Detalhes da ação

Promovendo educação em nutrição com foco em atletas de futebol adolescentes: uma ação da unidade curricular Atividade integradora II (NUT094).

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000848

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

16/05/2024

Data Fim

27/05/2024


Programa Vínculado

202104000131 - Programa Multiprofissional de Assessoria Esportiva da UFVJM _ PRO+


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

elizabethe adriana esteves

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@academiaefutebolufvjm
Outras Redes Sociais

Não se aplica

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
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Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

Esta proposta visa atender ao preconizado na unidade curricular NUT094 - Atividade integradora II do curso de nutrição. A ação envolverá ensino, pesquisa e extensão na medida em que discentes do curso, sob orientação docente, realizarão um diagnóstico sobre práticas alimentares de adolescentes (10 a 14 anos) inseridos no projeto Academia & Futebol da UFVJM (#2024101202423659) e, a partir daí, promoverão uma ação educativa, envolvendo metodologias ativas com os adolescentes e seus familiares.


Palavras-chave

Adolescentes, guia alimentar, práticas alimentares, futebol, dietética


Introdução

A unidade curricular (UC) NUT094 - Atividade integradora II (AI2), do curso de nutrição tem como objetivos promover conexão e integração do conhecimento de unidades curriculares do terceiro período e de períodos anteriores do curso de Nutrição; valorizar práticas pedagógicas ativas; promover a autonomia no processo ensino-aprendizagem; incentivar a capacidade criativa e promover trabalho coletivo. Assim, essa UC irá propiciar integração entre os conteúdos do semestre, permitindo ao discente uma percepção da interrelação dos componentes curriculares do mesmo semestre, colocando em diálogo interdisciplinar conteúdos, docentes e abordagens metodológicas; e integração entre ensino/pesquisa/extensão e comunidade, além da curricularização das ações de extensão, considerando que as atividades dessa UC acontecerão, obrigatoriamente, no contexto de programas, projetos e ações de extensão em temas construídos coletivamente entre os docentes do semestre, discentes e comunidade (PPC Nutrição, 2023). Neste sentido, no terceiro período do curso de nutrição, estão inseridas as UC´s Nutrição e metabolismo, Nutrição e dietética da criança e adolescente, Técnica dietética I e Microbiologia aplicada à nutrição. As UC´s abordam conhecimentos básicos em nutrição, que vão desde o metabolismo de nutrientes, características, aquisição, higiene e conservação de alimentos, doenças transmitidas por alimentos, necessidades e recomendações nutricionais para crianças e adolescentes incluindo as principais alterações fisiológicas na adolescência, e o planejamento de dietas para esses grupos. Elaborar uma ação de extensão que englobe tais conteúdos tornou-se um desafio. Assim, inicialmente, em discussões com os discentes foi elencado o tema central: educação em nutrição para adolescentes. A escolha do grupo (adolescentes) baseou-se na premissa de que a adolescência é um período caracterizado por rápidas mudanças físicas, psicológicas, cognitivas e sociais, se relacionando diretamente a mudanças no comportamento alimentar e no estado nutricional, influenciando a saúde na fase adulta (Desbrow et al., 2014). Além disso, o grupo de pesquisa liderado pela proponente vem atuando desde 2023 em ações vinculadas ao projeto Academia & Futebol, que está inserido no Programa Multiprofissional de Assessoria Esportiva da UFVJM - Pro+ (#202104000131). Este projeto oferece acesso à prática do futebol, e fomenta a produção e a difusão de conhecimentos sobre a modalidade e suas derivações. Assim, possibilita a prática regular do treinamento de futebol, semanalmente, a indivíduos, adolescentes e adultos, de ambos os sexos, das comunidades interna e externa da UFVJM. As atividades de planejamento e execução do treinamento dessas equipes torna-se um espaço de capacitação profissional de estudantes, bem como de possibilidade de produção de conhecimento científico sobre o futebol. Em 2023 iniciamos atividades de educação alimentar e nutricional, vinculadas a este projeto, junto aos atletas adultos do futebol, do sexo masculino e este ano daremos continuidade. Neste contexto, na prática do futebol, o desempenho satisfatório e com segurança está condicionado a diversos fatores, sendo a alimentação e as práticas alimentares aspectos de destaque. Uma dieta equilibrada e adequada às demandas físicas e metabólicas dos praticantes de futebol desempenha um papel crucial na otimização do desempenho esportivo. Além disso, a importância da alimentação e das boas práticas alimentares no contexto da prática do futebol vai além do simples fornecimento de energia. Uma dieta balanceada, rica em nutrientes essenciais, não só contribui para a melhoria do desempenho atlético, mas também desempenha um papel fundamental na prevenção de lesões, na recuperação pós-exercício e na promoção da saúde a longo prazo dos atletas. Portanto, compreender e implementar estratégias nutricionais adequadas é essencial para garantir que atletas do futebol alcancem seu máximo potencial atlético enquanto protegem sua saúde geral (Aguinaga-Ontoso e colaboradores, 2023) Conforme já explicitado, já vínhamos desenvolvendo atividades de educação nutricional junto ao projeto Academia & Futebol da UFVJM, especialmente com os atletas adultos. A partir de 2024, pretendemos inserir gradativamente os demais atletas, o que oportunizará também a inserção dos discentes da UC AI2, do curso de nutrição. Especificamente em 2024, teve início o recrutamento de novos atletas da categoria de 10 a 14 anos e os treinamentos em futebol estão previstos para início em 02/05/2024. Assim, nosso planejamento envolve a primeira ação de extensão em 30/05/2024, a qual será planejada e executada pelos discentes da UC AI2, sob supervisão docente e em consonância com o plano de ensino da referida UC.


