Detalhes da ação

Mentes Novas: Saúde Mental em Ação II

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000840

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

26/04/2024

Data Fim

31/07/2024


Programa Vínculado

202104000135 - InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

grazielle isabele cristina silva sucupira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

cursoadmpublicaeadufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

Vivemos em tempos desafiadores, onde as demandas da vida frequentemente submetem as pessoas a níveis elevados de estresse e pressão. O cenário no interior dos estados brasileiros, como nos Vale do Jequitinhonha e Mucuri, não é exceção. Este projeto continua a trabalhar a conscientização da comunidade local sobre a importância e benefícios da prática de atividades físicas e boa alimentação para a saúde mental e consequente qualidade de vida, assim como incentivar a prática destes bons hábitos.


Palavras-chave

Saúde, Saúde Mental, Atividade Física, Alimentação, Qualidade de Vida


Introdução

A sociedade vem sofrendo com diversos problemas de saúde, incluindo o crescimento de doenças existentes e surgimento de novas doenças, a exemplo da COVID 19. Estas doenças, somadas aos novos hábitos exigidos as sociedades, como o afastamento das pessoas, insegurança social e profissional, dificuldades de cunho financeiro, excesso de uso de redes sociais e outros, tem contribuído para que as pessoas fiquem cada dia mais sedentárias, ansiosas e mais frágeis psicologicamente o que vem aumentando também as estatísticas de casos de ansiedade excessiva, depressão e suicídio. Percebe-se, assim, que a sociedade vive tempos desafiadores, onde as demandas da vida moderna frequentemente submetem as pessoas a níveis elevados de estresse e pressão. O cenário no interior dos estados brasileiros, mais especificamente nas regiões do Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri, não é exceção. Aqui, as comunidades locais enfrentam inúmeras dificuldades, incluindo desafios socioeconômicos, limitações de acesso a serviços de saúde e educação, bem como questões relacionadas à saúde mental. É nesse contexto que se insere o projeto "Mentes Novas: Saúde Mental em Ação". Este projeto é uma iniciativa de discentes do curso de bacharelado em Administração Pública e tem como objetivo central conscientizar a comunidade local, em particular os jovens e idosos, sobre a importância da prática de atividades físicas e de uma alimentação saudável para promover a saúde mental e, consequentemente, a qualidade de vida. A saúde mental é um componente fundamental do bem-estar humano, e seu impacto se estende a todas as esferas da vida, desde o desempenho acadêmico e profissional até as relações interpessoais. No entanto, muitas vezes, a saúde mental é negligenciada, especialmente em comunidades rurais e economicamente desfavorecidas, onde os recursos e informações podem ser escassos. A abordagem deste projeto busca promover a conscientização e a educação em saúde mental de forma prática e acessível. Ao incentivar a prática regular de atividades físicas e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, nosso projeto visa fortalecer a resiliência mental, reduzir o estresse e contribuir para uma maior qualidade de vida, tendo em vista que saúde mental é um tópico que merece atenção e ação. Este projeto integra o Programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales – número de inscrição 202104000135. Destaca-se que este projeto faz parte da curricularização da extensão desenvolvido pelo curso de bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância. Está sendo realizado dentro da Unidade Curricular “EADADP080 - Temas Contemporâneos na Gestão Pública II” no semestre 2024/1 e dá continuidade às ações desenvolvidas no semestre 2023/2 na Unidade Curricular “EADADP074 - Temas Contemporâneos na Gestão Pública I”. A proposta foi construída coletivamente pelos discentes, que definiram a temática, as ações e os municípios onde estas se realizarão, o que envolve polo(s) de apoio presencial e locais onde residem.


