Detalhes da ação

Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Conscientizando adolescentes sobre os impactos da utilização do Cigarro Eletrônico no aparelho cardiovascular

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000915

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

15/07/2024

Data Fim

20/09/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

thiago guimarães cerqueira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@lacamfammuc

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 34 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 34 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 34 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 34 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 34 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 34 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 34 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 34 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 34 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 34 h
Resumo

A ação consiste na realização de 6 encontros de educação em saúde, tendo como público-alvo estudantes das escolas estaduais Alfredo de Sá e Doutor Manoel Esteves, ambas de Teófilo Otoni. Nos encontros serão abordados os impactos da utilização do cigarro eletrônico no aparelho cardiovascular e a importância em abandonar ou não adotar este hábito, criando um ambiente favorável à discussão, além de propagar o conhecimento científico, sanar dúvidas e promover a prevenção de saúde.


Palavras-chave

Educação em Saúde ; Adolescentes ; Cigarro Eletrônico ; Doenças Cardiovasculares ; Prevenção de Doenças ; Coração ; Cardiologia.


Introdução

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), também conhecidos por vaper, cigarro eletrônico, e-cigarette, e-ciggy, e-cigar, pod, e-pipe, heat not burn, entre outros alcançaram mais de dois milhões de usuários no Brasil em 2022, segundo o IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). Além disso, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontou a faixa etária de 15 a 24 anos como responsável por 70% do consumo de DEF. Os dispositivos eletrônicos para fumar vêm sofrendo diversas transformações, desde 2003, quando foram criados. Estes dispositivos já possuem quatro gerações: os produtos descartáveis - de uso único; os produtos recarregáveis com refis líquidos, em sistemas abertos ou fechados; os produtos de tabaco aquecido, que possuem um dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com matriz sólida, usualmente tabaco. Eles podem ainda utilizar formas especiais de nicotina, como os sais de nicotina. Assim, os sais de nicotina são um importante fator agravante dos cigarros eletrônicos frente aos convencionais. A produção laboratorial desse composto faz com que os fornecedores anunciem seu produto como livre de tabaco, ludibriando seus consumidores, os quais acreditam estar consumindo um produto menos prejudicial. Estes sais causam ainda, menor irritação da garganta, levando a um maior conforto para o usuário, ao mesmo tempo em que aumentam a absorção pelos pulmões e fornecem maior concentração de nicotina(Martins,2022). Ademais, esses dispositivos contam com a presença de dois solventes, glicerol e propilenoglicol que, quando aquecidos a altas temperaturas, geram compostos carbonílicos de baixo peso molecular, como o formaldeído, o acetaldeído, a acroleína e a acetona, substâncias classificadas como citotóxicas, carcinogênicas, irritantes, causadoras de enfisema pulmonar e de dermatite (De Mesquita, 2018). Além disso, os DEF também causam danos ao nomeados fumantes passivos, aqueles que inalam o vapor proveniente do fumo de terceiros. Já foi relatado que o fumo passivo dos dispositivos eletrônicos para fumar pode causar pneumonia por hipersensibilidade, resultado que nem mesmo o cigarro tradicional é capaz de apresentar (Galiatsatos,2020). Portanto, torna-se notória a necessidade de fomentar o abandono deste hábito, principalmente entre os adolescentes, que ocupam a faixa etária com maior número de usuários de cigarros eletrônicos.


Justificativa

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil existem 30 milhões de tabagistas e, anualmente, ocorrem 6 milhões de mortes de tabagistas ativos e 1 milhão de mortes de tabagistas passivos. Ademais, com a popularização dos dispositivos eletrônicos para fumar, o uso do tabaco que vinha sendo recriminado voltou a se popularizar, principalmente entre os jovens. Com isso, o maior desafio enfrentado nos dias atuais é informar a população sobre os riscos dos e-ciggys, os quais apesar do cheiro agradável e da aparência modificada, apresentam ainda mais riscos que os cigarros convencionais. Tais dispositivos podem levar ao câncer de pulmão, ao câncer dos seios da face, ao enfisema pulmonar, à fibrose pulmonar, à pneumonia por metais pesados, à pneumonia por hipersensibilidade e também a EVALI (De Mesquita, 2018). Portanto, sabendo de todas essas informações, a prevenção e promoção à saúde desses estudantes requer uma abordagem integrada de ensino, pesquisa e extensão. O ensino deve educar os estudantes sobre os malefícios do cigarro eletrônico, o que ele pode causar se seu uso for realizado. A pesquisa é importante para que os ligantes possam ter um enorme conhecimento científico sobre o tema para transmitirem dados fidedignos durante os encontros de educação em saúde do projeto. E a extensão contribuirá para que o conhecimento possa atravessar os muros das universidades e ser disseminado para a população por meio da educação em saúde. Assim, tudo isso fortalece a prevenção e promoção à saúde da população vinculada às escolas estaduais de Teófilo Otoni e diminui os riscos dessa população e de todos os outros para os quais eles possam transmitir as informações que aprenderam. Por fim, tal projeto justifica-se ao conscientizar os estudantes da Escola Estadual Alfredo de Sá e Escola Estadual Doutor Manoel Esteves sobre os malefícios do uso de cigarros eletrônicos, fomentando a não aquisição ou abandono deste hábito.