Justificativa

Esta proposta se justifica porque: - Adolescência é um período caracterizado por rápidas mudanças físicas, psicológicas, cognitivas e sociais e relaciona-se com mudanças no comportamento alimentar e no estado nutricional, o que é determinante da saúde na fase adulta. - A prática do futebol com segurança está condicionada a diversos fatores, sendo a alimentação e as práticas alimentares aspectos de destaque. - A UC AI2, do curso de nutrição, tem com proposta propiciar integração entre os conteúdos do semestre letivo, permitindo ao discente uma percepção da interrelação dos componentes curriculares do mesmo semestre, colocando em diálogo interdisciplinar conteúdos, docentes e abordagens metodológicas; e integração entre ensino/pesquisa/extensão e comunidade, além da curricularização das ações de extensão, considerando que as atividades dessa UC acontecerão, obrigatoriamente, no contexto de programas, projetos e ações de extensão em temas construídos coletivamente entre os docentes do semestre, discentes e comunidade. A nutrição do adolescente é tema central da proposta de execução da UC AI2 e permitirá a inegração dos conteúdos abordados no terceiro período do curso de nutrição. - O projeto Academia & Futebol tem como objetivo oferecer o acesso à prática do futebol, bem como fomentar a produção e a difusão de conhecimentos sobre a modalidade e suas derivações. Especificamente, em 2024, está recrutando adolescentes em idades de 10 a 14 anos, da comunidade externa da UFVJM. - A alimentação e práticas alimentares são determinantes da prática do futebol com segurança pois contribuem para a melhoria do desempenho no esporte e têm um papel fundamental na prevenção de lesões, na recuperação pós-exercício e na promoção da saúde a longo prazo dos adolescentes.


Objetivos

-Promover educação alimentar e nutricional a adolescentes vinculados ao Projeto Academia & Futebol da UFVJM e seus pais/responsáveis. -Possibilitar aos discentes do terceiro período do curso de nutrição a conexão e a integração do conhecimento de unidades curriculares por meio do planejamento, execução de uma ação de extensão a ser realizada com adolescentes de 10 a 14 anos e seus familiares ou responsáveis, atendendo ao disposto no plano de ensino da UC NUT094 -Valorizar práticas pedagógicas ativas na execução da ação. -Promover a autonomia dos discentes no processo ensino-aprendizagem. -Incentivar a capacidade criativa. -Promover trabalho coletivo.


