Visitante
Elaboração de laudo geológico-geotécnico da área da Ocupação Vitória, Diamantina/MG.
Sobre a Ação
202103000105
032021 - Ações
Prestação de Serviço
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
30/06/2021
15/07/2021
Dados do Coordenador
walter dos reis junior
Caracterização da Ação
Ciências Exatas e da Terra
Meio Ambiente
Meio Ambiente
Desenvolvimento urbano
Local
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Não
Membros
O conhecimento das propriedades físicas e mecânicas dos materiais que constituem os terrenos é de extrema importância, sendo uma informação de interesse público. Nesse contexto, a caracterização de rochas e solos de uma região subsidia a tomada de decisões no que tange o planejamento urbano e gestão municipal. A ação visa a elaboração de um laudo geotécnico para a área da Ocupação Vitória, em Diamantina, e comporá um arcabouço de documentos necessários para o processo de urbanização desta área.
Processos geodinâmicos, suscetibilidade, geotecnia
Rochas e solos apresentam características e comportamentos geotécnicos muito variados. Quando associados a agentes, naturais ou não, podem deflagrar processos geodinâmicos, submetendo as adjacências a riscos geológicos. Sobreira (1991) ressalta que a estabilidade destes materiais é muito influenciada por aspectos regionais, como geomorfologia e clima. O planejamento urbano é um instrumento importante para a gestão municipal, subsidiando um crescimento ordenado das cidades. Visando a relação entre sociedade e meio físico, o equilíbrio entre desenvolvimento urbano e o meio ambiente apresenta papel fundamental na expansão urbana dos municípios, de modo que os impactos da urbanização no meio físico e a exposição da população a riscos geológicos, como escorregamentos e inundações, sejam o mínimo possível. Macedo & Bressani (2013) salientam a importância de documentos adequados e atualizados que descrevam as características geomecânicas e considerações no tocante a suscetibilidade e aos perigos a riscos geológicos no uso dos solos. Para a urbanização de novas áreas no município de Diamantina, diversos são os documentos solicitados, como laudos geológico-geotécnicos, geoambientais, entre outros. A Ocupação Vitória, localizada no bairro Cazuza, encontra-se no processo para sua urbanização.
É de conhecimento que o planejamento urbano é um instrumento imprescindível para uma gestão municipal de qualidade, contribuindo para um crescimento ordenado das cidades. Para que ocorra um ordenamento territorial eficaz, são inúmeras as ferramentas que precisam estar à disposição para os gestores, a fim de que a tomada de decisões seja efetivamente embasada. Para que o processo de urbanização da área da Ocupação Vitória tenha prosseguimento é necessária a elaboração de um laudo geológico-geotécnico que descreva a composição do terreno e suas potencialidades.
A ação tem como objetivo a elaboração de laudo geológico-geotécnico da área da Ocupação Vitória em Diamantina, cuja finalidade consiste na descrição das características geomorfológicas, pedológicas e geológicas, bem como na análise da interrelação entre esses parâmetros visando o diagnóstico das potencialidades do terreno, como a ocorrência de processos geodinâmicos que possam submeter os moradores daquela área a qualquer categoria de risco de aspecto geológico.
Investigar as características geológicas e geotécnicas da área da Ocupação Vitória.
Para a elaboração do laudo geológico-geotécnico da área da Ocupação Vitória serão realizadas as seguintes etapas de trabalho: Revisão bibliográfica: será realizado levantamento de dados nos acervos bibliográficos disponíveis para a região de Diamantina. Em primeiro momento a análise se dará nas bases cartográficas, regional e local, fotografias aéreas e imagens de satélite. Posteriormente, a consulta buscará informações sobre o meio físico, como geologia, geomorfologia, pedologia, hidrografia. Produção de imagem aérea: nessa fase serão realizadas fotografias com a utilização de drone para elaboração de mosaico de ortofotos em alta resolução e determinação da topografia da área, bem como a extração das curvas de nível, com equidistância vertical de 2, 5 e 10 metros. Trabalho de campo: a campanha de campo realizada terá como finalidade a caracterização das da área, por meio do reconhecimento e descrição das rochas e solos, identificação de estruturas geológicas pertinentes na ocorrência de processos geodinâmicos e levantamento de indícios de processos superficiais, como erosão laminar, ravinamentos e movimentos de massa. Elaboração do laudo: confecção do laudo técnico relacionando as informações inventariadas e trabalhadas em escritório com os dados obtidos em campo.
