Detalhes da ação

Cadeia produtiva do mel no Vale do Mucuri: conhecer para potencializar

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000922

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

29/07/2024

Data Fim

31/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

priscila barbosa dos santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Trabalho

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Resumo

O fortalecimento da cadeia produtiva do mel é relevante para o desenvolvimento sócio econômico regional. O setor fornece alimentos com alto nível de contribuição para a segurança alimentar e nutricional. Os grupos produtivos populares da cadeia do mel vivenciam dificuldades no processo de desenvolvimento e consolidação de seus empreendimentos. Assim, propõe-se o presente projeto objetivando diagnosticar as potencialidades e dificuldades de grupos da cadeia produtiva do mel do Vale do Mucuri/MG.


Palavras-chave

Agricultura familiar; Vale do Mucuri; Cadeia produtiva do mel.


Introdução

O território do Vale do Mucuri (MG), situado no nordeste de Minas Gerais, é formado por 27 municípios, dentre eles alguns que abrigam população predominantemente rural, onde a agricultura familiar figura como protagonista (GEPAF, 2010). Faz-se necessário, portanto, o fortalecimento da agricultura familiar com vistas ao desenvolvimento regional. Nesse contexto, o fortalecimento da cadeia produtiva do mel é relevante para o desenvolvimento social e econômico da região. Além disso, o setor fornece alimentos com alto nível de contribuição para a segurança alimentar e nutricional. São grupos que, em sua maioria, necessitam de contribuições para solução de questões tanto internas dos seus grupos e nichos produtivos, quanto da interação e acesso a mercados. Assim, há demanda de uma atuação mais próxima da universidade junto a essa cadeia produtiva no processo de desenvolvimento e consolidação de seus empreendimentos. Assim, tendo em vista a articulação que vem sendo feita com grupos da cadeia produtiva do mel e a necessidade de estudo dessa cadeia, a fim de potencializar o trabalho de diversos parceiros e contribuir com a estruturação da referida cadeia produtiva, na região do Vale do Mucuri/MG, o Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (GEPAF) da UFVJM, propõe o presente projeto para realização de diagnóstico das potencialidades e dificuldades desses grupos produtivos.


Justificativa

A cadeia produtiva do mel é uma importante atividade econômica que contribui para o desenvolvimento social e econômico do país. No âmbito da agricultura familiar no Vale do Mucuri, a produção e comercialização de mel é uma atividade que representa importante potencial de geração da renda para pequenos produtores. Além disso, o mel é um alimento importante para a saúde em todas as fases da vida e proporciona energia, nutrição e vigor. O setor fornece alimentos de altíssima qualidade biológica e nutricional contribuindo de maneira significativa para a segurança alimentar. Assim, além do fator socioeconômico, o desenvolvimento e melhor estruturação da cadeia produtiva do mel resulta no avanço da segurança alimentar e nutricional da população do Vale do Mucuri. Os grupos que integram essa cadeia produtiva na região enfrentam diversas dificuldades para sua estruturação interna e acesso a mercados, necessitando e demandando da universidade apoio na sua estruturação. O GEPAF é vinculado ao Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão do Campus do Mucuri (NIPE), da UFVJM, sediado em Teófilo Otoni, MG. O grupo foi criado em 2008, o corpo de pesquisadores e extensionistas é interdisciplinar, composto por profissionais doutores, mestres e graduandos de diversas áreas do conhecimento. Tem como missão “promover interação dialógica entre a universidade e a sociedade, contribuindo com o empoderamento de agricultores e agricultoras familiares e de comunidades e povos tradicionais da região do Vale do Mucuri – MG e adjacências, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão, com vistas à promoção do desenvolvimento regional e melhoria da qualidade de vida”. Sua visão é “expandir as ações no Vale do Mucuri e adjacências, sendo reconhecida pela excelência da pesquisa e da extensão, tornando-se referência em ações e estudos relacionados às áreas temáticas de atuação, contribuindo para o desenvolvimento regional e de outros territórios. As principais linhas de atuação do GEPAF são: Agricultura familiar; Agroecologia; Educação ambiental; Educação do campo; Economia popular solidária; Participação popular; Políticas públicas; Recursos naturais; Relações de gênero; Saneamento básico rural; Tecnologias sociais. Além de promover a agroecologia e apoiar processos de auto sustentabilidade das populações rurais, o grupo também oferece subsídios para implementação de políticas públicas nos territórios onde atua. Nesse sentido, o GEPAF, desenvolve projetos de pesquisa e extensão, em parceria com diversos atores entre organizações públicas e privadas, assim como, com organizações da sociedade civil: ONGs, associações comunitárias, sindicatos, dentre outros parceiros locais e outros com atuação no Território do Vale do Mucuri. Assim, tendo em vista a articulação que vem sendo feita com grupos da cadeia produtiva do mel e a necessidade de estudo dessa cadeia, a fim de potencializar o trabalho de diversos parceiros e contribuir com a estruturação da referida cadeia produtiva do mel, na região do Vale do Mucuri/MG, o GEPAF propõe o presente projeto para realização de diagnóstico das potencialidades e dificuldades desses grupos produtivos.


