Visitante
I SEMANA DE CIENCIAS E SABERES DO NORTES DE MINAS GERAIS / IV SEMANA DE ENGENHARIA DO CAMPUS JANAÚBA
Sobre a Ação
202203000854
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
02/09/2024
06/09/2024
202104000061 - CONHEÇENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA
Dados do Coordenador
hélio oliveira ferrari
Caracterização da Ação
Sem linha de avaliacao
Educação
Cultura
Desenvolvimento tecnológico
Nacional
Não
Sim
Sim
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
A "I Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais/IV Semana de Engenharia de Engenharia do Campus Janaúba" que ocorrerá de 02 a 06 de Setembro, busca explorar o potencial educacional e cultural da região, promovendo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. Com uma programação diversificada, o evento envolve estudantes, técnicos administrativos, pesquisadores e a comunidade nacional, abordando temas de para contribuir com o desenvolvimento e fortalecer a identidade local.
Evento Acadêmico; Conhecimento Interdisciplinar; Desenvolvimento Sustentável; Colaboração Popular; Ciência Cultura e Arte.
O Norte de Minas Gerais é uma região com uma grande variedade de opções de cultura, conhecimento e diversidade com grande potencial a ser celebrado e explorado. Mais precisamente na região conhecida como Serra Geral, com uma distribuição nas opções de formação em ensino superior com instituições particulares e públicas: FAVAG - Faculdade Vale do Gorutuba, FUNORTE - Faculdades Unidas do Norte de Minas, UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros, IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, dentre outras. Nesse contexto, apresenta-se aqui o projeto para a realização da I Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais, a ser sediada na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), localizada na cidade de Janaúba. Esta iniciativa nasce da necessidade de promover o diálogo entre diversos campos do conhecimento, incentivando o intercâmbio de ideias e experiências entre estudantes, pesquisadores, profissionais e comunidade em geral. Almeja-se que esse evento acadêmico científico cultural transcenda as fronteiras acadêmicas, engajando não apenas a comunidade universitária, mas também escolas, instituições locais, empresas e a população em geral. Pretende-se promover a valorização do conhecimento científico, tecnológico, cultural e social como ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da identidade regional. Ao longo da semana do evento, pretende-se uma programação diversificada que contempla palestras, mesas-redondas, minicursos, exposições, apresentações culturais e outras atividades que abordem temas relevantes para o Norte de Minas Gerais e suas interconexões com o mundo. É um evento focado em questões como preservação ambiental, desenvolvimento agrícola, saúde pública, tecnologia, transição energética, história, arte entre outras.
A importância da I Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais está associada à sua capacidade de promover o conhecimento, a inovação, o desenvolvimento sustentável e o engajamento nacional . Ao abordar uma ampla gama de questões e envolver diversos públicos, o evento tem o potencial de contribuir para o crescimento e o progresso da nacional e regional. Pode-se ampliar essa justificativa nos seguintes aspectos: Promoção do Conhecimento: O evento oferece uma plataforma para a disseminação e compartilhamento de conhecimento em diversas áreas, incluindo ciências, humanidades, tecnologia e artes. Isso contribui para a educação e o desenvolvimento intelectual da comunidade local. Integração Interdisciplinar: Ao reunir estudantes, pesquisadores e profissionais de diferentes campos do conhecimento, o evento promove a interdisciplinaridade e o intercâmbio de ideias. Isso pode levar a colaborações inovadoras e abordagens multifacetadas para resolver problemas complexos. Desenvolvimento Regional: A Semana de Ciências e Saberes destaca o potencial e os desafios específicos enfrentados pelo Norte de Minas Gerais. Ao abordar questões locais e globais relevantes, o evento contribui para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da identidade regional. Estímulo à Pesquisa e à Inovação: Ao apresentar pesquisas acadêmicas e tecnológicas, o evento incentiva o avanço do conhecimento e a busca por soluções inovadoras para problemas locais e globais. Isso pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Engajamento Comunitário: A Semana de Ciências e Saberes não se limita ao ambiente acadêmico, mas também busca envolver a comunidade local, escolas, empresas e instituições públicas. Isso promove um diálogo aberto e inclusivo, fortalecendo os laços entre a universidade e a sociedade. Valorização da Cultura e Identidade : O evento não se concentra apenas em aspectos acadêmicos, mas também destaca a riqueza cultural e histórica da região e seu papel diante do quadro nacional. Isso ajuda a valorizar e preservar a identidade local, promovendo um sentimento de orgulho e pertencimento.
