Visitante
Um novo olhar sobre o cotidiano na UFVJM: Capacitação em fotografias
Sobre a Ação
202203000847
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
01/05/2024
22/10/2024
202104000012 - Programa de Educação Tutorial - PET - Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão
Dados do Coordenador
leida calegário de oliveira
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Cultura
Comunicação
Artes visuais
Local
Não
Sim
Não
Dentro do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Membros
Além de capturar momentos em fotos e vídeos, o projeto pretende estimular a criatividade e o olhar crítico dos participantes, incentivando-os a explorar diferentes ângulos, composições e temas em suas fotografias. Através de rodas de conversa e oficinas práticas, os envolvidos terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas e estéticas na arte da fotografia, bem como aprender uns com os outros em um ambiente colaborativo e inspirador.
Fotografia, Cultura, Expressão artística
Desde os primeiros vestígios da presença humana na Terra, encontramos registros visuais nas cavernas, hoje reconhecidos como exemplos iniciais de expressão artística. A história da arte remonta ao momento em que o ser humano, impelido pela urgência de se comunicar, optou por traduzir seus pensamentos, emoções e recordações em formas visuais. (FIGUEIREDO, A fotografia foi inicialmente marginalizada do âmbito artístico. No século XIX, ela foi vista como uma mera reprodução da realidade, um registro mecânico que eliminava a necessidade do trabalho manual e a dimensão espiritual. O slogan "Você aperta o botão, nós fazemos o resto", lançado pela Kodak em 1888, exemplifica essa perspectiva, reforçando a ideia de que a fotografia era apenas uma forma automatizada de capturar imagens, sem consideração pela expressão artística. (LIPOVETSKY; SERROY, 2015). A fotografia como uma forma de expressão artística permitiu à humanidade capturar momentos que, de outra forma, permaneceriam apenas na memória. A fotografia é vista como um meio rápido e prático de apresentar a realidade do mundo em que vivemos. O ditado "Uma imagem vale mais que mil palavras" ressalta a capacidade da fotografia de transmitir significados e emoções de forma instantânea e poderosa. Como uma forma de comunicação não verbal, a fotografia possibilita o desenvolvimento de opiniões e críticas sobre diversos temas. Para impactar, a fotografia estimula diversas interpretações, cada pessoa tem sua própria visão, mas é possível aprimorá-la continuamente. (FIGUEIREDO, 2021) O avanço da tecnologia digital e da internet impulsionou significativamente o exercício artístico, oferecendo uma ferramenta acessível e simplificada para a expressão individual. Atualmente, os indivíduos podem facilmente capturar imagens e vídeos de diversos acontecimentos, utilizando smartphones, iPhones e câmeras digitais. Essas imagens são prontamente compartilhadas e disseminadas através da internet e das redes sociais, que se tornaram verdadeiras bibliotecas globais em constante expansão, onde milhares de vídeos são visualizados diariamente. Esse fenômeno transformou a maneira como as pessoas interagem e consomem conteúdo visual, ampliando significativamente o alcance e a acessibilidade da expressão artística no mundo contemporâneo (LIPOVETSKY; SERROY, 2015). No íntimo de cada um reside um impulso artístico latente, que anseia por expressar o mundo e a própria essência por meio da música, da imagem e da representação cênica. Este desejo, por vezes mal interpretado, transcende o mero individualismo, revelando-se como uma busca sincera por uma expressão pessoal e autêntica de criar algo que seja verdadeiramente enriquecedor, divertido e original. Este desejo é alimentado pela imersão na arte, bem como pela busca constante por conhecimento através da educação. Sob o impulso de uma cultura que celebra a individualidade, os indivíduos buscam atividades que permitam expressar sua singularidade e construir um eu autêntico. A expressão artística se torna assim um espaço de liberdade, um refúgio da rotina diária, onde se pode forjar uma identidade sob o signo da criatividade pessoal. Enquanto o capitalismo artístico impulsiona o consumo cultural em massa, ele também nutre as ambições expressivas individuais. O artista contemporâneo já não é mais um outro distante, mas sim uma parte integral de nossos sonhos e cotidiano, uma expressão genuína de quem somos (LIPOVETSKY; SERROY, 2015).
