Visitante
Construção +
Sobre a Ação
202203000913
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
17/06/2024
30/01/2025
Dados do Coordenador
iara ferreira de rezende
Caracterização da Ação
Engenharias
Educação
Tecnologia e Produção
Educação Profissional
Municipal
Não
Não
Não
Dentro do campus
Noite
Não
Redes Sociais
Membros
O presente projeto visa ministrar cursos presenciais para a comunidade local, considerando como público-alvo, profissionais da construção civil, de forma que este seguimento da sociedade adquira maior conhecimento teórico sobre as atividades que desenvolvem ou pretendem desenvolver, bem como proporcionar uma integração dos discentes do curso de ciência e tecnologia do campus JK, com a comunidade externa.
construção civil, cursos, integração
As ações de extensão universitária apresentam considerável visibilidade nas comunidades acadêmicas, uma vez que promovem um maior contato com a sociedade. Um dos exemplos, são cursos de capacitação que têm como intuito superar as tantas lacunas causadas pela desigualdade social e a pouca oferta de cursos técnicos, sem ônus para os cursistas. Diante desse cenário, o Construção + consiste em uma ação de extensão destinada a requalificar os trabalhadores braçais da construção civil (pedreiros, carpinteiros, almoxarifes, ajudantes, pintores, armadores, mestre de obras etc.), a partir do acesso desses profissionais as informações teóricas e práticas ministradas por discentes voluntários do curso de ciência e tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - campus JK. A proposta do projeto, na categoria presencial, é atender o público local, carente de formação técnica e até mesmo primária. Além das aulas, o projeto irá contar com uma comissão de marketing responsável por difundir informações acerca da construção civil por meio das suas redes sociais (Instagram e Facebook) e postagens no blog do projeto.
A indústria da construção civil é um dos setores mais importantes para a economia. No ano de 2021, o PIB da construção cresceu 9,7%, gerando 244.755 novas vagas com carteira assinada no país (CBIC, 2022). Apesar da nítida relevância do setor da construção para a economia brasileira, o investimento de muitas empresas em qualificação de seus profissionais é relativamente baixo. Alguns fatores como à alta rotatividade da mão de obra, a precisão em geral, menor na indústria da construção civil em relação a outros segmentos e as intervenções governamentais na economia, fazem com que as construtoras optem pela contratação de profissionais pouco especializados e com baixo nível de escolaridade. Segundo PEREIRA (2014), o setor da construção civil é bastante heterogêneo em termos de nível tecnológico de suas empresas, havendo ainda a prática de métodos de trabalho antiquados. Paralelo ao fato, o autor citado mostra que há considerável terceirização das atividades e subcontratações de mão de obra. O setor recruta na maior parte trabalhadores com baixo nível de instrução, que desempenham funções desgastantes e perigosas. A junção dessas características resulta em um cenário favorável para ocorrência de acidentes de trabalho. CRUZ (2009) afirma que cerca de 60% dos trabalhadores do setor da construção civil apresentam baixo índice de escolaridade e 10% apenas assinam o nome, o que prejudica as atividades no setor, pois a falta de conhecimento basal implica na ineficácia para a execução de serviços, muitas vezes simplórios, porém que determinam o mínimo de conhecimento, comprometendo o desempenho dos investimentos realizados. Portanto, a qualificação da mão de obra na construção civil, para profissionais considerados braçais, desencadeia melhorias nas etapas construtivas, na redução de desperdício de materiais nos canteiros de obra, diminuição do índice de acidentes e ganhos de produtividade. Considerando o panorama citado, a proposta do Construção + é auxiliar na qualificação desses profissionais, envolvendo os docentes e discentes dos cursos de ciência e tecnologia, sendo estes últimos os responsáveis em transmitir os conhecimentos adquiridos ao decorrer da graduação.
Objetivo geral: oferecer, gratuitamente, aos profissionais da construção civil oportunidade de adquirirem noções teóricas sobre os serviços que realizam, por meio de aulas. Objetivos específicos: - Permitir o intercâmbio de informações entre os estudantes e o público-alvo atendido pelo projeto, carente de oportunidades que possibilitem qualificação para o mercado de trabalho e consequentemente, um incremento na renda familiar; - Difundir os cursos de graduação, em especial, o ciência e tecnologia e as engenharia da UFVJM, dado a redução do número de ingressantes nos últimos anos; - Divulgar informações da construção civil em suas redes sociais, assim como postagens no blog presente no site do projeto; - Comprovar os benefícios causados por cursos de capacitação de mão de obra na construção civil.
