Visitante
Horizontes Ampliados: Terceira Edição da Universidade Aberta para Idosos em Conexão com a Pós-graduação PROEXT-PG CAPES
Sobre a Ação
202203000880
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
22/02/2024
30/11/2024
202104000069 - Universidade Aberta para Idosos - UAI
Dados do Coordenador
ana cristina rodrigues lacerda
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Terceira Idade
Municipal
Não
Sim
Sim
Dentro do campus
Tarde
Não
Redes Sociais
Membros
A terceira turma do Programa Universidade Aberta para Idosos na UFVJM oferece cursos breves em módulos, adaptados às áreas de interesse dos participantes com mais de 60 anos, de 22/02 a 03/10/2024. Recebe apoio financeiro do CNPq (402574/2021-4) e da CAPES (PROEXT-PG, 88881.926996/2023-010). Prevê-se um Congresso da SBGG de MG em 29 e 30/11/2024, organizado pela equipe do projeto, fortalecendo o compromisso com o envelhecimento ativo e o intercâmbio de conhecimentos.
PROEXT-PG, idosos, educação em saúde, avaliação funcional, saúde do idoso
O envelhecimento populacional é uma realidade global, sendo particularmente rápido no Brasil. A preocupação com o aumento da população idosa e suas demandas crescentes tem impulsionado a busca por soluções que promovam a qualidade de vida e a autonomia desses indivíduos. Nesse contexto, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) lança a Universidade Aberta para Idosos (UAI), uma iniciativa que visa oferecer oportunidades educativas e de integração para pessoas com mais de 60 anos. Ao confrontar o desafio de envelhecer com independência, a UAI se propõe a proporcionar um ambiente de aprendizado contínuo e enriquecimento pessoal. Por meio de uma variedade de atividades educativas, práticas e sociais, buscamos promover o envelhecimento ativo e bem-sucedido. A UAI não se limita apenas a fornecer conhecimento, mas também a criar espaços de convivência, debate e diversão, essenciais para uma vida plena na terceira idade. Além disso, a UAI representa uma oportunidade única para a comunidade acadêmica jovem, permitindo a troca de experiências intergeracionais e incentivando uma reflexão sobre o papel e as aspirações dos idosos na sociedade. Com uma estrutura física de excelência e um corpo docente qualificado, a UFVJM está preparada para oferecer um programa abrangente e enriquecedor. A participação na UAI é aberta a todos os idosos alfabetizados e com condições funcionais adequadas para frequentar as atividades. A integração de diversos cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM fortalecerá o programa, enriquecendo-o com uma perspectiva multidisciplinar e promovendo uma maior diversidade de escolhas e ações. Em suma, a Universidade Aberta para Idosos representa um compromisso da UFVJM em atender às necessidades e aspirações da crescente população idosa, ao mesmo tempo em que enriquece a vida acadêmica e fortalece os laços entre diferentes gerações e áreas do conhecimento. Por fim, vale destacar que a equipe do presente projeto planeja a organização de Congresso apoiado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) de Minas Gerais (MG), idealizado para ocorrer nos dias 29 e 30/11/2024, no Campus JK da UFVJM (Diamantina, MG). O projeto recebe apoio financeiro do CNPq (402574/2021-4) e da CAPES (PROEXT-PG, 88881.926996/2023-010).
A Universidade Aberta para Idosos (UAI) desempenha um papel vital na vida dos idosos, muitos dos quais têm pouca ou nenhuma experiência com o ambiente acadêmico. Em uma geração marcada pelo analfabetismo e pela escassez de oportunidades, especialmente entre os de baixa renda, a UAI representa uma oportunidade única de acesso ao conhecimento e à cultura universitária. Além disso, a UAI desempenha um papel crucial na integração de diversos cursos e programas de pós-graduação da UFVJM. Essa integração não apenas enriquece a formação dos participantes, mas também contribui para a sensibilização e engajamento de futuros profissionais com as necessidades e desafios enfrentados pela população idosa. Ao oferecer um ambiente que promove o aprendizado, o debate, o entretenimento, a interação social e a expansão de horizontes, a UAI não apenas enriquece a vida dos idosos, mas também permite que a UFVJM retribua à sociedade o apoio e os recursos que recebeu ao longo do tempo. Em suma, a UAI representa um investimento valioso no bem-estar e na inclusão dos idosos, ao mesmo tempo em que fortalece os laços entre a universidade e a comunidade que a sustenta.
