Detalhes da ação

2º Encontro Mineiro de Assistentes Sociais da Região do Mucuri e do Jequitinhonha

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000856

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

15/05/2024

Data Fim

15/05/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

diogo prado evangelista

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Direitos Humanos e Justiça

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

nada consta
nada consta
Outras Redes Sociais

Instagram

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Resumo

O Curso de Serviço Social, em comemoração ao 15 de Maio - dia da/o Assistente Social - e, em consonância com o conjunto CFESS/CRESS, propõe o 2º Encontro Mineiro de Assistentes Sociais da Região do Mucuri e Jequitinhonha. O evento tem como objetivo fomentar o debate, reflexões e propostas em prol da luta anticapacitista no Brasil.


Palavras-chave

Serviço Social. Direitos Humanos. Luta Anticapacitista


Introdução

O 2º Encontro Mineiro de Assistentes Sociais na região do Mucuri e Jequitinhonha é uma ação de extensão prevista no planejamento do Departamento de Ciências Humanas e Sociais vinculado ao curso de Serviço Social da UFVJM. Trata-se de um encontro para a celebração das lutas e conquistas da profissão Serviço Social no Brasil demarcado pela data "15 de maio". O 2º Encontro mineiro pretende trazer a tona temas e desafios atuais dos assistentes sociais na região do Mucuri e Jequitinhonha para propor novas ações, projetos e atividades de formação profissional em torno da luta contra toda forma de discriminação e pressão contra as pessoas com deficiência seja nas relações sociais até as atividades profissionais na divisão social-técnica do trabalho.


Justificativa

É importante recuperar os argumentos apresentados no Encontro Mineiros da/os Assistentes Sociais na Região do Mucuri e Jequitinhonha, inscrição: 202203000463, Edital 032022, no SIEX, sobre a relevância do Encontro Mineiro da/os Assistentes Sociais no dia 15 de maio: "Conforme a pesquisa sobre o perfil profissional das/dos Assistentes Sociais (CFESS, 2022), o Estado de Minas Gerais possuía em 2022, um total de 15.516 assistentes sociais inscritos. O curso de Serviço Social da UFVJM desde a sua implantação no ano de 2006 contribuiu sobremaneira com os processos formativos dessa categoria profissional. A UFVJM é a única niversidade pública que oferta o curso de Serviço Social nas mesorregiões dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e nordeste de Minas Gerais. Em 17 anos de existência, formou 384 assistentes sociais, que atuam em diversos espaços socio-ocupacionais de TeófiloOtoni e regiões. O evento ora proposto reforça o compromisso que essa Universidade tem com a promoção de educação permanente, com a discussão e formação coletiva, com a interlocução com os profissionais supervisores de campo, com a contribuição aos processos de proposição, reflexão, análise e execução das políticas públicas, com o controle social; além da reafirmação e valorização do serviço social como profissão, assim como com a defesa de sua regulamentação." Após a justificativa sobre a relevância do Encontro Mineiro da/os Assistentes Sociais da Região do Mucuri e Jequitinhonha cabe neste momento apresentar a importância da luta anticapacitista como tema central desta segunda edição do Encontro Mineiro supracitado. Denomina-se capacitismo: toda forma de discriminação e preconceito a pessoa com deficiência. As formas de discriminação correspondem as relações sociais, as formas de organização política, institucional, educacional e espacial que se colocam como barreiras e desigualdades à pessoas com deficiência. De acordo com a Resolução CFESS Nº 992, de 22 de março de 2022, a "deficiência" é o resultadao destas atitudes e ambientes discriminatórios à pessoas com deficiência. Por isso, a luta anticapacitista promove um debate e ações que possam superar tanto as atitudes e relações preconceituosas quanto a estruturas e organizações institucionais no território brasileiro, principalmente, as políticas públicas. Por isso, trazer a tona este tema no 2º Encontro Mineiro da/os Assistentes Sociais permite identificar e reconhecer a existência do capacitismo no cotidiano profissional dos assistentes sociais, assim como, dar visibilidade à pessoa com deficiência.