Metas

1) Treinar com os discentes matriculados em AI2 para que possam executar a fase diagnóstica nos dias 16 e 17/05 2) Realizar o diagnóstico sobre práticas alimentares nos dias 20 a 22/05/2024 3) Planejar a ação de extensão a ser realizada com os pais/responsáveis e com os adolescentes entre os dias 17 a 27/5/2024. 4) Realizar ação de extensão junto aos pais/responsáveis e adolescentes no dia 28/05/2024


Metodologia

A ação envolverá fases que permitirão a o planejamento, a organização, a execução e a avaliação das atividades executadas, em consonância com as diretrizes institucionais de extensão e o plano de ensino da UC em questão: Fase 1: Fase de treinamento: Nesta fase os discentes matriculados em AI2 receberão um treinamento para que possam executar o diagnóstico das práticas alimentares dos adolescentes. O treinamento envolverá o uso e aplicação da escala para avaliação das práticas alimentares, de acordo com as diretrizes e recomendações da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira - GAPB. O treinamento será executado pela docente responsável pela UC AI2 e discentes de graduação e mestrado vinculados ao grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos Metabólicos (LabMet) da UFVJM. Fase 2 – Fase de diagnóstico situacional Nesta fase serão coletados: -Dados sócio-demográficos dos adolescentes/familiares/responsáveis -Dados antropométricos e de composição corporal dos adolescentes -Dados sobre práticas alimentares a partir do relato familiar (pais/responsáveis/adolescentes) Para tal, cada discente matriculado em AI2 (20 discentes) ficará responsável por um atleta e familiar e coletará as informações sócio-demográficas e de práticas alimentares. Além disso, 5 discentes também matriculados em AI2 auxiliarão na coleta dos dados antropométricos e de composição corporal, o que será supervisionado por monitores do LabMet e docente do departamento de Educação Física. O instrumento de coleta de dados encontra-se em anexo. Os dados obtidos nesta fase serão organizados e apresentados em forma de relatório ao docente da UC AI2. Fase 3 – Planejamento e execução da ação de extensão Para o planejamento desta fase, inicialmente, os discentes matriculados em AI2 serão distribuídos em 5 grupos de 5 pessoas. Cada grupo ficará responsável por um tema que comporá a atividade de extensão a ser realizada com pais/responsáveis/adolescentes: Grupo 1 – Desenvolvimento fisiológico nas idades de 10 -14 anos (crescimento, maturação sexual, etc) Grupo 2 – Estado nutricional (como avaliar e interpretar) e riscos de problemas nutricionais para 10 – 14 anos – quais são eles e por que preocupar. Grupo 3 - Introdução do GAPB como instrumento educativo, com enfoque nas quatro dimensões: o planejamento, os modos de comer, a escolha dos alimentos e organização para práticas alimentares saudáveis. Grupo 4 – Alimentação na adolescência: seleção, higienização e riscos de contaminação, preparo de alimentos, frequência de alimentação visando atendimento de recomendações nutricionais para 10 – 14 anos. Grupo 5 – Alimentação para dias de treinos de futebol para adolescentes de 10 a 14 anos. Paralelamente, cada grupo deverá produzir um texto contendo esclarecimentos a serem abordados na ação de extensão (a teoria do que será executado na prática). Esses textos serão utilizados na elaboração de material educativo digital a ser distribuído aos pais/responsáveis/adolescentes. O tipo de atividade, bem como a forma de execução será discutida e definida ao longo desta fase juntamente com os discentes matriculados na UC AI2. De todo modo, as atividades deverão ser atrativas e dinâmicas, com uso de metodologias ativas e estratégias de educação alimentar e nutricional voltadas para os adolescentes e pais/responsáveis. Neste contexto, será inserido junto aos adolescentes a gamificação, por meio do app “Nutrigame” (disponível para as plataformas IOS e Android), que é voltado a este público e visa o ensino das recomendações de práticas alimentares contidas no GAPB. O Nutrigame é um app desenvolvido por pesquisadores da UFVJM com o apoio financeiro do CNPq (https://www.gov.br/pt-br/apps/nutrigame). Para os pais/responsáveis serão consideradas na escolha da metodologia da ação, a organização de um seminário e discussões, convergindo os resultados obtidos na avaliação das práticas alimentares e as necessidades identificadas juntos aos pais/responsáveis pelos adolescentes, durante as entrevistas individuais. Na execução da(s) atividade(s), os grupos de discentes organizados por temas, ficarão responsáveis por seus conteúdos pré-definidos, e terão supervisão docente. Em todo o processo, os discentes vinculados ao LabMet estarão disponíveis para auxiliar.