A iniciativa "Terceira Turma do Programa de Extensão Universidade Aberta para Idosos" tem como objetivo oferecer à terceira turma de idosos, com idade acima de 60 anos, a oportunidade de participar de cursos breves em diversas áreas de conhecimento dentro da universidade. Nosso propósito é fomentar a interação entre a comunidade universitária, composta por estudantes de graduação e pós-graduação em saúde, bem como professores de diversas áreas da saúde, e a comunidade externa de idosos. Destacamos que as aulas, vivências práticas e atividades avaliativas serão conduzidas por estudantes de graduação em áreas como fisioterapia, educação física, medicina, enfermagem e farmácia, além de pós-graduandos dos programas em ciências da saúde, reabilitação e desempenho funcional, e ciências fisiológicas, juntamente com docentes dos cursos da saúde. Essas atividades serão planejadas e realizadas no campus JK da UFVJM, em instalações adequadas, como o auditório do departamento de fisioterapia, ginásios terapêuticos e de ginástica, salas de informática e laboratórios específicos. Diante do exposto, salientamos que a ação é viável em termos logísticos, técnicos e operacionais, garantindo uma experiência enriquecedora tanto para os participantes idosos quanto para a comunidade universitária envolvida.
A proposta tem como meta oferecer atividades de alta qualidade e diferenciadas, específicas para pessoas com idade superior a 60 anos, através da implementação da Universidade Aberta para Idosos (UAI). Nosso objetivo é proporcionar à terceira turma de idosos de Diamantina uma experiência acadêmica enriquecedora, por meio de aulas modulares com conteúdo multidisciplinar e multidimensional. Estamos organizando atividades de ensino, socialização e físicas, com o intuito de promover um envelhecimento ativo, bem-sucedido e com qualidade de vida. Destacamos que essa proposta foi desenvolvida em parceria com os diversos cursos da UFVJM, requerendo, portanto, o envolvimento e participação de docentes, técnico-administrativos e discentes para sua operacionalização. Além disso, a proposta da terceira turma visa também aprimorar a formação geriátrica e gerontológica dos discentes e docentes envolvidos, bem como da comunidade acadêmica interna e externa, buscando promover mudanças atitudinais positivas em relação ao envelhecimento e aos idosos.
A proposta para a terceira turma do Programa Universidade Aberta para Idosos (UAI) consiste em desenvolver, ao longo dos semestres letivos de 2024, um projeto que se encaixa como parte de um programa mais amplo. Para fornecer uma visão geral do que planejamos, delineamos as seguintes aulas para a terceira turma: Aula Inaugural: Apresentação do cronograma e visita à Clínica Escola e Biblioteca. Envelhecimento Cerebral: Impacto nas atividades diárias. Demências, Envelhecimento Muscular e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Prevenção de Quedas. Ginástica 1 e 2. Alfabetização Digital 1 e 2. Primeiros Socorros 1 e 2. Ervas Medicinais e Autocuidado no Idoso. Uso de Medicamentos e Lidando com o Luto. Continuação das aulas com novos temas e reforço de conteúdos. Essas atividades serão ministradas por estudantes de graduação em áreas como fisioterapia, medicina, enfermagem, educação física, farmácia, bem como por pós-graduandos de programas relacionados à