Visitante
NOTICIAS DA CIENCIA
Sobre a Ação
202203000914
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/07/2024
30/06/2025
Dados do Coordenador
rosana passos cambraia
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Comunicação
Educação
Espaços de ciência
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Outras redes sociais e plataformas digitais: utilização de plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube para compartilhar os áudios informativos. Criação de perfis dedicados ao projeto para que sejam realizadas regularmente atualizações, entrevistas com os participantes, e trechos dos áudios.
Membros
A ação de extensão universitária da UFVJM visa fortalecer as relações sociais entre a comunidade universitária e a comunidade externa em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Baseada na pedagogia de Paulo Freire, a proposta inclui a produção de áudios com notícias sobre a popularização da ciência, promovendo um diálogo afetivo e empático. A iniciativa busca melhorar a comunicação, combater notícias falsas e destacar a importância das pesquisas universitárias.
Ciência, comunicação, popularização da ciência, tecnologia.
A ação de extensão universitária proposta visa aprimorar as relações sociais nas comunidades da região de Diamantina, no alto Vale do Jequitinhonha, onde a UFVJM está localizada, envolvendo membros tanto da comunidade universitária (estudantes, professores e funcionários) quanto da comunidade externa (familiares e amigos). O foco está nas dinâmicas sócio-ambientais, especialmente na cultura e identidade que definem essas comunidades. O diálogo afetivo proposto nesta ação implica em estabelecer empatia e compreensão mútua com as pessoas das comunidades envolvidas. Isso significa dialogar sobre aspectos do cotidiano, como clima, atividades agrícolas, condições de infraestrutura e alimentação, de forma sincera e respeitosa, valorizando as experiências e perspectivas de cada indivíduo. Aprofundar a compreensão da realidade social das comunidades alvo é essencial, destacando a necessidade de um diálogo contínuo entre a universidade e a comunidade externa, especialmente diante das carências exacerbadas pela pandemia de Covid-19 e pela falta de ações sociais efetivas. A base teórica desta proposta está fundamentada na obra de Paulo Freire, que enfatiza o diálogo, a conscientização e a transformação social. As referências teóricas incluem a educação libertadora, a pedagogia da autonomia, do oprimido, da mudança, da esperança e da indignação. Quais problemas serão tratados nesta ação? Nossa ação de extensão não pretende resolver todos os problemas locais diretamente, mas sim trazer visibilidade aos assuntos científicos e ao conhecimento produzido na universidade, especialmente as pesquisas desenvolvidas. Pretendemos combater a falta de comunicação e a disseminação de notícias falsas (fake news), e destacar o desamparo causado pela ausência de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais. A ação busca diminuir as distâncias físicas e sociais por meio de gravações de áudio, permitindo que as pessoas participem na identificação e busca de soluções para seus problemas locais e regionais. Esse projeto será associado a algumas Unidades Curriculares no curso de graduação em Farmácia: FAR150 - Metodologia Científica, FAR167 Projeto de Pesquisa, FAR108 - TCC e FAR210 - Saúde Ambiental. Através da integração do projeto "Notícias da Ciência" com essas Unidades Curriculares, espera-se a promoção de um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, onde os discentes possam desenvolver habilidades críticas de análise, comunicação e divulgação científica. Além disso, o projeto visa fomentar o interesse pela pesquisa e pela atualização contínua, fundamentais para a prática profissional especialmente na área da saúde.
A proposição desta ação visa criar uma conexão entre o ambiente universitário e as comunidades ao redor da UFVJM, onde residem as famílias de muitos estudantes e servidores. A produção de áudios com notícias curtas sobre a popularização da ciência é justificada por promover uma interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade, buscando respostas e soluções para problemas locais. Essa ação também se justifica como um meio regional de troca de conhecimentos por meio da participação social. A ação pretende envolver estudantes, servidores, familiares e amigos na produção de áudios que divulguem notícias científicas, incentivando a popularização da ciência. A interação dialógica ocorrerá com a comunidade produzindo e compartilhando notícias curtas de interesse coletivo, permitindo uma comunicação direta e significativa entre moradores, familiares e estudantes. Espera-se que ocorra uma troca de conhecimentos sobre o uso de tecnologias disponíveis em celulares, como tirar fotos, gravar áudios e utilizar aplicativos como WhatsApp ou outras redes sociais para envio e recebimento de notícias. A equipe da ação de extensão incluirá estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores e técnicos, que irão interagir com a comunidade externa tanto na produção quanto no compartilhamento dessas gravações. Baseando-se na pedagogia de Paulo Freire, a proposta é que todos aprendam ao ensinar e ensinem ao aprender. O conhecimento está relacionado à leitura do mundo e da realidade em que vivemos, e, assim, conviver é compartilhar conhecimento.
