Detalhes da ação

Conhecendo a doença de Chagas na Serra Geral e outras doenças negligenciadas no Norte de Minas Gerais - PROEXPG_CAPES

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000884

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

03/05/2024

Data Fim

03/05/2025


Programa Vínculado

202104000061 - CONHEÇENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

fernanda guerra lima medeiros borsagli

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Resumo

A doença de Chagas (DC) ou tripanossomíase americana é uma infecção parasitária, considerada ainda como uma das mais importantes endemias da América Latina. No Brasil, a doença de chagas ainda é endêmica no Norte de Minas Gerais. Este projeto tem por objetivo fazer uma pesquisa exploratória sobre o conhecimento da população da região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, em relação à doença de Chagas e seus vetores.


Palavras-chave

Doença de Chagas , Trypanosoma cruzi, Triatomíneos, Barbeiros, bicudo, chupança, furão, PROEXPG-CAPES


Introdução

A doença de Chagas (DC) ou tripanossomíase americana é uma infecção parasitária causada pelo Trypanosoma cruzi, cuja transmissão se dá principalmente através dos vetores triatomíneos. Estes insetos, vulgarmente chamados barbeiros ou outras denominações como bicudo, chupança, furão, dependendo da região geográfica [1], são hematófagos obrigatórios e a transmissão vetorial do parasito ocorre durante ou imediatamente após o repasto sanguíneo, através das fezes contaminadas com o T. cruzi. A DC constitui uma das mais importantes endemias do Brasil e da América Latina, sendo considerada um grave problema de saúde pública devido à morbimortalidade da infecção, principalmente entre as populações com alta vulnerabilidade socioeconômica e de origem rural [2,3]. As ações de enfrentamento à DC sempre estiveram voltadas no sentido de interromper o contato do homem com os triatomíneos, uma vez que não há disponibilidade de vacina e o tratamento também não é totalmente eficaz. Atualmente o controle vetorial encontra-se na fase de vigilância, onde a participação comunitária é imprescindível para manter os níveis de controle alcançados, sendo este um dos principais desafios. [2]. Nesse projeto propomos a realização de ações educativas para disseminar e recolher informações sobre a DC e seus vetores na região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais. Nessa perspectiva, o trabalho conta com a parceria do renomado Instituto René Rachou, Fiocruz Minas, referência no estudo da DC em Minas Gerais, localizado na cidade de Belo Horizonte. O projeto contará também com o apoio das secretarias de saúde e secretaria de educação, de diversas cidades do Norte de Minas (carta de apoio já apresentada ao comitê de ética, e também anexadas a esse projeto), e também da UFVJM. Basicamente o projeto pode ser dividido em duas etapas, uma de pesquisa/extensão e outra de ensino/extensão. A etapa de pesquisa consiste em uma pesquisa descritiva exploratória implementada via questionários estruturados, direcionados e construídos para cada população de interesse, e uma pesquisa de caráter inferencial, investigando a correlação entre a quantidade de acertos e variáveis ligadas ao perfil sociodemográfico dos entrevistados. Em particular, nesse projeto há 4 populações como público alvo, a saber: (i) comunidade interna da UFVJM, (ii) Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), (iii) comunidade rural do norte de minas e (iv) alunos do 9° ano do ensino fundamental. Essas populações estão inseridas em 19 cidades da região de abrangência da UFVJM, campus Janaúba. Contudo no ano de 2024 o projeto se limitará a: 1 - coleta de dados do grupo (ii), via questionário online, com os ACS e ACEs das seguintes cidades, Mato Verde; Catuti; Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro. 2 - coleta de dados presenciais dos grupos (iii) e (iv) nas cidades de Capitão Enéas,Montes Claros; Porteirinha; Manga. Vale-se destacar que a etapa de pesquisa encontra-se aprovada pelo comitê de ética da UFVJM. Os resultados desta pesquisa servirão de aporte para o desenvolvimento de diversas atividades extensionistas para as populações investigadas, focadas nas necessidades reais observadas. Efetivamente a segunda etapa, envolve o processo de ensino/extensão, por meio de ações junto à comunidade para trocas de saberes. Nesse caso, a disseminação de informação sobre a DC é prevista ocorrer tanto na modalidade presencial quanto a online, por meio de atividades educativas, com a parceria de pesquisadores da Fiocruz Minas e de outras instituições. De maneira geral, o foco das atividades é provocar a comunidade e autoridade públicas a pensar sobre a DC e levar informação para a população, tais como os principais vetores encontrados na região; as formas de transmissão; como identificar o barbeiro; o que fazer se encontrar o barbeiro na residência - a quem procurar?; quais os cuidados ao coletar o barbeiro; entre outras perguntas.


