Detalhes da ação

Cuidando de quem Cuida: Intervenções em Saúde Mental Ocupacional

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000852

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

06/05/2024

Data Fim

31/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

camila de lima

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Saúde e proteção no trabalho

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Resumo

Trata-se de um projeto que atua na área de saúde mental ocupacional, realizando intervenções terapêuticas com os funcionários do Hospital Santa Rosália, localizado em Teófilo Otoni - Minas Gerais, o maior do município. O objetivo das ações é promover saúde mental no ambiente de trabalho, prevenindo o adoecimento e afastamento das atividades laborais.


Palavras-chave

cuidado, saúde ocupacional, saúde mental, psicoeducação, prevenção


Introdução

Um dos grandes problemas trabalhistas atuais é o impacto do absenteísmo devido a doenças, sejam elas orgânicas ou psíquicas. Tal situação tem gerado custos elevados na área da previdência pública. No Brasil em 2011, foram gastos mais de R$2 bilhões com o pagamento de benefícios previdenciários para trabalhadores afastados por incapacidade de exercer sua função devido a problemas de saúde. Do mesmo modo, dados do Ministério do Trabalho mostram que de 2019 para 2020 houve aumento de 29% na concessão de auxílio-doença para doenças relacionadas a transtornos mentais e comportamentais, o que gera uma reflexão em torno desta temática, com vistas a se propor intervenções eficazes de modo a frear o crescimento do adoecimento mental dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiras. De modo geral, a tendência mundial mostra que os transtornos mentais têm sido a principal causa de afastamentos do emprego por incapacidade laborativa, dentre os quais destacam-se os quadros ansiosos e depressivos. No Brasil, a situação não difere da realidade internacional, sendo os transtornos mentais considerados a terceira causa principal de afastamentos; essa tendência de crescimento é apontada desde 2005, ao contrário das outras causas que tiveram um decréscimo em decorrência de melhorias na área da saúde. Essa relação entre saúde mental e trabalho abarca desde o mal-estar até o quadro psiquiátrico, englobando o sofrimento mental. De acordo com Dejours et. al (1994), esse sofrimento mental pode ser entendido como a experiência íntima que se coloca entre a doença mental descompensada e o bem-estar psíquico. Além das questões de custo para o Estado e para o empregador, a saída temporária ou permanente do empregado gera situações conflitantes para o próprio indivíduo adoecido. Isso ocorre devido a sua conjuntura influenciar diretamente nos aspectos econômicos individuais e familiares associados ao quadro psicossomático, o que realimenta um ciclo de sofrimentos, que impacta negativamente na melhora do trabalhador. Ao se tratar de trabalhadores da área da saúde, o problema é ainda mais complexo. Tal situação ocorre porque o ambiente hospitalar possui demandas, muitas vezes, imediatas e com contato constante com o sofrimento, a dor e a morte, além de tomada de decisões difíceis que podem trazer consequências éticas e morais. Associado a isso, há longas jornadas e condições inadequadas de trabalho, número insuficiente de trabalhadores e exposição recorrente a riscos biológicos, químicos e físicos. Diante disso, os profissionais de saúde sofrem um grande desgaste físico e emocional. Isso acarreta níveis de satisfação e motivação baixos em contraposição aos altos níveis de afastamentos e rotatividade. A pandemia de covid-19 soma-se a esse contexto, já desfavorável, e torna imperiosa a necessidade de se prestar atenção e assistência à saúde mental desses trabalhadores. Em uma recente revisão da literatura, Prado et al. (2020) aponta estudos que relatam a ocorrência de sintomas que exemplificam prejuízo na saúde mental dos trabalhadores da saúde, como sensação de alto risco de contaminação, efeito da doença na vida profissional e humor deprimido. Dessa forma, o projeto “ Cuidando de Quem Cuida: Intervenções em Saúde Mental Ocupacional”, em parceria com Associação Hospitalar Santa Rosália, por intermédio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), visa realizar ações que possam contribuir para a redução dos afastamentos em decorrência de transtornos mentais. Tal projeto contará com produção e divulgação online, por meio dos canais de comunicação do próprio hospital, de informativos sobre temas relacionados com possíveis estressores do ambiente de trabalho e suas consequências, além de grupos terapêuticos e intervenções presenciais de encerramento. Os informativos também serão divulgados em um perfil no Instagram, o qual terá por objetivo expandir os informativos sobre os temas trabalhados no projeto, de modo a alcançar outros trabalhadores da cidade e região. Os temas serão definidos de acordo com a demanda apresentada pelos trabalhadores do hospital parceiro.