Referências Bibliográficas

AGUINAGA-ONTOSO I et al. Effects of Nutrition Interventions on Athletic Performance in Soccer Players: A Systematic Review. Life. Basileia. 2023, Vol.13. Num. 6. p. 1271 ALMEIDA FILHO, N.; BARRETO, M.L. Epidemiologia e Saúde - Fundamentos, métodos, aplicações. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2012, 724p. DAVIES, V. F. et al., Aplicando um sistema de classificação baseado no processamento de alimentos a um guia alimentar: uma análise qualitativa da experiência brasileira, Public Health Nutrition , São Paulo, v. 21. 2018. p. 218–229. DESBROW, B. et al. Sports Dietitians Australia Position Statement: Sports Nutrition for the Adolescent Athlete. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 2014, 24, 570-584 http://dx.doi.org/10.1123/ijsnem.2014-0031 FORSYTHE, S.J. Microbiologia da Segurança Alimentar. Ed. Artmed. 2002. GABE, K. T.; JAIME, P. C.. Práticas alimentares segundo o Guia alimentar para a população brasileira: fatores associados entre brasileiros adultos. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, Vol. 29, Num. 1. 2020. p. 1-14. Janeiro: Atheneu, 2001. 330p. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia alimentar para a população brasileira, departamento de atenção à saúde básica, Brasília, 2014. ORNELLAS, L.H. Técnica Dietética: seleção e preparo de alimentos. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001. 330p. ROLFES SR, WHITNEY E. Nutrição 1 Entendendo os nutrientes. São Paulo: Cengage Learning. 2008. 448p. SIQUEIRA, R.S. Manual de Microbiologia dos Alimentos. Embrapa. 1995. WEFFORT, V. R.; LAMOUNIER, J. Á. Nutrição em pediatria: da neonatologia à adolescência. Barueri, SP:Manole, 2009


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Como todos os projetos de extensão, esse trabalho desenvolverá atividades promovendo um diálogo com a comunidade (adolescentes e pais/responsáveis). Os discentes envolvidos promoverão diálogo tanto na realização entrevistas com os adolescentes/pais/responsáveis tanto na fase do diagnóstico situacional quanto na realização das atividades de extensão. As comunicações ocorrerão tanto presencialmente nos encontros pré-agendados quanto no momento das atividades de extensão. Os principais resultados e orientações serão resumidos em material digital que será disponibilizado aos adolescentes/pais/responsáveis.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto contará com uma equipe de estudantes do curso de nutrição e professores de áreas diferentes, relacionadas aos conteúdos abordados no terceiro período do curso, o que promoverá uma discussão mais diversa, com ideias diferentes e inovadoras que favorecerão a qualidade e interdisciplinaridade do projeto.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto terá atividades da tríade ensino – pesquisa – extensão, que é essencial em uma universidade pública. Os discentes, membros da equipe do projeto, realizarão atividades de pesquisa através da revisão bibliográfica sobre os temas a serem abordados e diagnóstico situacional que contribuirá na definição das atividades de extensão. As referidas atividades envolverão o ensino e a utilização de metodologias ativas para tal. Além disso, após a finalização do projeto, poderão organizar resultados para serem apresentados em eventos científicos


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes que participam de projetos de extensão sempre têm ganhos para a vida acadêmica e profissional, por permitirem o contado direto com a comunidade externa. Além disso, pelo fato de as UC´s em Atividades Integradoras do curso de Nutrição serem executadas no formato de extensão, também permite maior integração teoria-prática. Por meio do planejamento e execução de atividades de extensão, elas permitem a integração entre os conteúdos do semestre, propiciando ao discente uma percepção da interrelação dos componentes curriculares do mesmo semestre, colocando em diálogo interdisciplinar conteúdos, docentes e abordagens metodológicas. É nelas que os discentes poderão participar de abordagens relacionadas à educação em saúde, com foco na nutrição. Considerando o conceito aprender fazendo utilizado na formação da área da saúde, a Atividade integradora surge como um contraponto da sequência teoria e depois prática na produção do conhecimento, sendo um instrumento para ação-reflexão-ação, vinculado aos cenários de prática e presente ao longo da formação. Portanto, os benefícios são expressivos.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que esse projeto possa contribuir para a saúde em nutrição de adolescentes entre 10 a 14 anos vinculados ao projeto Academia e Futebol e para o bom desempenho na prática do futebol. Espera-se também que contribua para o processo de ensino-aprendizagem e para o aprimoramento técnico-científico e prático dos discentes envolvidos.


Divulgação

A divulgação está sendo realizada pelo Projeto Academia & Futebol, que está em fase de recrutamento e seleção dos atletas potenciais. O projeto é divulgado em redes sociais e escolas da cidade de Diamantina-MG.