OBJETIVO GERAL Promover um ambiente de aprendizado colaborativo e interdisciplinar, que estimule o diálogo, a troca de conhecimento e a reflexão crítica entre estudantes, pesquisadores, profissionais e a comunidade em geral, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável, a valorização da cultura e o fortalecimento da identidade nacional a partir do Norte de Minas Gerais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Organizar um programa diversificado de atividades, incluindo palestras, mesas-redondas, minicursos e workshops, que proporcionem oportunidades para o compartilhamento de conhecimento e experiências entre os participantes. Fomentar a participação de estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento, incentivando a colaboração e a integração interdisciplinar na abordagem de questões relevantes para a região. Engajar ativamente a comunidade local, escolas, instituições e empresas por meio de eventos abertos ao público, exposições culturais e atividades de extensão, promovendo um diálogo inclusivo e acessível. Organizar debates e discussões sobre temas contemporâneos, como sustentabilidade, preservação ambiental, desenvolvimento social e econômico, estimulando a reflexão crítica e o engajamento cívico. Destacar a riqueza da cultura local, promovendo apresentações artísticas, exposições e eventos que celebrem a diversidade cultural e o patrimônio histórico da região. Estimular o estabelecimento de parcerias entre instituições de ensino, órgãos governamentais, organizações não governamentais e empresas locais, visando fortalecer as redes de colaboração e ampliar o impacto positivo do evento na comunidade e no desenvolvimento regional.
Criar um cronograma abrangente que inclui palestras, mesas-redondas, minicursos e workshops, garantindo uma variedade de formatos de apresentação para atender às diferentes preferências e necessidades dos participantes. Garantir a representação de diversas disciplinas e campos acadêmicos em todas as atividades do evento, incentivando a troca de ideias e a colaboração entre estudantes e profissionais de diferentes áreas. Desenvolver estratégias de divulgação e engajamento direcionadas à comunidade local, escolas, instituições e empresas, visando atrair um público diversificado e garantir uma participação inclusiva e representativa. Planejar sessões de debate e discussão que abordem temas relevantes, como sustentabilidade, preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico, promovendo uma reflexão crítica e incentivando a busca por soluções inovadoras. Organizar apresentações artísticas, exposições e eventos culturais que celebrem a diversidade cultural e o patrimônio histórico da região, destacando sua singularidade e contribuição para a identidade regional. Identificar e estabelecer parcerias com instituições de ensino, órgãos governamentais, ONGs e empresas locais, buscando sinergias e oportunidades de colaboração que fortaleçam o evento e ampliem seu impacto na comunidade. Implementar medidas para garantir que todas as atividades do evento sejam acessíveis a pessoas com deficiência, garantindo a participação plena e igualitária de todos os interessados. Integrar práticas sustentáveis em todas as etapas do evento, desde a escolha dos materiais e recursos até a gestão de resíduos, promovendo a conscientização e a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis. Desenvolver mecanismos de avaliação para medir o impacto do evento na comunidade local e o alcance de seus objetivos, utilizando indicadores quantitativos e qualitativos para monitorar o progresso e identificar áreas de melhoria. Planejar estratégias para garantir a continuidade do evento em edições futuras, estabelecendo parcerias de longo prazo, buscando fontes de financiamento sustentáveis e envolvendo a comunidade na organização e planejamento das próximas edições.
