Detalhes da ação

Popularização do conhecimento em farmacologia em Diamantina-MG

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000890

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/07/2024

Data Fim

30/06/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

thiago sardinha de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

Este projeto possui a proposta de divulgação da ciência em farmacologia. A proposta faz parte do PROEXT-PG alinhado à curricularização/creditação da extensão na UFVJM e contará como membros do projeto, um professor extensionista não membro de PPG, discentes matriculados nas disciplinas de farmacologia II e III do curso de Farmácia/FCBS/UFVJM, discentes da disciplina de ciências farmacêuticas e sociedade do PPGCiFarm/UFVJM e a comunidade externa.


Palavras-chave

PROEXT-PG; Curricularização da extensão; Metodologias ativas; Creditação da extensão.


Introdução

A educação científica assume um significativo papel no processo de ensino aprendizagem (1), sendo necessária a realização permanente de reflexões sobre o seu desenvolvimento, para a busca da melhoria da qualidade do ensino (2). O estudante atribui sentidos e significados ao mundo e aos objetos que os cercam e o processo de ensino-aprendizagem afirma-se como um dos prazeres mais naturais e espontâneos para o ser humano, através da significação às coisas e ao universo. Independente do grau de conhecimento e/ou escolaridade, o discente vai à escola repleto de curiosidade e esperança, na possibilidade de enriquecer o seu poder de dar significação às coisas e compreendê-las (3). Neste sentido, a experiência e vivência profissional são essenciais para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade, o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes torna-se difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (4). A vivência profissional nas práticas de ensino proporciona troca de conhecimentos e vivências, formulando instrumentos de preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho, mediante ao ambiente de aprendizagem adequado (5). Assim, a presente proposta objetiva a disseminação da ciência e conhecimento de farmacologia junto a crianças da Casa Lar de Diamantina com momentos Lúdicos e leitura de GIBIS que contém conteúdo lúdico de farmacologia em um primeiro momento e posteriormente o projeto vai atender a mostra de ciências farmacêuticas do DeFar/FCBS, levando popularização do conhecimento em farmacologia para estudantes da educação básica de Diamantina em mostras anuais que ocorrerão no mercado central de Diamantina MG. 1. PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A. L. Análise das publicações sobre jogos didáticos no “EPEB” e “EREBIO – SUL”. sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2009. 2. ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C. and SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciênc. educ. vol.18, n.3, pp. 675-688, 2012. 3. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 4. MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. 5. SANTOS. O aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning – PBL). Rev. Bras. Educ. Med. 2014.


Justificativa

As práticas de ensino vinculadas a ciência e tecnologia surgem como um novo tipo de comunicação entre sociedade, professor e aluno. Essas práticas incluem equipes de trabalho, onde cada um contribui com sua experiência, sendo o que o professor é dirigente, mas também aprendiz, diagnosticando o que cada participante sabe e promove ao ir além do imediato. A partir das dificuldades encontradas para se aplicar a ciência na educação básica e crianças em idade inicial de formação, a exemplo de laboratórios e reagentes, este projeto possibilitará o estreitamento da distância entre a ciência e a população. Este projeto de extensão pretende apresentar materiais e atividades voltados para o ensino básico, incluindo as disciplinas de farmacologia II e III e seus respectivos discentes do curso de farmácia da UFVJM e ainda discentes da disciplina de ciências farmacêuticas e sociedade do PPGCiFarm/UFVJM. estimulando-os a divulgar a relevância de pesquisas e atividades de farmacologia, com temas em linguagem mais criativa e acessível, que possibilite o estreitamento da distância entre a ciência e a população. Creditação da extensão nas disciplinas de farmacologia II (FAR164 - 8 horas), farmacologia III (FAR173 - 8 horas), Ciências Farmacêuticas e Sociedade (CIF610 - 8 horas).