saúde. Docentes desses cursos também estarão envolvidos. Para alcançar uma ampla participação, divulgamos amplamente o projeto em mídias sociais, postos de saúde e grupos de WhatsApp. Planejamos limitar a turma a 20 idosos, com aulas semanais nas quintas-feiras, no período da tarde, e a duração prevista do programa é de 22 de fevereiro a 3 de outubro de 2024. A fim de avaliar o impacto das aulas, os idosos serão avaliados antes e depois do período de 13 aulas, que ocorrerá de 22 de fevereiro a 15 de junho de 2024. A metodologia de ensino privilegiará a interação e participação dos alunos de graduação e de pós-graduação, com aulas expositivas, dinâmicas e materiais didáticos adequados. As aulas serão realizadas no auditório do departamento de fisioterapia da UFVJM, que oferece uma estrutura adequada, incluindo boa acústica, iluminação e ventilação. Outros espaços, como laboratórios e salas de ginástica, também serão utilizados, com protocolos de segurança já estabelecidos e implementados. A metodologia também inclui a organização de um Congresso apoiado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) de Minas Gerais, previsto para os dias 29 e 30/11/2024, no Campus JK da UFVJM, em Diamantina, MG. O projeto conta com apoio financeiro do CNPq (402574/2021-4) e da CAPES (PROEXT-PG, 88881.926996/2023-010). Essa iniciativa promove a interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, fortalecendo os laços entre a universidade e a comunidade local. Além disso, reforça o compromisso com o intercâmbio de conhecimentos e a promoção do envelhecimento ativo.
BARRETO, KÁTIA MAGDALA DE LIMA; CARVALHO, EDUARDO MAIA FREESE DE; et al. Perfil sócio epidemiológico demográfico das mulheres idosas da Universidade Aberta à Terceira Idade no Estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 3, n. 3, p. 339-354, 2003. BRASIL. Estimativa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE 2015. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa, 2015>. CAMARANO, ANA AMÉLIA; KANSO, SOLANGE; MELLO, J. L. Como vive o idoso brasileiro? Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rido de janeiro, 604p, 2004. CHAIMOWICZ, F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Revista Saúde Pública. 31(2):184-200, 1997. ESTATUTO DO IDOSO. BRASIL Estatuto do idoso. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 40 p., 2017.Conteúdo: Lei no 10.741/2003. ISBN: 978-857018-827-4 MELLO, A. DE C.; ENGSTROM, E. M.; ALVES, L. C. Health-related and sociodemographic factors associated with frailty in the elderly: a systematic literature review TT - Fatores sociodemográficos e de saúde associados à fragilidade em idosos: uma revisão sistemática de literatura TT - Factores sociode. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 6, p. 1143–1168, 2014. PADMG. Boletim PAD-MG | 2011 Perfil da população idosa de Minas Gerais. 2011. Disponível em: <http://fjp.mg.gov.br/index.php/docman/cei/pad/335-boletim-pad-mg- 2011-perfil-da-populacao-idosade-minas-gerais/file>. Acesso em: 17 julho. 2019. VERAS, R.P. ; CAMARGOS, Jr.K. Idosos e Universidade: parceria para Qualidade de Vida. In. VERAS,R.(org) Terceira Idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro. Rio de Janeiro: Relume-Dumara-UNATI, p. 11-27, 1995. WHO. Preventing chronic diseases vital investment. [S.l: s.n.], 2005.
