Visitante
Curso de formação para técnicos que atuam em ATER nos municípios onde se encontra o SIPAM Sempre-vivas
Sobre a Ação
202203000883
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
20/05/2024
24/05/2024
Dados do Coordenador
claudenir fávero
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Tecnologia e Produção
Meio Ambiente
Desenvolvimento rural e questão agrária
Regional
Não
Não
Sim
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
O Curso é voltado para técnicos(as) dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) vinculados(as) aos governos estaduais e municipais e a organizações da sociedade civil que atuam junto as comunidades tradicionais apanhadoras de flores sempre-vivas, cujo sistema agrícola foi reconhecido como Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM) pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU).
Comunidades tradicionais, Agricultura tradicional, Agroecologia.
No segundo semestre de 2017, o Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Apanhadoras de Flores Sempre-vivas (SAT Sempre-vivas) foi selecionado por uma Comissão Nacional composta por representação da FAO-Brasil, EMBRAPA e IPHAN para ser a primeira candidatura brasileira ao reconhecimento como SIPAM (Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial) pela FAO/ONU. Desde então, a CODECEX demandou a contribuição do Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC/UFVJM) para a elaboração do Dossiê e do Plano de Conservação Dinâmica (PCD), documentos essenciais para a apresentação da candidatura. A elaboração do Dossiê e do PCD ocorreu durante o primeiro semestre de 2018 a partir de reuniões da CODECEX; trabalhos de campo e oficinas nas comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas; e encontros regionais que reuniram representantes comunitários, parceiros da CODECEX e representantes de órgãos públicos municipais e estadual. O documento contendo o Dossiê e o PCD foi entregue oficialmente a FAO/Brasil durante a realização do I Festival dos Apanhadores e Apanhadoras de Flores Sempre-vivas ocorrido em Diamantina, MG, em junho de 2018. Após os devidos trâmites junto ao governo federal e a FAO/ONU, em março de 2020, o SAT Sempre-vivas foi reconhecido como SIPAM. O presente Curso se insere na Ação 1.1 do PCD (Assistência técnica e formação em agroecologia e agroextrativismo sustentável) e a sua execução foi assumida pelo NAC/UFVJM.
As comunidades tradicionais apresentam especificidades que requer dos servidos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) uma perspectiva diferenciada em termos metodológicos e de conteúdos técnicos. Pretende-se com esse curso estruturar equipes que possam prestar assessoria técnica às comunidades SIPAM a partir de suas realidades e na perspectiva da agroecologia.
Formar técnicos(as) de ATER com capacidades para atender as especificidades das comunidades tradicionais apanhadoras de flores sempre-vivas.
Vinte (20) técnicos(as) que atuam nos municípios de Buenópolis, Diamantina e Presidente Kubistchek capacitados sobre aspectos específicos do SIPAM que devem ser considerados nos serviços de ATER.
O curso será de trinta e duas (32) horas com atividades em auditório no Campus JK, que contarão com exposições dialogadas, trabalhos em grupos e debates em plenária, utilizando-se de recursos audiovisuais e escritas em tarjetas; e atividades práticas em campo, que serão realizadas em uma comunidade tradicional apanhadora de flores sempre-vivas
FAVERO, C.; MONTEIRO, F. T.; OLIVEIRA, M. N. S (Org.). Vida e luta das comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas em Minas Gerais. 1. ed. Diamantina, MG: UFVJM, 2021. v. 1. 451p. MONTEIRO, F. T.; FAVERO, C. A agri-cultura das comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas: um convite ao diálogo sobre conhecimentos tradicionais e agroecologia. In: Flávio Bezerra Barros ... [et al.], editores técnicos. Agroecologia e povos tradicionais na América Latina e Caribe (Coleção Transição Agroecológica). 1ed.Brasília, DF: Embrapa, 2023, v. 6, p. 85-126. MONTEIRO, F. T.; FAVERO, C.; COSTA FILHO, A.; OLIVEIRA, M. N. S; SOLDATI, G. T.; TEIXEIRA, R. D. B. L. Traditional Agricultural System in the Southern Espinhaço Range, Minas Gerais (Brazil), 2019. (Dossiê).
A referência teórica adotada são os princípios da pedagogia emancipatória (FREIRE, 1992), da ecologia de saberes (SANTOS, 2006) e da pesquisa participante (BRANDÃO e BORGES, 2007). Nesta perspectiva, o curso parte, necessariamente, do contexto social, cultural, econômico, político e ambiental vivenciado pelas comunidades do SIPAM e se soma aos conhecimentos técnico-científicos da equipe executora do projeto.
A abrangência dos temas trabalhados (características de comunidades tradicionais, sistema agrícola tradicional, uso de agroambientes específicos, ecologia e manejo de sempre-vivas, políticas públicas), necessariamente, requer o envolvimento de conhecimentos e profissionais de diversas áreas.
Os conteúdos do curso está no bojo dos resultados de anos de pesquisa e extensão junto as comunidades apanhadoras de flores sempre-vivas e o envolvimento de professores e estudantes da UFVJM e de outras instituições de ensino, contribuirá para a formação de futuros profissionais de cursos de graduação da UFVJM.
A participação dos discentes propiciará contribuições na formação profissional dos mesmos a partir de sua inserção nos temas que serão tratados, nos conteúdos dos cursos e na interação com os saberes tradicionais. Os estudantes participarão da preparação e execução do curso. Após a realização do mesmo haverá uma avaliação pela equipe executora com a participação dos estudantes.
O curso visa a preparação de técnicos(as) de ATER para atuar no sentido da inclusão produtiva, da geração de renda e da melhoria das condições de vida de comunidades tradicionais que foram historicamente alijadas do acesso a políticas públicas nesse sentido.
Como se trata de um curso dirigido a um público específico, a articulação e divulgação para os participantes está sendo realizada diretamente com as instituições envolvidas por meio de correio eletrônico e redes sociais.
Caracterização do Curso ou Oficina
Treinamento e qualificação profissional
32
- Características e particularidades de Povos e Comunidades Tradicionais - Direitos e Políticas Públicas para PCTs no Brasil - O Programa GIAHS (SIPAM) da FAO/ONU: Princípios, objetivos e distribuição global atual - O SIPAM do Espinhaço Meridional/Sempre-vivas - Manejo tradicional das sempre-vivas de quintais, roças e campos de coleta - Aspectos fundamentais do SIPAM Sempre-vivas a serem considerados pelos serviços de ATER e Políticas Públicas correlatas
Além das exposições e debates em sala de aula serão realizadas atividades de campo.
Todo os conteúdos do curso serão tratados pela exposição dialógica em que a participação dos cursistas permite a avaliação constante da aprendizagem.
Será registrada a participação dos cursistas por meio de lista de presença e serão realizados registros fotográficos.
Público-alvo
Técnicos(as) dos serviços de ATER que trabalham diretamente com as comunidades pertencentes ao SIPAM dos municípios de Buenópolis, Diamantina e Presidente Kubistchek.
Municípios Atendidos
Buenópolis - MG
Diamantina - MG
Presidente Kubitschek - MG
Parcerias
Contribuição na logística para a realização do curso.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 32 h
- Manhã;
- Tarde;
Serão realizadas exposições dialogadas e debates em sala de aula, além de atividades de campo