Detalhes da ação

III Especialidades dos Vales

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000839

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

17/05/2024

Data Fim

18/07/2024


Programa Vínculado

202104000128 - Centro de Extensão Tecnológica da Engenharia de Alimentos (CET/EAL)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

tatiana nunes amaral

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 48 h
Resumo

O projeto III Especialidades do Vale é uma iniciativa de troca de saberes entre a comunidade acadêmica da UFVJM com a comunidade das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. No semestre 2024-1 a ação terá como foco o desenvolvimento de ações no Sabor do Vale, agroindústria da comunidade de Maria Nunes. Serão realizadas atividades de troca de saberes entre a comunidade, com sua experiência de trabalho e cultural, e os alunos da UFVJM com conhecimento técnico na produção de alimentos.


Palavras-chave

Desenvolvimento regional, Extensão, Troca de saberes


Introdução

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri está localizada estrategicamente nas cidades de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, atendendo praticamente toda parte norte do Estado de Minas Gerais. Especificamente as regiões dos vales do Jequitinhonha e Mucuri têm a presença da agricultura familiar, sendo alvo de ações da instituição. O desenvolvimento econômico do Vale do Jequitinhonha a partir da produção de alimentos de agricultura familiar foi iniciado entre o fim da ditadura e início do século XXI pela movimentação de sindicatos e associações através de programas públicos. Além do resultado econômico, a ação trouxe a manutenção da biodiversidade e da cultura locais. Em contrapartida, foram aparecendo desafios como a escassez de água e limitações de mercado (BALBINO, RIBEIRO e SHIKI, 2023). Na região de Maria Nunes a atividade mais relevante era o garimpo, mas há cerca de 20 anos a extração teve fim. Desta forma, a comunidade teve a necessidade de migrar para outro ramo e encontraram possibilidades na produção de alimentos. Apoiados pela ONU estão dentro dos objetivos: 1 - erradicação da pobreza, 2 - fome zero e agricultura sustentável, 5 - igualdade de gênero, 8 - trabalho decente e crescimento econômico e 10 - redução das desigualdades (ONU, 2020). Neste contexto, o projeto Especialidades dos Vales tem por objetivo o desenvolvimento econômico a partir de conhecimento técnico na área de produção de alimentos. Na sua III edição o projeto propõe a troca de saberes com a Agroindústria Sabor do Vale de Maria Nunes (MG). Caracteristicamente familiar, tem a demanda por tecnologia e os alunos da UFVJM a demanda por conhecimento.


Justificativa

A Agroindústria Sabor do Vale é uma associação de aproximadamente que são 20 pessoas e comercializam suas polpas de frutas para o PNAE por intermédio da COOPAFAMID (Cooperativa dos Produtores Familiares de Diamantina). Além disso estão abrindo mercado vendendo na CAFES (lojinha montada pela prefeitura de Diamantina para as associações, localizada na rodoviária) e restaurantes da região. Os cooperados cultivam parte das frutas e compram de agricultores da região o restante. A demanda do presente projeto foi apresentada por intermédio do Sebrae via CITEC colocando a necessidade de apoio técnico do curso de Engenharia de Alimentos da UFVJM. A proposta é um apoio contínuo com os discentes das disciplinas de Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal (EAL 305) e Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos (EAL 104).


Objetivos

A ação tem como objetivo a troca de saberes entre a comunidade de Maria Nunes (agroindústria Sabor do Vale) e alunos do curso de Engenharia de Alimentos (UFVJM), contribuindo com a agricultura familiar da região.


Metas

Meta 1: Estudo teórico dos fundamentos técnicos de qualidade pelos alunos da disciplina EAL 104 - Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos. Meta 2: Visita para diagnóstico do Sabor do Vale (Maria Nunes) pelos discentes. Meta 3: Revisão do Manual de Boas Práticas de Fabricação do Sabor do Vale pelos alunos. Meta 4: Desenvolvimento dos Procedimentos Operacionais Padrão do Sabor do Vale pelos alunos. Meta 5: Estudo teórico e prático dos fundamentos de processamento de frutas pelos alunos da disciplina EAL 305 - Tecnologia de Processamento de Vegetais Meta 6: Aplicação de oficina de tecnologias de processamento de frutas na UFVJM para os colaboradores do Sabor do Vale. Meta 7: Troca de experiências dos colaboradores do Sabor do Vale com os alunos.