Justificativa

A DC tem um alto impacto social e econômico em toda a área endêmica [4,5], sendo considerada um problema de saúde pública nos 21 países da América Latina. Aproximadamente 6- 8 milhões de pessoas encontram-se infectadas pelo parasito. Outras 100 milhões vivem expostas ao risco de infecção pela doença [6,7]. Estima-se que 14.000 pessoas no mundo vão a óbito anualmente em decorrência da DC [6]. No Brasil, calcula-se que há 2 a 3 milhões de pessoas infectadas [4,8], e desses, aproximadamente 600.000 pessoas desenvolvem complicações cardíacas ou digestivas, levando à morte de 5.000 indivíduos a cada ano [9]. Apesar dos números expressivos, faltam informações atuais sobre a epidemiologia da doença no Brasil, incluindo um inquérito sorológico recente e mais incentivo à população para a manutenção da vigilância entomológica, que consiste no principal mecanismo de evitar novas infecções [9-12]. Segundo Vilela et al. [13], ironicamente a vigilância epidemiológica/entomológica reduz assim que a incidência da doença diminui, reduzindo também, por parte das autoridades, os investimentos na prevenção. Com isso, aumentase a probabilidade de a doença voltar a existir em áreas onde foi erradicada, ou se espalhar para novas regiões [14]. Obrigatoriamente, ações de controle sustentáveis para a prevenção e controle da DC passam pela informação e participação da população [13]. Contudo, no Brasil e no mundo, os municípios não possuem equipes bem estruturadas e atuantes no ramo educativo; também não há ações educativas formais estruturadas que priorizem a informação da população sobre a DC [13,15]. De modo geral, é evidente a necessidade de atividades educativas no treinamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), para que eles possam transmitir à população informações necessárias para a percepção da importância da vigilância passiva, o trabalho de captura dos triatomíneos e a comunicação às autoridades de saúde [13]. Na realidade, é importante incentivar, principalmente nos municípios de regiões endêmicas, ações educativas de promoção à saúde para a população, disseminando informações sobre a DC [13]. Além dos ACS e ACE, um público promissor para receber ações educativas são os domiciliados em zonas rurais, estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e os alunos do ensino médio. A escolha da comunidade escolar justifica-se pelo fato dos estudantes serem agentes naturais de transmissão de informações para seus familiares, fazendo com que as informações cheguem a um público maior, além da escola ser um importante espaço de construção de conhecimento [16]; a escolha dos domicílios rurais é pautada pelo fato de a DC ter maior incidência nessas comunidades de maior vulnerabilidade socioeconômica [2,3]. Vale destacar que, para o desenvolvimento de ações educativas, é de fundamental importância a avaliação de conhecimentos sobre a DC e práticas de reconhecimento dos triatomíneos por parte da população. Ao mesmo tempo, tais avaliações podem servir na construção e/ou utilização em políticas públicas no combate à DC. Além disso, segundo Vasconcelos [17], estas avaliações são importantes para conhecer as crenças da população a respeito da DC, e com isso é possível produzir material educativo compreensível e atraente, aumentando a chance da participação da população na vigilância passiva. Nesse contexto, entendendo que a Universidade deve ser um agente ativo e transformador nas necessidades da população, este projeto de extensão visa fazer um levantamento do conhecimento relativo à DC e seus principais vetores de grupos populacionais de regiões da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais. A partir dos resultados obtidos, com as ações deste projeto se espera: i) sensibilização da população quanto aos riscos eminentes da Doença de Chagas; ii) uso da informação pela população para apoio na identificação e o controle do barbeiro nas comunidades; iii) instruir sobre os cuidados para prevenção da doença; iv) sensibilizar os municípios sobre a necessidades de ações voltadas