Objetivos

Geral: - Fomentar processos de valorização, reconhecimento e fortalecimento da categoria profissional de Assistentes Sociais e sua relação com os Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Específicos: - Comemorar o dia da/do Assistente Social; - Contribuir para a ampliação da visibilidade dos direitos da pessoa com deficiência; - Reconhecer o capacitismo no cotidiano profissional, nos âmbitos local, regional e nacional; - Estabelecer princípios e estratégias para luta anticapacitista no âmbito da formação e trabalho profissional da/os assistentes sociais.


Metas

- Realização do Encontro Regional de assistentes sociais do Vale do Mucuri e Jequitinhonha com o tema “Serviço Social e a luta anticapacitista”; - Realização de 02 atividades culturais; - Realização de 02 mesa-redonda; - Realização de 01 ato público; - Mobilização dos assistentes sociais das mesorregiões dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.


Metodologia

Este evento é promovido pelo Curso de Serviço Social em parceria com o Departamento de Ciências Humanas e Sociais, da FACSAE. A comissão organizadora do evento foi designada por meio da Portaria FACSAE nº18, de 9 de Abril de 2024. O tema do Encontro Mineiro de Assistentes Sociais dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha “Nossa liberdade é anticapacitista” foi definido em consonância com a campanha do conjunto CFESS-CRESS, em diálogo com os territórios do Mucuri e Jequitinhonha. A pré-produção do Encontro iniciou em 24 de abril. Até a presente data (22/04) foram realizadas 04 reuniões com a comissão organizadora - que é composta por 8 docentes e 2 discentes do Curso de Serviço Social e 02 profissionais assistentes sociais - para fins de definição do tema do Encontro, seus objetivos e desenho metodológico, além da atribuição de tarefas aos membros e planejamento das ações específicas. A comissão reunir-se-á semanalmente até a data do encontro para planejamento, organização e execução das tarefas das subcomissões internas. A mobilização das/os profissionais e demais participantes do Encontro ficará à cargo da comissão organizadora, em parceria com a SEDESE, Centro de Referência dos Direitos Humanos e a Rede de Serviços Socioassistenciais de Teófilo Otoni. A participação dos profissionais e demais participantes será precedida de inscrição via formulário eletrônico por meio de link de ampla divulgação nas redes sociais da Universidade e nos materiais e peças gráficas de divulgação do evento em fase de confecção. Para a consecução dos objetivos do Encontro será realizado 02 mesa-redonda; 01 ato público. O evento será realizado na sede da Associação de Bairros de Teófilo Otoni - ABTO e terá início às 13h do dia 15 de maio de 2023.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm Acesso em: 14 fev. 2023. BRASIL. Lei nº 7.853/1989: Dispõe sobre o apoio às PCD, sua integração social, sobre a Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L7853.htm Acesso em: 06. fev. 2023. BRASIL. Decreto n.° 3.298/1999: Regulamenta a Lei nº 7.853/1989 e dispõe sobre a política nacional para a integração da PCD, consolida normas de proteção, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm Acesso em: 06. fev. 2023. BRASIL. Lei nº 8.213/1991, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/ L8213cons.htm Acesso em: 06. fev. 2023.Anticapacitismo e exercício profissional: perfil de Assistentes Sociais com deficiência BRASIL. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112cons.htm Acesso em: 06. fev. 2023. BRASIL. Decreto Legislativo n.° 186/2008. Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Congresso/DLG/DLG-186-2008.htm Acesso em: 06. fev. 2023. BRASIL. Lei 13.416, de 06 de julho de 2015, Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Acesso em: 06. fev. 2023. BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Instrução Normativa nº 2, de 8 de novembro de 2021. Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela Auditoria-Fiscal do Trabalho nas situações elencadas. Disponível em: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/assuntos/legislacao- rabalho/PDFINn2de8denovembrode2021compilado29.12.2022.pdf Acesso em: 06. fev. 2023. BRASIL. Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm Acesso em: 06. fev. 2023. BRASIL. Lei 8.899, de 29 de junho de 1994, Dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10048.htm Acesso em: 06. fev. 2023. BRASIL. Decreto nº 5.296/2004 de 06 de julho de 2015, Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2004/Decreto/D5296.htm Acesso em: 06. fev. 2023. BRASIL. Lei 11.126, de 27 de junho de 2005, Dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11126.htm Acesso em: 06. fev. 2023. CFESS. Pesquisa Nacional “Perfil de Assistentes Sociais com Deficiência”. 2023. FIGUEIRA, Emílio. Caminhando em silêncio: uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil. São Paulo: Giz Editorial, 2008. CFESS. Perfil de Assistentes Sociais no Brasil: formação, condições de trabalho e exercício profissional. CFESS, 2022. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/2022CfessPerfilAssistentesSociais-Ebook.pdf. Acesso em: 30/04/2023. CFESS. Campanha Serviço Social, necessário para o Brasil. CFESS, 2023. Disponível em: https://cfess.org.br/DiaAS2023/. Acesso em: 30/04/2023. FORPROEX. Política Nacional de Situação das trabalhadoras e dos trabalhadores da Política de Assistência Social em Teófilo Otoni: pior salário do Brasil. Nota pública. Disponível emm:https://facebook.com/100068886197762/posts/pfbid02vtBXyBVDDdcWAJUR3y6UkNB6iQ9n1YjxhqMtQ8p Acesso em: 30/04/2023. SILVA, V.J. A Educação Popular na construção de relações horizontalizadas entre Universidade e outros Territórios e Saberes. In: BERGER, W (org). No olho do furacão: populações indígenas, lutas sociais e Serviço Social em tempos de barbárie. Vitória: Editora Milfontes, 2019.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A promoção do Encontro mineiro de Assistentes Sociais da região do Mucuri e Jequitinhonha, em comemoração ao dia da/o Assistente Social, dialoga com a campanha do conjunto CFESS-CRESS, que objetiva dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. Consoante à campanha, as atividades propostas trazem à pauta a valorização do trabalho da/o Assistente Social e abrem diálogo com a sociedade sobre "o que o Serviço Social pode oferecer como profissão em defesa da efetivação dos direitos da população" (CFESS, 2023). A mobilização da categoria profissional, a construção coletiva dos espaços de reflexão sobre a importância do Serviço Social para o Brasil, com ênfase na particularidade do exercício profissional das/os assistentes sociais no território no qual se insere a UFVJM; a metodologia participativa do evento, que abrange a construção da proposta e perpassa a mesa-redonda, a oficina de cartazes e o ato público, que articulam estudantes e profissionais do campo e da academia; a abertura de um canal de diálogo com a população sobre o Serviço Social privilegiam o debate, o exercício da reflexão crítica, a partilha de conhecimentos, fortalecem a interação dialógica entre universidade e sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O Encontro tem como centralidade a categoria profissional de Assistentes Sociais e as/os discentes do Curso de Serviço Social. Entretanto, considerado o fato de que a formação profissional se orienta pela interdisciplinaridade, assim como o exercício profissional se efetiva pela atuação em parcerias intersetoriaise interprofissionais, o alcance dos objetivos do evento poderá contribuir para o fortalecimento dessas alianças, a médio e longo prazo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A extensão universitária é um princípio constitucional que se operacionaliza a partir de um processo acadêmico indissociável do ensino e da pesquisa. Conforme o Plano Nacional de educação (PNE), a extensão universitária é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que visa promover a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade. Um processo dialógico que comporta o compromisso da universidade pública com a inclusão e a transformação social, por meio de ações articuladas e articuladoras da Universidade e comunidade geral. Conforme Silva (2019, p. 314), “Esse compromisso entendido sob a ótica de que a transformação social é fruto de processos coletivos de reflexão, crítica e proposição. Sendo assim, não cabe à Universidade a intervenção transformadora. [...] esses processos serão tão mais legítimos quando, emergentes da realidade, forem mediados por relações horizontalizadas entre universidade e sociedade, sobretudo pela valorização dos diferentes saberes”. Sobre este pilar se constrói o Encontro Mineiro de Assistentes Sociais da região do Mucuri e Jequitinhonha, com vistas à valorização, reconhecimento e fortalecimento da categoria profissional de Assistentes Sociais e sua relação com os Vales do Mucuri e Jequitinhonha.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O curso de Serviço Social da UFVJM prima por uma formação que garanta, de modo indissociável, o conhecimento através dos núcleos de fundamentação profissional. O Núcleo de fundamentos teóricometodológicos da vida social compreende o conjunto de fundamentos para a apreensão do ser social no seio da sociabilidade burguesa em seu movimento contraditório; o Núcleo de fundamentos da formação sóciohistórica da sociedade brasileira, resguardadas todas as particularidades e diversidades regionais e locais, visa compreender a sociedade brasileira, sua formação e desenvolvimento; e o Núcleo de fundamentos do trabalho profissional, que compreende todos os elementos constitutivos do Serviço Social enquanto especialização do trabalho em uma profissão regulamentada em que no seio do seu exercício profissional, se sustenta a partir de princípios teóricos, metodológicos, éticos e técnicos. Na data do referido evento todos os professores do curso estarão envolvidos com a atividade de modo a fomentar a formação profissional para além dos espaços de sala de aula e estabelecer diálogos e relações consonantes com a realidade local e regional. O Encontro Mineiro de Assistentes Sociais da região do Mucuri e Jequitinhonha constitui-se como um importante aporte à formação das/os discentes do Curso de Serviço Social, seja pela possibilidade de ampliação do seu universo de referência relativo ao exercício profissional, seja pelo contato direto com as questões que remetem às bandeiras de luta da categoria, a fim de denunciar ataques aos direitos sociais de trabalhadores e trabalhadoras.