Justificativa

A sociedade vem sofrendo com diversos problemas mentais, como exemplo da depressão e ansiedade. Muitos dos que sofrem com estes problemas desconhecem a importância das atividades físicas, boa alimentação e qualidade do sono no combate a estas doenças. A implementação de ações relacionadas a essa área, como propostas neste projeto, pode contribuir para apoio às necessidades urgentes das comunidades nas regiões do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri. Nestas áreas, desafios socioeconômicos são evidentes, com altas taxas de desemprego e falta de acesso a serviços de saúde mental. Esse contexto agrava a importância de abordar a saúde mental, atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis. Além disso, persiste o estigma em relação à saúde mental, que muitas vezes impede que as pessoas busquem apoio quando necessário. A falta de compreensão e informações precisas perpetua esse estigma, tornando ainda mais crucial promover a conscientização. A pandemia de COVID-19 deixou um impacto duradouro na saúde mental de todos. Isolamento social, incerteza econômica e perdas pessoais agravaram os desafios de saúde mental. Agora, no cenário pós-pandêmico, é essencial enfrentar essas questões de forma abrangente. A promoção da saúde mental não pode ser isolada de outros fatores determinantes da saúde. Atividade física e alimentação saudável desempenham um papel fundamental na prevenção e no tratamento de condições de saúde mental, tornando a abordagem holística uma necessidade. A falta de prática de atividade física adequada pode acarretar no desenvolvimento de doenças, tanto físicas, como mentais. Desse modo surge a necessidade de promoção de mudanças no estilo de vida, como incorporar no seu cotidiano a prática de atividades físicas, objetivando a diminuição da incidência do crescente número de diagnósticos de doenças relacionadas à saúde mental, que tem ligação direta com a qualidade de vida das pessoas e a adoção ou não da prática de exercícios físicos e alimentação adequada. O projeto visa fortalecer e/ou continuar as ações iniciadas no semestre letivo anterior contribuindo para empoderar pessoas a adotarem medidas proativas para melhorar seu bem-estar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a resiliência da comunidade. Além disso, ele envolve estudantes do curso de bacharelado em Administração Pública, proporcionando a eles uma valiosa experiência prática no desenvolvimento comunitário. Por fim, a iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em particular com a meta de garantir uma vida saudável e bem-estar para todos.


Objetivos

Desenvolver atividades com foco na conscientização da população sobre a prática da atividade física, a alimentação adequada e o sono de qualidade como pilares interdependentes para a construção da saúde mental e da consequente qualidade de vida.


Metas

Produzir e divulgar material digital de conscientização sobre atividades físicas e saúde mental a contas de redes sociais Realizar levantamento sobre a saúde mental junto a participantes de ações Realizar Roda de conversa online com o tema “Saúde Mental e Trabalho” voltada a servidores públicos Produzir um vídeo documentário sobre aspectos positivos da prática ativa de exercícios físicos rotineiros pela população com foco em um projeto de prática esportiva municipal.


Metodologia

Neste Projeto de extensão a metodologia utilizada prevê a realização de etapas como: • Pesquisa bibliográfica/levantamento de dados sobre os benefícios das atividades físicas para a saúde mental. • Reunião com o profissional da área de saúde para um diálogo aprofundado a respeito do tema. • Preparação de material informativo a respeito dos benefícios das atividades físicas para a saúde mental. • Divulgação do material nas redes sociais e entrega do material físico para a comunidade. • Elaboração de instrumento de coleta de informações. • Realização de palestra/roda de conversa sobre o tema do projeto. • Reunião entre os discentes e coordenação do projeto para avaliação do trabalho realizado e elaboração de relatório.