a discutir a doença de Chagas. Salienta-se que a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Janaúba, está localizada na porção nordeste do estado de Minas Gerais, sendo esta região uma das mais pobres no Brasil, que no século XX foi uma das áreas com maior incidência da DC, com presença regular de triatomíneos nos domicílios [18,19]. Diante do exposto, além das ações educativas, um levantamento do grau de conhecimento da população sobre a DC pode trazer grandes contribuições para os gestores da região definirem estratégias de saúde e políticas públicas voltadas para o enfrentamento da DC na região. Destaca-se, ainda, a importância do desenvolvimento do projeto na região da Serra Geral, no Estado de Minas Gerais, considerando a vulnerabilidade social da população dessa região, que se apresenta com condições sociodemográficas, econômicas e de vida desfavoráveis. É importante destacar, que esse projeto foi executado com bolsa no ano de 2023, tratando-se de uma continuação, do ponto de vista de fomento da PROEXC. Por esse motivo, gostaríamos de compartilhar alguns resultados obtidos até o presente momento na execução do projeto : i) Produção de folders sobre a DC para distribuição. ii) submissão de relato de experiência ao Sintegra. iii) Aplicação dos questionários nas cidades de Janaúba; Nova Porteirinha; nas comunidades rurais e escolas para alunos do 9º. iv) um trabalho de conclusão de curso (TCC) finalizado, com discussão de alguns dados já coletados, e um TCC em andamentos. v) atualmente estamos realizando análise dados dos ACEs e ACSs ja coletados como também dos dados coletados nas escolas, preparando um trabalho para um periódico. Nos nosso estudos em 2023, bbservou-se que 76% dos discentes conhecem ou já ouviram falar sobre a DC, destes 15% conhece alguém com DC, sendo 23% parentes de 1º ou 2º grau. Ainda, 34% acreditam que a DC afeta apenas o coração e 16% sabem que afetam também esôfago e intestino. Além disso, 50% conhecem o vetor da DC popularmente por “barbeiro” enquanto apenas 26% sabem o nome científico do vetor. Ainda, apenas cerca de 16% souberam identificar o agente etiológico e 19% identificaram o nome do agente. Portanto, é possível perceber que os alunos não estão familiarizados com diferentes aspectos da DC, demonstrando a necessidade da ampliação de atividades de educação em saúde e divulgação científica sobre a DC nas escolas. Por outro lado, nos estudos com ACES e ACS, Observou-se que 73,88% dos agentes são mulheres, 75,38% têm entre 30 e 50 anos, 64,93% atuam a mais de 10 anos, 53,73% terminaram o ensino médio e apenas 15,67% possuem ensino superior. As variáveis sexo e atuação profissional apresentaram correlação significativa com o número de acertos. Não se observou diferença significativa no desempenho dos agentes de diferentes municípios, mas ocorreu uma grande faixa de variação no número de acertos em relação à mediana. Os resultados deste estudo sugerem a necessidade de políticas públicas de capacitação permanente dos agentes. Assim, considerando as ações do projeto, a continuação deste trabalho é relevante para o desenvolvimento de conhecimento sobre DC na UFVJM e na região da Serra Geral no Norte de Minas Gerais. Além disso, há a necessidade de um bolsista no projeto, que será essencial para dar prosseguimento nas atividades de 2024. Ainda, gostaríamos que fosse considerado o fato do projeto necessitar de recursos financeiros para as ações presenciais (coletas de dados nas escolas e população rural dos municípios Capitão Enéas, Montes Claros; Porteirinha; Manga), para o custeio de combustível e material gráfico (panfletos a serem distribuídos para essas populações). Em média, na seção de gasto com transporte serão consideradas no mínimo 2 visitas em cada escola que receberá o projeto e duas visitas a população rural em cada cidade descrita anteriormente, exceto Montes Claros, onde precisaremos fazer a pesquisa com cerca de 202 escolares, o que representa em média 7 visitas, considerando turmas de 30 alunos, mais a coleta na comunidade rural.