- Permitir que os profissionais qualificados pelo Construção + adquirem condições de diversificar suas funções, ampliando sua capacidade de prestação de serviços, possibilitando a melhoria de renda e realização de novos empreendimentos. Ao mesmo tempo, esses profissionais se tornam multiplicadores de conhecimento dentro de seu local de trabalho, ampliando a área de abrangência e influência do Construção +; - Se posicionar como um mediador entre aqueles que desenvolvem as novas tecnologias, produzindo novos conhecimentos, e aqueles que lidam diretamente com a sua aplicação, no cotidiano profissional; - Possibilitar que os alunos extensionistas tenham contato com as experiências vivenciadas pelos cursistas referente ao canteiro de obras e possam adquirir uma bagagem de conceitos práticos mais amplos; - Contribuir com para a capacidade de comunicação escrita, oral e as demais atividades de docência dos integrantes do projeto;
- O material é preparado pelos discentes facilitadores do projeto sob tutela dos professores envolvidos (tutores), no formato PPT., seguindo um modelo padrão do projeto. Para cada disciplina terá um conjunto de discentes facilitadores e professores tutores envolvidos. Durante cada disciplina, será fornecido gratuitamente aos cursistas do Construção +, o material didático abordado em sala de aula (em formato PDF); - A frequência dos alunos no curso é avaliada, considerando no mínimo 75% de presença para a aprovação. Não terá provas; - A UFVJM, encarrega-se pelo fornecimento de equipamentos (datashow/projetor, apagador, pincel, computadores) e espaço físico para realização das aulas presenciais em suas instalações no Campus I; - A divulgação do Construção+ irá ocorrer a partir das mídias sociais do projeto, transmissão em rádios locais e visitas in loco nas obras do município de atuação; - Em relação à avaliação do curso presencial serão realizados questionários no final de cada disciplina para saber se o mesmo atende as expectativas do público-alvo, possíveis críticas e sugestões; - Para o acompanhamento interno serão realizadas reuniões bimestrais, cronogramas traçados antes de cada período, produção de relatórios parciais, além dos grupos feitos em aplicativos de mensagem e pastas no drive do Google, o que permite o assessoramento de todos os integrantes do projeto. - A divisão da estrutura curricular do curso presencial está apresentado a seguir, com as disciplinas e a carga horária: >> Matemática Básica Aplicada à Construção (Carga horária: 15 horas) >> Física Básica Aplicada à Construção (Carga horária: 15 horas) >> Noções de Informática (Carga horária: 10 horas) >> Noções de Projetos Arquitetônicos (Carga horária: 10 horas) >> Introdução para Projeto de Instalações Hidrossanitárias (Carga horária: 10 horas) >> Noções sobre Prevenção e Combate a Incêndio (Carga horária: 10 horas). - Em relação ao marketing, será montado um cronograma com as postagens a serem realizadas, contendo: tema, responsável, data e hora da publicação. Toda a produção do marketing será desenvolvido pelos discentes facilitadores do projeto, supervisionados pelos professores tutores.
>> CBIC Câmara Brasileira da Indústria da Construção, 2022. https://cbic.org.br/pib-da-construcao-fecha-o-ano-com-crescimento-de-97-a-maior-alta-em-11-anos/#:~:text=04%2F03%2F2022-,PIB%20da%20constru%C3%A7%C3%A3o%20fecha%20o%20ano%20com%20crescimento%20de%209,sexta%2Dfeira%20(4).Acesso em 07 de maio de 2024. >> CRUZ, L. T. G., 2009. Análise de processo de certificação do sistema de gestão da qualidade com base na NBR ISO 9001:2000 em empresas de Construção Civil. 2009. 72 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. >> PEREIRA, E. S., 2014. Análise das estatísticas de acidentes do trabalho na construção civil. Informe de Previdência Social: Brasília, 44p. >> FARIA, C. S. DE. A extensão universitária como prática de ensino aprendizagem. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v.26, e25, 2022. Disponível em: 10.5902/2236499467771. Acesso em: 04 jul. 2024. >> LOURENÇO, G.J.; COSTA, I.F.R.; COSTA NETO, A.O.; RODRIGUES , J.A.; CARVALHO, S.L.S; FERREIRA, A. L.S.; SALES, D.C.L. Requalificação da mão de obra: atuação do Programa Construção +. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 14, p. 154–169, 2020. DOI: 10.21166/rext.v7i14.1225. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1225. Acesso em: 9 jul. 2024. >> SILVA, M. F.;MENDONZA, C.C.G. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 119-133. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959. >> DEUS, S. Extensão Universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria: Ed. PRE-UFSM, 2020.