Referências Bibliográficas

Melo, L. G. dos S. C., Oliveira, K. R. da S. G. de., & Vasconcelos-Raposo, J. (2014). A educação física no âmbito do tratamento em saúde mental: um esforço coletivo e integrado . Revista Latinoamericana De Psicopatologia Fundamental, 17(3), 501–514. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1415-4714.2014v17n3p501-8. Acesso em: 27 de setembro de 2023. Utilidades RS (2023). A Importância da Atividade Física na Saúde Mental. Disponível em: https://www.utilidadesrs.com.br/pagina/a-importancia-da-atividade-fisica-na-saudemental.html?gclid=EAIaIQobChMIsZHb-9WogQMVigCtBh3BQA2JEAAYAiAAEgIh3PD_BwE. Acesso em: 27 de setembro de 2023. Costa, R. A., Soares, H. L. R., & Teixeira, J. A. C.. (2007). Benefícios da atividade física e do exercício físico na depressão. Revista Do Departamento De Psicologia. UFF, 19(1), 273–274. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-80232007000100022. Acesso em: 27 de setembro de 2023. Jacques, M. da G. C.. (2003). Abordagens teórico-metodológicas em saúde/doença mental & trabalho. Psicologia & Sociedade, 15(1), 97–116. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822003000100006. Acesso em: 28 de setembro de 2023. Conceito Zen. (2023). Palestra Saúde Mental – Ansiedade e Depressão. Disponível em: https://www.conceitozen.com.br/palestra-saude-mental-ansiedade-depressao.html. Acesso em: 28 de setembro de 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto tem a capacidade de promover uma interação dialógica significativa entre a comunidade acadêmica e a sociedade nas regiões do Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri. Ao envolver estudantes do curso de Administração Pública, o projeto se torna uma ponte entre a academia e as comunidades locais. Isso cria um espaço de diálogo onde o conhecimento acadêmico se entrelaça com as experiências e perspectivas da população, gerando um aprendizado recíproco. A interação dialógica é promovida através de ações como rodas de conversa, palestras e atividades práticas que permitem que a comunidade compartilhe suas preocupações e desafios relacionados à saúde mental. Os estudantes, por sua vez, trazem conhecimento e estratégias baseadas em evidências para abordar essas questões. Esse diálogo contínuo enriquece a compreensão mútua e ajuda a adaptar as intervenções do projeto de acordo com as necessidades reais da comunidade. Através dessa interação constante, o projeto se torna uma plataforma que capacita a comunidade a participar ativamente do processo de melhoria da saúde mental. Ao promover essa relação dialógica, o projeto não apenas transmite informações, mas também cria um espaço onde a voz da comunidade é ouvida e valorizada, fortalecendo a colaboração entre a academia e a sociedade e contribuindo para soluções mais eficazes e sustentáveis. Com a execução deste projeto de extensão será possível evidenciar para a comunidade local os benefícios da prática de atividades físicas e alimentação adequada na promoção da saúde mental, de como a qualidade de vida impacta na manutenção da saúde mental, utilizando-se como uma das estratégias a entrega de material digital de conscientização através das redes sociais, que tem sido um dos meios mais eficazes de comunicação para alcançar a devida divulgação para a sociedade de tema tão relevante.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto promove a interdisciplinaridade e interprofissionalidade, tornando-se um espaço onde diferentes campos de conhecimento e profissões se entrelaçam de forma sinérgica. Na abordagem interdisciplinar, acadêmicos e profissionais de diversas áreas, como psicologia, nutrição, educação física e administração pública, colaboram para oferecer uma visão completa da saúde mental. A interdisciplinaridade permite que esses especialistas compartilhem conhecimentos e estratégias, criando uma abordagem holística e integrada para promover o bem-estar. Além disso, o projeto também fomenta a interprofissionalidade ao envolver estudantes de administração pública em parceria com profissionais de saúde e bem-estar da comunidade. Essa colaboração multidisciplinar proporciona uma aprendizagem prática valiosa para os estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece a rede de apoio às comunidades locais. A combinação de habilidades e perspectivas de diferentes profissões enriquece o projeto, tornando-o mais eficaz na conscientização e promoção da saúde mental, atividades físicas e alimentação saudável. O projeto é, portanto, uma manifestação do poder da interdisciplinaridade e interprofissionalidade, unindo conhecimento e prática para criar uma abordagem completa e eficaz para a saúde mental. Essa colaboração entre áreas de estudo e profissões fortalece a capacidade do projeto de atender às necessidades complexas das comunidades do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, contribuindo para um impacto mais significativo e duradouro.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão no ensino superior é fundamental. Enquanto o ensino fornece o conhecimento teórico e prático, a pesquisa contribui para a geração de novos saberes e desenvolvimento da ciência, e a extensão aplica esse conhecimento em benefício da sociedade, promovendo a interação entre a academia e a comunidade. Ao promover atividades de extensão que abordam questões de saúde mental, os estudantes de Administração Pública não apenas desenvolvem práticas de gestão, mas também ampliam sua compreensão das complexidades e desafios do bem-estar mental em ambientes governamentais e, consequentemente, da sociedade como um todo, estando preparados para lidar com os desafios e propor políticas públicas e práticas que valorizem o cuidado com a mente e o bem-estar. O projeto abarca essa indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como uma abordagem intrínseca e sinérgica para alcançar seus objetivos. Os estudantes envolvidos no projeto não apenas aprendem conceitos teóricos, mas também aplicam esses conhecimentos na prática, promovendo ações relacionadas à saúde mental nas comunidades do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri. A pesquisa desempenha um papel fundamental ao fornecer a base científica para as ações do projeto. Os estudantes são incentivados a conduzir pesquisas que analisam as necessidades das comunidades, avaliam a eficácia das intervenções e contribuem para o desenvolvimento de abordagens mais eficazes. Essa pesquisa prática não apenas enriquece a experiência dos estudantes, mas também gera dados que podem ser usados para aprimorar as estratégias do projeto. Além disso, a extensão é a manifestação concreta dos princípios de ensino e pesquisa aplicados à realidade das comunidades. Os estudantes colocam em prática o conhecimento adquirido, trabalhando em colaboração com os membros da comunidade para implementar ações voltadas para a saúde mental. Essa integração do ensino, pesquisa e extensão não apenas beneficia as comunidades locais, mas também enriquece a formação dos estudantes, proporcionando-lhes uma educação mais completa e uma compreensão mais profunda das complexidades do mundo real


