (UFVJM, 2009). A pesquisa e a extensão estão interligadas quando a produção de conhecimento pode ajudar para a mudança da sociedade; ensino e extensão quando entende-se que a aprendizagem é baseada na experiência, tendo o aluno como sujeito do ato de aprender e a extensão busca interagir com a sociedade sendo um componente importante no funcionamento da teoria e prática. Neste trabalho esse princípio aparecerá quando os alunos, sujeitos no ato de aprender, aplica teoria e prática, na conscientização da sociedade, através de palestras, elaboração e entregas de panfletos, divulgação nas mídias sociais. E para desenvolver essas práticas será necessária a busca do conhecimento, com isso estarão construindo o conhecimento por meio da experiência. Assim, o projeto promoverá a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois os alunos serão incentivados a aplicar os conhecimentos construídos no curso na pesquisa de campo e nas ações de extensão, sendo uma iniciativa que oferece uma oportunidade valiosa para que eles apliquem o conhecimento teórico em situações do mundo real. Isso não apenas fortalece sua compreensão acadêmica, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise. Além disso, a pesquisa será utilizada para embasar as estratégias de conscientização e intervenção, garantindo que as ações sejam baseadas em evidências científicas.
A participação dos estudantes neste projeto de extensão terá um impacto significativo em sua formação acadêmica. Eles terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos em situações práticas, desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação, além de adquirir uma compreensão mais profunda das questões de saúde pública. Essa experiência contribuirá para sua formação como cidadãos conscientes e profissionais preparados para lidar com desafios complexos da sociedade. Além disso, a participação ativa em ações de extensão é valorizada como um diferencial em seus currículos acadêmicos e profissionais. O projeto de extensão é uma experiência enriquecedora na formação dos acadêmicos envolvidos, pois, além de proporcionar o contato direto com a comunidade, estimula o acadêmico à criatividade, à responsabilidade e à organização na busca pelo conhecimento. Assim, a extensão favorece o desenvolvimento de novos conhecimentos na formação dos estudantes e de todos os envolvidos no projeto; a participação direta dos estudantes proporciona uma oportunidade única para aplicação prática do conhecimento desenvolvido no decorrer do curso. Ao enfrentar desafios reais relacionados à saúde pública, os estudantes desenvolvem habilidades práticas essenciais, como resolução de problemas, tomada de decisões e liderança, fomenta o desenvolvimento de habilidades interpessoais, comunicação eficaz e trabalho em equipe. Os estudantes aprendem a colaborar com profissionais de diferentes áreas, bem como a se envolver com a comunidade local de forma empática e culturalmente sensível. Essas competências interpessoais são essenciais para suas carreiras futuras, independentemente do campo escolhido.
Segundo a Política de Extensão da UFVJM, "as ações de extensão devem buscar uma relação social de impacto, ou seja, estabelecer uma relação entre a universidade e outros setores da sociedade" (UFVJM, 2009, p. 4). Sendo assim, o impacto e transformação social que o projeto de extensão busca alcançar é a conscientização da população acerca dos cuidados com o meio ambiente, do descarte apropriado dos resíduos sólidos, que previne a proliferação de doenças associadas ao descarte inadequado, como é o caso da dengue. Espera-se que este projeto não apenas melhore a conscientização dos estudantes e comunidades envolvidas, mas comunidades mais engajadas no combate à proliferação da dengue tornam-se mais resilientes e capazes de enfrentar futuros desafios de saúde pública. Essa transformação social não apenas melhora a qualidade de vida no presente, contribuindo para redução nos índices de dengue em alta no momento, mas também constrói uma base sólida para um futuro mais sustentável e equitativo, onde a preservação do meio ambiente, a saúde pública e o bem-estar coletivo são prioridades compartilhadas.
As ações e o material produzido serão divulgados nas redes sociais do curso de Bacharelado em Administração Pública bem como dos integrantes do projeto e parceiros.
Público-alvo
Trata-se de estudantes da rede pública de ensino, englobando crianças e adolescentes
Trata-se das pessoas alcançadas pelas publicações nas redes sociais, incluindo diversas faixas etárias.
Municípios Atendidos
Padre Paraíso - MG
Teófilo Otoni - MG
Nanuque - MG
Turmalina - MG
Coração de Jesus - MG
Januária - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 30 h
- Noite;
Discussão sobre extensão, curricularização da extensão e atividades de extensão dentro do conteúdo programático da Unidade Curricular. Levantamento de demandas e construção de proposta de ações de extensão a serem realizadas nos polos pelos discentes. Construção coletiva do projeto de extensão submetido. Realização de atividades de levantamento inicial de dados sobre o tema do projeto. Conforme descrito na introdução, este projeto integra o Programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales – número de inscrição 202104000135. Destaca-se que este projeto faz parte da curricularização da extensão desenvolvido pelo curso de bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância. Está sendo realizado dentro da Unidade Curricular “EADADP080 - Temas Contemporâneos na Gestão Pública II” no semestre 2024/1. A proposta foi construída coletivamente pelos discentes desde março, que definiram a temática, as ações e os municípios onde estas se realizarão, o que envolve polo(s) de apoio presencial e locais onde residem.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Esta etapa envolve a parte mais prática, como levantamento de dados/informações necessários para realizar as ações propostas, organização das etapas e realização das ações previstas, incluindo, por exemplo: Criação de mídias digitais e divulgação através da rede social do projeto com temas relacionados à Dengue; distribuição de materiais educativos por meio de visita de campo, entrega de panfletos nas residências e locais públicos para reforçar a conscientização.
- Noite;
Esta etapa consiste na finalização, documentação e divulgação das ações após a realização das etapas previstas em cada uma, bem como avaliação das ações e do projeto.