Objetivos

Objetivo geral Realização de diagnóstico das potencialidades e dificuldades de grupos da cadeia produtiva do mel dos municípios de Caraí, Carlos Chagas, Catuji, Frei Gaspar, Itaipé, Itambacuri, Ladainha, Novo Cruzeiro, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Pavão, Poté, Teófilo Otoni e Serra dos Aimorés, localizados no Vale do Mucuri/MG. Objetivos específicos 1 – Propor metodologia de diagnóstico para cadeia produtiva do mel. 2 – Promover espaços de diálogo com atores locais da cadeia produtiva do mel de municípios do Vale do Mucuri. 3 – Identificar e descrever as potencialidades e dificuldades da cadeia produtiva do mel de municípios do Vale do Mucuri. 4 – Apresentar e validar resultados junto às comunidades.


Metas

Meta 01 – Definir a metodologia de diagnóstico Meta 02 – Promover 01 encontro com os produtores e parceiros para alinhamento e mobilização Meta 03 – Realizar 14 visitas técnicas in loco para coleta de dados Meta 04 – Sistematizar os resultados Meta 05 – Promover 01 encontro com os produtores e parceiros para apresentação e validação dos resultados Meta 06 – Elaborar relatório do diagnóstico


Metodologia

Para a preparação do diagnóstico e dos encontros serão realizadas pesquisas bibliográficas que fundamentem as discussões a serem promovidas durante as mesmas. Nas reuniões semanais do GEPAF serão debatidos os artigos e demais materiais encontrados durante as pesquisas bibliográficas realizadas. Agricultores, extensionistas, pesquisadores e estudantes que tenham experiências com o tema, também contribuirão, socializando os materiais encontrados com os participantes dos encontros. Serão preparados textos de apoio para os encontros, que poderão ser levados pelos presentes, como forma de divulgar informações e sítios da internet importantes sobre os temas debatidos. Na definição da estratégia de atuação, SOUZA (2004) ressalta que se devem utilizar as metodologias participativas como norteadoras do desenvolvimento dos trabalhos priorizando-se, fundamentalmente, a possibilidade de expressão dos participantes. As ferramentas de visualização das ideias em tarjetas, cartazes, textos, cartilhas são usadas como facilitadoras de discussões. O uso destas metodologias permite às pessoas participarem ativamente expressando seu potencial criativo, exercitando o diálogo entre os seus pares nos espaços de construção coletiva de conhecimento. Este conjunto de procedimentos são técnicas, instrumentos, ferramentas pedagógicas que, segundo BROSE (2004) citado por GUTIERREZ (2006), “têm como função principal ajudar a estruturar as disputas sobre poder entre atores sociais, torná-las mais transparentes e, dessa forma, contribuir para uma distribuição mais equitativa de poder”. Na realização dos encontros, os presentes serão muito incentivados a se manifestarem pois, conforme Freire (1987) “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Serão utilizadas, desta forma, metodologias participativas a serem definidas pelo facilitador que potencializem também o trabalho em grupo. Além das ferramentas de metodologias participativas, utilizar-se-ão de linguagens que permitam a participação efetiva dos participantes, de forma a criar um ambiente de diálogo entre a comunidade e a equipe de extensionistas/pesquisadores/estudantes, possibilitando assim a socialização e a construção de novos conhecimentos empíricos e científicos. É importante que a equipe de extensionistas/pesquisadores/estudantes, durante todas as atividades, para que se consiga alcançar os resultados esperados, se atente para os aspectos citados abaixo: - Criar relação de respeito e confiança mútua; - Favorecer a criatividade e conhecimento dos participantes; - Incentivar o intercâmbio de informações e provocar reflexões; - Não impor as próprias ideias; - Manter uma atitude neutra e prestar muita atenção ao comportamento dos participantes (interesse, atenção e dispersão). Por fim, a utilização destas metodologias visa possibilitar que os participantes possam pensar e repensar o seu papel nos grupos que participam, assim como no acesso e construção de políticas públicas locais, propiciando o empoderamento e o fortalecimento do capital social. As atividades previstas são: 01 – Definição da metodologia de diagnóstico Esta etapa envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores, colaboradores externos, parceiros e grupos da cadeia produtiva do mel da região do Vale do Mucuri – MG. Acontecerão na modalidade híbrida, sendo que a parte presencial acontecerá na sala do GEPAF, no Campus do Mucuri da UFVJM. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 1. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade, bem como por providenciar a infraestrutura necessária. Espera-se o envolvimento de cerca de 20 participantes nesta atividade. 02 – Promoção de 01 encontro com os produtores e parceiros para alinhamento e mobilização O encontro envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores, colaboradores externos, parceiros e grupos da cadeia produtiva do mel da região do Vale do Mucuri – MG. Acontecerão na modalidade presencial, em local e município a ser definido. Serão abordados nesse encontro temas de interesse dos grupos produtivos, e o mesmo terá como finalidade os alinhamentos e mobilização das comunidades e parceiros. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 2. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade, bem como por providenciar a infraestrutura necessária, junto aos parceiros. Espera-se o envolvimento de cerca de 60 participantes nesta atividade. 03 – Realização de 14 visitas técnicas in loco para coleta de dados Nesta atividade, participarão estudantes, técnicos administrativos, professores, colaboradores externos e grupos da cadeia produtiva do mel da região do Vale do Mucuri – MG. Acontecerão na modalidade presencial, in loco, junto aos produtores da cadeia do mel. As visitas terão como finalidade a coleta de dados para o diagnóstico, conforme metodologia a ser definida. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 3. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade. Espera-se o envolvimento de cerca de 60 participantes nesta atividade. 04 – Sistematização dos resultados Esta etapa envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores e colaboradores externos. Acontecerão na modalidade presencial, na sala do GEPAF, no Campus do Mucuri da UFVJM. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 4. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade, bem como por providenciar a infraestrutura necessária. Espera-se o envolvimento de cerca de 10 participantes nesta atividade. 05 – Promoção de 01 encontro com os produtores e parceiros para apresentação e validação dos resultados O encontro envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores, colaboradores externos, parceiros e grupos da cadeia produtiva do mel da região do Vale do Mucuri – MG. Acontecerão na modalidade presencial, em local e município a ser definido. Serão abordados nesse encontro temas de interesse dos grupos produtivos, e o mesmo terá como finalidade a apresentação e validação dos resultados com as comunidades e parceiros, e a proposição de encaminhamentos. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 5. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade, bem como por providenciar a infraestrutura necessária, junto aos parceiros. Espera-se o envolvimento de cerca de 60 participantes nesta atividade. 06 – Elaboração de relatório do diagnóstico. Esta etapa envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores e colaboradores externos. Acontecerão na modalidade presencial, na sala do GEPAF, no Campus do Mucuri da UFVJM. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 6. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade, bem como por providenciar a infraestrutura necessária. Espera-se o envolvimento de cerca de 10 participantes nesta atividade.


Referências Bibliográficas

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GRUPO DE EXTENSÃO E PESQUISA EM AGRICULTURA FAMILIAR DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (GEPAF-VALES). PLANO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL RURAL SUSTENTÁVEL TERRITÓRIO DA CIDADANIA VALE DO MUCURI- MG. Teófilo Otoni: Fundaepe, 2010. 120 p. GUTIERREZ, D. F. AGENDA 21 LOCAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR – O CASO DE ACAIACA – MG (Monografia apresentada à Universidade de Brasília para conclusão do curso de Especialização em Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável). Brasília: xxxp 2006. SOUZA, D. Semeando sonhos: da Acaiaca que temos a Acaiaca que queremos construir. Viçosa: 2004. (mimeo). BROSE, M.(org). METODOLOGIA PARTICIPATIVA: uma introdução a 29 instrumentos. 2ª. impressão. Porto Alegre: Tomo Editoral, 2004. 326 p