Objetivos

Objetivo Geral: Fazer uma pesquisa exploratória acerca do grau de conhecimento da população sobre a DC e promover ações educativas sobre a DC na região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, e promover ações educativas. Objetivos específicos: 1 – Realizar uma pesquisa exploratória para avaliar o grau de conhecimento das seguintes populações e traçar o perfil sociodemográfico dos entrevistados, por meio da aplicação de questionários. 2- Realizar uma pesquisa inferencial acerca da correlação entre o conhecimento dos pesquisados e seu perfil sociodemográfico. 3 - Aplicar questionários junto aos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do municípios de Mato Verde; Catuti; Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro. 3 - Aplicar questionários junto à comunidade rural e a alunos do 9° ano do ensino fundamental, de escolas públicas dos municípios de Capitão Enéas, Montes Claros; Porteirinha; Manga; 4 - Produzir material didático sobre a DC e seus vetores e entregar a população.. 5 - Realizar palestras, minicursos e/ou oficinas educativas sobre a DC para o público alvo do projeto. 6 – Incentivar a vigilância passiva na região da Serra Geral, em conjunto com a vigilância em saúde dos municípios. 7 – Promover a interação entre UFVJM e outras instituições, como Fiocruz, secretarias de educação e de saúde dos municípios onde a UFVJM está inserida. 8 - Promover a interação entre a UFVJM e comunidade externa. 9– Realizar divulgação científica. 10 – Divulgar a UFVJM na região na qual ela está inserida.


Metas

De maneira objetiva, o projeto prevê como meta: 1 - Aplicar cerca de 252 questionários em escolas públicas, junto a alunos de 9º ano do ensino fundamental, nas cidades: Montes Claros (202 questionários); Capitão Eneas (11 Questionários); Porteirinha (23 questionários); e Manga (16 questionários). Ainda, promover ações educativas para esse público. 2 - Aplicar cerca de 162 questionários na zona rural dos municípios de Montes Claros (66 questionários); Capitão Eneas (9 Questionários); Porteirinha (60 questionários); e Manga (27 questionários). Promover ações educativas para esse público. 3 - Obter resposta aos questionários de aproximadamente 144 Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) do municípios de Montes Claros Monte Azul, Espinosa, Mato Verde, Catuti, Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro. É considerado em média 16 respostas por município. Contudo, para esse público o número de respostas pode ser muito maior que o esperado, como também abaixo, por se tratar de questionário online. Promover ações educativas para esse público. 4 - Realizar análise dos questionários aplicados aos ACEs e ACS no ano de 2022 e apresentar os resultados as secretarias de saúde de 4 municípios: Janaúba, Manga, Montes Claros e Nova Porteirinha. 5 - Elaborar cerca de 500 panfletos informativos sobre a DC e distribuir para o público alvo do projeto.


