Visitante
Gestão Social e Participação Popular
Sobre a Ação
202203000844
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
27/05/2024
01/10/2024
202104000135 - InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales
Dados do Coordenador
grazielle isabele cristina silva sucupira
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Trabalho
Gestão pública
Municipal
Não
Sim
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Membros
O projeto "Gestão Social e Participação Popular" visa trabalhar com aspectos relacionados a conselhos municipais e finanças locais em municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, em Minas Gerais. Por meio de questionários, análise financeira e ações relacionadas, busca-se fortalecer a participação cidadã e a gestão pública, integrando conhecimentos de Administração Pública em uma abordagem interdisciplinar.
Gestão Social, Participação Popular, Conselhos, Finanças Públicas
No contexto contemporâneo da gestão pública, a efetiva participação da sociedade civil é um elemento importante para o fortalecimento da democracia e para o alcance de políticas públicas mais inclusivas e eficazes. Nesse sentido, o presente projeto de extensão surge como uma iniciativa interdisciplinar voltada para o diagnóstico e análise da realidade socioeconômica e política de municípios localizados nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas Gerais. A escolha dessas regiões, local onde encontram-se os estudantes do curso de Administração Pública da UFVJM, também é relevante, pois ambos os vales e o norte mineiro enfrentam desafios significativos em termos de desenvolvimento socioeconômico, acesso a serviços públicos e participação cidadã. Dessa forma, a proposta pode contribuir para o fortalecimento das capacidades locais de gestão e para a promoção de uma governança mais participativa e transparente, além de envolver os estudantes, futuros gestores públicos, nessa seara. O projeto se desdobrará em duas principais vertentes de atuação. Em primeiro lugar, os estudantes do curso de bacharelado em Administração Pública realizarão um diagnóstico nos municípios selecionados, por meio da aplicação de um questionário junto aos conselhos municipais ativos. Essa abordagem metodológica permitirá uma análise das práticas de gestão social e participação popular, identificando pontos fortes, desafios e oportunidades para o aprimoramento dos processos participativos. Em segundo lugar, será realizada uma análise crítica dos elementos financeiros municipais. Tal análise se pautará em conceitos e ferramentas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, proporcionando aos estudantes uma compreensão ampla e integrada da gestão pública local. Além disso, é importante ressaltar que o projeto se caracteriza por sua natureza interdisciplinar, envolvendo três unidades curriculares do curso: Gestão Social e Participação Popular; Temas Contemporâneos na Gestão Pública II; e Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Essa abordagem multidisciplinar permitirá uma análise holística da realidade dos municípios selecionados, promovendo uma formação acadêmica mais ampla e integrada para os estudantes envolvidos. Ao final do projeto, os resultados serão apresentados à comunidade acadêmica, aos gestores públicos locais e à sociedade civil, visando não apenas disseminar o conhecimento produzido, mas também estimular o debate e a reflexão sobre os desafios e perspectivas da gestão pública municipal.
A realização deste projeto de extensão converge para a importância da promoção da participação cidadã e do fortalecimento da gestão pública local como ferramentas essenciais para o desenvolvimento socioeconômico e a consolidação democrática dos municípios, especialmente nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e região Norte de Minas Gerais. É relevante destacar a crescente valorização da participação popular como um princípio fundamental da democracia, conforme destacado por autores como Carvalho (2002), para quem a participação "representa um dos pilares do Estado democrático de direito, devendo ser incentivada e ampliada em todas as esferas da administração pública". Nesse sentido, a promoção de mecanismos efetivos de participação cidadã contribui para a legitimação das políticas públicas e para o fortalecimento dos laços entre Estado e sociedade. Além disso, a gestão pública municipal enfrenta uma série de desafios e demandas complexas que exigem a mobilização de diversos atores e ações coordenadas. Nesse contexto, a análise crítica dos elementos financeiros municipais se mostra essencial para o planejamento e a tomada de decisão, conforme argumentado por Borba et al. (2016), que ressaltam a importância de uma "gestão financeira eficiente e transparente para a promoção do desenvolvimento local e o bem-estar da população". Ademais, a escolha dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri como locais de intervenção atende a relevância socioeconômica e desafios específicos enfrentados por essas regiões, conforme apontado por Oliveira et al. (2018), que destacam a importância de "ações coordenadas e estratégicas para superar as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento sustentável". Também é importante ressaltar que o projeto se insere em um contexto de formação acadêmica e compromisso social, proporcionando aos estudantes do curso de bacharelado em Administração Pública uma oportunidade de integração entre teoria e prática, conforme defendido por Freire (1997), para quem a educação deve estar "intimamente ligada à prática transformadora da realidade".
