Detalhes da ação

1º Encontro Regional da Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramentos

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000930

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

06/06/2024

Data Fim

07/06/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

luiz otavio costa marques

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Formação Docente

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Não há.
Não há.
@redemineiradeletramentos
Outras Redes Sociais

-

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Resumo

O 1º Encontro Regional da Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramentos está programado para os dias 6 e 7 de junho de 2024, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e na Superintendência Regional de Ensino de Diamantina. Este evento tem como objetivo principal promover diálogos sobre práticas pedagógicas e pesquisas na área de Linguística Aplicada em Minas Gerais. Contará com a presença de estudantes, professores e pesquisadores da referida área.


Palavras-chave

Letramentos - Práticas pedagógicas - Linguística Aplicada - Educação linguística


Introdução

A diversidade cultural e linguística de Minas Gerais reflete-se em uma multiplicidade de letramentos presentes nos diferentes cenários sociais do estado. Desde as tradições culturais das comunidades quilombolas e indígenas até as práticas de letramento urbano nos centros metropolitanos, Minas Gerais apresenta um rico imbricado de experiências de letramentos atravessados por questões políticas, ideológicas, críticas e de justiça social. A compreensão desses diversos letramentos é essencial para uma abordagem abrangente e inclusiva da Linguística Aplicada na região. Ao explorar as interseções entre os diferentes letramentos locais, o 1º Encontro Regional da Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramentos busca promover abordagens e estratégias de educação linguística que valorizem e fortaleçam as identidades culturais e linguísticas dos diversos grupos sociais presentes em Minas Gerais.


Justificativa

Em nível regional, são escassos os eventos que abordam pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores de linguas de escolas públicas sob o viés dos estudos de Letramentos, Linguística Aplicada e Decolonialidade. Além disso, há uma demanda crescente por eventos como este, tendo em vista as políticas públicas e programas lançados pelo governo federal, visando a um aumento da escolarização da população no país e à melhoria da educação básica e superior de modo geral. Assim, o evento poderá trazer subsídios para a construção de futuras políticas educacionais em níveis municipal e estadual, além de contribuir para estudos de graduandos, pós-graduandos e de pesquisadores da área de ensino e aprendizagem de línguas no contexto da escola pública no estado de Minas Gerais.


Objetivos

Tem como objetivo reunir a comunidade de Minas Gerais envolvida em pesquisas sobre linguagem e sociedade para discutir questões relacionadas ao tema do evento em diferentes campos da Linguística Aplicada. Pretende-se promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e práticas entre diversos contextos culturais, profissionais e de pesquisa.


Metas

- Atingir diretamente em torno de 50 estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Linguagens e Códigos da UFVJM, - Atingir diretamente em torno de 50 estudantes do curso de Licenciatura em Letras da UFVJM. - Atingir diretamente em torno de 50 estudantes do curso de Pedagogia da UFVJM. - Atingir diretamente em torno de 10 estudantes dos programas de pós-graduação em Educação e de Ciências Humanas da UFVJM.. - Atingir diretamente em torno de 80 professores da rede pública de Diamantina. - Atingir diretamente em torno de 10 professores pesquisadores na área de Letramentos, Linguística Aplicada e Decolonialidade.


Metodologia

A realização da evento foi concebida a partir de metodologia participativa, em três etapas: 1. A primeira etapa ocorreu com a realização de reuniões da Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramento nos meses de outubro a dezembro de 2023. O objetivo dessas reuniões foi discutir a realização de ações de pesquisa, ensino e extensão sob o viés da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2001), Letramento Crítico (Menezes de Souza, 2006), Educação Crítica (Freire, 1990) e Decolonialidade (Grosfoguel, 2008) . 2. A segunda etapa ocorreu no mês de abril de 2024 com a realização de reunião da coordenação da Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramentos e da Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina com o objetivo de realizar um levantamento de demandas dessa superintendência no âmbito da formação continuada de professores de línguas de Diamantina e região. 3. A terceira etapa ocorreu no mês de maio de 2024 e consistiu no planejamento e organização do evento regional em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina. 3.A etapa final é a realização do evento nos dias 06 e 07/06/2024 na UFVJM e na Superintendência Regional de Ensino com a participação de estudantes, professores e pesquisadores nas áreas de letramentos, linguísica aplicada e decolonialidade.


