Visitante
1º Encontro Regional da Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramentos
Sobre a Ação
202203000930
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
06/06/2024
07/06/2024
Dados do Coordenador
luiz otavio costa marques
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Educação
Cultura
Formação Docente
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
-
Membros
O 1º Encontro Regional da Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramentos está programado para os dias 6 e 7 de junho de 2024, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e na Superintendência Regional de Ensino de Diamantina. Este evento tem como objetivo principal promover diálogos sobre práticas pedagógicas e pesquisas na área de Linguística Aplicada em Minas Gerais. Contará com a presença de estudantes, professores e pesquisadores da referida área.
Letramentos - Práticas pedagógicas - Linguística Aplicada - Educação linguística
A diversidade cultural e linguística de Minas Gerais reflete-se em uma multiplicidade de letramentos presentes nos diferentes cenários sociais do estado. Desde as tradições culturais das comunidades quilombolas e indígenas até as práticas de letramento urbano nos centros metropolitanos, Minas Gerais apresenta um rico imbricado de experiências de letramentos atravessados por questões políticas, ideológicas, críticas e de justiça social. A compreensão desses diversos letramentos é essencial para uma abordagem abrangente e inclusiva da Linguística Aplicada na região. Ao explorar as interseções entre os diferentes letramentos locais, o 1º Encontro Regional da Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramentos busca promover abordagens e estratégias de educação linguística que valorizem e fortaleçam as identidades culturais e linguísticas dos diversos grupos sociais presentes em Minas Gerais.
Em nível regional, são escassos os eventos que abordam pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores de linguas de escolas públicas sob o viés dos estudos de Letramentos, Linguística Aplicada e Decolonialidade. Além disso, há uma demanda crescente por eventos como este, tendo em vista as políticas públicas e programas lançados pelo governo federal, visando a um aumento da escolarização da população no país e à melhoria da educação básica e superior de modo geral. Assim, o evento poderá trazer subsídios para a construção de futuras políticas educacionais em níveis municipal e estadual, além de contribuir para estudos de graduandos, pós-graduandos e de pesquisadores da área de ensino e aprendizagem de línguas no contexto da escola pública no estado de Minas Gerais.
Tem como objetivo reunir a comunidade de Minas Gerais envolvida em pesquisas sobre linguagem e sociedade para discutir questões relacionadas ao tema do evento em diferentes campos da Linguística Aplicada. Pretende-se promover o intercâmbio de conhecimentos, experiências e práticas entre diversos contextos culturais, profissionais e de pesquisa.
- Atingir diretamente em torno de 50 estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Linguagens e Códigos da UFVJM, - Atingir diretamente em torno de 50 estudantes do curso de Licenciatura em Letras da UFVJM. - Atingir diretamente em torno de 50 estudantes do curso de Pedagogia da UFVJM. - Atingir diretamente em torno de 10 estudantes dos programas de pós-graduação em Educação e de Ciências Humanas da UFVJM.. - Atingir diretamente em torno de 80 professores da rede pública de Diamantina. - Atingir diretamente em torno de 10 professores pesquisadores na área de Letramentos, Linguística Aplicada e Decolonialidade.
A realização da evento foi concebida a partir de metodologia participativa, em três etapas: 1. A primeira etapa ocorreu com a realização de reuniões da Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramento nos meses de outubro a dezembro de 2023. O objetivo dessas reuniões foi discutir a realização de ações de pesquisa, ensino e extensão sob o viés da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2001), Letramento Crítico (Menezes de Souza, 2006), Educação Crítica (Freire, 1990) e Decolonialidade (Grosfoguel, 2008) . 2. A segunda etapa ocorreu no mês de abril de 2024 com a realização de reunião da coordenação da Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramentos e da Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina com o objetivo de realizar um levantamento de demandas dessa superintendência no âmbito da formação continuada de professores de línguas de Diamantina e região. 3. A terceira etapa ocorreu no mês de maio de 2024 e consistiu no planejamento e organização do evento regional em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina. 3.A etapa final é a realização do evento nos dias 06 e 07/06/2024 na UFVJM e na Superintendência Regional de Ensino com a participação de estudantes, professores e pesquisadores nas áreas de letramentos, linguísica aplicada e decolonialidade.
FREIRE, P. Education for Critical Consciousness. New York, Continuum, 1990. GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais,80, p.115-147, 2008. MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario T. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, Ruberval F.; ARAUJO, Vanessa de A. (Org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco editorial, 2011, p.128-140. PENNYCOOK, A. Critical apllied linguistics: a critical introduction.Mahwah,NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.
Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores do ensino superior terão a oportunidade de interagir com professores da rede pública e o público em geral em atividades práticas e reflexivas como roda de conversa, oficinas, palestras e mesas-redondas e assim promover um diálogo entre saberes.