Realizar um diagnóstico dos conselhos municipais ativos em municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas Gerais, por meio da aplicação de questionários, visando identificar práticas de gestão social e participação cidadã. Analisar elementos das finanças municipais desses municípios. Promover a integração entre teoria e prática, por meio da articulação de conceitos e ferramentas das disciplinas de Gestão Social e Participação Popular, Temas Contemporâneos na Gestão Pública II e Contabilidade Aplicada ao Setor Público, proporcionando uma formação acadêmica mais ampla e integrada aos estudantes envolvidos. Divulgar os resultados obtidos para a comunidade acadêmica, gestores públicos locais e sociedade civil, visando estimular o debate e a reflexão sobre os desafios e perspectivas da gestão pública municipal nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Realizar o diagnóstico dos conselhos municipais ativos de pelo menos 5 municípios nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas. Analisar dados financeiros de pelo menos 5 municípios selecionados, abrangendo indicadores como receitas, despesas, repasse de ICMS. Definir forma e apresentar os resultados do projeto à comunidade interna e externa. Elaborar, para cada município estudado, um resumo que possa ser submetido e apresentado em eventos acadêmicos, contendo uma análise detalhada dos dados coletados.
A metodologia do projeto envolve: Definição dos municípios: Os estudantes, em grupos, escolherão os municípios para realizar o diagnóstico. Identificação dos Conselhos Municipais ativos: por meio de acesso à informações publicadas ou contato com setores do governo municipal. Aplicação do questionário: Será elaborado um questionário estruturado para ser aplicado junto a todos os conselhos municipais ativos nos municípios selecionados. Os estudantes realizarão entrevistas presenciais ou por meio de instrumentos digitais, buscando levantar informações sobre estrutura, funcionamento, participação e impacto dos conselhos na gestão municipal. Análise das finanças municipais: A partir do levantamento de dados nos Portais de Transparência dos municípios, os estudantes utilizarão ferramentas da Contabilidade Aplicada ao Setor Público para analisar dados financeiros dos municípios. Essa análise fornecerá subsídios para a compreensão da situação financeira e para a identificação de possíveis desafios e oportunidades de melhoria na gestão pública municipal. Apresentação dos resultados: Ao final do projeto, os estudantes apresentarão os resultados obtidos aos docentes e tutores por meio de relatório e de seminário. Depois, com os ajustes necessários, os discentes proporão a melhor forma de trabalhar esses resultados com a comunidade local. Por fim, será elaborado um resumo que possa ser submetido e apresentado em eventos acadêmicos, por exemplo.
Carvalho, J. M. de. (2002). Cidadania no Brasil: o longo caminho. Civilização Brasileira. Borba, A. B., et al. (2016). Gestão financeira municipal: um estudo das práticas em municípios de Santa Catarina. Revista de Administração Pública, 50(4), 639-659. Freire, P. (1997). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. Oliveira, J. A. de, et al. (2018). Desenvolvimento regional sustentável: uma análise dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais. Ambiente & Sociedade, 21, e00258.