Justificativa

O conceito de saúde mental abrange um significado bem mais amplo do que a simples “ausência de transtornos mentais”, envolve um nível de qualidade de vida emocional ou cognitiva que se encontra equilibrado entre os recursos internos do indivíduo e as exigências externas. Dessa forma, a saúde mental é diretamente afetada por condições e experiências do cotidiano que envolvem, muitas vezes, o ambiente de trabalho. O espaço hospitalar oferece aos trabalhadores diversos desafios, tais como: jornadas desgastantes, desconsideração dos ritmos biológicos normais, desrespeito aos horários alimentares, baixa remuneração, falta de materiais necessários, associados à grande fragilidade psicológica de pacientes e familiares, e assim, a área da saúde apresenta os índices mais altos de adoecimento do trabalhador. (SANGY, 2013). Nos serviços públicos a qualidade de vida no trabalho é ainda mais afetada, pois além dos fatores citados, o número de funcionários é insuficiente para as altas demandas, o que sobrecarrega os profissionais e traz consequências como insatisfação, dificuldade de substituição em escalas, baixa produção e má qualidade dos serviços prestados. (OLIVEIRA; MAIA, 2008). Com o advento da pandemia da covid-19, testemunhamos o maior desafio global em uma geração. A extensão total do impacto na saúde mental é, ainda, desconhecida, mas prevê-se que seja grave e duradouro. (GAVIN; LYNE; McNICHOLAS, 2020). Globalmente, as pessoas enfrentam enormes desafios de saúde mental, estejam ou não infectadas com a covid-19. Os desafios da saúde mental afetam grupos de pessoas de forma diferente em termos de sua natureza e gravidade (KAR; SINGH, 2020), podendo gerar, por exemplo, uma pressão sobre todos os profissionais de saúde devido ao aumento da carga de trabalho, ansiedade em adquirir infecção ou passá-la para um membro da família e medo da morte, o que também afeta sua atenção e capacidade de tomada de decisão e o seu bem-estar geral. (MANSOOR et al, 2020). Estes são alguns dos muitos fatores que contribuem para o aparecimento de problemas relacionados à saúde mental, dos quais podem se destacar um grupo de sintomas: insônia, ansiedade, depressão, irritabilidade, dificuldade de concentração, esquecimento, fadiga e queixas somáticas, que foram designados por Goldberg e Huxley como os transtornos mentais comuns (TMC), expressão que caracteriza um problema de saúde pública importante pois apresentam perturbações econômicas relevantes nos serviços de saúde além de ocasionar o absenteísmo no trabalho. (BRAGA; DE CARVALHO; BINDER, 2010). Uma estratégia para o enfrentamento do adoecimento mental no trabalho é a realização de grupos terapêuticos, pois tal abordagem auxilia e aumenta a troca de diálogo, o compartilhamento de vivências e traz a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo. (BENEVIDES; PINTO; CAVALCANTE; JORGE, 2010). Sendo assim, considerando: a importância da saúde mental no trabalho; o contexto vivido durante a pandemia da covid-19, que ainda mostra seus múltiplos impactos na saúde dos trabalhadores; os desafios que o ambiente hospitalar traz para seus profissionais no dia-a-dia; os relatos e dados descritivos sobre problemas relacionados a saúde mental nos trabalhadores do Hospital Santa Rosália, e a possibilidade de promoção de saúde no trabalho por meio de grupos terapêuticos torna -se pertinente, prestar tais intervenções aos público alvo em questão, favorecendo a melhoria na qualidade de vida e laboral do mesmo.


Objetivos

Objetivo Geral: Promover a saúde mental no trabalho e prevenir afastamentos por causas psíquicas de trabalhadores do Hospital Santa Rosália de Teófilo Otoni- MG por meio de produção e divulgação de informativos e oferta de grupos terapêuticos. Objetivos específicos: 1. Promover educação em saúde mental (psicoeducação); 2. Melhorar a forma com que os trabalhadores se relacionam consigo mesmo e com o trabalho; 3. Motivar novos hábitos de vida que influenciam positivamente na saúde mental dos trabalhadores; 4. Estimular a troca de experiências entre os participantes do grupo; 5. Propiciar o estreitamento de laços entre os colegas do ambiente laboral; 6. Aconselhar e orientar o enfrentamento de situações difíceis comuns ao ambiente hospitalar; 7. Possibilitar o cuidado individual e coletivo; 8. Contribuir para a promoção da qualidade de vida; 9. Contribuir para a saúde biopsicossocial; 10. Proporcionar aos trabalhadores um espaço livre e aberto de discussão sobre um aspecto negligenciado nas condições de trabalho, a saúde mental; 11. Entender qual a percepção dos colaboradores acerca da importância e promoção da saúde mental; 12. Atuação prática dos acadêmicos de medicina membros da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (Lapsam), permitindo-os vivenciarem e aplicarem conteúdos teóricos aprendidos na liga; 13. Aproximar a Universidade da comunidade e permitir que essa seja beneficiada com as atividades desenvolvidas pelos discentes.