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Um projeto de extensão é vital para a formação acadêmica, em um movimento estimulado para o entendimento sobre a importância do relacionamento com a comunidade, considerando as demandas da própria sociedade, uma vez que os graduandos, juntamente com os demais integrantes da Universidade, podem assumir o papel de agente no desenvolvimento regional, promovendo a diminuição das desigualdades, difusão de tecnologias, entre outros, promovendo assim uma formação acadêmica de qualidade. O projeto exerce impacto na formação do estudante, enriquecendo sua experiência acadêmica de maneira singular. Por meio do envolvimento ativo no projeto, os estudantes do curso de Administração Pública têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos em um contexto prático, enfrentando desafios reais e complexos relacionados à saúde mental. Essa abordagem prática oferece aos estudantes uma compreensão mais profunda das áreas da administração pública e das necessidades das comunidades. Eles aprendem a colaborar com profissionais de diferentes áreas, desenvolver estratégias de intervenção, liderar equipes e avaliar o impacto de suas ações. Além disso, o projeto amplia a visão dos estudantes, proporcionando-lhes uma compreensão mais abrangente do papel da administração pública na promoção do bem-estar social. Eles também adquirem habilidades interpessoais como comunicação, empatia e trabalho em equipe. O resultado é uma formação mais holística, cidadã e consciente, preparando os estudantes para serem agentes de mudança em suas carreiras e na sociedade como um todo.


Impacto e Transformação Social

Trabalhar o tema Saúde mental num projeto de extensão com a comunidade acadêmica e local poderá trazer uma nova perspectiva sobre o tema, que tem sido muito pertinente numa sociedade que vem sofrendo com diversos problemas mentais. Visto que a prática de atividade física no combate a estas doenças é um tema tão atual e importante para a melhora da qualidade de vida, o projeto pode possibilitar uma transformação social a partir de conscientização e boas práticas, pela qual o público alvo terá consciência sobre os benefícios psicológicos e fisiológicos da atividade física, de acordo com as possibilidades de cada um, contribuindo significativamente no desempenho das atividades cotidianas e aumentando o nível e a regularidade da prática de atividades físicas. Ao promover a conscientização sobre a importância da saúde mental, atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis, o projeto busca criar uma mudança cultural que perdure no tempo. Isso se traduz em comunidades mais informadas e engajadas, capazes de tomar medidas ativas para melhorar seu próprio bem-estar mental e físico. A longo prazo, o projeto tem o potencial de reduzir o estigma em relação à saúde mental, facilitar o acesso a serviços de apoio e promover uma cultura de cuidado com a saúde mental nas comunidades. À medida que a população se torna mais resiliente e consciente de seus próprios desafios de saúde mental, a transformação social se reflete em uma sociedade mais saudável, solidária e empática. Por meio de sua abordagem interdisciplinar, colaboração com a comunidade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o projeto representa um instrumento de como a academia pode ser uma força de mudança positiva nas comunidades.


Divulgação

As ações e o material produzido serão divulgados nas redes sociais do curso de Bacharelado em Administração Pública bem como dos integrantes do projeto e parceiros


Público-alvo

Descrição

Pessoas de diversas idades e classes sociais que têm acesso a internet, e fazem uso das redes sociais como instagram, facebook, whatsapp que irão receber materiais digitais produzidos.

Descrição

Servidores públicos que participarão de roda de conversa sobre saúde mental

Descrição

Participantes diretos e indiretos do video documentário

Municípios Atendidos

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 30 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Esta etapa envolve a parte mais prática, como levantamento de dados/informações necessários para realizar as ações propostas, organização das etapas e realização das ações previstas, incluindo, por exemplo: Produzir e divulgar material digital de conscientização sobre atividades físicas e saúde mental a contas de redes sociais; Realizar levantamento sobre a saúde mental junto a participantes das ações; Realizar Roda de conversa online com o tema “Saúde Mental e Trabalho” voltada a servidores públicos; Produzir um vídeo documentário sobre aspectos positivos da prática ativa de exercícios físicos rotineiros pela população com foco em um projeto de prática esportiva municipal.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Discussão sobre extensão, curricularização da extensão e atividades de extensão dentro do conteúdo programático da Unidade Curricular. Levantamento de demandas e construção de proposta de ações de extensão a serem realizadas nos polos pelos discentes. Construção coletiva do projeto de extensão submetido. Realização de atividades de levantamento inicial de dados sobre o tema do projeto. Conforme descrito na introdução, este projeto integra o Programa InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales – número de inscrição 202104000135. Destaca-se que este projeto faz parte da curricularização da extensão desenvolvido pelo curso de bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância. Está sendo realizado dentro da Unidade Curricular “EADADP080 - Temas Contemporâneos na Gestão Pública II” no semestre 2024/1. A proposta foi construída coletivamente pelos discentes desde março, que definiram a temática, as ações e os municípios onde estas se realizarão, o que envolve polo(s) de apoio presencial e locais onde residem.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Esta etapa consiste na finalização, documentação e divulgação das ações após a realização das etapas previstas em cada uma, bem como avaliação das ações e do projeto.