Destacamos que o currículo da terceira turma da UAI foi cuidadosamente desenhado para atender às diversas dimensões intelectual, emocional, física, afetiva e social dos alunos participantes. As aulas teóricas ocorrerão nos dois primeiros horários, em sessões de 50 minutos, permitindo a aplicação de metodologias ativas de ensino. Após essas sessões, haverá um momento de lanche, onde a socialização entre os alunos será incentivada. Nos dois últimos horários, serão realizadas atividades práticas em grupo, também com duração de 50 minutos. Os idosos da terceira turma da UAI terão acesso a toda a estrutura física e acadêmica da UFVJM, incluindo biblioteca, laboratórios de informática, auditórios, cantinas, restaurantes, prédios de diversos cursos, salas de aula e eventos acadêmicos, respeitando as regras de uso estabelecidas pela universidade. Além disso, os alunos da UAI serão convidados a participar ativamente ou como sujeitos de projetos de pesquisa, extensão e trabalhos de conclusão de curso dos diversos programas de pós-graduação e graduação envolvidos. Isso permitirá que os idosos contribuam na escolha dos temas de interesse e relevância para os módulos a serem abordados. Ao final da ação, será realizada uma formatura simbólica para os participantes que alcançarem a frequência mínima de 60%, onde receberão certificados de participação na UAI. Aqueles que desejarem poderão se tornar monitores em módulos subsequentes, enriquecendo ainda mais a troca de experiências e conhecimentos dentro da UAI. Essas medidas visam incentivar a participação dos idosos em outras atividades relacionadas ao programa UAI e promover uma interação dinâmica e enriquecedora entre os participantes, contribuindo para um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.
Os idosos da terceira turma da UAI serão convidados a participar ativamente ou como sujeitos de projetos de pesquisa, extensão, projetos interdisciplinares e trabalhos de conclusão de curso dos diversos programas de pós-graduação e graduação envolvidos. As aulas planejadas abordarão vivências teórico-práticas de ginástica e temas relacionados ao envelhecimento cerebral e muscular, com foco no entendimento das mudanças cotidianas; o uso das mídias digitais; adaptações para melhorar quedas e equilíbrio; sinais de demências e ações a serem tomadas em situações de urgência/emergência; a importância do autocuidado na velhice; estratégias para lidar com o luto e minimizar transtornos do sono. Acreditamos que essas ações terão impacto significativo em diversos aspectos relacionados à qualidade de vida dos idosos. A terceira turma será avaliada antes e após a ação por meio de questionários e observação dos participantes. Para a terceira turma da UAI, teremos a participação de diversos cursos de graduação em saúde, tanto docentes quanto discentes, além de cursos de pós-graduação da UFVJM, como o programa multicêntrico em ciências fisiológicas, ciências da saúde e reabilitação e desempenho funcional. Dessa forma, destacamos que, já para a terceira turma da UAI, contamos com a presença de diversos campos do saber e práticas, garantindo a diversidade, criatividade e liberdade de escolhas e ações.
A ação da terceira turma da UAI proporcionará a interação entre a comunidade acadêmica jovem e os idosos, enriquecendo e valorizando a vida ao promover a formação de pessoas e a realização de ações interdisciplinares que abrangem cursos de graduação e pós-graduação, alinhando-se aos três pilares fundamentais: ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se, assim, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nessa iniciativa, uma vez que a equipe organizadora da terceira turma de idosos é composta por discentes e docentes de diversos cursos da área da saúde da UFVJM, como fisioterapia, medicina, enfermagem e educação física, além de discentes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação multicêntrico em ciências fisiológicas, reabilitação e desempenho funcional, e ciências da saúde.
Ao considerar a participação ativa dos alunos de graduação e pós-graduação em todas as etapas da organização da ação, incluindo a elaboração de materiais, é possível destacar o impacto significativo em sua formação. Primeiramente, essa experiência contribui para o desenvolvimento de habilidades e atitudes essenciais, como a capacidade de discussão, organização de ideias e saberes, busca por informações e leitura de textos recomendados, além da demonstração do conhecimento adquirido. Além disso, a participação na ação impacta diretamente em aspectos relacionados à responsabilidade, compromisso, interesse, iniciativa, assertividade e proatividade dos estudantes. Eles são incentivados a cumprir tarefas pactuadas, demonstrando um relacionamento respeitoso e considerado com a equipe envolvida, incluindo os idosos da terceira turma. Essa experiência também promove o desenvolvimento das habilidades de comunicação, tanto com colegas quanto com professores e membros da comunidade externa, enriquecendo ainda mais a formação dos alunos.