Metas

- Contabilizar estatisticamente informações acerca dos afastamentos por causas psíquicas de funcionários do Hospital Santa Rosália de Teófilo Otoni-MG; -Divulgação do Adoecimento Mental pelo Trabalho por meio de informativos e grupos terapêuticos; - Aproximação, junto dos gestores do Hospital Santa Rosália, para discutir a situação do Transtorno Mental relacionado ao Trabalho, a fim de elaborar um plano conjunto que diminua futuros afastamentos e proporcione uma melhor relação saúde-trabalho; - Reduzir afastamentos por causas psíquicas de trabalhadores do Hospital Santa Rosália de Teófilo Otoni- MG; - Aproximar os trabalhadores do Hospital Santa Rosália do universo acadêmico da Fammuc e da UFVJM por meio do oferecimento de cuidado coletivo em grupos terapêuticos; - Compreender o papel da psicologia, da psiquiatria e dos saberes correlacionados dentro do campo da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho; - Promover uma discussão sobre a psicofobia dentro do ambiente de trabalho, a fim de quebrar o estigma e agregar conhecimento de profissionais que lidam diariamente com esse preconceito; - Agregar conhecimento acerca das doenças mentais que atingem profissionais no ambiente de trabalho; Promover discussões dentro do espaço acadêmico sobre o projeto, a fim de que mais projetos possam ser criados com o objetivo de reduzir a quantidade de pessoas afastadas por causas psíquicas


Metodologia

O projeto de extensão proposto será realizado por meio de uma parceria/convênio já estabelecido com o Hospital Santa Rosália. As atividades propostas ocorrerão de maneira estritamente presencial, de modo a permitir o estabelecimento de vínculo entre a equipe do projeto e a equipe hospitalar. Serão produzidos informativos a respeito de temas relevantes em psiquiatria ocupacional e grupos terapêuticos virtuais voltados para a saúde mental com os trabalhadores do hospital que demonstrarem interesse em participar. A escolha dos temas dessas reuniões se dará com base nos documentos do setor de medicina do trabalho da Associação Hospitalar Santa Rosália (AHSR), que apontam altos índices de afastamento em decorrência de enfermidades envolvendo o adoecimento mental nos trabalhadores. O envio dos informativos aos funcionários ocorrerá por meio das mídias sociais internas da instituição (WhatsApp, Facebook) e em email, visando, além da educação em saúde, um estímulo ao cuidado com a saúde mental. Nos meses finais do projeto, planeja-se a distribuição dos informativos impressos no hospital. Também em parceria com o marketing do hospital, os discentes farão um convite virtual para a participação nos grupos terapêuticos, que serão realizados presencialmente no auditório do hospital. Aqueles que se interessarem deverão demonstrar interesse via Setor de Segurança do trabalho do hospital e comparecer no dia e horário agendados, sendo tolerado um atraso de no máximo 10 minutos. O auditório no qual os encontros acontecem tem uma capacidade de aproximadamente 100 pessoas, sendo que, caso o total de interessados exceda esse número, dar-se-á prioridade de acordo com a ordem de manifestação de interesse em participar da reunião. Será ofertado um grupo terapêutico a cada mês, em data e horário a ser previamente definidos junto ao hospital. Além das ações no auditório do hospital, ocorrerão também no mínimo 2 encontros por setores da assistência, de modo a levar os temas em saúde mental para aqueles trabalhadores, sobretudo os da enfermagem, que na maioria das vezes não podem sair dos seus postos de trabalho para ir até o auditório participar dos encontros, haja vista o grande número de pacientes pelos quais estão responsáveis. Para selecionar os temas a serem abordados, será necessário levantar e analisar os dados presentes no setor de medicina do trabalho da AHSR referentes a afastamento do serviço para descobrir as principais enfermidades causadoras desses afastamentos bem como os possíveis motivos relacionados, como o excesso de trabalho e de cobrança e a convivência diária com o sofrimento e a morte. A partir disso, podemos melhor direcionar a abordagem à enfermidade alvo da prevenção. Dessa forma, no primeiro mês da execução do "Cuidando de quem cuida: Intervenções em Saúde Mental Ocupacional”, a equipe do projeto analisará e organizará os dados fornecidos pelo setor de medicina do trabalho da AHSR para estabelecer os temas. Ainda no primeiro mês do projeto, o coordenador dará orientações gerais aos discentes participantes em relação à realização dos grupos terapêuticos. Os discentes também serão orientados quanto ao aprimoramento da fala e comportamento ético para com os profissionais da instituição. Desse modo, uma vez que os alunos sejam instruídos, estarão aptos para realizar a etapa de grupos terapêuticos. Com os temas e grupos de pessoas já estabelecidos, a equipe do projeto será capacitada por meio do estudo de artigos e livros de psiquiatria e psicologia e do auxílio de profissionais da área - para produzir cada informativo e realizar cada encontro. Além disso, deve-se estabelecer o melhor formato para aquela reunião: rodas de conversa, palestras e esclarecimentos de mitos e verdades. Por exemplo, em assuntos que suscitam muitas dúvidas, pode-se utilizar a dinâmica "mitos e verdades”. Cada encontro terá duração de cerca de 60 minutos. Cada grupo conterá, no máximo, 100 pessoas (incluindo discentes, professores, técnicos e possíveis convidados) e, como a proposta é oferecer dois grupos terapêuticos por mês, haverá um total de no máximo 190 funcionários participantes. É importante ressaltar que, em cada encontro, haverá momentos que possibilitem aos participantes elucidarem dúvidas e relatar experiências, permitindo, assim, um intercâmbio de saberes. Mensalmente, as atividades realizadas serão registradas em forma de um relatório por um dos alunos participantes. No sexto mês de execução do projeto será realizado um relatório com resultados parciais. No último mês, além dos informativos e dos grupos terapêuticos, as atividades estarão voltadas para a parte burocrática, como a realização do relatório final - com exposição e análise dos resultados do projeto, além de submissão a eventos acadêmicos.