O projeto "Gestão Social e Participação Popular" é uma manifestação direta da diretriz da extensão universitária que preconiza a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade. Em consonância com essa diretriz, o projeto se propõe a estabelecer uma relação de diálogo e colaboração entre os estudantes universitários e os diversos atores sociais presentes nos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais. A metodologia adotada pelo projeto envolve a realização de entrevistas/ aplicação de questionários junto aos conselhos municipais ativos, bem como a análise dos dados financeiros municipais. Essas atividades não apenas fornecerão informações valiosas sobre a gestão pública local, mas também abrirão espaço para o diálogo e a troca de experiências entre os estudantes universitários e os representantes da sociedade civil e do poder público nos municípios estudados. Por meio da apresentação dos resultados, o projeto busca ampliar essa interação dialógica, proporcionando um espaço para o debate e a reflexão conjunta sobre os desafios e perspectivas da gestão pública municipal. Essa troca de conhecimentos e experiências poderá contribuir não apenas para o enriquecimento da formação acadêmica dos estudantes envolvidos, mas também para a construção de soluções mais eficazes e sustentáveis para os problemas enfrentados pelos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
O projeto se alinha à diretriz da extensão universitária que preconiza a interdisciplinaridade e interprofissionalidade ao abordar questões complexas relacionadas à gestão pública municipal nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas. Por meio da integração de conceitos e práticas de diferentes áreas do conhecimento, como Administração Pública, Contabilidade e Ciências Sociais, o projeto busca oferecer uma abordagem abrangente e multifacetada dos desafios enfrentados pelos municípios selecionados. A interdisciplinaridade também se manifesta na escolha das disciplinas envolvidas no projeto, que abrangem áreas distintas do conhecimento, mas que se complementam na análise e compreensão da realidade socioeconômica e política dos municípios estudados. A Gestão Social e Participação Popular oferece uma perspectiva voltada para a participação cidadã e o fortalecimento dos processos democráticos, enquanto Temas Contemporâneos na Gestão Pública II proporciona uma reflexão crítica sobre os desafios da administração pública contemporânea. Por sua vez, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público contribui com uma análise técnica de aspectos financeiros municipais. Além disso, a interprofissionalidade é promovida pela participação de estudantes no diálogo com profissionais de diferentes formações, vinculados os conselhos municipais ativos. Por fim, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade são reforçadas pela metodologia adotada pelo projeto, que prevê atividades integradas e articuladas entre as disciplinas envolvidas. A realização de análises conjuntas dos dados coletados, discussões em grupo e produção de relatórios interdisciplinares contribui para uma compreensão mais ampla e profunda dos problemas enfrentados pelos municípios estudados, permitindo a proposição de soluções mais eficazes e contextualizadas.
O projeto "Gestão Social e Participação Popular" se insere na diretriz da extensão universitária que preconiza a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma integração efetiva entre esses três pilares da atividade acadêmica. Em sua concepção e execução, o projeto busca estabelecer uma relação dinâmica e interdependente entre o ensino dos estudantes universitários, a pesquisa acadêmica e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em benefício da sociedade. Em primeiro lugar, o projeto oferece aos estudantes a oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos estudados, colocando em prática conceitos teóricos e metodológicos das disciplinas envolvidas. Por meio da realização do diagnóstico dos conselhos municipais e da análise das finanças municipais, os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em situações reais, desenvolvendo habilidades práticas e críticas essenciais para sua formação acadêmica e profissional. Além disso, o projeto estimula a realização de pesquisas acadêmicas que contribuam para a produção e a disseminação do conhecimento científico. A coleta e análise de dados sobre a gestão pública municipal nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas proporciona uma oportunidade para a geração de novos conhecimentos e insights sobre questões relevantes para a administração pública e a participação cidadã. Essa produção de conhecimento contribui não apenas para o avanço da ciência, mas também para a formação de uma consciência crítica e reflexiva entre os estudantes e demais envolvidos no projeto. Por fim, a extensão do projeto para além dos muros da universidade é uma demonstração clara da sua indissociabilidade com o ensino e a pesquisa. A apresentação dos resultados do projeto proporciona uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências entre a academia e a sociedade, promovendo um diálogo aberto e colaborativo entre diferentes atores sociais.
