Detalhes da ação

Atividades práticas de Geometria utilizando a plataforma GeoGebra.org para estudantes do ensino fundamental

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000837

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

06/05/2024

Data Fim

26/06/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

jaime batista de souza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Inovação tecnológica

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

Esta ação envolve a aplicação de uma atividade prática para estudantes de 18 turmas de 7º, 8º e 9º anos da Escola Municipal Irmã Maria Amália (EMIMA), da cidade de Teófilo Otoni. Os estudantes serão recebidos no prédio do ICET acompanhados dos professores da escola EMIMA onde participarão de uma atividade prática envolvendo aplicação de conceitos de Geometria Plana utilizando a plataforma de recursos de matemática dinâmica GeoGebra.org.


Palavras-chave

ensino de matemática; geogebra; geometria; geometria dinâmica


Introdução

O processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica tem sido objeto de constantes discussões, principalmente quando se considera os desafios para a sua efetivação na Educação Básica (AMADOR, 2017). Esse fato remete à necessidade de que sejam previstas ações que visem contribuir para que esse processo ocorra de forma satisfatória, dada a relevância do conhecimento matemático nos diversos aspectos da vida social. Nesse contexto, a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs apresenta-se como um importante caminho a ser trilhado de modo a colaborar para que o processo educacional seja condizente com o perfil da sociedade atual, em que as tecnologias permeiam todas as atividades cotidianas, e pode representar um modo dinâmico e motivador de aprendizagem para os estudantes (KENSKI, 2007). O Geogebra, como uma eficaz ferramenta tecnológica, é um software de matemática dinâmica para todos os níveis de ensino que reúne geometria, álgebra, planilhas, gráficos, estatística e cálculo, e aqui se apresenta como uma opção que visa colaborar para dinamizar e enriquecer as atividades no ensino e aprendizagem da Matemática. É preciso considerar, também, o importante papel que deve ser exercido pelas universidades no desenvolvimento de atividades que visem a integração do Ensino Superior com a Educação Básica, de modo a colaborar com este nível de ensino, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9394/1996, bem como no Projeto Pedagógico Institucional da UFVJM. Com base no exposto é que se propõe esta ação de extensão universitária, “minicursos acerca da utilização do software Geogebra”, que, além da previsão de contribuir com o desenvolvimento do conhecimento acerca de conteúdos matemáticos da Educação Básica, visa promover a divulgação da UFVJM na região, o que pode somar para a melhoria dos índices de ingresso nos cursos da instituição.


Justificativa

Considerando que entre os objetivos e metas pedagógicas da UFVJM está fundamentar o compromisso com a qualidade e consolidar-se como instituição de ensino voltada para a transformação social, em especial das regiões onde se insere, primando pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, esta ação de extensão visa aproximar os estudantes da Escola Municipal Irmã Maria Amália, de atividades que visem o aprimoramento de conhecimentos matemáticos relativos à etapa educacional em que encontram-se inseridos (anos finais do Ensino Fundamental) através da utilização do software Geogebra. Essa integração poderá contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem de Matemática da Educação Básica, além de proporcionar o acesso dos estudantes a UFVJM, e assim, somar para a melhoria dos índices de ingressantes na instituição. Ressalta-se que as contribuições para a melhoria da aprendizagem de conteúdos matemáticos pelos estudantes da Educação Básica, contribui para o próprio ensino no interior da UFVJM, considerando a possibilidade de que tais discentes se referem a possíveis ingressantes dos cursos da instituição.


Objetivos

Objetivo Geral: Desenvolver o conhecimento de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental acerca da utilização do software Geogebra na construção da aprendizagem relacionada ao conteúdo de Matemática. Objetivos Específicos: * Oportunizar o contato de estudantes dos anos finais de ensino fundamental com ferramentas do software Geogebra no contexto de conteúdos matemáticos; * Conhecer sobre ações interessantes e motivadoras de aprendizagem de Matemática através do Geogebra; * Aproximar estudantes da Educação Básica do ambiente universitário com vistas à melhoria do índice de ingressantes nos cursos da UFVJM.


Metas

Contribuir para melhoria da aprendizagem de conteúdos matemáticos por alunos da Educação Básica através da utilização do software Geogebra, colaborando para a efetivação da integração do Ensino Superior com a Educação Básica de modo a cumprir os objetivos da instituição junto à sociedade em que encontra-se inserida, e, também, promover a divulgação de seus cursos junto à região.