Impacto e Transformação Social

A diretriz Impacto e Transformação Social, conforme o FORPROEX (2012), “imprime à Extensão Universitária um caráter essencialmente político”. Nessa direção, as ações da extensão devem “oferecer contribuições relevantes para a transformação da área, setor ou comunidade sobre os quais incide”. O Curso de Serviço Social por meio da extensão universitária, no processo de atuação sobre e nas mediações cotidianas, pode contribuir com a elaboração de propostas metodológicas que visem o desenvolvimento de processos emancipatórios. Espera-se alcançar tal impacto à medida que estudantes, professores, profissionais assistentes sociais, gestores de políticas públicas e a sociedade em geral estejam implicados no processo de planejamento e operacionalização de um evento como esse. Os temas a serem debatidos na mesa redonda, os debates oriundos das questões cotidianas e aglutinação de todos esses atores podem produzir ações transformadoras para a região. A pauta pela luta anticapacitista no cotidiano profissional da/os assistentes sociais proporciona mudanças nos espaços ambientais, organização e funcionamento das políticas públicas ofertadas nos municípios que abrangem a nossa região. Esse movimento se dá, não sem tensões e colisões internas, mas com uma grande responsabilidade pela primazia de processos dialógicos e democráticos.


Divulgação

sites e redes sociais


Informações Complementares

fs


Programação do Evento

Local

Casa dos Movimentos Populares de Teófilo Otoni/MG

Data

15/05/2024

Horário de Início

13:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Tarde: 13:00 às 17:00 horas 13:20 - Apresentação cultural Mesa de abertura: O Serviço Social na defesa de direitos da pessoa com deficiência e a luta contra o capacitismo. Coordenação/mediação: Profª Dra. Naara de Lima Campos (UFVJM) Palestrantes: Roberta Rangel Viana - Assistente Social e Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo - Consultora técnica em Assistência Social da Federação Nacional das APAES Érica Maria Figueiredo Sena - Analista de Desenvolvimento Social/Assistente Social no Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Thaís Castro Prates - Graduada em Serviço Social - Atuante em movimentos sociais, membra da Associação dos Surdos de Teófilo Otoni (ASTO), Associação de Bairros de Teófilo Otoni (ABTO) e Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri (GMOM Representação do CRESS-MG – a confirmar 16:00 - Ato comemorativo pelo dia da/o assistente social - Lanche coletivo Noite: 19:00 às 22:00 horas Apresentação cultural - Ato dos estudantes em comemoração ao dia do/a assistente social Tema da mesa: Sugestão 1: Os desafios para a visibilidade das pessoas com deficiência na formação em Serviço Social: barreiras para acessibilidade na UFVJM Sugestão 2: A formação em Serviço Social anticapacitista: enfrentando barreiras rumo à sociedade inclusiva e livre Coordenação de mesa: Stéfane Walker (discente do curso de Serviço Social da UFVJM) Palestrantes: Representação da ABEPSS – a confirmar Roberta Rangel Viana - Assistente Social e Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo – Consultora técnica em Assistência Social da Federação Nacional das APAES Tatiane - Graduada em Serviço Social pela UFVJM - Membra da Associação de Deficientes Físicos de Teófilo Otoni (ADEFITO) Prof. Dr. Ciro Andrade da Silva – Assistente social, Pró-reitor de Acessibilidade e Assuntos Estudantis (PROAEE-UFVJM)