O desenvolvimento deste projeto justifica-se pela necessidade de contribuir para que o participante consiga enxergar a UFVJM e o que se faz nela com um novo olhar. Além da parte técnica é possível visualizar a beleza estética e artística nas suas produções e espaços.
O projeto de extensão "Um Novo Olhar sobre o Cotidiano na UFVJM: Capacitação em Fotografias" visa não apenas registrar o cotidiano da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), mas também promover uma reflexão mais profunda sobre o ambiente universitário e suas nuances. Vinculado ao Campus JK de Diamantina, MG, o projeto busca explorar a diversidade de experiências e perspectivas presentes na comunidade acadêmica. Para garantir o engajamento contínuo dos participantes, todas as fotografias e vídeos produzidos durante o projeto serão compartilhados em uma conta exclusiva no Instagram. Essa plataforma servirá não apenas como um registro visual das atividades desenvolvidas, mas também como um espaço de divulgação e promoção das produções artísticas geradas pela extensão. Dessa forma, o projeto busca não apenas registrar o cotidiano universitário, mas também ampliar o diálogo e o impacto da arte fotográfica na comunidade acadêmica e além dela.
1. Capacitação fotográfica: Capacitar, no mínimo, 30 pessoas da comunidade, através da realização de, no mínimo, 5 oficinas ao longo do ano de 2024. 2. Perfil no Instagram: Criar 1 perfil no Instagram para postagem dos produtos da capacitação que possa atingir, no mínimo, 50 pessoas 3. Desenvolvimento de habilidades técnicas: Oferecer um treinamento básico, porém abrangente, em técnicas fotográficas, incluindo composição, iluminação, exposição, foco e enquadramento, para permitir que os participantes entendam melhor a arte da fotografia. 4. Exploração criativa: Encorajar a experimentação e a criatividade na criação de imagens, incentivando os participantes a explorarem diferentes estilos e abordagens fotográficas para expressar suas ideias e perspectivas. 5. Inclusão social: Promover a inclusão e a diversidade na comunidade acadêmica, oferecendo oportunidades de participação para pessoas de diferentes origens e experiências, e criando um ambiente acolhedor e acessível para todos os interessados em aprender sobre fotografia. 6. Impacto social e cultural: Reconhecer o potencial da fotografia como uma ferramenta para promover a conscientização social e cultural, e capacitar os participantes a utilizarem suas habilidades fotográficas para documentar questões importantes, contar histórias significativas e inspirar mudanças positivas em suas comunidades. 7. Bem-estar e auto expressão: Destacar os benefícios terapêuticos da fotografia para o bem-estar emocional e mental, oferecendo uma forma de auto expressão criativa e uma maneira de processar experiências pessoais e emocionais. 8. Formação de comunidade: Cultivar um senso de comunidade entre os participantes, proporcionando oportunidades para compartilhar experiências, colaborar em projetos fotográficos e construir relacionamentos significativos com outros entusiastas da fotografia.
A metodologia do projeto de extensão compreende as seguintes etapas: 1. Realização periódica das capacitações: As capacitações serão agendadas periodicamente, levando em consideração a disponibilidade e o interesse do público-alvo. 2. Abordagem participativa e livre: As oficinas visam oferecer a maior liberdade possível aos participantes. Os orientadores não irão fornecer instruções específicas sobre técnicas de fotografia, mas sim esclarecer sobre o funcionamento básico de uma câmera e os elementos essenciais que compõem uma imagem. 3. Roda de conversa teórica: Cada sessão começará com uma roda de conversa para uma breve discussão teórica sobre diversos aspectos da fotografia, incluindo o funcionamento da câmera, configurações, composição, iluminação e inspirações. Este momento tem como objetivo promover a participação ativa e o compartilhamento democrático de conhecimentos entre os participantes. 4. Prática ao ar livre: Após a discussão teórica, os participantes serão levados para um ambiente ao ar livre dentro do campus JK para colocar em prática o que foi discutido durante a roda de conversa. Na primeira oficina, serão incentivados a explorar as configurações da câmera e observar como cada ajuste afeta o resultado final da fotografia. 5. Exploração criativa do cotidiano na UFVJM: Nas próximas oficinas, os participantes serão encorajados a capturar o cotidiano da universidade de forma criativa e autêntica. Poderão realizar fotografias em grupo, fotos temáticas e registrar eventos dentro do campus, de acordo com seus interesses e preferências. 6. Compartilhamento das fotografias: Para incentivar a participação e documentar o progresso dos participantes, eles serão convidados a enviar suas fotografias para a equipe organizadora. Com o consentimento dos participantes, as fotografias poderão ser publicadas e/ou compartilhadas no Instagram do projeto para ampla divulgação. 7. Certificação de participação: Ao final do período letivo, os participantes receberão um certificado de participação, com horas acadêmicas correspondentes à presença nas oficinas e à contribuição com as fotografias produzidas durante o projeto.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: Viver na era do capitalismo artista. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13689.pdf>. Acesso em: 10/03/2024. Figueiredo, Cicera Gutierrez. A FOTOGRAFIA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO NO BRASIL. Revista Educação Continuada, V.3 n.2, Maio 2021. Disponível em: <http://www.educont.periodikos.com.br/article/60a40d6fa9539513c4073aa2>. Acesso em: 10/03/2024.