Metodologia

Meta 1: Desenvolvimento e estudos entre os alunos e docente responsável da disciplina durante as aulas. Meta 2: Visita presencial dos alunos no Sabor do Vale para preenchimento de check-list de diagnóstico das condições de manipulação de acordo com legislação vigente. Meta 3: Consulta à legislação vigente para possíveis adequações dos documentos presentes no estabelecimento. Meta 4: Revisão redação dos POPs de acordo com a legislação vigente. Meta 5: Desenvolvimento e estudos entre os alunos e docente responsável da disciplina durante as aulas. Meta 6: Aplicação de oficina de tecnologias de processamento de frutas na UFVJM para os colaboradores do Sabor do Vale. Meta 7: Troca de experiências dos colaboradores do Sabor do Vale com os alunos.


Referências Bibliográficas

BALBINO, Tomás de Faria; RIBEIRO, Eduardo Magalhães; SHIKI, Simone de Faria Narciso. A dinâmica da agricultura familiar no Vale do Jequitinhonha mineiro e aspectos contemporâneos: uma análise a partir dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 61, p. e258921, 2022. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Produtoras de MG superam preconceitos para mostrar força da mulher do campo. 07/10/2020. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/94553-produtoras-de-mg-superam-preconceitos-para-mostrar-for%C3%A7a-da-mulher-do-campo. Acesso em: 02/05/2024.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A equipe da UFVJM estudará o conteúdo teórico, além de fazer testes em laboratório, e traduzirá o conhecimento com linguagem adequada à comunidade alvo através de uma cartilha e oficina prática para fixação do conteúdo. A revisão de documentos será realizada dentro da linguagem técnica, como requisitado.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade e interprofissionalidade serão identificados pela presença de diferentes temas dentro do curso de Engenharia de Alimentos e a presença do empreendedorismo, cultura local, agricultura familiar e desenvolvimento econômico na ação. Dois professores da Engenharia de Alimentos de diferentes áreas participarão da ação, em conjunto com facilitadores do Sebrae e os colaboradores da Agroindústria.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade ensino - pesquisa - extensão está presente na ação pelo envolvimento dos alunos de disciplinas da Engenharia de Alimentos e a atividade de treinamento (ensino), pesquisas teóricas e testes em laboratório de formulações dos produtos de frutas (pesquisa) e o repasse de conhecimento técnico / troca de saberes culturais e econômicos (extensão).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes envolvidos participarão do estudo, elaboração de material e treinamento dos colaboradores do Sabor do Vale nos temas de processamento de frutas e qualidade de alimentos. Além disso, terão a oportunidade de troca de saberes com a comunidade alvo em relação às realidades culturais e econômicas da região.


Impacto e Transformação Social

O impacto na transformação social terá duas vertentes: no fortalecimento do conhecimento técnico dos colaboradores do Sabor do Vale, permitindo desenvolvimento de novos produtos e mercados, e também no desenvolvimento social e técnico dos alunos da UFVJM com a iniciativa.


Divulgação

A divulgação ocorrerá por redes sociais dos envolvidos no projeto.


Público-alvo

Descrição

Colaboradores do Sabor do Vale, moradores de Maria Nunes (MG).

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Troca de saberes sobre empreendedorismo, técnicas de manejo e produção de frutas, processamento de frutas entre outros.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 56 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Diagnóstico presencial da Agroindústria Sabor do Vale.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Testes em laboratório, redação da cartilha e aplicação da oficina na UFVJM dia 07/06/2024.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Aplicação da oficina na UFVJM.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Revisão de documentos de qualidade como manual de Boas Práticas de Fabricação.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Redação do relatório final.