Detalhes da ação

Programa de prestação de serviços de treinamentos e mentorias técnicas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000918

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

20/05/2024

Data Fim

20/05/2026


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

adriano roberto de queiroz santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

industriamaisforte
industriamaisforte
industriamaisforte
Outras Redes Sociais

profadrianoqueiroz icetufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

O programa tem por objetivo é contribuir para a melhoria dos processos produtivos das indústrias de Teófilo Otoni, da qualificação profissional e da capacitação técnica gerencial dos profissionais e das micros, pequenas e médias indústrias da cidade de Teófilo Otoni e região do Vale do Mucuri.


Palavras-chave

Indústrias, treinamento, mentoria, Processos Produtivos, Desempenho, Teófilo Otoni, Vale do Mucuri, Minas Gerais


Introdução

As indústrias representam a base para o desenvolvimento econômico e social de uma região, localidade ou país (TUBINO, 2007). Abrangendo desde a indústria de base até a indústria de consumo, o fortalecimento e o crescimento do setor industrial possibilita o impulsionamento de outros setores da economia, desde a agricultura e pecuária (setor primário) até os setores de comércio e serviços (setor terciário), (TUBINO,2009). Nesse contexto, ressalta-se que a eficiência do planejamento e controle da produção, da gestão aprimorada dos custos produtivos e a aplicação de técnicas de controle da qualidade do processo produtivo, bem como, do planejamento estratégico de marketing e vendas são essenciais para que as indústrias possam se estruturar de tal modo a fortalecer suas operações e contribuir para a sua atuação no mercado e consequente crescimento econômico local (TUBINO (2009); PALADINI (2011); RAMOS et al., (2013)). Diante das perspectivas de tais autores, e considerando a pesquisa realizada no parque industrial de Teófilo Otoni/MG, bem como, no relacionamento com as indústrias que atuam nos projetos de extensão junto ao ICET/UFVJM, em que identificou-se que a maioria das empresas pertencentes a tal parque industrial não possuem planejamento e controle da produção, gerenciamento dos custos produtivos e gestão da qualidade dos processos produtivos, dentre outras demandas industriais, o respectivo projeto de extensão permitirá que as indústrias locais, o cursos do ICET/UFVJM trabalhem para melhorar a qualificação profissional e a melhoria do desempenho das industrias da cidade de Teófilo Otoni e do Vale do Mucuri de Minas Gerais.


Justificativa

A implantação deste projeto justifica-se primeiramente pela possibilidade de proporcionar as indústrias de Teófilo Otoni e do Vale do Mucuri de Minas Gerais qualificação técnica para que os gestores e funcionários que atuam nessas indústrias melhores seus processos de planejamento e controle da produção, gerenciamento de custos e gestão da qualidade das etapas de produção. Para além disso, o presente projeto ainda se justifica pela oportunidade de contribuir com a melhoria do desempenho operacional e gerencial das indústrias locais, o que consequentemente permite a melhoria dos seus resultados destas empresas, o crescimento do setor industrial local e, desenvolvimento social e econômico da região do Vale do Mucuri de Minas Gerais. O respectivo projeto ainda se justifica pela oportunidade das indústrias locais integrarem ao ICET/UFVJM, permitindo que o corpo docente e discente da instituição estabeleçam um caminho de troca de conhecimentos e aprendizagem mútuas, possibilitando melhor correlação entre teoria e prática, ou seja, universidade e mercado. Para Lazier e Valentin (2017) a troca de conhecimentos práticos oriundos da comunidade com os conhecimentos técnicos e científicos da universidade permitem uma combinação de diferentes fontes de informação que colaboram para o progresso social e econômico nas comunidades pertencentes aos projetos de extensão.


Objetivos

- Contribuir para a melhoria dos processos produtivos das indústrias de Teófilo Otoni e Vale do Mucuri de Minas Gerais através de implantação de um programa de treinamento aos gestores/funcionários de tais indústrias. - Qualificar a mão-de-obra das indústrias locais com a qualificação profissional nas áreas de planejamento e controle da produção, gerenciamento e controle de custos e gerenciamento e controle da qualidade, dentre outras áreas da ciência da Engenharia de Produção - Realizar mentorias técnicas gratuitas junto as indústrias locais através do corpo docente do ICET/UFVJM.