É evidente que ações de extensão, como a aqui proposta, tem forte impacto na formação dos estudantes universitários, caracterizando sua participação na ação como uma oportunidade única para o enriquecimento de sua formação acadêmica. Ao participarem ativamente das atividades propostas, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos teóricos aprendidos no decorrer do curso, consolidando e aprofundando seus conhecimentos por meio da aplicação direta em situações reais. A participação dos estudantes no projeto proporciona um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para sua formação profissional. A realização do diagnóstico dos conselhos municipais e da análise das finanças municipais requer o exercício de habilidades como trabalho em equipe, comunicação, pensamento crítico e resolução de problemas, que são fundamentais para o exercício da administração pública. Além disso, a integração entre diferentes disciplinas e áreas do conhecimento no desenvolvimento do projeto oferece aos estudantes uma visão ampla e multidisciplinar dos desafios enfrentados pela gestão pública municipal. Essa abordagem interdisciplinar estimula o pensamento crítico e a reflexão sobre questões complexas e multifacetadas, preparando os estudantes para atuarem de forma mais abrangente e eficaz no mercado de trabalho. A participação dos estudantes no projeto também contribui para sua formação como cidadãos críticos e engajados com as questões sociais e políticas de sua comunidade e do país. Ao se envolverem diretamente na análise e discussão de questões relacionadas à gestão pública e participação cidadã, os estudantes desenvolvem uma consciência cívica e um senso de responsabilidade social, tornando-se agentes de transformação em suas comunidades.
O projeto sinaliza uma relação com a diretriz da extensão universitária relacionada ao impacto e transformação social, pois ao abordar questões relevantes da gestão pública municipal nos Vales e Norte mineiros, intenta promover mudanças positivas na realidade socioeconômica e política dessas comunidades. Uma das formas pelas quais o projeto busca impactar e transformar a sociedade é através da promoção da participação cidadã e do fortalecimento dos processos democráticos. Ao realizar o diagnóstico dos conselhos municipais ativos nos municípios selecionados, o projeto visa não apenas identificar possíveis lacunas e desafios na participação popular, mas também sugerir medidas e práticas que possam promover uma maior inclusão e representatividade nos processos decisórios locais, o que pode ser reforçado por outras ações e projetos a partir da realidade identificada. Além disso, a análise das finanças municipais realizada pelo projeto contribui para uma gestão mais transparente, eficiente e responsável dos recursos públicos. Ao identificar e analisar dados financeiros relevantes, o projeto proporciona informações valiosas para gestores públicos, sociedade civil e demais atores interessados em promover uma gestão mais eficaz e voltada para o bem-estar coletivo. Outro aspecto importante do impacto e transformação social promovidos pelo projeto é a sua capacidade de estimular o debate e a reflexão sobre questões-chave da gestão pública e participação cidadã. A possibilidade de apresentação dos resultados do projeto em eventos acadêmicos locais (como os promovidos institucionalmente) cria espaços de diálogo e troca de experiências que podem inspirar novas práticas e iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a promoção da justiça social nos municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas Gerais.
As ações e o material produzido serão divulgados nas redes sociais do curso de Bacharelado em Administração Pública bem como dos integrantes do projeto e parceiros.
Público-alvo
Participantes de Conselhos Municipais
População em geral
Municípios Atendidos
Minas Novas - MG
Padre Paraíso - MG
Turmalina - MG
São João da Ponte - MG
Itaobim - MG
Novo Oriente de Minas - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 30 h
- Noite;
Discussão sobre extensão, curricularização da extensão e atividades de extensão dentro do conteúdo programático da Unidade Curricular; discussão e esclarecimento sobre a atividade interdisciplinar do diagnóstico a ser realizado. Organização dos grupos e definição do município de análise.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Esta etapa envolve a parte mais prática, como levantamento de dados/informações necessários para realizar as ações propostas; contato com setores municipais e participantes de Conselhos, coleta de dados nos portais de transparência, sites institucionais, etc. Aplicação dos questionários, sistematização das informações/dados coletados; elaboração do relatório do diagnóstico; apresentação dos resultados a partir da definição dos melhores meios.
- Noite;
Esta etapa consiste na finalização, documentação e divulgação das ações após a realização das etapas previstas em cada uma, bem como avaliação das ações e do projeto. Também envolve a elaboração de resumos para possível submissão futura em eventos da área. Prestação de contas do projeto com relatório final no SIEXC.