Objetivos

Conforme sugere o nome do projeto - Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Conscientizando adolescentes sobre os impactos da utilização do Cigarro Eletrônico no aparelho cardiovascular- o objetivo principal é que os ligantes transmitam aos estudantes da Escola Estadual Alfredo de Sá e da Escola Estadual Doutor Manoel Esteves, em Teófilo Otoni, os riscos do uso dos cigarros eletrônicos. E como objetivos específicos tem-se a prevenção do início do hábito, o estímulo ao abandono do tabagismo, a promoção da saúde dos pacientes, a conscientização sobre a importância da mudança de hábitos, o reconhecimento das características do público alvo e a elaboração de estratégias de abordagem; desenvolver atividades dinâmicas que engajem os usuários no processo de autocuidado; promover conhecimento científico de qualidade; alertar sobre os impactos do uso de cigarros eletrônicos; desenvolver o autocuidado do cidadão com a sua saúde; democratização do conhecimento científico; gerar a indissociabilidade do ensino e da extensão ; promover o enriquecimento cultural e de conhecimento dos ligantes com as experiências dos estudantes da rede pública de ensino.


Metas

A ação possui como meta principal incentivar o abandono e desencorajar o início desse hábito prejudicial, de forma direta nos estudantes da rede pública de Teófilo Otoni, mais especificamente da Escola Estadual Alfredo de Sá e da Escola Estadual Doutor Manoel Esteves. Para isso, os ligantes também possuem como metas a realização de uma revisão literária acerca da temática que será abordada, o compartilhamento do saber com os adolescentes e professores para aumentar a literacia em saúde e autonomia do público-alvo, a divulgação dos encontros nas redes sociais da Liga Acadêmica de Cardiologia do Mucuri (LACAM). Tendo como objetivo, desenvolver uma visão panorâmica do fazer saúde para aumentar a experiência dos futuros médicos.


Metodologia

Esse projeto será desenvolvido pelos discentes membros da Liga Acadêmica de Cardiologia do Mucuri sob a coordenação do docente Thiago Guimarães Cerqueira. De início será realizada uma revisão literária acerca das temáticas: uso de cigarros eletrônicos por adolescentes; malefícios do uso do tabaco; consequências específicas do uso de cigarros eletrônicos. Logo após, será elaborado um roteiro para guiar cada roda de conversa a ser desenvolvida em cada encontro do projeto com base na pesquisa realizada a priori. Assim, serão realizados no projeto seis encontros que ocorrerão em momentos distintos, com estimativa de realização semanal até a conclusão do número de encontros propostos, sendo o público-alvo os estudantes da Escola Estadual Alfredo de Sá e da Escola Estadual Doutor Manoel Esteves em Teófilo Otoni. Desse modo, cada encontro contará com a presença dos ligantes e do coordenador do projeto, terá duração estimada de 2 horas e será realizada uma roda de conversa com aproximadamente 50 estudantes que estarão nas escolas (público alvo). A roda de conversa será um momento baseado em uma dinâmica de “mitos e verdades” com a temática “Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Conscientizando adolescentes sobre os impactos da utilização do Cigarro Eletrônico no aparelho cardiovascular” com o objetivo de transmitir as informações de maneira clara, objetiva e acessível aos diferentes níveis de escolaridade, visando gerar um ambiente com diálogo aberto e bidirecional, além do engajamento do público. Após o momento de conversa, ocorrerá compartilhamento de dados científicos, retirada de dúvidas e compartilhamento das experiências e impressões do público alvo. Por fim, vale ressaltar que as ações serão desenvolvidas com o máximo respeito, empatia, zelo e comprometimento, apesar das limitações dentro da formação acadêmica que os alunos envolvidos nesse projeto possam apresentar. Afinal, tudo isso se justifica haja vista que, de acordo com os Princípios Fundamentais presentes no Código de Ética do Estudante de Medicina: I- O estudante de medicina deve estar a serviço da saúde do ser humano e da coletividade, exercendo suas atividades sem discriminação de nenhuma natureza. [...] III- A escolha pela medicina exige compromissos humanísticos e humanitários, com promoção e manutenção do bem-estar físico, mental e social dos indivíduos e da coletividade. [...] VI- Cabe ao estudante, dentro de sua formação e possibilidade, contribuir para o desenvolvimento social, participando de movimentos estudantis, organizações sociais, sistema de saúde ou entidades médico-acadêmicas.