Informações Complementares

@promaes_ufvjm (perfil instagram do Promaes+)


Público-alvo

Descrição

Adolescentes com idades de 10 a 14 anos, recrutados e selecionados para integrarem o projeto Academia & Futebol da UFVJM

Descrição

Pelo menos um responsável legal, adulto, por cada adolescente vinculado ao Projeto Academia & Futebol.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 30 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nesta fase os discentes matriculados em AI2 receberão um treinamento para que possam executar o diagnóstico das práticas alimentares dos adolescentes. O treinamento envolverá o uso e aplicação da escala para avaliação das práticas alimentares, de acordo com as diretrizes e recomendações da segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira - GAPB. O treinamento será executado pela docente responsável pela UC AI2 e discentes de graduação e mestrado vinculados ao grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos Metabólicos (LabMet) da UFVJM.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Para o planejamento desta fase, inicialmente, os discentes matriculados em AI2 serão distribuídos em 5 grupos de 5 pessoas. Cada grupo ficará responsável por um tema que comporá a atividade de extensão a ser realizada com pais/responsáveis/adolescentes:  Grupo 1 – Desenvolvimento fisiológico nas idades de 10 -14 anos (crescimento, maturação sexual, etc)  Grupo 2 – Estado nutricional (como avaliar e interpretar) e riscos de problemas nutricionais para 10 – 14 anos – quais são eles e por que preocupar.  Grupo 3 - Introdução do GAPB como instrumento educativo, com enfoque nas quatro dimensões: o planejamento, os modos de comer, a escolha dos alimentos e organização para práticas alimentares saudáveis.  Grupo 4 – Alimentação na adolescência: seleção, higienização e riscos de contaminação, preparo de alimentos, frequência de alimentação visando atendimento de recomendações nutricionais para 10 – 14 anos.  Grupo 5 – Alimentação para dias de treinos de futebol para adolescentes de 10 a 14 anos. Paralelamente, cada grupo deverá produzir um texto contendo esclarecimentos a serem abordados na ação de extensão (a teoria do que será executado na prática). Esses textos serão utilizados na elaboração de material educativo digital a ser distribuído aos pais/responsáveis/adolescentes. O tipo de atividade, bem como a forma de execução será discutida e definida ao longo desta fase juntamente com os discentes matriculados na UC AI2. De todo modo, as atividades deverão ser atrativas e dinâmicas, com uso de metodologias ativas e estratégias de educação alimentar e nutricional voltadas para os adolescentes e pais/responsáveis. Neste contexto, será inserido junto aos adolescentes a gamificação, por meio do app “Nutrigame” (disponível para as plataformas IOS e Android), que é voltado a este público e visa o ensino das recomendações de práticas alimentares contidas no GAPB. O Nutrigame é um app desenvolvido por pesquisadores da UFVJM com o apoio financeiro do CNPq (https://www.gov.br/pt-br/apps/nutrigame). Para os pais/responsáveis serão consideradas na escolha da metodologia da ação, a organização de um seminário e discussões, convergindo os resultados obtidos na avaliação das práticas alimentares e as necessidades identificadas juntos aos pais/responsáveis pelos adolescentes, durante as entrevistas individuais. Na execução da(s) atividade(s), os grupos de discentes organizados por temas, ficarão responsáveis por seus conteúdos pré-definidos, e terão supervisão docente. Em todo o processo, os discentes vinculados ao LabMet estarão disponíveis para auxiliar.

Carga Horária 7 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Nesta fase serão coletados:  Dados sócio-demográficos dos adolescentes/familiares/responsáveis  Dados antropométricos e de composição corporal dos adolescentes  Dados sobre práticas alimentares a partir do relato familiar (pais/responsáveis/adolescentes) Para tal, cada discente matriculado em AI2 (20 discentes) ficará responsável por um atleta e familiar e coletará as informações sócio-demográficas e de práticas alimentares. Além disso, 5 discentes também matriculados em AI2 auxiliarão na coleta dos dados antropométricos e de composição corporal, o que será supervisionado por monitores do LabMet e docente do departamento de Educação Física. O instrumento de coleta de dados encontra-se em anexo. Os dados obtidos nesta fase serão organizados e apresentados em forma de relatório ao docente da UC AI2.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

REdação de relatórios a serem avaliados na UC AI2 e relatório final para a Proexc