Visitante
Envelhe(SER) com Saúde Mental
Sobre a Ação
202203000935
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
27/06/2024
31/01/2025
Dados do Coordenador
flávia gonçalves da silva
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde Humana
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Tarde
Não
Membros
Trata-se de um projeto de extensão que tem como objetivo a elaboração de estratégias de promoção e prevenção em saúde mental para a pessoa idosa. Ocorrerá no município de Serro- Minas Gerais, tendo como público alvo pessoas acima de 60 anos. As atividades serão desenvolvidas a partir de práticas corporais como alongamentos, fortalecimentos e rodas de conversas com os residentes do programa de residência multiprofissional em saúde do idoso e profissionais da saúde mental.
Saúde mental, Idosos, Multidisplinar
De acordo com o Censo de 2022 (SECOM, 2023), o número de idosos cresceu 57,4% nos últimos 12 anos, esse aumento nos mostra a importância em se criar espaços que promovam a ressignificação da velhice, focando em um envelhecimento ativo e saudável, rompendo dessa forma, com a associação do idoso com inutilidade, doença e incapacidade. Com o passar dos anos, os idosos diminuem suas interações sociais, devido há vários fatores, como isolamento, perda de entes queridos, afastamento de atividades do cotidiano, preconceito social. Diante dessa perspectiva, as atividades coletivas surgem como um meio para que eles reconstruam as relações tanto com a sociedade quanto com seus familiares. A participação em grupo traz inúmeros benefícios e promoção da saúde e bem-estar, promovendo qualidade de vida através de interação social. No trabalho grupal, são trabalhados temas acerca da vida pessoal e em sociedade, sendo capaz de minimizar os riscos à saúde e a vulnerabilidade, bem como estimular o acesso e utilização de serviços básicos (Brixner et al, 2017). O presente projeto atuará junto a indivíduos de ambos os sexos, a partir dos 60 anos e eventualmente algumas pessoas com idade menor, que são familiares e acompanhantes dos participantes. O projeto será desenvolvido na associação do bairro do Morro do Vigário, na cidade de Serro, Minas Gerais, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida dos participantes associada à saúde mental, por meio de atividades que possam beneficiá-los como rodas de conversa e trocas de experiências. Espera-se que os idosos possam encontrar no grupo um espaço de participação social para projetarem suas vidas além das suas condições, possibilitando que criem outra visão sobre o envelhecimento, percebendo que podem ser ativos e saudáveis, tanto física quanto mentalmente e socialmente.
O envelhecimento é definido como um conjunto de modificações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas que culminam em perda progressiva da capacidade funcional e de adaptação do indivíduo com o meio (Ferreira, et al., 2010). Entretanto, ao observamos este processo nos dias atuais, podemos verificar que as pessoas passam a ter uma longevidade associada à saúde e mais ativa, nesta perspectiva tem-se o envelhecimento como algo positivo e não apenas atrelado as perdas sejam elas funcionais, sociais ou psicológicas (Araújo et al, 2016). O processo de envelhecer é relativamente natural e progressivo, sendo que pode ocorrer de formas distintas, devido às alterações fisiológicas que levam à redução da reserva funcional, processo denominado de senescência, e o envelhecimento associado a condições de saúde que levam o idoso a ser mais dependente e menos ativo, processo denominado senilidade (Ciosak et al, 2011). Quando pensamos em envelhecimento, devemos levar em consideração a longevidade e refletir se os indivíduos estão chegando à idade avançada com qualidade de vida, sendo que ela tem relação com a competência adaptativa e as dimensões emocional, cognitiva e comportamental (Pereira et al, 2011). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a qualidade de vida é definida como a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto cultural e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Em relação ao envelhecimento e qualidade de vida devemos compreender que os aspectos mentais impactam diretamente os idosos, visto que vários fatores contribuem para o desenvolvimento dos transtornos mentais, como isolamento social, presença de múltiplas doenças, inatividade física, perda de prestígio pessoal e entre outros (Leandro-França; Murta, 2014). Estudos apontam que as doenças mentais afetam 20% da população idosa, dentre as quais a demência e a depressão possuem maior prevalência, tendo como consequências a incapacidade e dependência (Passos et al, 2010). Contudo, ao pensarmos em envelhecimento e saúde mental podemos compreender que por meio do bem-estar físico e psíquico é possível viver a velhice de maneira ativa e saudável atrelada a independência, empoderamento e autonomia. Desta forma, o desenvolvimento das estratégias em saúde pode auxiliar no manejo adequado dos indivíduos com transtornos mentais e contribuir na promoção em saúde mental (Leandro-França e Murta, 2014). Dessa maneira, o projeto tem como intuito a elaboração de estratégias voltadas à promoção da saúde mental e a velhice, no qual visa minimizar os riscos, as vulnerabilidades e promover a qualidade de vida (Brixner et al, 2017).