Elaborar um Programa Diversificado de Atividades: Formar um comitê organizador composto por representantes das diferentes áreas do conhecimento para desenvolver o programa do evento, garantindo a diversidade de temas e formatos de apresentação. Promover a Interação entre Diferentes Áreas do Conhecimento: Realizar campanhas de divulgação direcionadas a cada área do conhecimento para incentivar a participação de estudantes e profissionais de diferentes campos, destacando a importância da integração interdisciplinar. Alcançar a Participação de Diversos Segmentos da Sociedade: Estabelecer parcerias com instituições locais, como escolas, empresas e organizações comunitárias, para promover o evento em diferentes segmentos da sociedade e garantir uma participação inclusiva e diversificada. Fomentar Debates Construtivos sobre Questões Socioambientais: Convidar especialistas e líderes de opinião para participar de mesas-redondas e debates sobre temas socioambientais, estimulando a reflexão crítica e o engajamento da comunidade na busca por soluções. Realizar Atividades Culturais que Valorizem a Identidade Local: Organizar apresentações artísticas, exposições e eventos culturais que destacam a diversidade cultural e o patrimônio histórico da região, promovendo uma maior integração entre conhecimento acadêmico e cultura local. Estabelecer Parcerias Institucionais e Colaborações Estratégicas: Identificar potenciais parceiros e estabelecer contatos para discutir possíveis formas de colaboração, buscando sinergias e oportunidades de ampliar o impacto positivo do evento na comunidade. Garantir Acessibilidade e Inclusão em Todas as Atividades: Realizar uma análise de acessibilidade dos locais e das atividades do evento, implementando medidas para garantir a participação de pessoas com deficiência e promover uma experiência inclusiva para todos os participantes. Promover a Educação Ambiental e a Sustentabilidade: Integrar práticas sustentáveis em todas as etapas do evento, sensibilizando os participantes para a importância da preservação ambiental e incentivando a adoção de comportamentos sustentáveis. Avaliar o Impacto e a Efetividade do Evento: Desenvolver instrumentos de avaliação para medir o impacto do evento, coletando feedback dos participantes e analisando dados quantitativos e qualitativos para identificar áreas de sucesso e oportunidades de melhoria. Promover a Continuidade e a Sustentabilidade do Evento: Elaborar um plano estratégico para garantir a continuidade do evento em futuras edições, envolvendo a comunidade na sua organização e estabelecendo parcerias de longo prazo que garantam seu sucesso a longo prazo.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 1996. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria (Orgs.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000. PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000. SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
A interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade é um elemento fundamental para promover o desenvolvimento regional e o avanço do conhecimento. Nesse contexto, eventos como a "I Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais e a IV Semana de Engenharia do Campus Janaúba" desempenham um papel crucial ao proporcionar um espaço de encontro e diálogo entre diferentes atores sociais. Em primeiro lugar, a interação dialógica permite que a comunidade acadêmica compartilhe seus saberes e experiências com a sociedade, contribuindo para a disseminação do conhecimento e a promoção do aprendizado coletivo. Por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos e outras atividades, os estudantes, técnicos administrativos, pesquisadores e profissionais têm a oportunidade de apresentar suas pesquisas, discutir ideias e trocar experiências com o público em geral. Isso não apenas enriquece o ambiente acadêmico, mas também capacita os membros da comunidade a se tornarem agentes de transformação em suas áreas de atuação. Além disso, a interação dialógica promove o engajamento cívico e a participação democrática, incentivando a comunidade a se envolver em questões relevantes para o desenvolvimento regional. Ao abordar temas como cidadania, preservação ambiental, desenvolvimento agrícola, saúde pública e tecnologia, empregabilidade, o evento estimula a reflexão crítica e o debate público, fortalecendo os laços entre a universidade e a sociedade. Essa troca de ideias e perspectivas contribui para a construção de soluções mais eficazes e sustentáveis para os desafios enfrentados pela região. Por fim, a interação dialógica fomenta a valorização da cultura e da identidade local, promovendo uma maior integração entre conhecimento acadêmico e práticas culturais. Por meio de exposições culturais, apresentações artísticas e eventos que celebram a diversidade cultural da região, o evento destaca a riqueza e o potencial criativo dos indivíduos e comunidades locais. Isso não apenas fortalece o sentimento de pertencimento e orgulho na comunidade, mas também contribui para a preservação e valorização do patrimônio cultural e histórico da região.