Ao considerar a participação ativa da terceira turma de idosos do programa UAI em atividades de ensino, socialização e atividades físicas, espera-se que essa vivência na universidade gere um impacto significativo e promova transformações sociais nos participantes. A experiência visa favorecer um envelhecimento ativo, bem-sucedido e com qualidade de vida, proporcionando aos idosos oportunidades de aprendizado e integração com a comunidade acadêmica. Destaca-se também o potencial impacto na formação gerontológica da comunidade acadêmica, estimulando mudanças de atitude em relação ao envelhecimento e promovendo o compartilhamento de conhecimentos entre os idosos e os membros da universidade. A integração entre diversos cursos e programas de pós-graduação da UFVJM é essencial, contribuindo para a formação de profissionais e estudantes engajados com as necessidades específicas dos idosos. É importante ressaltar que todas as atividades propostas para a terceira turma da UAI contarão com o apoio e a participação ativa de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM, bem como dos docentes dos cursos envolvidos, como fisioterapia, educação física, enfermagem, farmácia e medicina. Essa colaboração multidisciplinar evidencia o compromisso da universidade em promover uma experiência enriquecedora e inclusiva para os idosos e para a comunidade acadêmica em geral.
Para promover a terceira turma do UAI, realizamos uma extensa campanha de divulgação nas mídias sociais, incluindo o Instagram pessoal de todos os membros da equipe. Além disso, distribuímos informações sobre o evento em postos de saúde e estabelecimentos privados em Diamantina voltados para o público idoso. Também mantivemos contato com os grupos dos participantes das turmas anteriores para garantir que a mensagem alcançasse aqueles que já participaram e poderiam se interessar novamente.
Nome: Idosos Número Estimado: 20 Descrição: Idosos acima de 60 anos de idade
Público-alvo
Idosos acima de 60 anos de idade
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 102 h
- Tarde;
Entrega de materiais-Aula inaugural- visita à clínica escola
- Tarde;
Aula 02- Visita à Biblioteca/envelhecimento cerebral
- Tarde;
Aula 03 Demências
- Tarde;
Aula 04 Envelhecimento muscular/TCC
- Tarde;
Quedas
- Tarde;
Ginástica 1
- Tarde;
Ginástica 1
- Tarde;
Alfabetização digital 1
- Tarde;
Alfabetização digital 2
- Tarde;
Primeiros socorros 1
- Tarde;
Primeiros socorros 2
- Tarde;
Ervas medicinais e venenosas
- Tarde;
Autocuidado no idoso, hidratação, pele, hogiene do sonho
- Tarde;
Uso de medicamentos, lidando com o luto
- Tarde;
Demências NOVO
- Tarde;
Quedas NOVO
- Tarde;
Quedas NOVO
- Tarde;
Ginástica 4 NOVO
- Tarde;
Ginástica 5 NOVO
- Tarde;
Ginástica 6 NOVO
- Tarde;
Alfabetização digital 3? NOVO
- Tarde;
Alfabetização digital 4? NOVO
- Tarde;
Primeiros socorros 3? NOVO
- Tarde;
Primeiros socorros 4? NOVO
- Tarde;
preparo de chás, técnicas de desidratação etc? NOVO
- Tarde;
TCC turma 3
- Tarde;
Formatura tuma 3 (de 3 a 10 de outubro inscrição turma 4 e reavaliações turma 3 de 11/10 a 6/11)
- Tarde;
Biblioteca/envelhecimento cerebral NOVO
- Tarde;
Uso de dispositivos para deambulação/pilates/alongamentos NOVO
- Tarde;
Aula 16 Envelhecimento muscular/TCCNOVO
- Manhã;
- Tarde;
Vale destacar que a equipe do presente projeto planeja a organização de Congresso apoiado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) de Minas Gerais (MG), idealizado para ocorrer nos dias 29 e 30/11/2024, no Campus JK da UFVJM (Diamantina, MG). O projeto recebe apoio financeiro do CNPq (402574/2021-4) e da CAPES (PROEXT-PG, 88881.926996/2023-010).