Objetivos

Objetivo geral: Creditação da extensão estimulando a comunidade acadêmica na divulgação e popularização do conhecimento de farmacologia para crianças da Casa Lar e estudantes da educação básica em momentos Lúdicos. Objetivos específicos: 1) Creditação da extensão nas disciplinas de farmacologia II (FAR164), farmacologia III (FAR173) e Ciências Farmacêuticas e Sociedade (CIF703); 2) Estimular e qualificar discentes para divulgação da ciência na área de farmacologia; 3) Demonstrar a relevância da ciência e tecnologia no campo da farmacologia junto a crianças em fase inicial de formação; 4) Tornar pública e acessível o conhecimento em farmacologia. 5) Divulgação da ciência em farmacologia através de Gibis, folders e painéis, materiais gráficos que serão custeados com o recurso PROEXT-PG CAPES; 6) Fornecimento de Cooffee Break como momento de interação para as crianças abrigadas na Casa Lar, que serão custeados com recursos PROEXT-PG CAPES.


Metas

Meta 1: Submissão do projeto na PROEXC/UFVJM; Meta 2: Preparação e impressão do material de divulgação; Meta 3: Garantir a creditação da extensão nos cursos de Farmacologia II (FAR164), Farmacologia III (FAR173) e Ciências Farmacêuticas e Sociedade (CIF703); Meta 4: Capacitar os discentes das unidades curriculares descritas, por semestre, para se tornarem eficazes divulgadores da ciência, especificamente na área de farmacologia, por meio de atividades integrativas, treinamentos especializados e atividades voltadas à sociedade; Meta 5: Realizar sessões interativas na Casa Lar e estudantes da educação básica, demonstrando de forma lúdica e educativa a importância da ciência no campo da farmacologia para crianças em fase inicial de formação; Meta 6: Criar e manter um vínculo com os funcionários e crianças, tornando disponível gratuitamente materiais educativos em farmacologia voltados para crianças e educadores, com diferentes recursos disponíveis. Meta 7. Escrita do relatório e entrega dos certificados.


Metodologia

As atividades serão desenvolvidas para o processo de ensino aprendizagem entre professor/discentes da UFVJM e Crianças/Funcionários da Casa Lar de Diamantina MG e estudantes da educação básica. O eixo temático do projeto compreenderá a divulgação da ciência e tecnologia em farmacologia com momentos lúdicos e entrega de materiais impressos para as crianças, trabalhando o aumento da visibilidade da universidade e divulgando conhecimento junto às crianças, e consequentemente, a toda sociedade. Para isso, serão formados grupos em áreas temáticas da farmacologia, com a colaboração de docentes e discentes, que durante a execução irão executar a ação para levar a ciência à instituição. Os materiais serão fornecidos em PDF pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica experimental pelo grupo de Grupo de Iniciativas Educacionais, conforme pode ser acessado o programa pelo site https://sbfte.org.br/iniciativas-educacionais/.