A proposta se caracteriza por uma relação de compartilhamento de conhecimento entre a comunidade acadêmica e a sociedade, por meio dos cursos e das redes sociais do projeto. O público-alvo participa da ação, constituindo como proponente de novos cursos e receptor das informações compartilhadas, interagindo e retirando suas dúvidas ao longo das aulas. As disciplinas ofertadas é social e academicamente relevantes tendo em vista a importância da construção civil na sociedade. No site (através do blog) e nas redes sociais a interação acontece por meio dos comentários e curtidas.
A ação apresenta uma interdisciplinaridade tendo em vista as disciplinas ofertadas (física, matemática, informática, combate a incêndio, projeto arquitetônico entre outras). A proposta será realizada através da interação dos facilitadores (discentes do projeto) com profissionais do ramo da construção civil, permitindo a interprofissionalidade.
Considerando a indissociabilidade no tripé universitário ensino - pesquisa - extensão, o projeto terá um caráter de ensino, dado a oferta das aulas, bem como a produção das mesmas, por parte dos discentes facilitadores, contribuindo para a revisão de conteúdos já aprendidos na graduação/ensino médio. No âmbito de pesquisa, o projeto se responsabiliza pela produção de questionários (junto aos cursistas e facilitadores), considerando desde o feedback em relação às disciplinas cursadas, assim como múltiplas informações para a montagem do perfil da construção civil em Diamantina. Esses dados serão necessários para a produção de artigos e resumos, que paralelamente serão desenvolvidos. Na área da extensão, o intercâmbio de informações técnicas e experiências entre os discentes facilitadores e o público-alvo do projeto, aqui representado pela comunidade externa à universidade.
O projeto irá possibilitar aos discentes um contato com o conhecimento e experiências vivenciadas pelos cursistas em relação ao canteiro de obras. Ainda, os discentes são os responsáveis por produzir o material didático, lecionar as aulas e atestar a frequência, contribuindo assim para a capacidade de comunicação escrita e oral. Portanto, a interação e o compartilhamento de conhecimento, é uma proposta fiel na ajuda do processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a construção de conceitos e no desenvolvimento profissional e pessoal por parte dos discentes facilitadores.
A proposta do projeto é se posicionar como um meio de aprendizagem mútuo com a troca de experiências entre a comunidade interna e a sociedade. Assim, permitir que o cursista do Construção+ possa adquirir condições de diversificar suas funções, ampliação da capacidade técnica, redução do número de acidentes de trabalho e, ao mesmo tempo, se tornem multiplicador de conhecimento dentro de seu ambiente de trabalho.
A divulgação das atividades do projeto ocorrerão por meio das mídias sociais (listadas abaixo), transmissão em rádios locais e visitas in loco nas obras do município de Diamantina. Vale salientar que o Construção + conta neste momento com mais de 1000 seguidores em seu perfil no Instagram.
Público-alvo
Pedreiros, carpinteiros, almoxarifes, ajudantes, pintores, armadores, mestre de obras etc.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 450 h
- Noite;
Execução das aulas ministradas pelos discentes facilitadores para o público-alvo.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Divulgação dos cursos na comunidade externa e inscrições.
- Manhã;
- Tarde;
Estudo e reuniões com os discentes para definir as atividades e estratégias.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Preparação e estudo das aulas. Arquivos a serem disponibilizados em ppt.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Publicação de conteúdo no blog e redes sociais do projeto.
- Noite;
Avaliação da ação de extensão, tanto pelos membros internos como os cursistas por meio de formulários.