Referências Bibliográficas

FREIRE, P. Education for Critical Consciousness. New York, Continuum, 1990. GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais,80, p.115-147, 2008. MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario T. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, Ruberval F.; ARAUJO, Vanessa de A. (Org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco editorial, 2011, p.128-140. PENNYCOOK, A. Critical apllied linguistics: a critical introduction.Mahwah,NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores do ensino superior terão a oportunidade de interagir com professores da rede pública e o público em geral em atividades práticas e reflexivas como roda de conversa, oficinas, palestras e mesas-redondas e assim promover um diálogo entre saberes.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interação dialógica entre estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores da rede pública pode possibilitar a implementação de ações de ensino, pesquisa e extensão inovadoras no âmbito do ensino superior e da educação básica. Além disso, o evento poderá causar um impacto positivo na formação inicial e continuada de professores de línguas, contribuindo assim para a melhoria do ensino em institituições públicas de ensino da região.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Nesta ação, os estudantes terão a oportunidade de praticar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo pesquisadores, professores e público em geral. Por meio de interação diálogica nas palestras, mesas-redondas e oficinas, os estudantes poderão consolidar seu conhecimento teórico e prático na área de ensino e aprendizagens de línguas, o que poderá contribuir para que eles tenham melhor desempenho em disciplinas em que a indisssociabilidade de ensino, pesquisa e extensão é trabalhada, como as Práticas de Ensino e o Estágio Supervisionado.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Espera-se que os estudantes envolvidos atuem com ética e compromisso nas ações do evento. Terão a oportunidade de contribuir diretamente para a construção e implementação das ações a serem realizadas antes, durante e após o evento, o que lhes trará experiência acadêmica e profissional nessa área de atuação. Além disso, terão a oportunidade de participar ativamente das ações do evento e consolidar sua formação inicial na área de linguagens.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que o evento possa contribuir para formação inicial e continuada de professores de línguas e para estudos de graduandos, pós-graduandos e de pesquisadores da área de ensino e aprendizagem de línguas na escola pública. Além disso, espera-se que o evento possa trazer subsídios para a construção de futuras políticas educacionais em níveis municipal e estadual.


Divulgação

A divulgação será feita pelo aplicativo WhatsApp, por e-mail institucional e pelo Instagram.


Informações Complementares

-


Programação do Evento

Local

Superintendência Regional de Ensino de Diamantina

Data

06/06/2024

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Roda de conversa: Os muitos letramentos nas diversas Minas: quem somos e o que queremos?

Local

UFVJM

Data

06/06/2024

Horário de Início

19:00

Horário de Término

20:30


Descrição

Palestra: Letramentos em Minas são muitos – Quantos você conhece?

Local

UFVJM

Data

06/06/2024

Horário de Início

20:30

Horário de Término

22:00


Descrição

Mesa-redonda: Perspectivas para o ensino e aprendizagem de língua inglesa: insights para a decolonização de saberes

Local

Superintendência Regional de Ensino de Diamantina

Data

07/06/2024

Horário de Início

09:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Oficina: Elaborando materiais didáticos para o ensino crítico de língua inglesa

Local

UFVJM

Data

07/06/2024

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Reunião de trabalho da Rede Mineira de Letramentos

Local

UFVJM

Data

07/06/2024

Horário de Início

19:00

Horário de Término

20:30


Descrição

Oficina: Elaborando materiais didáticos para o ensino crítico de língua inglesa

Local

UFVJM

Data

07/06/2024

Horário de Início

20:30

Horário de Término

22:00


Descrição

Mesa-redonda: Letramentos e o ensino de línguas no contexto da Educação do Campo

Público-alvo

Descrição

Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores de línguas da rede pública de Diamantina e região.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramentos conta com a parceria da Superintendência Regional de Ensino na construção, organização e execução das atividades previstas a serem realizadas nessa instituição.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 15 h

Carga Horária 15 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

DIA 1 - 06/06/2024 Tarde: 14h – 17h Roda de conversa: Os muitos letramentos nas diversas Minas: quem somos e o que queremos? Organizadora: Jhuliane Evelyn da Silva Local: Superintendência Regional de Ensino de Diamantina Noite: 19h – 20h30 1. Palestra: Letramentos em Minas são muitos – Quantos você conhece? Palestrante: Andréa Machado de Almeida Mattos Local: Auditório 105 – Pavilhão de Auditórios da UFVJM Noite: 20h30 – 22h00 2. Mesa-redonda: Perspectivas para o ensino e aprendizagem de língua inglesa: insights para a decolonização de saberes Organizadoras: Érika Amâncio e Míriam Rabelo Gontijo Local: Auditório 105 – Pavilhão de Auditórios da UFVJM DIA 2 - 07/06/2024 Manhã: 09h – 12h Oficina: Elaborando materiais didáticos para o ensino crítico de língua inglesa Organizadoras: Fernanda Costa Ribas e Leina Jucá Local: Superintendência Regional de Ensino de Diamantina Tarde:14:00 às 17:00 1. Reunião de Trabalho da Rede Mineira de Letramentos Local: UFVJM Noite: 19h – 20:30h 1. Oficina: Elaborando materiais didáticos para o ensino crítico de língua inglesa Organizadoras: Fernanda Costa Ribas e Leina Jucá Local: Laboratório do Turismo - LATUR - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades Noite: 20:30h – 22:00h 2. Mesa-redonda: Letramentos e o ensino de línguas no contexto da Educação do Campo Organizadores: Luiz Otávio Costa Marques e Maurício Teixeira Mendes Local: Auditório 105 – Pavilhão de Auditórios.