Metodologia

Serão promovidos minicursos acerca da utilização do software Geogebra para a aprendizagem de conteúdos matemáticos da Educação Básica. O público-alvo será alunos da Escola Municipal Irmã Maria Amália, localizada na zona urbana de Teófilo Otoni. É prevista a participação de 18 (dezoito) turmas de estudantes do 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental, totalizando cerca de 540 estudantes. As 18 turmas serão recebidas no prédio do ICET (Campus do Mucuri) seguindo um cronograma de 10 dias. Cada dia serão recebidas duas turmas para a atividade. As atividades relacionadas ao planejamento e execução dos minicursos serão realizadas pela equipe que compõe tal ação de extensão, que é composta por um Matemático, uma doutoranda, duas docentes, ambos servidores do ICET/UFVJM, e por discentes dos cursos de graduação em Matemática e Ciência & Tecnologia da instituição. Para o planejamento serão realizadas reuniões semanais, que contará com a participação da equipe executora (servidores e discentes da graduação). No laboratório de informática 201, com capacidade para 60 estudantes, serão realizadas as atividades na plataforma GeoGebra.org. Aos estudantes serão apresentados os conceitos básicos para uso dos recursos da plataforma e, em seguida, ingressarão numa sala virtual onde terão acesso à atividade a ser executada. Durante o desenvolvimento das atividades serão dadas oportunidades de exposição de dúvidas e outras experiências, momento em que se intensifica a relação dialógica entre a universidade e a comunidade externa, e são em momentos como estes que ocorrem a troca de conhecimento entre os envolvidos nas ações. As atividades envolvem conceitos matemáticos de Geometria Plana como: triângulos, semelhança de triângulos, Teorema de Thales, quadriláteros, estudo de ângulos etc. Á medida que o estudante realiza a atividade, os professores da EMIMA juntamente com o coordenador da atividade farão observações e aplicação dos conceitos matemáticos. O coordenador e os professores poderão acompanhar o desempenho de cada estudante através do ambiente "Tarefa" disponível na plataforma. Ao final, os estudantes serão indagados quanto à experiência de participar de uma atividade diferenciada e num ambiente acadêmico. Após os minicursos, serão recebidos feedbacks dos participantes em relação às atividades desenvolvidas. Tais feedbacks serão realizados com a utilização de um formulário online e contribuirão, inclusive, para o acesso da universidade a informações como, por exemplo, quais são as principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos matemáticos, o que pode contribuir para o planejamento de ações futuras da universidade visando colaborar na superação de tais dificuldades.


Referências Bibliográficas

AMADOR, Ivonete Pereira. A Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: um estudo visando compreender as principais dificuldades de ensino e aprendizagem em Cachoeira do Sul – RS, 2017. 136 p. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2017. DA SILVA, J. M., JARDIM, D. F., CARIUS, A. C. O Ensino e o Aprendizado de conceitos de Cálculo usando modelos matemáticos e ferramentas tecnológicas. Revista de Ensino de Engenharia. v. 35, n. 2, p. 70-80. 2016. KENSKI, Vânia Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2007. T. V. NEPOMUCENA, A. C. SILVA, D. F. JARDIM, and J. M. SILVA. A study about teaching quadratic functions using mathematical models and free software. Journal of Physics. Conference Series (Print), v. 936:p. 012069, 2017. UFVJM. Projeto Pedagógico Institucional. Disponível em: https://portal.ufvjm.edu.br/page/acesso-a-informacao/institucional/bases-juridicas/bases-juridicas-1/projeto-pedagogico-institucional-ppi-da-ufvjm-2017-2021. Acesso em: 09/04/2024.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Através desta ação de extensão, pretende-se oportunizar a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da região, o desenvolvimento do conhecimento científico relacionado à utilização do software Geogebra para a aprendizagem de conteúdos da área de Matemática. Nesse contexto, a universidade apresenta o conhecimento científico da temática à comunidade externa e, em contrapartida, recebe conhecimentos dessa comunidade relacionados a suas vivências, e, a partir dessa troca, ocorre o enriquecimento de ambos os envolvidos (universidade e comunidade externa). Durante o desenvolvimento das atividades serão dadas oportunidades de exposição de dúvidas e outras experiências, momento em que se intensifica a relação dialógica entre a universidade e a comunidade externa, e são em momentos como estes que ocorrem a troca de conhecimento entre os envolvidos nas ações. Além disso, após a realização dos minicursos serão recebidos feedbacks dos participantes em relação às atividades das quais participaram. Esses feedbacks proporcionam, inclusive, o acesso da universidade a informações sobre quais são as principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos matemáticos, o que pode contribuir para o planejamento de ações futuras da universidade visando colaborar na superação de tais dificuldades.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Considerando que o software Geogebra é uma rica fonte de acesso a dados e formas diferentes de aprendizagem da Matemática, suas atividades são permeadas por conteúdos relacionados a várias áreas do conhecimento, o que torna a construção da aprendizagem mais rica e significativa, de forma interdisciplinar. Para os estudantes universitários envolvidos na ação, é oferecida a oportunidade de aperfeiçoamento de conteúdos que colaboram para a sua formação profissional, o que é indispensável para a construção integral do sujeito.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão nesta ação se revela da seguinte forma: o ensino ocorre a medida em que os alunos de graduação, envolvidos no planejamento e execução das atividades, constroem e desenvolvem seus conhecimentos (inclusive o disciplinar). A pesquisa é realizada pela necessidade de buscar a construção dos conteúdos a serem abordados nas atividades realizadas, através de consulta a autores e obras necessárias à realização das ações. A extensão é efetivada na troca (relação dialógica) entre o oferecimento do conhecimento científico, pela universidade, e o recebimento do conhecimento presente na sociedade/comunidade externa através da interação possibilitada pelas atividades dos minicursos e pela oportunidade de feedback a ser dado pelos participantes.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os alunos da graduação, participantes desta ação, se beneficiarão com a aquisição de conhecimentos pessoais, sociais, intelectuais e profissionais, a ser possibilitada no processo de planejamento e de execução das atividades. A interação social a ser vivenciada, contribui significativamente para que os conhecimentos acerca de situações que permeiam a realidade prática, somem ao amadurecimento dos seus conhecimentos científicos.