Referências Bibliográficas

ALVES, Marília; GODOY, Solange Cervinho Bicalho; SANTANA, Daniela Moreira. Motivos de licenças médicas em um hospital de urgência-emergência. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 59, n. 2, p. 195-200, 2006. BENEVIDES, Daisyanne Soares et al. Cuidado em saúde mental por meio de grupos terapêuticos de um hospital-dia: perspectivas dos trabalhadores de saúde. Interface-Comunicação, saúde, educação, v. 14, p. 127-138, 2010. BRAGA, Ludmila Candida de; CARVALHO, Lidia Raquel de; BINDER, Maria Cecília Pereira. Condições de trabalho e transtornos mentais comuns em trabalhadores da rede básica de saúde de Botucatu (SP). Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 1585-1596, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares para o Curso de Graduação em Medicina. Diário Oficial da União, Brasília, 2001, p.1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Med.pdf CUNHA, Jane Bittencourt; BLANK, Vera Lúcia G.; BOING, Antonio Fernando. Tendência temporal de afastamento do trabalho em servidores públicos (1995-2005). Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 12, n. 2, p. 226-236, 2009. DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do Trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994. GAVIN, B; LYNE, J; McNICHOLAS, F. Mental health and the COVID-19 pandemic. Irish Journal of Psychological Medicine, v. 37, n. 3, p. 156- 158, 2020. GLINA, Débora Miriam Raab et al. Saúde mental e trabalho: uma reflexão sobre o nexo com o trabalho e o diagnóstico, com base na prática. Cadernos de Saúde Pública, v. 17, n. 3, p. 607-616, 2001. KAR, SK; SINGH, A. Saúde mental de profissionais de saúde mental durante a pandemia de COVID-19: quem cuida dela? Jornal Asiático de Psiquiatria, v. 53, 2020. MANSOOR, M et al. Integrando a saúde mental na crise do COVID-19: Caminho de encaminhamento da equipe de saúde mental. Jornal Asiático de Psiquiatria, v. 54, 2020. OIT. Riesgos psicosociales, estrés y violencia en el mundo del trabajo. Boletín Internacional de Investigación Sindical, vol. 8, n. 1-2. Ginebra, Oficina Internacional del Trabajo, 2016. OLIVEIRA, L. C. B; MAIA,E.M.C. Saúde Psíquica dos Profissionais de Saúde em Hospitais públicos. Revista de saúde pública, v. 10, n. 3, p 405-413, 2008. PRADO, Amanda Dornelas et al. A saúde mental dos profissionais de saúde frente à pandemia do COVID-19: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 46, p. e4128-e4128, 2020. ROSA, Cristiane da; CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de Burnout e satisfação no trabalho em profissionais de uma instituição hospitalar. Revista da SBPH, v. 8, n. 2, p. 1-15, 2005. SANGY, Maísa. Saúde no Trabalho: intervenção psicossocial com trabalhadores de um hospital público. Faculdade de Estudos Administrativos de MG (FEAD), p. 1060-1076, 2017. SILVA-JUNIOR, João Silvestre; FISCHER, Frida Marina. Afastamento do trabalho por transtornos mentais e estressores psicossociais ocupacionais. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 18, p. 735-744, 2015. SILVA JÚNIOR, João Silvestre da. Retorno ao trabalho após afastamento de longa duração por transtornos mentais: um estudo longitudinal com trabalhadores do mercado formal. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Os alunos participantes do projeto terão a experiência de conhecer e vivenciar as questões relacionadas à saúde mental, provenientes das condições de trabalho no maior hospital do município. Além disso, ao criar condições de discussão e mitigação do adoecimento no trabalho desses profissionais da saúde, melhorando assim, a assistência oferecida, haverá impacto nos cuidados em saúde de toda a população que passar por essa instituição.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto foi idealizado por estudantes de medicina, orientados por uma professora com formação em psicologia, e com a participação ativa dos profissionais do Serviço de Medicina do Trabalho do hospital parceiro (enfermeiros, psicólogos e médicos). A execução é conduzida pelos estudantes e abrange trabalhadores de todos os setores do hospital, desde os serviços gerais, passando pelo administrativo e chegando à assistência aos pacientes. Pode-se dizer que a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade estão na própria essência do projeto.