Os conceitos de interdisciplinaridade e a interprofissionalidade são essenciais para tensionar as fronteiras tradicionais das disciplinas e profissões, pois promovem a colaboração e o intercâmbio de ideias entre diferentes áreas do conhecimento e campos de atuação. Portanto, eventos como a "I Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais e a IV Semana de Engenharia do Campus Janaúba" são iniciativas essenciais para a articulação desses conhecimentos. A interdisciplinaridade refere-se à integração de múltiplas disciplinas acadêmicas no estudo de um determinado tema ou problema. Em eventos como a Semana de Ciências e Saberes e a Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais e a Semana de Engenharia do Campus Janaúba , isso se manifesta na diversidade de palestras, mesas-redondas e minicursos que abordam questões interligadas de diversas áreas, como ciências naturais, ciências sociais, humanidades e tecnologia. Já a interprofissionalidade envolve a colaboração entre profissionais de diferentes áreas para abordar problemas complexos e prestar cuidados integrados aos indivíduos e comunidades. Durante a Semana de Ciências e Saberes e Semana de Engenharia do Campus Janaúba, isso pode ser evidenciado em atividades práticas e workshops que reúnem profissionais de saúde, educação, assistência social, entre outros, para discutir abordagens holísticas para questões como saúde pública, desenvolvimento social e bem-estar comunitário. Essas abordagens interdisciplinares e interprofissionais têm várias vantagens. Em primeiro lugar, permitem uma compreensão mais completa e holística dos problemas enfrentados pela sociedade, combinando diferentes perspectivas e expertise para encontrar soluções inovadoras e sustentáveis. Além disso, promovem o desenvolvimento de habilidades de colaboração, comunicação e trabalho em equipe entre os participantes, preparando-os para enfrentar desafios complexos no ambiente acadêmico e profissional.
O ensino, a pesquisa e a extensão são componentes inseparáveis do processo educacional. O ensino fornece a base teórica e prática necessária para os estudantes adquirirem conhecimento e desenvolverem habilidades em suas áreas de estudo. A pesquisa, por sua vez, impulsiona a produção de conhecimento novo e a inovação, alimentando o ensino com descobertas e teorias atualizadas e fornecendo aos estudantes a oportunidade de participar ativamente do processo de criação de conhecimento. Já a extensão universitária é a forma pela qual a universidade se relaciona com a sociedade, levando o conhecimento produzido na academia para além dos muros da instituição e contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, econômico e tecnológico das comunidades. Na "I Semana de Ciências e Saberes e IV Semana de Engenharia do Campus Janaúba", a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão se manifesta de diversas maneiras. Por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos e workshops, os participantes têm a oportunidade de não apenas aprender com especialistas, mas também de se engajar em discussões e reflexões sobre temas relevantes para a região. Além disso, a apresentação de trabalhos acadêmicos e científicos durante o evento proporciona aos estudantes a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e contribuir para o avanço do conhecimento em suas áreas de estudo. A extensão também desempenha um papel fundamental nos eventos, por meio de atividades que buscam envolver a comunidade local, escolas, instituições e empresas em discussões e projetos colaborativos. Isso não apenas enriquece a experiência dos participantes, mas também fortalece os laços entre a universidade com seus doscentes, discentes e técnicos administrativos e a sociedade, promovendo um diálogo aberto e inclusivo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. Portanto, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio central na concepção e realização da " I Semana de Ciências e Saberes e IV Semana de Engenharia do Campus Janaúba ". Ao integrar esses três elementos de forma harmoniosa e complementar, o evento busca não apenas promover o conhecimento e a inovação, mas também contribuir para o desenvolvimento humano e social da região, capacitando os participantes a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.