• Macedo E.S. & Bressani L. A. (orgs). 2013. Diretrizes para o zoneamento da suscetibilidade, perigo e risco de deslizamentos para planejamento do uso do solo. São Paulo, Associaçã Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental e Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 88p. • Sobreira F. G. 1991. Riscos geológicos: definição de pontos críticos em Ouro Preto. Revista da Escola de Minas, Ouro Preto, 44:213-223.
A UFVJM foi criada para atuar como ferramenta de transformação social no norte de Minas Gerais, em especial nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Francisco. A ação aqui apresentada insere-se diretamente neste contexto, uma vez que visa colocar a serviço da sociedade conhecimentos geológicos presentes no âmbito do Instituto de Ciência e Tecnologia. O laudo geológico-geotécnico que será desenvolvido neste trabalho é um item essencial para o processo de urbanização da Ocupação Vitória, e beneficiará as 130 famílias que atualmente residem na área.
Por sua natureza, as atividades relacionadas à geotecnia têm caráter interdisciplinar e interprofissional, articulando conhecimentos e competências do campo da engenharia, meio ambiente e geologia, por exemplo. Tal pluralidade se expressará na elaboração do laudo que será objeto desta ação de extensão, uma vez que serão analisados em campo aspectos litológicos, pedológicos, geomorfológicos e ambientais da área da Ocupação Vitória, com vistas a subsidiar obras de construção civil.
A Geotecnia é uma das principais sub-áreas da assim chamada Geologia Aplicada, em que os conhecimentos teóricos da geologia são aplicados, na prática, à resolução de problemas da sociedade humana. Como tal, a geotecnia é um excelente exemplo da interconexão entre ensino, pesquisa e extensão. Em relação à ação de extensão aqui descrita, menciona-se, por exemplo, que os dados levantados durante a ação serão utilizados em pesquisa de doutorado do proponente, atualmente em execução. Da mesma forma, os conhecimentos adquiridos na ação e subsequente tese retroalimentarão as reflexões apresentadas na disciplina Geologia de Engenharia, do curso de Engenharia Geológica da UFVJM.
Dentre as várias áreas que compõem o percurso pedagógico do curso de Engenharia Geológica, a Geotecnia se destaca por seu caráter aplicado, e por sua íntima associação com outras áreas de atuação, como a Engenharia Civil e Ambiental. A eventual participação de graduandos na ação – caso viabilizada pela melhoria nas condições de saúde pública – será extremamente benéfica, por demonstrar na prática a utilização de conhecimentos teóricos da Geologia na resolução de problemas da sociedade.
O conhecimento sobre as características geomecânicas das rochas e solos de uma região é imprescindível como subsídio no planejamento urbano, ordenamento territorial e gestão ambiental. O laudo geológico-geotécnico comporá o conjunto de documentos necessários para a urbanização da área da Ocupação Vitória. Dessa maneira, o produto gerado terá aplicação visando o bem estar dos moradores daquela área e são de interesse público, conforme manifestado pela prefeitura do município de Diamantina.
O laudo geológico-geotécnico será entregue para os responsáveis pelo processo de urbanização da área da Ocupação Vitória.
Público-alvo
O produto gerado por esta ação visa a composição dos documentos necessários para a urbanização da área da Ocupação Vitória, dessa forma, todos os moradores da Ocupação Vitória serão atingidos, visto que com a urbanização da área, haverá melhoria na qualidade de vida desses cidadãos.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Cooperação para a realização das atividades relacionadas à caracterização do terreno onde a Ocupação Vitória está situada. O produto gerado é de grande importância para a parceira, visto que representa documentação solicitada pela prefeitura de Diamantina para o prosseguindo do processo de urbanização.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 32 h
- Manhã;
Levantamento de dados nos acervos bibliográficos disponíveis para a região de Diamantina. Em primeiro momento a análise se dará nas bases cartográficas, regional e local, fotografias aéreas e imagens de satélite. Posteriormente, a consulta buscará informações sobre o meio físico, como geologia, geomorfologia, pedologia, hidrografia.
- Tarde;
Serão realizadas fotografias com a utilização de drone para elaboração de mosaico de ortofotos em alta resolução e determinação da topografia da área, bem como a extração das curvas de nível, com equidistância vertical de 2, 5 e 10 metros.
- Manhã;
- Tarde;
A campanha de campo realizada terá como finalidade a caracterização das da área, por meio do reconhecimento e descrição das rochas e solos, identificação de estruturas geológicas pertinentes na ocorrência de processos geodinâmicos e levantamento de indícios de processos superficiais, como erosão laminar, ravinamentos e movimentos de massa.
- Manhã;
Confecção do laudo técnico relacionando as informações inventariadas e trabalhadas em escritório com os dados obtidos em campo.