Metodologia

Resumidamente, a fim de alcançar os objetivos e metas propostos, o projeto visa implementar 3 tipos de atividades, a saber: 1 - produção de material didático sobre a DC; 2- organização e realização de ações educativas sobre a DC; 3 - coleta de dados junto ao público alvo, por meio dos questionários, e análise dos mesmos. A metodologia referente a cada uma das atividades será descrita a seguir. 1 - Elaboração de material didático sobre a DC - Pretende-se continuar desenvolvendo dois tipos de materiais didáticos, os audiovisuais, no formato de vídeos para o youtube, tiktok e instagram, e os textuais no formato de e-book e folders, este último para o instagram. O ebook é um concepção futura, da junção de vários materiais textuais produzidos ao longo do projeto. A produção do material textual envolverá extensa pesquisa bibliográfica. No caso do material audiovisual, além da pesquisa bibliográfica padrão, já realizada para a elaboração dos folders e e-book, é necessário a montagem de roteiro, processo de revisão, gravação ( no formato de vídeo, usando preferencialmente ferramentas gratuitas), edição (usando ferramentas de edição de áudio, como o audacity, e de video como o shotcut) e postagem nas redes sociais e no canal do youtube. A produção dos materiais didáticos será de responsabilidades dos discentes envolvidos no projeto, ficando incumbido prioritariamente a(o) bolsista do projeto a produção dos materiais audiovisuais, desde a revisão bibliográfica, criação de roteiro, gravação, e edição dos materiais, e sua respectiva publicação nas redes sociais. Todas as etapas ocorrerão sob a supervisão dos docentes envolvidos no projeto. O projeto conta com a parceria da Fiocruz Minas, que auxiliará na revisão do material didático produzido no projeto. Ainda, está previsto como contribuição da Fiocruz a disponibilização de ciclos completos com barbeiros alfinetados e lâminas com o protozoário Trypanosoma cruzi para fins de ensino. 2- Organização e realização de ações educativas sobre a DC. Será organizado palestra, minicursos e/ou oficinas sobre a DC para o público alvo. A escolha de temas para essa atividade será pautada principalmente nas respostas obtidas nos questionários. Em particular, as atividades poderão ser ministradas por professores e/ou alunos do projeto, como também poderá ser feito convite a professores e pesquisadores de outras instituições para abordar temáticas pontuais de interesse do projeto, ampliando também a rede de colaboração do projeto. 3 - Coleta de dados junto ao público alvo, por meio dos questionários, e análise dos mesmos. Foram elaborados os termos de consentimento livre esclarecido, termo de assentimento livre esclarecido (para menores de 18 anos) e questionários estruturados, com questões sobre a DC e perguntas sociodemográficas. O projeto de pesquisa já foi submetido ao comitê de ética institucional da UFVJM, sendo logrado aprovação sob o registro nº 45394421.8.0000.5108. No ano de 2024, seguiremos o cronograma de coleta de dados aprovado pelo comitê de ética, onde será aplicado questionários no formato online e também na forma presencial. Os questionários online, implementados via plataforma google forms, serão aplicados junto aos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) dos municípios de Mato Verde; Catuti; Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro, Montes Claros, Monte Azul. Os formulários serão enviados para email das secretarias de saúde dos municípios e/ou para os chefes imediatos dos agentes. O envio dos formulários para os agentes será de responsabilidade das chefias dos agentes nas instituições parceiras. A aplicação presencial ocorrerá nas cidades de Capitão Enéas,Montes Claros; Porteirinha; Manga; junto alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e comunidades rurais. As escolas e comunidades rurais serão selecionadas no decorrer do projeto em diálogo com as superintendências regionais de ensino e as secretarias de saúde e/ou chefias dos ACEs. Findada a etapa de coleta de dados, será feito um tratamento das respostas obtidas – etapa de análise. Na etapa de análise, busca-se avaliar o grau de conhecimento da população a respeito do barbeiro e da DC, como também avaliar questões sociodemográficas. Em particular, a análise dos dados da pesquisa será atribuída ao bolsista e demais discentes envolvidos no projeto, tendo como retorno a produção de trabalho de conclusão de curso e publicação de artigos científicos pelos discentes. Com base nas respostas contidas nos formulários, haverá atualização dos materiais didáticos textuais que já vem sendo produzido no projeto, principalmente os folders que serão entregues diretamente a esta população no formato físico (no formato de panfletos), sendo a atualização focada em incluir as principais dúvidas identificadas no questionário – tomando como base as questões com maior número de erros. é importante destacar que o projeto conta com várias parcerias, como as secretarias de educação e de saúde dos municípios envolvidos, que atuarão na conexão dos pesquisadores ao público alvo. O projeto necessitará de auxílio financeiro para combustíveis (viagem para aplicação presencial dos questionários) e impressão de panfletos e questionários.