Metas

Treinar 20 profissionais por bimestre das indústrias que atuam no projeto de pesquisa cadastrado na PROEXC sob número 202203000598, bem como, para os demais profissionais que atuam em outras indústrias de Teófilo Otoni e do Vale do Mucuri de Minas Gerais. Realizar uma prestação de serviço de mentoria técnica na área da Engenharia de Produção por bimestre, através do corpo docente e discente do ICET/UFVJM para as indústrias que atuam em Teófilo Otoni/MG e no Vale do Mucuri de MG.


Metodologia

A metodologia a ser utilizada baseia-se em diferentes práticas de ensino-aprendizagem inerentes aos projeto de extensão, tais como: oficinas, cursos, treinamentos, workshops e seminários, os quais Rodrigues e Caovilla (2018) argumentam como ferramentas essenciais para a obtenção de bons níveis de aprendizados por parte dos diferentes públicos que abarcam os projetos de extensão junto as universidades. As formas de avaliação a serem utilizadas baseiam-se na análise de desempenho individual e coletivo por meio de feedback com os participantes de cada atividade de ensino que será praticada no projeto. Para além disso, cada atividade a ser ministrada terá elaboração de relatório analítico onde serão descritos os resultados obtidos com as praticas de ensino e aprendizagem e, avaliação da aprendizagem aplicadas em cada ação extensivista. Para Silva (2018) o feedback aos participantes e o registro em relatórios sobre o desempenho e os resultados obtidos nas atividades de extensão permitem melhor compreensão sobre a dinâmica das atividades aplicadas junto aos treinandos da comunidade.


Referências Bibliográficas

LAZIER, Josué Adam; VALENTIN, Ismael Forte (org). A extensão como potencial para uma educação cidadã. Piracicaba, SP: UNIMEP, 2017. 1 recurso eletrônico 171 p. ISBN 9788585541897. Disponível em: http://editora.metodista.br/publicacoes/a-extensao-como-potencial-para-uma-educacao-cidada PALADINI, Edson P. Avaliação estratégica da qualidade. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011. xiv, 234p. RAMOS, Edson Marcos Leal Soares; ALMEIDA, Silviados Santos de; ARAÚJO, Adrilayne dos Reis. Controle estatístico da qualidade. Porto Alegre, RS: Bookman, 2013. xv, 160p. RODRIGUES, Lilian Beatriz Schwinn; CAOVILLA, Maria Aparecida Lucca (org). A extensão e a pesquisa: um caminho de mão dupla entre comunidade e universidade. Chapecó: Argos, 2018. 1 recurso eletrônico ISBN 9788578973025. Disponível em: https://www.editoraargos.com.br/farol/editoraargos/ebook/a-extensao-e-a-pesquisa-um-caminho-de-mao-dupla-entre-comunidade-e-universidade/1063045 SILVA, Sérgio Brazão e (org). Ensino técnico e extensão universitária: o conhecimento traduzido em cursos. Belém: Edufra, 2018. 1 recurso eletrônico (290 p. ISBN 9788572951296. Disponível em: https://portaleditora.ufra.edu.br/images/Ensino_Tecnico_UFRA.pdf TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. São Paulo, SP: Atlas, 2007. 190 p TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção: teoria e prática. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009. xii, 190 p.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto possibilitará uma interação entre a universidade e o mercado por meio de cursos e treinamentos de qualificação técnica, e mentorias técnicas que irão integrar discentes, docentes e profissionais que atuam nas micro e pequenas indústrias de Teófilo Otoni/MG.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto irá integrar e interagir diversas disciplinas do curso de Engenharia de Produção tais como: PCP, GEPEP, Pesquisa Operacional, Sistemas de Controle de Qualidade, Custos Industriais, Marketing e Estratégia, dentre outras; de forma que tais conhecimentos destas disciplinas permitam o desenvolvimento da interprofissionalidade dos discentes, uma vez que, eles estarão em contato com mercado de trabalho ao atuarem com ações dentro das indústrias locais de Teófilo Otoni e do Vale do Mucuri de MG.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As ações do respectivo projeto integram os eixos ensino, pesquisa e extensão, haja vista que, tal projeto é oriundo de um projeto de pesquisa cadastrado na PRPPG, do Grupo de Pesquisa GEPMPI cadastrado e certificado no MEC/CNPQ, no qual permitirá que teorias e técnicas absorvidas nas disciplinas do curso de Engenharia de Produção possam ser vivenciadas na prática pelos discentes do ICET/UFVJM.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O graduando em Engenharia de Produção do ICET/UFVJM poderão atuar como facilitadores nos cursos de qualificação a serem ofertados aos funcionários das empresas participantes com a supervisão dos docentes, bem como, ainda poderão atuar como estagiários/trainees nos processos de suporte técnico orientado pelos docentes do curso.


