Detalhes da ação

Show da Química: Uma abordagem lúdica para o ensino de Ciências em escolas públicas de ensino fundamental do munícipio de Janaúba-MG

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000849

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

11/04/2024

Data Fim

11/04/2025


Programa Vínculado

202104000061 - CONHEÇENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

patricia xavier baliza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

ufvjm_janauba

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

Contribuir para o aprendizado dos conteúdos de ciências em escolas públicas do município de Janaúba, através de ferramentas lúdicas e experimentação. Os principais objetivos da proposta são elaborar experimentos para apresentação em feiras de ciências das escolas municipais de Janaúba e Norte de Minas, além de receber grupos de estudantes para conhecer o Laboratório de Química do IECT, despertando o interesse pela Ciência e pelo ingresso nos cursos oferecido pela UFVJM.


Palavras-chave

Show da química, ensino de ciências, abordagem lúdica, estratégias didáticas, escolas públicas.


Introdução

O ensino de ciências é um desafio para os educadores, sendo necessário desenvolver técnicas atrativas para que a aprendizagem não seja algo mecânico, apenas com transmissão de conteúdos teóricos, buscando uma aprendizagem significativa e eficiente. Nem sempre os alunos conseguem interligar o que aprendem com a prática vivenciada no cotidiano e com os assuntos de seu interesse, desencadeando falta de interesse e motivação durante as aulas (NEVES et al, 2020). Estratégias didáticas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de tornar o conteúdo teórico mais plausível, motivador e atrativo, despertando o interesse e a curiosidade dos discentes. Entre elas, tem-se as atividades lúdicas como metodologias capazes de contribuir para a aprendizagem nos diferentes níveis escolares, trazendo um contexto mais dinâmico para as aulas de Ciências (dos SANTOS et al,2016). Assim, visando colaborar com o processo de ensino de Ciências, esta proposta de trabalho se fundamenta no desenvolvimento de experimentos e teatro de fantoches para melhor elucidação dos conteúdos abordados no ensino fundamental I (1º ao 5ºano) de escolas do município de Janaúba-MG. A parte inicial do projeto consiste na realização do levantamento de escolas de ensino fundamental públicas do município de Janaúba, e também dos conteúdos de ciências trabalhados nessas séries. A etapa posterior consiste na escolha dos conteúdos que os alunos encontram maior dificuldade de aprendizagem, e metodologias utilizadas durante as aulas, através da aplicação de um questionário aos professores de ciências. Após realização do diagnóstico dos principais conteúdos, a partir da análise das respostas dos questionários, serão desenvolvidos experimentos e jogos para que de uma forma interativa e prazerosa, o conteúdo seja contextualizado aos alunos. A criação de encenações abordando o conteúdo através de fantoches também será utilizada para ajudar na compreensão de conceitos trabalhados na disciplina de ciências. Todo o material didático elaborado durante o projeto será disponibilizado aos professores de Ciências da escola para que possam ser utilizados nos anos posteriores. Todo o planejamento das atividades será realizado pelos docentes proponentes e discentes integrantes da equipe de trabalho, os fantoches serão confeccionados pelos discentes com materiais alternativos utilizando fatos regionais para criação das histórias, abordando os conteúdos trabalhados em Ciências no ensino fundamental de escolas municipais com apresentações periódicas. Após o encerramento das apresentações, serão aplicados questionários para avaliar se os objetivos do trabalho foram alcançados, essa avaliação será realizada com os alunos e professores das escolas, visando a melhoria do material elaborado durante o desenvolvimento do projeto.


Justificativa

O Ensino Fundamental é um dos níveis da Educação Básica no Brasil, e encontra-se dividido em duas etapas. Na primeira, o Ensino Fundamental I, o aluno irá cursar do 1º ao 5º ano, sendo que a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade, já na segunda etapa, Ensino Fundamental II, são as séries do 6º ao 9º ano (Brasil, 2018). O bom aproveitamento nessas etapas é decisivo para que a criança tenha um bom desenvolvimento acadêmico, profissional e social no futuro. As aulas de ciências no ensino fundamental I são essenciais para o desenvolvimento de habilidades que poderão ser utilizadas nas séries seguintes e no cotidiano dos alunos. Mas infelizmente, a aprendizagem dos conteúdos trabalhados nessa disciplina é dificultada, por alguns fatores como a falta de interação dos assuntos ministrados em sala de aula, que na maioria não contribui para o efetivo processo de ensino aprendizagem, as características e afinidades dos alunos, a formação do professor e até mesmo pelas condições físicas onde ocorre o processo de ensino aprendizagem (Gerhard & Rocha Filho, 2012). De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as atividades desenvolvidas no ensino de Ciências devem despertar a curiosidade; o respeito, o senso crítico; a busca de soluções e a compreensão do conteúdo a partir de atividades teóricas e experimentais (Brasil, 1996). Para que esses objetivos sejam alcançados, o desenvolvimento e aplicação de metodologias alternativas se torna cada vez mais importante. As atividades lúdicas tem-se mostrado uma ótima alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, além de representar uma forma de fugir da metodologia tradicional, o lúdico vem ganhado cada vem mais espaço e demonstrando ser mais eficaz no que consiste em despertar a curiosidade e o envolvimentos dos alunos na sala de aula (Da Rocha et al, 2019). O Ensino de Ciências com a utilização de atividades lúdicas nas séries iniciais deve procurar conservar o espírito criativo das crianças, o que pode ser conseguido através da proposição de atividades desafiadoras e inteligentes, para que assim existam discussões do problema estudado, instigando que o próprio aluno tome decisões após a reflexão (LAMDIM et al, 2019). Essas atitudes podem ser estimuladas através de atividades como jogos, experimentos, teatro, entre outras, que proporciona ludicidade, dinamismo e outra forma de aprender o conteúdo estudado. Diante do exposto, o objetivo do trabalho é propor o desenvolvimento de atividades lúdicas como, jogos, experimentos e teatro de fantoches no Ensino Fundamental I de escolas públicas municipais de Janaúba-MG. O projeto será desenvolvido por discentes do Curso de Ciências e Tecnologia do IECT, Campus Janaúba, com a supervisão de docentes e apoio da Secretaria Municipal de Educação.