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Através da extensão universitária, os conhecimentos e experiências vivenciados na academia e nas comunidades são compartilhados proporcionando uma troca de saberes e a consolidação de autênticos laboratórios acadêmicos conectados diretamente à realidade da comunidade. As instituições de ensino, pesquisa e extensão são fundamentais na integração com os demais parceiros na busca, em conjunto com os atores sociais envolvidos, por soluções adequadas às realidades locais, fomentando o debate sobre os problemas vivenciados, identificando melhores práticas e buscando os recursos necessários a implementação dessas ações. Este projeto não pretende ser uma ferramenta de “levar e trazer” conhecimentos, mas uma proposta de construção coletiva a partir da vivência de cada participante. Conforme expresso no item referente à metodologia, todas as atividades desenvolvidas, desde a sua concepção, preparação e realização acontecerão “a partir de” e “com vistas à” uma interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O GEPAF conta com uma equipe interdisciplinar e interprofissional que envolve docentes, técnicos administrativos, discentes, colaboradores externos de diversas áreas do conhecimento e com acúmulo de experiência profissional. Isso permite que o projeto tenha esse olhar interdisciplinar e interprofissional desde a sua concepção até a sua implementação. O grupo pauta-se em valores como: a) atuação sob as perspectivas intersetorial, interdisciplinar e interinstitucional; b) valorização dos saberes tradicionais e da interdisciplinaridade entre os saberes científicos; c) garantia da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; dentre outros. Ademais, a projeto envolve participantes das mais diferentes cadeias produtivas regionais e permitirá aos envolvidos ampliar, de forma significativa, seus leques de conhecimentos sobre as diversas áreas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O GEPAF, desde a sua criação, pauta-se na garantia da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Além disso, pode-se dizer que as ações universitárias junto a grupos populares direcionadas à formação e fortalecimento de coletivos de trabalho autogestionários têm se tornado uma das mais promissoras e fecundas iniciativas de articulação entre ensino, pesquisa e extensão capazes de estimular padrões de relações produtivas sob uma perspectiva de sustentabilidade social e ambiental.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Este projeto contará com a participação de estudantes voluntários integrantes da equipe GEPAF. A dinâmica de participação de estudantes no referido projeto passa pela concepção de Paulo Freire, que diz que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo, ou seja, o estudante terá a oportunidade de contribuir socializando seus conhecimentos, conciliando-os com os conhecimentos dos demais e, a partir da realidade vivenciada, poderá contribuir para a transformação da realidade. Ainda de acordo com Paulo Freire, conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer. Sendo assim, é imperativo que os estudantes sejam de fato sujeitos no processo. Desta forma, pretende-se que o projeto possa contribuir com a formação pessoal e profissional dos estudantes e com a atuação dos mesmos dentro do ambiente acadêmico, já que eles terão oportunidade de trabalhar em equipe, conhecer a realidade dos grupos produtivos da Agricultura Familiar, que integram a cadeia do mel no Vale do Mucuri, conhecer os desafios e potencialidades das dinâmicas da referida cadeia produtiva, da economia popular solidária, assim como os processos de construção e acesso à políticas públicas. Todas as atividades dos estudantes serão feitas sob orientação da coordenação e/ou de outro membro da equipe devidamente habilitado para tal. Os estudantes participarão na organização, mobilização e preparação dos encontros de formação. Também realizarão pesquisas bibliográficas sobre os temas que serão debatidos nos encontros, de forma que possam contribuir mais efetivamente nas mesmas. Os estudantes, por outro lado, serão avaliados pela participação efetiva nas reuniões semanais do GEPAF, pelo interesse demonstrado no preparo das atividades, pelo esforço feito no cumprimento do cronograma de trabalho e pela autonomia na realização das tarefas.


Impacto e Transformação Social

Espera-se, com a realização do projeto contribuir na mobilização de pelo menos 56 atores da cadeia produtiva do mel, organizados em grupos representativos e coletivos de produção, ou não. Além disso, espera-se mobilizar parceiros para debater e pensar estratégias para estruturação da cadeia produtiva do mel na região do Vale do Mucuri – MG. Indiretamente, espera-se alcançar cerca de 120 pessoas com esses espaços de reflexão e mobilização. Espera-se que os encontros propostos no âmbito do presente projeto sejam permeados pelo diálogo e que possibilitem aos envolvidos espaços para amadurecimento político, proposição de ideias, fomento e articulação para acesso à políticas públicas, para submissão de propostas, captação de recursos, bem como favoreça o melhor desempenho das atividades produtivas finalísticas dos grupos produtivos envolvidos.


Divulgação

A divulgação será feita através de publicações feitas nos perfis de redes sociais do GEPAF.