O projeto busca promover uma interação significativa entre a comunidade acadêmica da UFVJM e a sociedade em geral, utilizando a fotografia como meio de comunicação e expressão. Através das atividades propostas, os participantes terão a oportunidade de capturar aspectos do cotidiano universitário e compartilhá-los com o público externo, promovendo um diálogo entre a universidade e a comunidade local.
O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo áreas como artes visuais, comunicação, educação e tecnologia. Além disso, buscará promover a interprofissionalidade, incentivando a colaboração entre estudantes e profissionais de diferentes áreas, com o objetivo de enriquecer a experiência dos participantes e ampliar os horizontes da prática fotográfica.
O projeto reconhece a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e busca integrar essas três dimensões de forma harmoniosa e complementar. As atividades propostas serão baseadas em conhecimentos teóricos e práticos, oriundos tanto da pesquisa acadêmica quanto da experiência de ensino e extensão dos participantes, orientadores e colaboradores envolvidos.
O projeto pretende ter um impacto significativo na formação acadêmica dos estudantes envolvidos, proporcionando-lhes a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e estéticas na área da fotografia, bem como de adquirir experiência prática em projetos de extensão. Os participantes serão incentivados a refletir sobre sua própria prática fotográfica e a explorar novas formas de expressão artística, contribuindo para sua formação como cidadãos críticos, criativos e engajados.
O projeto busca promover um impacto positivo e transformador na sociedade, utilizando a fotografia como uma ferramenta para ampliar a visão social e cultural, documentando desde questões mais simples até as mais importantes e inspirando mudanças positivas em suas comunidades. Através das imagens capturadas durante as atividades do projeto, os participantes terão a oportunidade de dar voz a questões relevantes e estimular o debate público sobre temas de interesse comum.
A divulgação do projeto será feita no perfil de Instagram do PET estratégias (@petestrategias.ufvjm), enquanto os produtos das oficinas serão postados em um perfil de Instagram criado para tal finalidade.
Além das redes sociais, os organizadores irão criar um grupo de Whatsapp, contando com a participação de todos os inscritos no projeto. Esse grupo terá a finalidade de facilitar a comunicação dos locais das oficinas, os horários, as datas e envio das fotos.
Público-alvo
Comunidade externa (usuários de Instagram, população diamantinense).
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 216 h
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Momento dedicado ao compartilhamento de informações teóricas sobre fotografias
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Momento em que os participantes serão levados até um espaço ao ar livre dentro do Campus JK e, usando as câmeras de seus celulares (ou outro aparelho que seja capaz de registrar fotografias), colocarão em prática tudo o que foi discutido na roda de conversa.
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Após a oficina prática, as fotos escolhidas pelos participantes serão postadas ou compartilhadas no instagram dedicado ao projeto.
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Desenvolvimento de ações para organização de equipe para oferta das atividades.
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Reuniões de equipe
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Produção de conteúdo para publicação
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Criação de perfil no Instagram
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Organização de ebook para publicação dos produtos gerados
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Lançamento do ebook
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Análise de resultados e produção de relatório final