Promover saúde mental e qualidade de vida da população idosa. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Dialogar sobre as principais características e condições psicológicas presentes na velhice; - Abordar sobre os principais fatores desencadeantes de transtornos mentais na pessoa idosa; - Estimular que a pessoa idosa enfrente as principais dificuldades de sua fase de vida, promovendo autonomia e elevando a autoestima; - Promover um espaço de escuta acolhedora e qualificada para a população idosa; - Promover conhecimento acerca da saúde mental e métodos de prevenção e tratamento sobre estados e condições psicológicas específicas; - Auxiliar na compreensão do processo de envelhecimento e os fatores atrelados à ele; - Promover um espaço de lazer e interação social entre idosos, e idosos e comunidade em geral; - Promover estratégias e ações que tragam consigo o sentimento de pertencimento à sociedade aos idosos.
Impacto direto: - Melhorar qualidade de vida; - Promover interação social - Promover conhecimento sobre a importância do cuidado com a saúde mental; - Desenvolver a percepção da importância do autocuidado - Diminuir risco de transtornos mentais; - Estimular participação dos participantes nas demais esferas sociais; - Promover o conhecimento sobre o direito da pessoa idosa. Impacto Indireto: - Diminuir a necessidade de hiperutilização dos serviços de saúde em decorrência do envelhecimento; - Transformar o olhar da sociedade para reconhecimento das potencialidades da pessoa idosa. - Promover experiência profissional à equipe quanto à saúde no processo de envelhecimento.
Local de realização O projeto será desenvolvido no município do Serro, através do grupo EnvelheSER. As atividades irão acontecer na Associação Comunitária do Morro do Vigário. Equipe, participantes e período de realização A equipe será formada pelos residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso da UFVJM composto pelos profissionais da fisioterapia, enfermagem, farmácia, odontologia e nutrição. Profissionais da área da Psicologia serão convidados a participar das atividades do projeto mensalmente. Os participantes serão indivíduos acima de sessenta anos, de ambos os sexos, sem restrição de quantidade de participantes, residentes no município de Serro e região. A duração do projeto será de março de 2024 a fevereiro de 2025. Desenvolvimento do projeto Os idosos serão convidados a participar do grupo EnvelheSER na Associação Comunitária do Morro do Vigário no município de Serro. Aqueles que concordarem em participar do grupo serão comunicados que as atividades do projeto irão acontecer todas as segundas-feiras e quartas-feiras no período noturno (das 17:00 às 18:00). As atividades desenvolvidas serão: ⮚ Dança Sênior: modalidade específica de dança para idosos, inclusive para aqueles que possuem restrições de movimentos; ⮚ Alongamento e fortalecimento: alongamentos e fortalecimentos gerais serão realizados. Os idosos que necessitarem de ajuda devido a sua condição de saúde terão o suporte dos residentes; ⮚ Rodas de conversa: trocas de conhecimentos através do saber popular, temas norteadores como por exemplo: conflitos familiares; alcoolismo; drogadição; estresse; abandono; violência; depressão/perda; trabalho; saúde; solidão; partilha de alegrias, entre outros poderão ser escolhidos pelos integrantes do grupo. Esse momento busca apreciar experiências de vida dos participantes, assim como ajudá-los no resgate da identidade, da autoestima e da confiança em si, além de compreender melhor seus problemas e solucioná-los - como encarar/enfrentar/alternativas - para resolver os problemas de forma coletiva. ⮚ Oficinas oferecidas pelas diversas áreas de saúde: o benefício da atividade física e de se manter ativo diariamente; o cuidado com a alimentação e com a saúde bucal; o cuidado com os medicamentos, com o sono e o bem-estar emocional; inclusão digital, facilidades e perigos, são alguns dos assuntos que serão abordados; ⮚ Momento de descontração e de interação social em que os idosos poderão dar um feedback das atividades e dar sugestões.