Referências Bibliográficas

AYALA, M. P. Interação dialógica entre comunidade acadêmica e comunidade local: Difusão do conhecimento mediado pelo Projeto Acadêmico Comunitário da Universidade Bolivariana de Venezuela (PAC-UBV). 2018 DE MESQUITA CARVALHO, Aline. Cigarros Eletrônicos: O que Sabemos? Estudo sobre a Composição do Vapor e Danos à Saúde, o Papel na Redução de Danos e no Tratamento da Dependência de Nicotina. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 64, n. 4, p. 587-589, 2018. GALIATSATOS, Panagis et al. Secondhand smoke from electronic cigarette resulting in hypersensitivity pneumonitis. BMJ Case Reports CP, v. 13, n. 3, p. e233381, 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto propõe-se a desenvolver um diálogo entre a comunidade acadêmica/discentes com a sociedade, principalmente no que tange aos estudantes da rede pública de ensino de Teófilo Otoni. As rodas de conversa dos encontros, por meio de palestras dinâmicas pretendem garantir uma interação dialógica agradável e equânime entre os ligantes da LACAM e os estudantes, o que muda a realidade brasileira ao superar o discurso da hegemonia acadêmica e o converter em uma aliança entre os agentes envolvidos. Assim, os encontros irão disseminar informações sobre a temática do projeto e estimular um diálogo bidirecional, para que, com isso, essa ação de extensão contribua efetivamente com o acesso à informação, autoconhecimento e autocuidado para a comunidade do Vale do Mucuri. Além de que, seja possível desenrolar-se uma proximidade entre os ligantes de medicina e o público alvo que intensifique a promoção e prevenção de saúde. Para esse propósito, parte-se do pressuposto que, através da interação dialógica, a integração e difusão de experiências entre a comunidade acadêmica e a os estudantes da rede pública de ensino, do reconhecimento e da valorização tanto do conhecimento científico quanto do conhecimento comum, são lançadas as bases para a criação de um saber integrado, coletivo e contextualizado, assim como a redirecionamento solidário da relação universidade - sociedade - comunidade local (Ayala, 2018). Dessa forma, neste projeto, será possível compartilhar conhecimentos acadêmicos com a sociedade, por meio de uma linguagem simples e de fácil entendimento, popularizando as ciências médicas, muitas vezes restritas aos centros universitários.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto busca a interdisciplinaridade e interprofissionalidade por meio da abordagem de diversas áreas da medicina, como ao trabalhar a doença dentro da cardiologia, mas também aplicar as bases aprendidas no curso no que tange a pneumologia e os conhecimentos sobre saúde mental, para conseguir abordar da melhor forma possível o assunto em uma população que já se encontra, provavelmente, resistente a receber informações que contrariem seus hábitos, principalmente em uma faixa etária tão sensível como a adolescência. Assim o projeto busca atrelar as diferentes áreas profissionais com o objetivo de trabalhar com a promoção e prevenção de saúde entre os alunos da rede pública de ensino. De maneira a abordar o tema de uma forma clara e objetiva para facilitar o entendimento de todos os participantes da comunidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto de extensão “Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Conscientizando adolescentes sobre os impactos da utilização do Cigarro Eletrônico no aparelho cardiovascular” preconiza a Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão ao colocar o estudante de medicina como protagonista de sua formação técnica - processo de obtenção de competências necessárias à atuação profissional - ao trabalhar sobre os efeitos do uso de cigarro eletrônico e meios de transmitir essas informações, como a roda de conversa. Ele também é protagonista em sua formação cidadã – processo que lhe permite reconhecer-se como agente de garantia de direitos e deveres e de transformação social- ao ultrapassar o conhecimento científico das barreiras da universidade e levá-lo ao público externo das escolas estaduais. Além de que, por meio da escrita do projeto, do desenvolvimento do roteiro e da produção de material digital para publicação, os ligantes terão a oportunidade de sedimentar o conteúdo já visto na faculdade durante o curso e revisar o conteúdo, com base na pesquisa.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), especificamente a Faculdade de medicina do Mucuri (Fammuc) tem como objetivo que os futuros médicos tenham uma formação humanística, que aprendam a atender as necessidades peculiares da região onde a Fammuc está inserida, ofereçam um melhor atendimento médico que se baseie na medicina centrada na pessoa, pois é uma região que possui desigualdades marcantes. Sabendo disso, durante o curso, os alunos possuem os módulos denominado Piesc, que são numerados de acordo com cada período, se estendendo do 1º ao 8º, nesses módulos os alunos atuam na prática com o conhecimento adquirido em sala de aula, o que gera o vínculo entre o aprendizado aos cenários reais, além de ser levado em pauta os problemas da realidade e a construção de um profissional empático, competente e humanístico. É nesse contexto, que os encontros nas escolas da rede pública se propõem a fazer a diferença na sociedade atendida na cidade de Teófilo Otoni, no momento em que os alunos utilizam os aprendizados adquiridos ao longo do curso na extensão de projetos. Sendo assim, sabendo que a equipe do projeto é formada por acadêmicos/ ligantes, é esperado que a participação desses na proposta possa agregar e impactar de forma positiva na futura atuação profissional, além de aprimorar conhecimentos básicos que serão cruciais para a formação de profissionais mais empáticos e humildes, tendo em vista que o médico precisa ter uma linguagem simples para explicar cada doença para os pacientes e seus respectivos familiares, como sobre os impactos do uso do cigarro eletrônico, um tema muito recente que vem causando preocupações aos profissionais das escolas de ensino médio. Dessa forma, é possível estabelecer correlação positiva entre os saberes teóricos obtidos nos módulos de desenvolvimento do curso e as práticas humanistas que podem, se estender a população com a execução do projeto, promovendo grande impacto na vida desses indivíduos, mas também dos estudantes. Portanto, as atividades de extensão são ferramentas essenciais para promover atividades acadêmicas capazes de atingir indivíduos de várias idades, culturas e conhecimento, o que é fundamental para fortalecer e expandir conhecimento para outras pessoas.