Referências Bibliográficas

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Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A aplicação de questionários e coleta de dados ocorre com a participação ativa das comunidades e da secretaria regional de educação de Janaúba, secretarias municipais de saúde e da educação dos municípios envolvidos no projeto, incluindo a escolha das escolas e comunidades participantes.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto tem participação de docentes, discentes e técnicos de diferentes cursos e área de atuação, tais como ciência e tecnologia, engenharias, biológicas e saúde.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto atende a indissociabilidade, uma vez que possui atividades de ensino para divulgação científica sobre a doença de chagas e outras doenças negligenciadas, produção de material didático, entre outros. Assim como, a pesquisa uma vez que busca coletar dados acerca do conhecimento da população produzindo análises sobre esses dados e quantificando estatisticamente. No caso da extensão se caracteriza por levar o conhecimento e buscar o conhecimento sobre a doença de chagas, além dos muros universitários, indo à comunidades vizinhas e longínquas da região abrangida pelo projeto.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

É importante destacar a participação do estudante sob dois pontos de vista: i) da contribuição do estudante para o projeto e ii) a contribuição do projeto para os estudantes envolvidos. No primeiro caso, leva-se em conta que o projeto selecionará estudantes que poderão ser de quaisquer cursos da UFVJM e quaisquer Campi. Logo, naturalmente, espera-se uma diversidade de formação, o que seria positivo à luz dos objetivos do projeto, pois promoveria uma discussão interprofissional e interdisciplinar na elaboração das atividades, além das diferentes experiências regionais envolvidas. Some-se a isso o fato que na UFVJM há o curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, onde os estudantes têm contato com diferentes áreas do conhecimento, e diferentes cursos na área de saúde que se relacionam diretamente à temática desta proposta. Nesse projeto, conhecimentos em biologia, geografia, física, química, matemática, entre outras disciplinas, serão de grande valia para a produção de material didático do projeto. Em particular, a matemática (análises estatísticas) está agregada à etapa de avaliação das informações coletadas por meio dos questionários sobre a DC. A área de Biologia é claramente detectável, uma vez que parte do trabalho envolve a disseminação de informações sobre a DC e sobre os triatomíneos. Geografia está associada ao mapeamento geográfico das populações de triatomíneos comunicadas aos órgãos de saúde e caracterização dos principais ecossistemas onde esses insetos são encontrados. A química e a física quando a discussão envolve os exames de detecção da doença ou os equipamentos utilizados nos processos, e assim por diante. Agora, no segundo caso (ii), discute-se a contribuição do projeto para a formação dos estudantes envolvidos. O projeto possibilita diretamente que o discente se envolva em atividades de ensino, durante as atividades educativas presenciais, e durante a produção dos materiais didáticos. O projeto proporcionará aos discentes o envolvimento com atividades de pesquisa – etapa de coleta, análise de dados via formulários e desenvolvimento de trabalhos científicos para eventos e periódicos. Por fim, o projeto propicia efetivamente aos alunos uma atividade de extensão, ao provocar o aluno a desenvolver ações para levar o conhecimento para fora dos muros da universidade, e, por outro lado, buscar o conhecimento popular para dentro da universidade, traçando uma relação clara entre a UFVJM e comunidade externa. Assim, o projeto promove o ensino, pesquisa e extensão de maneira indissociada. Vale destacar ainda que os estudantes estarão em contato direto com os professores. A capacitação discente ocorrerá em um processo contínuo, durante o processo de preparação do material didático, cujas dúvidas serão levadas aos professores e membros parceiros, e durante as atividades de análises dos formulários de pesquisa. Prevê-se reuniões mensais com bolsista e discente para orientação e planejamento das atividades mensais, e reuniões quinzenais para acompanhamento da execução do projeto. A participação dos discentes na organização das ações é ponto interessante a se ressaltar, uma vez que promove formação acadêmica em atividade de gestão. Em linhas gerais, os estudantes ficarão responsáveis por: 1 – Realizar o levantamento bibliográfico para a construção dos materiais didáticos. 2 – Produzir os materiais didáticos, em todas as suas formas, audiovisual e ou textual. 3 – Auxiliar na organização das ações do projeto, incluindo palestras, minicurso e oficinas, tanto na forma presencial quanto online. 4 – Participar das reuniões em grupo. 5 – Aplicar os formulários, tanto no caso presencial quanto no formato online e analisar os resultados obtidos. 6 - Escrever trabalhos científicos para submissão em eventos científicos e em periódicos. Os alunos integrantes do projeto serão avaliados observando sua desenvoltura em cada uma das atividades atribuídas a eles. Desta maneira, esse projeto também tem como propósito complementar a formação dos discentes de graduação do BC&T e dos cursos terminais da UFVJM campus Janaúba, e demais alunos de outros cursos da UFVJM. Busca-se promover a participação dos discentes no processo educacional regional, bem como ampliar sua participação nas atividades relativas ao ensino, pesquisa e extensão da UFVJM. Espera-se que a participação do discente contribua de maneira sólida para sua formação acadêmica-profissional.