ARAÚJO, L; RIBEIRO,O; PAUL, C. Envelhecimento bem sucedido e longevidade avançada. Actas de Gerontologia, v. 2, p. 1-11, 2016. BRIXNER, Betina et al. Ações de promoção da saúde nas estratégias de saúde da família. Cinergis, Santa Cruz do Sul, v. 18, n. Supl 1, p. 386-390, 2017. BRASIL. Censo: número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos. Disponível em: <https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/10/censo-2022-numero-de-idosos-na-populacao-do-pais-cresceu-57-4-em-12-anos>. Acesso em: 3 jun. 2024. CIOSAK SI, et al. Senectud y senilidad: Nuevo paradigma en la atención básica de salud. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, p. 1763-1768, 2011. GLIDDEN, Rosina Forteski et al. A participação de idosos em grupos de terceira idade e sua relação com satisfação com suporte social e otimismo. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo, v. 39, n. 97, p. 261-275, dez. 2019. LEANDRO-FRANÇA, Cristineide; GIARDINI MURTA, Sheila. Prevenção e promoção da saúde mental no envelhecimento: conceitos e intervenções. Psicologia: Ciência e profissão, v. 34, p. 318-329, 2014. PASSOS, Joaquim; SEQUEIRA, Carlos; FERNANDES, Lia. 22. Implicações da Saúde Mental no Envelhecimento Activo: Uma Perspectiva de Enfermagem. 2010. PEREIRA KCR, Alvarez AM, Traebert JL. Contribuição das condições sociodemográficas para a percepção da qualidade de vida em idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 14, n. 1, p. 85–95, jan. 2011. RODRIGUES, Algaides; GOMES, Darlise dos Passos; MARINS, Ândria. A importância dos grupos na reeducação da velhice. Rev. bras. psicodrama, São Paulo , v. 27, n. 1, p. 132-137, jun. 2019.
Através deste projeto visamos contribuir de forma sistematizada para construção do saber populacional e elucidar o papel que a comunidade acadêmica desempenha diante da sociedade, através do conhecimento e das relações sociais, priorizando as potencialidades dos indivíduos envolvidos acerca do processo saúde-doença.
Além do impacto com a sociedade, este projeto contribui também para com a formação dos residentes em Saúde do Idoso, complementando a formação com vivências reais, permitindo o desenvolvimento de habilidades com o trabalho coletivo e multidisciplinar. O projeto pode contribuir para a formação profissional dos residentes através: ● Da experiência e habilidade obtida na realização das atividades; ● Do conhecimento adquirido através das pesquisas; ● Da experiência de coordenar e ministrar atividades.
O projeto está vinculado a disciplina Saúde mental e atenção psicossocial do programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, em que os residentes desenvolverão em atividades interventivas as discussões teóricas feitas na disciplina. A partir da extensão, é possível que demandas de pesquisa sejam identificadas.
Este projeto contribuirá de forma significativa através da experiência prática para os discentes estarem incluídos em uma realidade que cada vez mais encontrará diante da vida profissional. A oportunidade de desenvolver o trabalho junto equipe multiprofissional têm grande valia para a comunidade e até mesmo para os profissionais, pois as trocas de experiências e busca por novos conhecimentos colaboram para o desenvolvimento das habilidades e competências.
O presente projeto envolve idosos da cidade do Serro, localizado no centro-nordeste de Minas Gerais e espera-se que os idosos possam compreender que a saúde vai muito além do processo de adoecimento e que os responsáveis pela busca de um envelhecimento ativo e saudável também depende dos mesmos, já que através das mudanças de hábitos físicos e sociais é possível a garantia da autonomia e independência durante esta fase da vida.
A divulgação do projeto para o público alvo será realizada por meio de comunicação da própria cidade como a rádio, instagram e facebook.
Público-alvo
idosos do município de Serro
Municípios Atendidos
Serro - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 100 h
- Manhã;
- Tarde;
Planejamento das encontros e estudo teórico para elaboração das atividades
- Tarde;
Realização dos encontros