A participação dos graduandos na "Semana de Ciências e Saberes e Semana de Engenharia do Campus Janaúba" pode ter um impacto significativo na formação acadêmica e profissional. Ao participarem ativamente do evento, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar uma série de experiências enriquecedoras que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Primeiramente, a interação com profissionais renomados, pesquisadores e especialistas em diferentes áreas do conhecimento proporciona aos estudantes uma ampla visão sobre os desafios e oportunidades em suas respectivas áreas de estudo. Eles têm a chance de aprender com os melhores, trocar experiências e expandir seus horizontes intelectuais. Além disso, a apresentação de trabalhos acadêmicos durante o evento permite que os graduandos compartilhem suas pesquisas e projetos com a comunidade acadêmica e o público em geral, recebendo feedbacks construtivos e contribuindo para o avanço do conhecimento em suas áreas de atuação. Essa experiência de comunicação científica é fundamental para o desenvolvimento de habilidades de expressão oral e escrita, bem como para a construção da confiança e segurança dos estudantes em sua capacidade de contribuir para o debate acadêmico. A participação em minicursos, workshops e atividades práticas oferecidas durante a semana proporciona aos graduandos a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e técnicas relevantes para sua futura carreira profissional. Eles podem aprender novas metodologias, técnicas de pesquisa, ferramentas tecnológicas e práticas profissionais que complementam sua formação acadêmica e os preparam para os desafios do mercado de trabalho. Além disso, a interação com a comunidade local, escolas, empresas e instituições públicas durante o evento estimula nos graduandos o senso de responsabilidade social e cívica, incentivando-os a refletir sobre o papel do profissional no desenvolvimento sustentável e na promoção do bem-estar social. Essa consciência social é fundamental para formar profissionais éticos, comprometidos com o bem comum e capazes de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Em resumo, a participação dos graduandos na "I Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais e IV Semana de Engenharia do Campus Janaúba" pode ter um impacto profundo em sua formação acadêmica, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras, desenvolvendo habilidades práticas e técnicas, estimulando a consciência social e preparando-os para os desafios e oportunidades de suas futuras carreiras profissionais.
A "I Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais e IV Semana de Engenharia do Campus Janaúba" tem o potencial de gerar impactos significativos e promover transformações sociais em diversas esferas. Primeiramente, ao promover o diálogo e a integração entre diferentes áreas do conhecimento, o evento contribui para a formação de uma comunidade acadêmica mais interdisciplinar e colaborativa. Isso pode resultar em pesquisas mais abrangentes e soluções mais inovadoras para os desafios enfrentados pela região. Além disso, ao envolver ativamente a comunidade local, escolas, empresas e instituições públicas, a Semana de Ciências e Saberes estimula o engajamento cívico e fortalece os laços entre a universidade e a sociedade. Isso pode levar a uma maior conscientização sobre questões socioeconômicas, ambientais e culturais da região, bem como a uma participação mais ativa na busca por soluções e no desenvolvimento de políticas públicas mais inclusivas e sustentáveis. No âmbito educacional, o evento oferece oportunidades de aprendizado não apenas para os estudantes universitários, mas também para alunos do ensino médio e fundamental, através de atividades como palestras, exposições e minicursos. Isso pode despertar o interesse pela ciência, tecnologia e cultura, incentivando jovens a seguir carreiras acadêmicas e profissionais nas áreas abordadas durante a Semana de Ciências e Saberes. Além disso, ao destacar a riqueza cultural e histórica da região do Norte de Minas Gerais, o evento promove o orgulho e o sentimento de pertencimento à comunidade local. Isso pode fortalecer a identidade regional e contribuir para a preservação e valorização do patrimônio cultural da região. Em suma, a "I Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais e IV Semana de Engenharia do Campus Janaúba" podem proporcionar um impacto significativo e transformador, tanto no âmbito acadêmico quanto social. Ao promover o diálogo interdisciplinar, o engajamento cívico, o interesse pela ciência e cultura, e o fortalecimento da identidade regional, o evento contribui para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade do Norte de Minas Gerais.
Em Criação
Programação do Evento
UFVJM
02/09/2024
08:00
12:00
MINICURSOS
UFVJM
02/09/2024
19:00
22:00
PALESTRA DE ABERTURA
UFVJM
03/09/2024
08:00
17:00
PALESTRAS
UFVJM
04/09/2024
08:00
17:00
UNIVERSIDADE DE PORTAS ABERTAS
PRAIA DO COPO SUJO
05/09/2024
07:00
17:00
ATIVIDADES ESPORTIVAS CULTURAIS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES
06/09/2024
08:00
12:00
APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS E POSTERS
Público-alvo
Estudantes dos cursos de ensino superior da região da Serra Geral; Professores e alunos do ensino básico da região da Serra Geral; Profissionais do Norte de Minas Gerais
Municípios Atendidos
Janaúba - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 4 h
- Noite;
PALESTRA COM TEMA IMPORTANTE COM A PRESENÇA DE MEMBROS DA REITORIA DA UFVJM E EMINENTES DA COMUNIDADE POLITICA E EMPRESARIAL