Público-alvo

Descrição

Estudantes do curso de Serviço Social

Descrição

Assistentes Sociais da região do Mucuri e Jequitinhonha

Descrição

Gestores de políticas sociais da região do Mucuri e Jequitinhonha

Descrição

Profissionais das políticas sociais

Municípios Atendidos

Município

Ataléia - MG

Município

Catuji - MG

Município

Franciscópolis - MG

Município

Frei Gaspar - MG

Município

Itaipé - MG

Município

Ladainha - MG

Município

Malacacheta - MG

Município

Novo Oriente de Minas - MG

Município

Ouro Verde de Minas - MG

Município

Pavão - MG

Município

Poté - MG

Município

Setubinha - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Águas Formosas - MG

Município

Bertópolis - MG

Município

Carlos Chagas - MG

Município

Crisólita - MG

Município

Fronteira dos Vales - MG

Município

Machacalis - MG

Município

Nanuque - MG

Município

Santa Helena de Minas - MG

Município

Serra dos Aimorés - MG

Município

Umburatiba - MG

Município

Almenara - MG

Município

Araçuaí - MG

Município

Bandeira - MG

Município

Caraí - MG

Município

Coronel Murta - MG

Município

Divisópolis - MG

Município

Felisburgo - MG

Município

Itinga - MG

Município

Jacinto - MG

Município

Jequitinhonha - MG

Município

Joaíma - MG

Município

Jordânia - MG

Município

Mata Verde - MG

Município

Monte Formoso - MG

Município

Novo Cruzeiro - MG

Município

Palmópolis - MG

Município

Rio do Prado - MG

Município

Rubim - MG

Município

Salto da Divisa - MG

Município

Santa Maria do Salto - MG

Município

Santo Antônio do Jacinto - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE CNPJ: 05.465.167/0001-41 Endereço: Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves Rodovia Papa João Paulo II, 4.143 Prédio Minas, 14º andar Bairro Serra Verde - Belo Horizonte/MG CEP: 31630-900

Participação da Instituição Parceira

Os Centros de Referência em Direitos Humanos são equipamentos públicos para oferecimento de ações de promoção em direitos humanos (cursos, oficinas, rodas de conversas e campanhas educativas, entre outos), atendimentos multidisciplinar de proteção em direitos humanos e articulação da rede local. Na região definida, o cidadão e as organizações sociais podem acessar e participar do Centro de Referência em Direitos Humanos, espaço privilegiado de articulação, encaminhamento e apoio a demandas voltadas para práticas de cidadania e/ou casos de violações de Direitos Humanos.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 8 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Mesa de abertura com apresentação cultural sobre o "Serviço Social na defesa de direitos da pessoa com deficiência e a luta contra o capacitismo": - Apresentação Cultural; - Apresentação dos 4 palestrantes sobre o tema, em torno de 20 minutos; - Perguntas e debates sobre o tema; - Ato comemorativo do dia da/o assistente social - 15 de maio

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Mesa 2 - Os desafios para a visibilidade das pessoas com deficiência na formação em Serviço Social: barreiras para acessibilidade na UFVJM: - Apresentação Cultural; - Exposição dos palestrantes; - Encerramento com propostas de ações.