Impacto e Transformação Social

Como toda ação de extensão, o impacto e transformação social acontece para todos os envolvidos: a comunidade externa se beneficia com o conhecimento científico oferecido pela universidade, que, no caso desta ação, se refere ao conhecimento acerca da utilização do software Geogebra para a aprendizagem de conteúdos matemáticos o que pode colaborar para a melhoria/transformação da Educação Básica na região; a comunidade interna (Universidade) se vê transformada por ter acesso a informações advindas da vivência prática dos participantes externos, que possibilita a efetivação/integração do conhecimento científico bem como o conhecimento acerca das reais necessidades da sociedade em que encontra-se inserida.


Divulgação

Acordo já firmado com a coordenação pedagógica e os professores de matemática da EMIMA.


Informações Complementares

A servidora Patrícia Baldow Guimarães encontra-se afastada. A participação da servidora está como membro externo.


Programação do Evento

Local

Laboratório 201, Prédio do ICET, Campus do Mucuri da UFVJM

Data

06/05/2024

Horário de Início

08:30

Horário de Término

10:10


Descrição

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Triângulos e Quadriláteros, Propriedades, Soma dos ngulos Internos e Base Média. Público: Turmas do 9º ano da EMIMA.

Local

Laboratório 201, Prédio do ICET, Campus do Mucuri da UFVJM

Data

07/05/2024

Horário de Início

08:30

Horário de Término

10:10


Descrição

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Triângulos e Quadriláteros, Propriedades, Soma dos ngulos Internos e Base Média. Público: Turmas do 9º ano da EMIMA.

Local

Laboratório 201, Prédio do ICET, Campus do Mucuri da UFVJM

Data

09/05/2024

Horário de Início

08:30

Horário de Término

10:10


Descrição

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Triângulos e Quadriláteros, Propriedades, Soma dos ngulos Internos e Base Média. Público: Turmas do 9º ano da EMIMA.

Local

Laboratório 201, Prédio do ICET, Campus do Mucuri da UFVJM

Data

10/05/2024

Horário de Início

08:30

Horário de Término

10:10


Descrição

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Triângulos e Quadriláteros, Propriedades, Soma dos ngulos Internos e Base Média. Público: Turmas do 9º ano da EMIMA.

Local

Laboratório 201, Prédio do ICET, Campus do Mucuri da UFVJM

Data

13/05/2024

Horário de Início

08:30

Horário de Término

10:10


Descrição

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Triângulos. Público: Turmas do 7º ano da EMIMA.

Local

Laboratório 201, Prédio do ICET, Campus do Mucuri da UFVJM

Data

17/05/2024

Horário de Início

08:30

Horário de Término

10:10


Descrição

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos. Público: Turmas do 8º ano da EMIMA.

Local

Laboratório 201, Prédio do ICET, Campus do Mucuri da UFVJM

Data

18/05/2024

Horário de Início

08:30

Horário de Término

10:10


Descrição

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos. Público: Turmas do 8º ano da EMIMA.

Local

Laboratório 201, Prédio do ICET, Campus do Mucuri da UFVJM

Data

19/05/2024

Horário de Início

08:30

Horário de Término

10:10


Descrição

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos. Público: Turmas do 8º ano da EMIMA.

Local

Laboratório 201, Prédio do ICET, Campus do Mucuri da UFVJM

Data

25/05/2024

Horário de Início

08:03

Horário de Término

10:10


Descrição

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos. Público: Turmas do 8º ano da EMIMA.

Local

Laboratório 201, Prédio do ICET, Campus do Mucuri da UFVJM

Data

26/05/2024

Horário de Início

08:30

Horário de Término

10:10


Descrição

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos. Público: Turmas do 8º ano da EMIMA.

Público-alvo

Descrição

Estudantes do ensino fundamental da EMIMA (7º, 8º e 9º ano)

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Os professores de matemática juntamente com a coordenadora pedagógica virão acompanhando os estudantes.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Triângulos e Quadriláteros, Propriedades, Soma dos ngulos Internos e Base Média. Público: Turmas do 9º ano da EMIMA.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Triângulos. Público: Turmas do 7º ano da EMIMA.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Atividade prática de matemática utilizando a plataforma GeoGebra.org. Nesta atividade serão abordados os conceitos de Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos. Público: Turmas do 8º ano da EMIMA.