Referências Bibliográficas

1. PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A. L. Análise das publicações sobre jogos didáticos no “EPEB” e “EREBIO – SUL”. Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2009. 2. ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C. and SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciênc. educ. vol.18, n.3, pp. 675-688, 2012. 3. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 4. MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. 5. SANTOS. O aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning – PBL). Rev. Bras. Educ. Med. 2014.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto promoverá uma interação dialógica contínua entre a comunidade acadêmica da UFVJM e a sociedade, especialmente com as crianças da Casa Lar de Diamantina e os estudantes da educação básica. Essa interação será mediada pela participação ativa dos docentes das Unidades Curriculares (UCs) envolvidas no projeto, juntamente com seus discentes e um docente extensionista que traz uma perspectiva prática e inovadora para a extensão. A interação dialógica ocorrerá através de atividades lúdicas, sessões interativas e oficinas de capacitação que serão desenvolvidas em colaboração direta com a comunidade externa. As crianças e educadores não serão apenas receptores passivos, mas participarão ativamente, contribuindo com suas experiências, conhecimentos prévios e feedbacks, que serão incorporados na construção dos materiais educativos e nas abordagens pedagógicas adotadas. A comunidade externa, composta por educadores, cuidadores da Casa Lar e as próprias crianças, terá um papel fundamental na co-criação do conhecimento em farmacologia. Através de um diálogo aberto e contínuo, suas contribuições ajudarão a moldar as metodologias e os conteúdos apresentados, garantindo que sejam adequados e acessíveis ao público-alvo. Essa colaboração permitirá adaptar os materiais e as atividades de forma que reflitam as realidades e necessidades específicas da comunidade, enriquecendo o processo educativo. Além disso, a comunidade externa atuará como agente difusor do conhecimento adquirido, replicando as boas práticas e informações assimiladas durante o projeto em seus próprios contextos. Ao disseminar o conhecimento em suas redes, a comunidade ajuda a amplificar o impacto social do projeto, promovendo uma compreensão mais ampla e aplicada da farmacologia na sociedade. Essa abordagem dialógica assegura que o conhecimento em farmacologia seja não apenas transmitido, mas também construído coletivamente, resultando em um aprendizado significativo e em um impacto social duradouro. As atividades serão acompanhadas por avaliações periódicas para ajustar as estratégias conforme necessário, sempre em diálogo com todos os atores envolvidos, reforçando o compromisso com a inclusão e a democratização do conhecimento. Dessa forma, o projeto não só leva a ciência à comunidade, mas também aprende com ela, criando um ciclo virtuoso de aprendizagem e transformação social.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto possui como área enfoque o conhecimento em farmacologia, que trabalha de forma integrada com todos os componentes curriculares do curso de farmácia e integra perfeitamente as UC´s de farmacologia II, III e ciências farmacêuticas e sociedade. Por conta da interdisciplinaridade do tema, teremos uma relação de interprofissionalidade rica e diversa, uma vez que será contemplado estudantes da graduação que possuem o tema de farmacologia em comum e vai apresentá-lo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Por se tratar de uma proposta envolvendo a farmacologia, teremos como apoiador do projeto a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental que disponibiliza o material digital em seu site (https://sbfte.org.br/iniciativas-educacionais/), que integra a pesquisa ao ensino e extensão, portanto, o projeto estará aliado aos temas abordados ao ensino e será efetivada a tríade com a extensão que retorna à sociedade os benefícios da capacitação dos alunos de farmácia da UFVJM. Disciplinas envolvidas na creditação da extensão: Farmacologia II (FAR164), farmacologia III (FAR173) e Ciências Farmacêuticas e Sociedade (CIF610).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes da graduação serão protagonistas do presente projeto, uma vez que após a preparação deles pelos docentes das UC´s envolvidas, ele vai possuir a bagagem necessária para atuar junto às Crianças da Casa Lar de Diamantina-MG e estudantes da educação básica de Diamantina MG. Esta autonomia fará com que o aluno seja devidamente reconhecido pelo trabalho que está executando e faça valer todo o investimento público que é fornecido para os mesmos.


Impacto e Transformação Social

O discente do curso de farmácia deverá estudar os materiais e fontes disponibilizadas para o projeto, fazendo também sua busca ativa por conhecimento em sítios científicos e periódicos de qualidade. Serão realizadas discussões nas quais cada estudante deverá apresentar a evolução progressiva da proposta, com análise e contribuições junto ao grupo de colegas e acompanhamento dos responsáveis pela UC´s. Neste cenário, será possível impactar e promover a transformação social destes discentes para que retorne à sociedade todos os conhecimentos adquiridos e ao executarem o projeto, estejam altamente preparados para impactar junto aos estudantes da cidade.


Divulgação

Por envolver questões sociais restritas, crianças abrigadas e amparadas pela justiça, não haverá divulgação ampla a respeito da causa, respeitando as normas institucionais do local em que o projeto será executado. Quanto a popularização da mostra no mercado, será amplamente divulgado no instagran do PPG Farmácia e DeFar.


Público-alvo

Descrição

Alunos de mestrado orientado pelos docentes cadastrados no projeto, que irão auxiliar na supervisão e preparação dos discentes de graduação.

Descrição

Responsável pelas disciplinas de farmacologia II e III.

Descrição

Estudantes da graduação que serão os protagonistas do conhecimento que será divulgado junto a sociedade.

Descrição

Docente extensionista que ainda não esteja vinculado a pós-graduação

Descrição

Estudantes em fase inicial de formação

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Instituição de execução dos trabalhos

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 355 h

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Planejamento da ação farmacologia II, III e ciências farmacêuticas e sociedade

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Finalização

Carga Horária 240 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Execução dos trabalhos

Carga Horária 30 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Distribuição dos recursos (R$9.800,00): Diárias e Passagens R$ 4.000,00; Material de Consumo R$ 4.300,00; e Alimentação R$ 1.500,00.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atividade contínua para coleta, análise e interpretação de dados para medir o progresso, programa e atividade em relação aos seus objetivos e metas que estabelecemos, visando melhorar a gestão, garantir a transparência e facilitar o aprendizado organizacional.