Impacto e Transformação Social

O projeto tem um impacto significativo na conscientização social, ao abordar um dos adventos que mais causam preocupações a respeito dos efeitos que podem ser causados na saúde dos usuários e a importância da mudança de estilo de vida e abandono deste hábito tão prejudicial. Sendo assim, é importante salientar que o uso de cigarro eletrônico é extremamente prejudicial à saúde, podendo causar câncer de pulmão, câncer dos seios da face, enfisema pulmonar, pneumonia por metais pesados, pneumonia por hipersensibilidade e EVALI. Logo, ao demonstrar, durante os encontros e com a disseminação das informações sobre o tema, e alertar sobre os perigos gerados ao não se mudar os maus hábitos, os estudantes perceberão por si próprios que devem adotar um melhor estilo de vida e transmitir no seu dia a dia as pessoas próximas. Assim, o impacto desse projeto é amplo e abrange tanto a saúde individual quanto a coletiva. Ao fornecer informações precisas, ele capacita as pessoas a tomarem decisões informadas em relação a manutenção dos seus hábitos e, essa conscientização, pode levar a mudanças positivas nos seus comportamentos e escolhas. Além disso, o projeto busca sensibilizar a sociedade como um todo, incluindo familiares, amigos e a população em geral. Por meio de atividades realizadas nas escolas da rede pública, ele visa alcançar adolescentes e educá-los com palestras e dinâmicas. Portanto, com suas ações, o projeto busca criar uma sociedade mais informada, saudável e consciente dos riscos do uso do cigarro eletrônico para a saúde .


Divulgação

A divulgação da ação e dos conteúdos desenvolvidos irá ocorrer de forma virtual, como na rede social da Liga Acadêmica de Cardiologia do Mucuri no instagram (@lacamfammuc). Desse modo, as publicações irão visar atingir um público mais amplo, o que tende a contribuir com a disseminação das ações de educação em saúde não apenas para os discentes da UFVJM e outras universidades, mas também para a comunidade da cidade de Teófilo Otoni-MG e região.


Público-alvo

Descrição

As turmas da Escola Estadual Alfredo Sá e da Escola Doutor Manoel Esteves possuem aproximadamente 50 alunos cada. Logo, ao considerar a realização de 6 encontros, sendo 3 encontros em cada escola e com turmas diferentes, espera-se atingir um público alvo de 300 pessoas.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Disponibilização do espaço e divulgação do projeto.

Participação da Instituição Parceira

Disponibilização do espaço e divulgação do projeto.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 34 h

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Envolve a escrita e a realização do registro da ação na plataforma SIEXC, além do estabelecimento de contato com a coordenação/direção da Faculdade de Medicina do Mucuri de acordo com as demandas que envolvem esses órgãos, o estímulo às ações das subcomissões e de seus membros e a orientação e atendimento às necessidades das subcomissões.

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Consiste em uma reunião para a divisão de tarefas entre os membros da LACAM para a elaboração do roteiro da dinâmica de mitos e verdades de cada encontro da ação e do panfleto.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Revisão literária sobre o que é o “Vape”, quais os seus impactos no aparelho cardiovascular e a realização do roteiro abordando todos os dados obtidos, por meio de mitos e verdades, para os encontros.

Carga Horária 6 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Consiste na confecção e publicação de material expositivo nas redes sociais da LACAM.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização dos encontros com o público-alvo da ação.