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Para a realização das ações, os estudantes deverão aprofundar seus estudos em uma área que não é tão explorada durante sua formação, o adoecimento mental no trabalho. Área esta, que por ser relativamente nova e estar sempre passando por atualizações, exige estudo constante. Além disso, já foi realizada uma pesquisa sobre as causas de afastamento do trabalho no hospital parceiro, por um grupo de estudantes que atuou no projeto e, sendo esses dados sempre atualizados, a pesquisa segue e deve gerar novas discussões. Quanto ao caráter extensionista da ação, poder levar essas discussões e reflexões para além dos muros da Universidade, promovendo melhorias no trabalho dentro de um hospital do porte que é, cumpre esse papel de forma decisiva.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) funciona em período integral e apresenta um novo modelo de Projeto Pedagógico que busca formar um profissional com perfil adequado para atuar na região, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais. O projeto de curso tem como finalidade a formação integral e adequada dos estudantes através da articulação entre ensino, pesquisa, extensão e assistência. As ações integrativas contribuem para auxiliar os estudantes a construírem um quadro teórico-prático global mais significativo e mais próximo dos desafios que enfrentarão na realidade profissional dinâmica em que atuarão, concluída a graduação. O curso pretende formar um profissional com perfil “generalista, humanista, crítico e reflexivo; capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano” (Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN para o curso de Graduação em Medicina MEC, 2001). Em vista do exposto e em consonância com o projeto “Cuidando de quem cuida: Intervenções em Saúde Mental Ocupacional” apresentado, os estudantes poderão colocar em prática o projeto pedagógico do curso, visto que atuarão na prevenção em Saúde Mental juntamente da comunidade representada pelo corpo colaborativo da Associação Hospitalar Santa Rosália (AHSR) por meio da implementação de medidas terapêuticas. Dessa forma, a atuação dos acadêmicos envolvidos é de suma importância para a capacitação profissional desses, uma vez que o conhecimento teórico obtido com a grade curricular do curso e da capacitação anterior à atuação no AHSR poderão ser efetivados na prática. Além disso, é preciso salientar a importância do projeto como instrumento transformador e promotor de qualidade de vida tanto a curto (aos colaboradores da instituição) como a longo prazo (aos pacientes futuramente atendidos pelos acadêmicos egressos da Fammuc). Portanto, caberão aos discentes envolvidos com o projeto: 1. Aplicar habilidades artísticas, de sumarização e de comunicação na elaboração de informativos, bem como convites virtuais das sessões e eventuais demandas que venham a surgir; 2. Escolher os temas que serão abordados nos informativos e nos grupos terapêuticos baseando-se nos dados do setor de medicina do trabalho do hospital; 3. Capacitar-se, por meio de embasamento teórico, para preparar os informativos com conteúdo científico, relevante e de forma acessível; 4. Conduzir o grupo terapêutico, levando em consideração a transmissão clara e objetiva do conhecimento a ser trabalhado, bem como a importância da participação dos integrantes para melhor benefício; 5. Apresentar à coordenadora e/ou ao colaborador propostas para a dinâmica do grupo terapêutico; 6. Reservar, por intermédio do setor de medicina do trabalho, o espaço da AHSR a ser utilizado; As atividades serão assistidas pela coordenadora e/ou colaborador, que auxiliarão e avaliarão os alunos desde a preparação do conteúdo da sessão - sugerindo bibliografias a serem consultadas, por exemplo - à condução dos grupos.