Informações Complementares

Trata-se de projeto vinculado ao programa de extensão com interface na pesquisa “Território do Mucuri: estudos, assessoria e apoio às comunidades de agricultura familiar e povos tradicionais do Vale do Mucuri (MG)” REGISTRO PROEXC Nº: 051.1.008-2011, coordenado pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar - GEPAF, localizado no Campus do Mucuri da UFVJM no município de Teófilo Otoni/MG. Entretanto não foi possível marcar que ele é vinculado à esse programa, pois na listagem de programas no campo correspondente no SIEXC, o referido programa não aparece. Trata-se de projeto vinculado ao PLANO DE TRABALHO DO TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA (TED) Nº 13525/2024.


Público-alvo

Descrição

Diretamente, serão beneficiados pelo projeto apicultores e apicultoras que integram grupos da cadeia produtiva do mel de municípios do Vale do Mucuri. Indiretamente, todos os coletivos aos quais esses apicultores e apicultoras pertencem serão beneficiados.

Municípios Atendidos

Município

Caraí - MG

Município

Carlos Chagas - MG

Município

Catuji - MG

Município

Frei Gaspar - MG

Município

Itaipé - MG

Município

Itambacuri - MG

Município

Ladainha - MG

Município

Novo Cruzeiro - MG

Município

Ouro Verde de Minas - MG

Município

Padre Paraíso - MG

Município

Pavão - MG

Município

Poté - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Serra dos Aimorés - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 880 h

Carga Horária 192 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Esta etapa envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores, colaboradores externos. Acontecerá durante toda a vigência do projeto, tanto para amparar o processo de diagnóstico, quanto para permitir a análise e discussão dos resultados. Espera-se, com esta atividade alcançar os objetivos específicos 1; 2; 3 e 4.

Carga Horária 32 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Esta etapa envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores, colaboradores externos, parceiros e grupos da cadeia produtiva do mel da região do Vale do Mucuri – MG. Acontecerão na modalidade híbrida, sendo que a parte presencial acontecerá na sala do GEPAF, no Campus do Mucuri da UFVJM. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 1. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade, bem como por providenciar a infraestrutura necessária. Espera-se o envolvimento de cerca de 20 participantes nesta atividade.

Carga Horária 32 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O encontro envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores, colaboradores externos, parceiros e grupos da cadeia produtiva do mel da região do Vale do Mucuri – MG. Acontecerão na modalidade presencial, em local e município a ser definido. Serão abordados nesse encontro temas de interesse dos grupos produtivos, e o mesmo terá como finalidade os alinhamentos e mobilização das comunidades e parceiros. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 2. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade, bem como por providenciar a infraestrutura necessária, junto aos parceiros. Espera-se o envolvimento de cerca de 60 participantes nesta atividade.

Carga Horária 288 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Nesta atividade, participarão estudantes, técnicos administrativos, professores, colaboradores externos e grupos da cadeia produtiva do mel da região do Vale do Mucuri – MG. Acontecerão na modalidade presencial, in loco, junto aos produtores da cadeia do mel. As visitas terão como finalidade a coleta de dados para o diagnóstico, conforme metodologia a ser definida. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 3. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade. Espera-se o envolvimento de cerca de 60 participantes nesta atividade.

Carga Horária 176 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Esta etapa envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores e colaboradores externos. Acontecerão na modalidade presencial, na sala do GEPAF, no Campus do Mucuri da UFVJM. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 4. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade, bem como por providenciar a infraestrutura necessária. Espera-se o envolvimento de cerca de 10 participantes nesta atividade.

Carga Horária 32 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

O encontro envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores, colaboradores externos, parceiros e grupos da cadeia produtiva do mel da região do Vale do Mucuri – MG. Acontecerão na modalidade presencial, em local e município a ser definido. Serão abordados nesse encontro temas de interesse dos grupos produtivos, e o mesmo terá como finalidade a apresentação e validação dos resultados com as comunidades e parceiros, e a proposição de encaminhamentos. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 5. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade, bem como por providenciar a infraestrutura necessária, junto aos parceiros. Espera-se o envolvimento de cerca de 60 participantes nesta atividade.

Carga Horária 128 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Esta etapa envolverá estudantes, técnicos administrativos, professores e colaboradores externos. Acontecerão na modalidade presencial, na sala do GEPAF, no Campus do Mucuri da UFVJM. Espera-se, com esta atividade alcançar o objetivo específico 6. A equipe GEPAF será responsável pela mobilização e condução da atividade, bem como por providenciar a infraestrutura necessária. Espera-se o envolvimento de cerca de 10 participantes nesta atividade.