Objetivos

Objetivos Gerais Contribuir para o aprendizado dos conteúdos de ciências em escolas públicas do município de Janaúba, através de ferramentas lúdicas e experimentação. Objetivos específicos • Mapear as escolas públicas do munícipio e os conteúdos abordados conforme o Plano Curricular Nacional, além daqueles que os alunos encontram maior dificuldade, através de questionário elaborado pela equipe proponente; • Elaborar práticas para o Ensino de Ciências, a partir de materiais alternativos; • Desenvolver atividades lúdicas como aplicação de jogos e teatro de fantoches com intuito de despertar o interesse dos alunos; • Melhorar a capacitação dos discentes universitários para atuação, como monitor, durante as atividades; • Fornecer aos docentes da Escolas ferramentas pedagógicas alternativas para ensinar os conteúdos de Ciências; • Elaborar e aplicar questionário para avaliação do projeto.


Metas

• Publicação de resumos em eventos de extensão; • Aumentar o interesse dos discentes pelos conteúdos de Ciências , consequentemente, facilitar a compreensão dos mesmos; • Diminuir os índices de evasão das disciplinas de biologia e química das escolas participantes do projeto; • Divulgar a UFVJM campus Janaúba num contexto regional; • Contribuir com material pedagógico para utilização pelos professores de Ciências; • Envolver os discentes universitários em atividades que abordam o ensino-aprendizagem, de modo a ampliar os seus conhecimentos, torná-los mais criteriosos, autênticos e aperfeiçoar a fala em público.


Metodologia

Mapeamento das escolas municipais e conteúdos abordados Será realizado um levantamento junto a coordenadora pedagógica do município afim de identificar as escolas municipais que oferecem o ensino fundamental, bem como os conteúdos de Ciências abordados durante o ciclo do I, Após a realização desse levantamento, serão realizadas visitas as escolas com intuito de conhecer a estrutura e realização do levantamento dos conteúdos que os alunos encontram maior dificuldade, além do material didático utilizado nas aulas. Essa pesquisa será realizada através de questionário aplicado aos professores de Ciências. Elaboração dos jogos, experimentos e teatro de fantoches Elaboração dos jogos Após levantamento nas escolas e análise dos questionários, pretende-se identificar os conteúdos em que os alunos encontram maior dificuldade para desenvolvimento das atividades lúdicas. A brincadeira é extremamente importante nessa fase da infância, sendo que o aprender brincando torna o conteúdo mais interessante e atrativo, com esse intuito, jogos como, memória, trilha e palavra cruzada, serão desenvolvidos abordando o conteúdo de Ciências. A elaboração desses jogos será realizado pelos discentes de graduação do Curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia com a supervisão dos docentes participantes do projeto. Experimentos Os experimentos aguçam a curiosidade dos alunos despertando um maior interesse pelos fenômenos estudados durante a disciplina de Ciências. Serão desenvolvidas práticas experimentais com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo para que os professores dessas escolas possam aplicar periodicamente essa metodologia. Experimentos como “Conservação dos alimentos, Lâmpada de Lava, Areia Movediça, Lâmpada de Limão”, são exemplos de práticas que podem ser realizadas com a utilização de materiais alternativos e ajudam a despertar maior interesse dos alunos pelo conhecimento científico. Os roteiros e testes das práticas serão desenvolvidos pelos discentes envolvidos no projeto, sendo que esses roteiros serão disponibilizados aos professores das escolas. Teatro de fantoches A encenação com a utilização de fantoches pode trazer de forma divertida e criativa a contextualização de conceitos trabalhados na disciplina de Ciências. Serão criadas histórias utilizando o contexto regional, criando um elo entre o conteúdo visto em sala de aula e o cotidiano dos alunos. Festas regionais, comidas típicas, danças entre outros poderão fazer parte desse cenário. Todo material será confeccionado pelos envolvidos no projeto, com a utilização de materiais alternativos, como papelão, garrafa pet, resto de tecidos, entre outros.


Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasil. Ministério da Educação. (1996). LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. In Senado Federal. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf, acessado em 10 de Julho de 2022. da ROCHA, J. R.; Carneiro, B.; Santos, A. L. O lúdico no ensino de química: uma abordagem didática para o3º ano do ensino médio. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 5, p. 148-157, 2019. dos SANTOS, W. H.L.; Del Pino, J. C.; Sá-Silva, J. R.; Pinheiro, R. Sampaio. A Ideia do Lúdico como Opção Metodológica no Ensino de Ciências e Biologia: O Que Dizem ss TCC dos Egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 21, n. 2, p. 176-194. 2016. GERHARD, A. C.; Rocha Filho, J. B. da. A fragmentação dos saberes na educaçãocientífica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino deCiências, 17(1), 125–145, 2012. LANDIM, M. S.; Vieira, N. F.; Bezerra, A. B. R. A Ludicidade como Ferramenta para o Ensino de Ciências, VI Congresso Internacional das Licenciaturas, 2019. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/339234586_A_ludicidade_como_ferramenta_para_o_ensino_de_ciencias. Acessado em 09 de Julho de 2022. NEVES, B. F.; ALBUQUERQUE, F. L.; YAMAGUCH, K. K. L. Jogos lúdicos como ferramenta avaliativa no ensino de Ciências, RPD, Uberaba-MG, v.20, n.45, p.01-13, 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação da comunidade com a universidade proporciona uma troca de conhecimentos através de diálogos e troca de saberes superando assim, o discurso da hegemonia acadêmica. Professores da rede municipal, alunos do ensino fundamental e comunidade externa a essas escolas são envolvidas nesse processo de construção.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto dialoga com outras áreas do conhecimento, como física, matemática e biologia, além de proporcionar aos discentes envolvidos uma vivência prática, desenvolvida a partir de um trabalho em equipe, fortalecendo sua desenvoltura e comunicação diante do público, além da troca de experiências entre a comunidade e os integrantes do projeto.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Os projetos de extensão com suas atividades indissociáveis do ensino e da pesquisa, agregam valores à formação discente, ampliando o universo no qual está inserido, seja pelo contato direto com questões relacionadas ao ensino de Ciências, bem como o contato com diferentes realidades sociais presentes em nossa região. Através do projeto, levamos o ensino, a pesquisa e a extensão a comunidades com pouco acesso a essas atividades.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O projeto proposto pretende promover a interação entre discentes e docentes da UFVJM, alunos do ensino fundamental, docentes que lecionam a disciplina de Ciências, coordenação pedagógica e direção das escolas municipais envolvidas. Os estudantes serão envolvidos em todas as etapas do projeto e os mesmos serão orientados pelos professores. O projeto contribuirá para a formação dos discentes, tornando-os mais comunicativos, criteriosos, autênticos e ampliando o seu conhecimento. A atuação do bolsista será de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto, pois ele estará à frente da confecção e elaboração das atividades, juntamente com os alunos voluntários e supervisão dos docentes. Os conhecimentos adquiridos em disciplinas de Química, Biologia e Física na graduação do BCT poderão auxiliá-los no desenvolvimento do projeto. O aluno será avaliado de acordo com as etapas cumpridas, verificando sua responsabilidade, interesse, dinamismo, dentre outros fatores.


Impacto e Transformação Social

O projeto tem grande impacto social, pois leva o conhecimento através da experimentação a diversas comunidades onde o acesso à esse tipo de recurso é escasso, sendo que a maioria das escolas visitadas não possuem laboratórios ou insumos e vidrarias para o preparo de atividades práticas. Através do projeto, também divulgamos a UFVJM em comunidades onde os alunos desconhecem a forma de ingresso em um curso superior e até mesmo a presença de uma universidade federal na região da Serra Geral.


Divulgação

As atividades serão divulgadas através das redes sociais vinculadas ao Programa de Extensão "CONHEÇENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA".


Público-alvo

Descrição

Descrição: Alunos das escolas municipais Numero Estimado:2.000 Detalhe: Alunos do ensino fundamental de escolas municipais (cerca de 2000 alunos). Descrição: Professores de Ciências da rede municipal de ensino. Numero Estimado:50 Detalhe: Professores de Ciências da rede municipal de ensino. Descrição: Discentes da UFVJM Numero Estimado:10 Detalhe: Discentes da UFVJM, aproximadamente 10 alunos, todos voluntários Descrição: Docentes da UFVJM Numero Estimado:8 Detalhe: Docentes da UFVJM.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

:A Secretaria de Educação nos auxiliará com as informações necessárias para elaboração das atividades lúdicas, e também como intermediária para o acesso às escolas e a equipe pedagógica.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Revisão bibliográfica de práticas voltadas para os temas trabalhados nas aulas de Ciências do ensino fundamental.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visita as instalações das escolas e diálogo com os professores e equipe pedagógica.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Elaboração dos roteiros com descrição de materiais e reagentes necessários.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visita às escolas, feiras de Ciência e recepção de alunos no laboratório de Química da UFVJM.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Elaboração de relatório final e artigo científico.