Impacto e Transformação Social

O respectivo projeto irá permitir que os egressos de Engenharia de Produção possam ingressar no mercado de trabalho criando network com as indústrias da região, abrindo campos e vagas de trabalho e mão-de-obra acessível também para as empresas da região


Divulgação

A ação será divulgada nas redes sociais do ICET, no site da UFVJM, bem como, nas redes sociais dos discentes e das redes sociais e sites das indústrias participantes.


Público-alvo

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 65 h

Carga Horária 65 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES SEMESTRE 01/2024 PREPARAÇÃO DE BASE DE DADOS DE INDÚSTRIAS PARTICIPANTES, CRIAÇAO DE REDES SOCIAIS DO PROJETO E INÍCIO DE DIVULGAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE TEÓFILO OTONI E VALE DO MUCURI DE MINAS GERAIS PERÍODO: 17/06/ A 30/06/24 PÚBLICO:DISCENTES COLABORADORES DO PROJETO E DOCENTES ICET/UFVJM I SEMINÁRIO I-ICETEC – INCUBADORA DE BASE TECNOLÓGICA DO ICET/UFVJM CADASTRADO NA PRPPG PERÍODO: 03 DE JULHO DE 2024 19 -AS 21h PÚBLICO: DISCENTES, DOCENTES, GESTORES, GERENTES E ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO SEMESTRE 02/2024 CURSO MENTORIA INDUSTRIAL 06, 07 E 08 AGOSTO/24 19 ÀS 22H PÚBLICO: DISCENTES PROJETO ACORDO PARCERIA 06/2023 - UFVJM/ACE CURSO DE FORMAÇÃO DE MARKETING E VENDAS APLICADO À INDÚSTRIA 27, 28 e 29 AGOSTO/24 19 ÀS 22H PÚBLICO:GESTORES, GERENTES E ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO ORIENTAÇÃO TÉCNICA GRATUITA PARA AS INDÚSTRIAS 22, 23 e 24 OUTUBRO/24 14 ÀS 18H PÚBLICO: GESTORES, GERENTES E ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO SEMESTRE 01/2025 OFICINA GESTÃO INDUSTRIAL EMPREENDEDORA E INOVADORA (INDÚSTRIA 4.0) 04, 05 e 06 MARÇO/25 19 ÀS 22H PÚBLICO: GESTORES, GERENTES E ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO II SEMINÁRIO I-ICETEC – INCUBADORA DE BASE TECNOLÓGICA DO ICET/UFVJM CADASTRADO NA PRPPG 25 DE JUNHO DE 2025 19 ÀS 21H PÚBLICO: DISCENTES, DOCENTES, GESTORES, GERENTES E ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO SEMESTRE 02/2025 ORIENTAÇÃO TÉCNICA GRATUITA PARA AS INDÚSTRIAS 09, 10 e 11/SETEMBRO/25 14 ÀS 18 HORAS PÚBLICO: GESTORES, GERENTES E ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO WORKSHOP GESTÃO INDUSTRIAL EMPREENDEDORA E INOVADORA (INDÚSTRIA 4.0) 15 E 16 DE OUTUBRO/2025 19 ÀS 22H PÚBLICO:GESTORES, GERENTES E ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO III SEMINÁRIO I-ICETEC – INCUBADORA DE BASE TECNOLÓGICA DO ICET/UFVJM CADASTRADO NA PRPPG 26 NOVEMBRO/2025 19 ÀS 21H PÚBLICO: DISCENTES, DOCENTES, GESTORES, GERENTES E ENGENHEIROS DE PRODUÇÃO Observações: 1 – O cronograma pode sofrer alterações, com avisos prévios aos envolvidos 2 – As inscrições de todos os eventos serão feitas pelo CEVIBRA para melhor controle de frequência e emissão de certificados 3 - As avaliações serão realizadas por meio de feedback coletivo aos participantes no final de cada atividade, com registro de relatório sobre o desempenho dos participantes.