Detalhes da ação

Nas Linhas e Entrelinhas: apresentando os resultados do PROALFA

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000862

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

08/05/2024

Data Fim

08/05/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

josiane magalhaes teixeira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Resumo

A palestra "Nas Linhas e Entrelinhas: apresentando os resultados do PROALFA, visa apresentar o Produto Educacional (PE), da pesquisa intitulada “Letramento em matemática dos estudantes mineiros do 2o ano do Ensino Fundamental evidenciado a partir dos resultados do SAEB e do PROALFA em 2019”, desenvolvida no curso de mestrado profissional do Programa em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da UFVJM.


Palavras-chave

Avaliação educacional em larga escala, PROALFA, SIMAVE


Introdução

A avaliação educacional em larga escala tem se destacado em diferentes instâncias, como em ambientes acadêmicos, fundações de pesquisa e na mídia. São elas instrumentos sintéticos que produzem informações e possibilitam o monitoramento do direito à educação. Elas permitem aferir o que os estudantes sabem e o que são capazes de fazer, a partir da identificação do desenvolvimento de habilidades e competências consideradas essenciais para que consigam avançar no processo de escolarização (CEARÁ, 2017). Segundo Marques (2017), o baixo desempenho em matemática dos alunos brasileiros nas avaliações, sejam elas internacionais, nacionais, estaduais e municipais estão sendo amplamente divulgados. Os resultados das avaliações tem sido objeto de pesquisas por evidenciarem uma fragilidade no desempenho dos estudantes, especialmente na área da Matemática (COSTA, 2019). Diante desse contexto, com o intuito de auxiliar os educadores na interpretação pedagógica dos resultados de desempenho, pensou-se em criar uma estratégia de divulgação dos resultados das avaliações em larga escala, que conciliasse o rigor de uma pesquisa científica com uma abordagem mais intuitiva, visando facilitar a compreensão de todos. Considerando essas singularidades, foi criado um Vídeo Guia para o entendimento sobre os resultados de desempenho em matemática evidenciados no PROALFA 2019.


Justificativa

A justificativa principal para a realização do evento "Nas Linhas e Entrelinhas: apresentando os resultados do PROALFA" se baseia na importância de buscar estratégias de divulgação dos resultados das avaliações em larga escala, com sua correta interpretação e facilitação da compreensão dos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem.


Objetivos

- discutir a importancia da apropriação dos resultados das avaliações em larga escala pelas escolas como estrategia de melhora do desempenho dos estudantes; - apresentar o produto educacional Video guia intitulado " XXXXXX" produzido no PPGECMat;


Metas

- conscientizar os diretores das escolas públicas que ofertam ensino fundamental na cidade de Diamantina acerca da importância da análise dos resultados do SIMAVE. - divulgar posterior oficina de análise de dados do PROALFA a ser ofertada aos professores da rede pública de ensino de Diamantina.


Metodologia

A palestra será dividida em dois momentos. No primeiro momento, a Prof Stella, orientadora da pesquisa, fará uma breve exposição acerca da importãncia das avaliações em larga escala como uma forma de verificar se o direito constitucional à educação está sendo atendido. Posteriormente, a egressa do PPGECMst, Adriana, fará uma breve exposição da sua pesquisa e apresentará o Produto Educacional caracterizado com material didático instrucional: vídeo guia. Intitulado “Avaliações educacionais em larga escala: interpretando os resultados do PROALFA”.


Referências Bibliográficas

BARBOSA, L.C de M. O uso dos resultados do SIMAVE e suas possíveis implicações para gestores escolares e professores: o caso das escolas públicas de Formiga/MG. 2013. 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013. Disponível em: https://gestrado.net.br/wp-content/uploads/2 020/09/Dissertacao_LilianeMirandaBarbosa.pdf . Acesso em: 2 jun. 2023 BONAMINO, A. Tempos de avaliação educacional: o SAEB, seus agentes, referências e tendências. Rio de Janeiro, Quartet, 2002. BONAMINO, A.; COSCARELLI, C.; FRANCO, C. Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacente ao SAEB e ao PISA. Campinas, Educação e Sociedade, v. 23, n. 81, p. 91-113, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es /a/XXPwYx8Yjzr 5SX9SJC95TQt/? format= pdf&lang=pt . Acesso em: 5 jul. 2023 BONAMINO, A.; SOUSA, S. Z. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil:interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2012. v. 38, n. 2, p. 373-388. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517- 97022012000200007&lng =en&nrm=iso. Acesso em: 4 jun. 2023


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Pretende-se oportunizar momentos de discussão a respeito da qualidade da educação básica, bem como dos resultados das avaliações em larga escala.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação a serem desenvolvida (palestra) visa integrar os conhecimentos adquiridos pelos discentes envolvidos nas disciplinas de Estatística, Fundamentos I e II com a sua atuação na educação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A ação a ser desenvolvida nesse evento está vinculada aos produtos educacionais gerados no PPGECMat, tais como videos e outros materiais a serem apresentados.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A ação a serem desenvolvida (palestra) se mostra como oportunidade para que o egresso possa publicizar os produtos educacionais desenvolvidos no PPGECMat.


Impacto e Transformação Social

A ação aqui proposta, visa levar informação científica de uma forma facilmente assimilável para professores da rede publica e gestores educacionais, estabelecendo uma inter-relação da Universidade setores da educação básica, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades existentes


Divulgação

A divulgação do evento foi realizada pela SRE através de comunicação interna para diretores e especialistas das escolas publicas que ofertam ensino fundamnetal deDiamanaitna


Programação do Evento

Local

Auditório regional da SRE

Data

08/05/2024

Horário de Início

09:30

Horário de Término

11:30


Descrição

A evento terá início às 9h30 com fala da Profa. Stella e, posteriormente, a egresso do PPGECMat irá apresentar a palestra.

Público-alvo

Descrição

Diretores e especialistas das escolas publicas que ofertam ensino fundamental em Diamantina

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 3 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Palestra