A interação dialógica entre estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores da rede pública pode possibilitar a implementação de ações de ensino, pesquisa e extensão inovadoras no âmbito do ensino superior e da educação básica. Além disso, o evento poderá causar um impacto positivo na formação inicial e continuada de professores de línguas, contribuindo assim para a melhoria do ensino em institituições públicas de ensino da região.
Nesta ação, os estudantes terão a oportunidade de praticar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, envolvendo pesquisadores, professores e público em geral. Por meio de interação diálogica nas palestras, mesas-redondas e oficinas, os estudantes poderão consolidar seu conhecimento teórico e prático na área de ensino e aprendizagens de línguas, o que poderá contribuir para que eles tenham melhor desempenho em disciplinas em que a indisssociabilidade de ensino, pesquisa e extensão é trabalhada, como as Práticas de Ensino e o Estágio Supervisionado.
Espera-se que os estudantes envolvidos atuem com ética e compromisso nas ações do evento. Terão a oportunidade de contribuir diretamente para a construção e implementação das ações a serem realizadas antes, durante e após o evento, o que lhes trará experiência acadêmica e profissional nessa área de atuação. Além disso, terão a oportunidade de participar ativamente das ações do evento e consolidar sua formação inicial na área de linguagens.
Espera-se que o evento possa contribuir para formação inicial e continuada de professores de línguas e para estudos de graduandos, pós-graduandos e de pesquisadores da área de ensino e aprendizagem de línguas na escola pública. Além disso, espera-se que o evento possa trazer subsídios para a construção de futuras políticas educacionais em níveis municipal e estadual.
A divulgação será feita pelo aplicativo WhatsApp, por e-mail institucional e pelo Instagram.
-
Programação do Evento
Superintendência Regional de Ensino de Diamantina
06/06/2024
14:00
17:00
Roda de conversa: Os muitos letramentos nas diversas Minas: quem somos e o que queremos?
UFVJM
06/06/2024
19:00
20:30
Palestra: Letramentos em Minas são muitos – Quantos você conhece?
UFVJM
06/06/2024
20:30
22:00
Mesa-redonda: Perspectivas para o ensino e aprendizagem de língua inglesa: insights para a decolonização de saberes
Superintendência Regional de Ensino de Diamantina
07/06/2024
09:00
12:00
Oficina: Elaborando materiais didáticos para o ensino crítico de língua inglesa
UFVJM
07/06/2024
14:00
17:00
Reunião de trabalho da Rede Mineira de Letramentos
UFVJM
07/06/2024
19:00
20:30
Oficina: Elaborando materiais didáticos para o ensino crítico de língua inglesa
UFVJM
07/06/2024
20:30
22:00
Mesa-redonda: Letramentos e o ensino de línguas no contexto da Educação do Campo
Público-alvo
Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores de línguas da rede pública de Diamantina e região.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A Rede Mineira do Projeto Nacional de Letramentos conta com a parceria da Superintendência Regional de Ensino na construção, organização e execução das atividades previstas a serem realizadas nessa instituição.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 15 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
DIA 1 - 06/06/2024 Tarde: 14h – 17h Roda de conversa: Os muitos letramentos nas diversas Minas: quem somos e o que queremos? Organizadora: Jhuliane Evelyn da Silva Local: Superintendência Regional de Ensino de Diamantina Noite: 19h – 20h30 1. Palestra: Letramentos em Minas são muitos – Quantos você conhece? Palestrante: Andréa Machado de Almeida Mattos Local: Auditório 105 – Pavilhão de Auditórios da UFVJM Noite: 20h30 – 22h00 2. Mesa-redonda: Perspectivas para o ensino e aprendizagem de língua inglesa: insights para a decolonização de saberes Organizadoras: Érika Amâncio e Míriam Rabelo Gontijo Local: Auditório 105 – Pavilhão de Auditórios da UFVJM DIA 2 - 07/06/2024 Manhã: 09h – 12h Oficina: Elaborando materiais didáticos para o ensino crítico de língua inglesa Organizadoras: Fernanda Costa Ribas e Leina Jucá Local: Superintendência Regional de Ensino de Diamantina Tarde:14:00 às 17:00 1. Reunião de Trabalho da Rede Mineira de Letramentos Local: UFVJM Noite: 19h – 20:30h 1. Oficina: Elaborando materiais didáticos para o ensino crítico de língua inglesa Organizadoras: Fernanda Costa Ribas e Leina Jucá Local: Laboratório do Turismo - LATUR - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades Noite: 20:30h – 22:00h 2. Mesa-redonda: Letramentos e o ensino de línguas no contexto da Educação do Campo Organizadores: Luiz Otávio Costa Marques e Maurício Teixeira Mendes Local: Auditório 105 – Pavilhão de Auditórios.