Impacto e Transformação Social

A Doença de Chagas é uma doença endêmica no norte de Minas Gerais, com poucos estudos acadêmicos voltados para a região, em razão de ser uma doença negligenciada. O estudo desenvolvido nesse projeto tem potencial de desenvolver políticas públicas voltadas a atração de mais recursos públicos e/ou privados para a aplicação no mitigamento da doença na região, tanto no setor de saúde quanto da educação. Além dessa doença negligenciada, outras doenças, tais como toxoplasmose, hanseníase, entre outras negligenciadas estão presentes no Norte de Minas Gerais e merecem atenção e estudo para auxiliar os setores da saúde na mitigação do problema.


Divulgação

A divulgação será feita nas redes socias dos grupos de pesquisa BIOSEM e LESMA, assim como durante a execução do trabalho nas comunidades e em eventos nacionais e internacionais relativos a área.


Propriedade(s) Intelectual

Trabalhos em congresso, artigos, etc.

Público-alvo

Descrição

Aplicação de questionários, palestras e atividades educacionais aos alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas dos municipios de Mato Verde, Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro, Janaúba, Nova Porteirinha, Jaíba, Verdelândia, Capitão Enéas, Montes Claros, Porteirinha, Manga, Monte Azul, Catuti e Espinosa.

Descrição

Aplicação de questionários, palestras e atividades educacionais em comunidades rurais dos municipios de Mato Verde, Pai Pedro, Santo Antônio do Retiro, Janaúba, Nova Porteirinha, Jaíba, Verdelândia, Capitão Enéas, Montes Claros, Porteirinha, Manga, Monte Azul, Catuti e Espinosa.

Descrição

Aplicação de palestras e atividades educacionais nas cidades pertencentes da microrregião 03 - Januária de Minas Gerais.

Descrição

Realização de palestras e atividades educacionais nas cidades da microrregião 05 - Salinas de Minas Gerais.

Descrição

Realização de palestras e atividades educacionais nos municipios da miicrorregião 07 - Montes Claros Minas Gerais.

Municípios Atendidos

Município

Mato Verde - MG

Município

Pai Pedro - MG

Município

Santo Antônio do Retiro - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Nova Porteirinha - MG

Município

Jaíba - MG

Município

Verdelândia - MG

Município

Capitão Enéas - MG

Município

Montes Claros - MG

Município

Porteirinha - MG

Município

Manga - MG

Município

Monte Azul - MG

Município

Catuti - MG

Município

Espinosa - MG

Município

Salinas - MG

Município

Januária - MG

Parcerias

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Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 200 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Aplicação de questionários nos municipios mencionados anteriormente.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação dos resultados dos trabalhos em eventos.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Realização de palestras e atividades nos municipios e comunidades de ação do projeto.