Objetivo geral (estratégia global da ação): Promover a popularização da ciência na região da UFVJM, em Minas Gerais, por meio da produção e disseminação de áudios informativos que facilitem a comunicação local e regional. Objetivos específicos: 1) Desenvolver e distribuir áudios informativos que destaquem notícias e descobertas científicas relevantes para a comunidade local, com foco em temas de interesse público; 2) Divulgar conteúdos que promovam uma visão positiva e esperançosa sobre desafios cotidianos, destacando soluções científicas e iniciativas locais que contribuam para o bem-estar social. 3) Fomentar a troca de informações científicas e notícias entre membros da comunidade, incentivando a comunicação e a colaboração social para fortalecer os laços comunitários.
Métricas ou indicadores de sucesso em cada objetivo específico, como: - Número de áudios produzidos e distribuídos mensalmente. - Feedback da comunidade sobre o impacto dos áudios na percepção de ciência e otimismo. - Aumento no engajamento da comunidade com os conteúdos produzidos (comentários, compartilhamentos, etc.). Produção de 10 áudios curtos (média de 3 minutos), com notícias/avisos/mensagens gravadas. Transmissão (envio/entrega) de 10 áudios curtos (de aproximadamente 3 minutos), com notícias/avisos/mensagens gravadas. Para motivação das pessoas envolvidas, a meta é a abertura de um canal de comunicação para troca de notícias/mensagens pelo telefone celular.
Os estudantes serão estimulados a participar como protagonistas nas gravações locais. Previsão de produção de 10 (dez) gravações em áudio por semestre, na temática interdisciplinar da ciência que envolva os assuntos ambientais, educacionais e sociais que fazem parte do cotidiano de moradores das comunidades. A escolha dos assuntos das notícias será feita pelos próprios estudantes envolvidos na ação, respeitando a cultura local e a disciplina na qual estiverem curricularizando a extensão universitária. Forma de avaliação da ação de extensão: Será registrada a quantidade de gravações de áudio, das transmissões e acessos as notícias gravadas e os áudios serão avaliados quanto a qualidade da voz gravada, do som de fundo e do volume do áudio. Como o projeto vai atingir seus objetivos? Procedimentos: - Identificação de fontes de conteúdo: Colaborar com professores, pesquisadores e estudantes da UFVJM para identificar temas científicos relevantes e atuais. - Equipe de produção: Formar uma equipe de produção composta por estudantes de comunicação, jornalismo e outras áreas afins para criar os áudios. - Calendário editorial: Criar um calendário editorial com pautas semanais ou mensais para garantir a regularidade na produção dos áudios. - Capacitação: Oferecer oficinas e treinamentos em produção de áudio e técnicas de comunicação científica para a equipe envolvida. - Histórias inspiradoras: Coletar e narrar histórias de sucesso e iniciativas locais que utilizem ciência e tecnologia para resolver problemas cotidianos. - Parcerias locais: Estabelecer parcerias com organizações comunitárias, ONGs e empresas locais para divulgar projetos e soluções científicas que estejam fazendo a diferença. - Campanhas de otimismo: Criar campanhas específicas focadas em notícias positivas e relatos de superação que possam ser veiculadas junto com os áudios científicos. - Plataformas de divulgação: Utilizar plataformas digitais (como WhatsApp, podcasts, rádios comunitárias, redes sociais) para disseminar os áudios. - Eventos comunitários: Organizar eventos presenciais ou online, como rodas de conversa, workshops e seminários, para promover a discussão e a troca de informações científicas. - Grupos de discussão: Criar grupos de discussão em redes sociais ou aplicativos de mensagens onde os membros da comunidade possam compartilhar e discutir as notícias científicas. Estratégias: Para avaliação do impacto do projeto, alguns indicadores de sucesso específicos podem ser apontados: 1) Número de áudios produzidos e distribuídos semestralmente. 2) Número de downloads, plays e compartilhamentos dos áudios. 3) Feedback qualitativo da comunidade (comentários, avaliações, sugestões). 3) Participação em eventos e oficinas (número de participantes, interações). 4) Aumento no engajamento em plataformas digitais e grupos de discussão. Recursos necessários: Equipamentos de gravação: microfones (de telefones celulares), aplicativo (app) de edição de áudio, computadores. Equipe: Servidores (docentes e técnicos) e estudantes de graduação e pós-graduação da UFVJM. Os servidores e discentes com carga horária de 120h deverão dedicar cerca de 5h semanais nesta ação. Parcerias: colaboração com outras instituições, rádio comunitária, ONGs, e empresas locais. Financiamento: Não há necessidade de financiamento, no entanto no futuro pode-se buscar financiamento em editais, patrocínios, e doações para cobrir custos operacionais caso no futuro pretenda-se ampliar e/ou estabelecer metas mais ambiciosas para a ação. Plano de comunicação: Website ou blog: Criação de um site ou blog onde todos os áudios possam ser facilmente acessados e onde informações adicionais possam ser postadas (como por exemplo um canal do YouTube). Redes sociais: Manutenção de perfis ativos nas redes sociais mais utilizadas pela comunidade local para promover os áudios e interagir com o público.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculos de cultura. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 69-71. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 1983. LIMA, Kenneth R. e LOPES, Maura V. Extensão Universitária: Teoria e Prática, 2008. LOPES, Rosana e BARROS, Claudia. Divulgação científica: Teoria e prática, 2012. PETRINI, Marcio A., et al. Universidade e Sociedade: Desafios da Extensão Universitária no Brasil, 2015. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade, 2004. ZHOURI, A.; ZUCARELLI, M, C. In: SOUZA. Valdir Souza Alves; HENRIQUES, Márcio Simeone (organizadores). Vale do Jequitinhonha Formação histórica, populações e movimentos. Belo Horizonte: UFMG/PROEX, 2010. 268 p.