Impacto e Transformação Social

O impacto e a transformação social promovidos pelo projeto estão diretamente relacionados ao fato do Hospital Santa Rosália ser o maior do município de Teófilo Otoni, cidade polo em saúde da Macro Nordeste de Minas, englobando mais de 20 municípios do Estado. Uma vez que há a promoção de melhoria na qualidade do trabalho dos funcionários do hospital, isso impacta no atendimento e na saúde e, consequentemente nas qualidade de vida de uma população de quase um milhão de pessoas.


Divulgação

A divulgação das ações do projeto, bem como o convite para a participação dos funcionários, é feita por meio da confecção de informativos mensais com os temas das ações realizadas e acontece no âmbito do hospital. O SESMT (Setor de Medicina do Trabalho) aciona o setor de marketing, que faz o disparo, tanto dos convites para as ações, quanto dos informativos.


Informações Complementares

O projeto acontece desde 2019 e desempenha importante papel na prevenção em saúde mental laboral dos colaboradores do hospital parceiro. Fato este que pode ser constatado pelos feedbacks positivos que a equipe sempre recebe da instituição parceira. Mesmo durante a pandemia da covid-19, período crítico para a saúde mental dos trabalhadores da saúde, o projeto conseguiu manter sua atuação, com encontros virtuais e distribuição de informativos nos setores do hospital. Cuidar da saúde mental desses profissionais é cuidar, indiretamente, do atendimento de mais de um milhão de pessoas, referenciadas para essa instituição, a maior do município.


Público-alvo

Descrição

O público-alvo da intervenção será funcionários em atividade e afastados do Hospital Santa Rosália na cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais. O grupo abrangerá, então, trabalhadores do corpo clínico, enfermagem, administração e conservação da instituição.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O projeto conta com a parceria do hospital Santa Rosália, a maior instituição hospitalar da cidade de Teófilo Otoni. O referido hospital é referência para aproximadamente um milhão de pessoas da Macrorregião Nordeste do estado de Minas Gerais, sendo que o mesmo conta com um corpo laboral composto por mais de 500 colaboradores. Esta parceria é extremamente relevante para a execução do projeto, haja vista que os grupos terapêuticos ocorrem no auditório do hospital, e o público-alvo das ações são justamente os trabalhadores da instituição, o que facilita a participação destes em questão de logística. Além disso, o hospital realiza uma ampla divulgação do convite para os encontros entre os setores, o que faz com que um número expressivo de colaboradores participem das ações terapêuticas. Por fim, o hospital parceiro faz a divulgação dos informativos produzidos pelos membros do projeto entre os seus colaboradores, por meio do e-mail, WhatsApp, bem como os fixa na tela principal dos computadores de cada setor por um período de tempo. Destaca-se que a parceria entre o hospital e o projeto existe desde o ano de 2019, e pretende-se dar continuidade à mesma devido aos feedbacks positivos que são dados à equipe extensionista, pelos profissionais participantes. Ao final de cada ação, os profissionais que estiveram presentes elogiam a sessão e relatam os seus ganhos ao participar do projeto, sempre deixando claro que pretendem participar novamente em outras oportunidades.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 200 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Elaboração e envio virtual de uma breve apresentação do projeto e convite de participação ao público-alvo

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Orientações gerais aos discentes.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Levantamento de dados de afastamento do trabalho.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Estabelecimento dos temas dos informativos e dos grupos terapêuticos.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação, elaboração e envio dos informativos mensais.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Ampla divulgação dos informativos.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização dos grupos terapêuticos no auditório e das ações nos setores da assistência.