Para que o projeto de extensão universitária promova a interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade, é fundamental a criação de oportunidades para o diálogo bidirecional, onde ambos os lados possam contribuir e aprender. A seguir algumas estratégias específicas que podem ser implementadas na ação de popularização da ciência por meio de áudios informativos: 1) Envolvimento da comunidade na produção de conteúdo - Oficinas participativas: Organização de oficinas onde membros da comunidade possam contribuir com ideias e temas para os áudios, garantindo que os conteúdos abordem questões relevantes para a sociedade. 2) Espaços para discussão e feedback - Plataformas interativas: Utilização de plataformas que permitam comentários e discussões sobre os áudios, como grupos no WhatsApp, páginas no Facebook, ou fóruns online. 3) Eventos comunitários - Rodas de conversa: Organização de rodas de conversa onde temas científicos discutidos nos áudios sejam aprofundados com a presença de especialistas e membros da comunidade. 4) Parcerias com mídia local - Rádios comunitárias: Colaboração com rádios comunitárias para transmitir os áudios e organizar programas de discussão ao vivo, onde ouvintes possam ligar e participar. 5) Comunicação acessível e inclusiva - Linguagem simples: Garantia de que os áudios sejam produzidos em linguagem acessível, evitando jargões científicos complexos.
Implementando essas estratégias, o projeto de extensão não só dissemina informações científicas, mas também cria um ambiente de troca de conhecimento, empoderando a comunidade e enriquecendo a experiência acadêmica. Essa abordagem dialógica fortalece os laços entre a universidade e a sociedade, promovendo um desenvolvimento mais integrado e colaborativo.
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio fundamental das universidades públicas brasileiras, que visa garantir que essas três dimensões estejam integradas, proporcionando uma formação mais completa e efetiva para os estudantes e um impacto positivo na sociedade. No contexto desde projeto de popularização da ciência por meio de áudios informativos, essa indissociabilidade pode ser descrita da seguinte maneira: 1) Ensino - Integração com o currículo acadêmico pelas disciplinas (unidades curriculares) relacionadas; - Projetos de extensão em sala de aula; - Desenvolvimento de habilidades levando os estudantes a desenvolverem habilidades práticas, como técnicas de comunicação, produção de áudio, trabalho em equipe e habilidades de pesquisa aplicada. 2) Pesquisa - Produção e disseminação de conhecimento nos áudios podem ser resultado de pesquisas realizadas por estudantes e professores, garantindo que o conteúdo seja baseado em evidências científicas. Projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso. 3) Extensão - Engajamento e impacto social: Popularização da ciência é o foco principal da ação, levando conhecimento científico à comunidade de forma acessível e simples, ajudando a melhorar a compreensão pública da ciência. Interação com a comunidade por meio da produção dos áudios envolvendo a participação ativa da comunidade, seja na identificação de temas de interesse, seja na disseminação dos conteúdos, promovendo um diálogo contínuo e bidirecional. Eventos de divulgação científica: Organização de eventos como oficinas, palestras e rodas de conversa, onde os áudios produzidos são apresentados e discutidos com a comunidade, fortalecendo os laços entre a universidade e a sociedade. Ao descrever a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no contexto do projeto, é fundamental destacar como cada uma dessas dimensões se alimenta e fortalece mutuamente. O projeto não apenas dissemina conhecimento científico, mas também contribui para a formação integral dos estudantes e promove um engajamento significativo com a sociedade, cumprindo assim a missão fundamental das universidades públicas.
O impacto na formação do estudante em um projeto de extensão que integra ensino, pesquisa e extensão, como o descrito, é significativo e multifacetado. Aqui estão algumas das principais áreas de impacto: 1) Desenvolvimento de competências técnicas e científicas, aprofundamento do conhecimento científico, habilidades de comunicação (ao produzir áudios informativos, os estudantes aprendem a comunicar conceitos de maneira clara e acessível), tecnologia de produção de áudio. 2) Fortalecimento de competências pessoais e sociais - trabalho em equipe com participação colaborativa, liderança e gestão de projetos, empatia e responsabilidade social. 3) Integração do conhecimento teórico e prático por meio de aprendizagem ativa, interdisciplinaridade integrando conhecimentos de diferentes áreas. 4) Preparação para o mercado de trabalho, rede de contatos. 5) Desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva, ética e responsabilidade: Os estudantes aprendem sobre a importância da ética na produção e disseminação de informações, entendendo a responsabilidade que vem com a comunicação pública de ciência.
Exemplos de impacto na formação do estudante - Competências de pesquisa e comunicação: Estudantes que produzem os áudios aprendem a realizar pesquisa científica rigorosa e a traduzir essa pesquisa em conteúdo acessível e atraente para o público leigo. Engajamento comunitário e responsabilidade social: Ao interagir com membros da comunidade para entender suas necessidades e feedback, os estudantes desenvolvem uma consciência social mais aguda e um compromisso com o serviço comunitário. Desenvolvimento profissional: Participar de um projeto de extensão que envolve produção de mídia proporciona aos estudantes experiência prática em um campo relevante, preparando-os para carreiras que interagem com a sociedade. A participação em um projeto de extensão como o descrito tem um impacto real e positivo na formação do estudante, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades técnicas, pessoais e profissionais. A integração de ensino, pesquisa e extensão não só enriquece a experiência educacional dos estudantes, mas também os prepara de maneira abrangente para enfrentar os desafios do mundo real, promovendo uma formação integral que vai além da sala de aula.
Para promover a divulgação do projeto de extensão da UFVJM de forma prática, consideramos as seguintes estratégias: redes sociais e plataformas digitais (como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube e outros); site e Blog onde possam ser postados os áudios; aplicativos de mensagens (como WhatsApp); parcerias com mídias locais; eventos e palestras; boletins informativos; engajamento estudantil; testemunhos e depoimentos; material promocional. Ao combinar essas estratégias, melhoramos a visibilidade do projeto para engajamento da comunidade de forma efetiva, garantindo que os áudios informativos alcancem um público amplo e diversificado.
Temas abordados: descobertas recentes, notícias sobre as últimas pesquisas e avanços científicos; ciência no cotidiano, explicações sobre como a ciência impacta o dia a dia das pessoas; saúde e bem-estar, Informações sobre saúde pública, prevenção de doenças e promoção do bem-estar; meio ambiente, discussões sobre sustentabilidade, conservação ambiental e mudanças climáticas; tecnologia: explicações sobre novas tecnologias e suas aplicações práticas. Resultados esperados: aumento do conhecimento científico, melhor compreensão da ciência entre a população local; maior engajamento comunitário, comunidade mais participativa nas atividades da universidade; formação completa para estudantes, desenvolvimento de habilidades práticas e comunicativas para os estudantes envolvidos.
Público-alvo
Familiares e moradores na região do entorno da UFVJM
Estudantes de graduação e pós-graduação.
Profissionais da educação na rede publica estadual e municipal no entorno da UFVJM.
Docentes e tecnicos administrativos da educação.
Funcionários que atuam na universidade na modalidade terceirizados.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 160 h
- Tarde;
Busca de temas relacionados a sociedade, a saúde e educação, além dos assuntos ambientais. Carga horaria de 8 horas x 4 semestres = 32 horas anualmente.
- Tarde;
Treinamento para produção de audio comunicações, edição e veiculação. Carga horaria de 8 horas x 4 semestres = 32 horas anualmente.
- Tarde;
Produção e disponibilização de noticias audio comunicativas. Carga horaria de 8 horas x 4 semestres = 32 horas anualmente.
- Tarde;
Divulgação das noticias audio comunicativas. Carga horaria de 8 horas x 4 semestres = 32 horas anualmente.
- Tarde;
Avaliação semestral e relação de estudantes participantes na curricularização da ação de extensão.