Detalhes da ação

Formação continuada de Tutores: orientação pedagógica em EAD

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000936

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/07/2024

Data Fim

31/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

everton luiz de paula

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Tecnologia da informação

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

O Curso Formação de Tutores: Orientação Pedagógica em Educação a Distância é um curso de formação continuada dos tutores que atuam nos cursos da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (DEAD/UFVJM), na modalidade de Curso de Extensão, com carga horária de 40 horas. O objetivo do curso é proporcionar o desenvolvimento das habilidades associadas à função de tutoria, tais como, atualização e aprofundamento de ferramentas tecnológicas.


Palavras-chave

Educação a Distância, tutoria, formação de tutores


Introdução

Analisando a atual configuração é inevitável não questionar sobre as relações e influências das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na educação e no trabalho docente. A apropriação pelos estudantes de dispositivos como Tablets, smartphones bem como de diferentes recursos e aplicativos das TDICs vem determinando a reconfiguração no ambiente educacional. Nesse sentido, a educação a distância (EaD) se destaca, não só como uma forma de democratização de acesso ao saber, mas também como modalidade que promove continuamente novas formas de aprendizagem. A Educação a Distância (EaD) é uma alternativa de ensino com horários e turnos de estudos flexíveis, em que professores e alunos ficam separados, mas mantendo total relação para o bom desenvolvimento do curso, permitindo também maior adaptação dos horários disponíveis para estudo. No Brasil, é perceptível que a EaD é marginalizada em muitas instituições o que torna imprescindível o desenvolvimento de estratégias de comunicação voltadas para essa modalidade. Frente às diferentes tecnologias digitais de informação e comunicação, várias discussões são realizadas para deixar a EaD uma modalidade mais atraente e inovadora. Um dos principais atores desta modalidade é o tutor. A ação do tutor é mediar a construção do conhecimento entre professor e aluno. O aluno se relaciona diretamente e com maior frequência com o tutor, mantendo com ele uma cumplicidade em relação ao processo de ensino-aprendizagem – AVA. O conhecimento do tutor acerca do projeto pedagógico, do conteúdo específico das áreas e principalmente sua capacidade de interação e de incentivo ao estudo autônomo dos alunos são essenciais para o sucesso da EaD.


Justificativa

O trabalho do tutor se inicia antes mesmo da disponibilização do material via internet ou no formato de cadernos. O entrosamento com o coordenador do curso e com o professor de cada disciplina é uma condição básica para o desenvolvimento das atividades do tutor. Além do apoio no desenvolvimento das atividades propostas, o tutor cumpre o papel de auxiliar o processo ensino e aprendizagem, ao esclarecer dúvidas de conteúdo, reforçar a aprendizagem, coletar informações sobre os estudantes e prestar auxílio para manter e ampliar a motivação dos alunos. O tutor participa também no processo avaliativo. Nesse caso, sob orientação do professor, contribui na aplicação de instrumentos que permitem uma avaliação qualitativa e quantitativa do processo de ensino-aprendizagem. A formação continuada de todos os profissionais envolvidos no processo de ensino e aprendizagem é uma necessidade premente se o objetivo é garantir não só o aspecto quantitativo, mas principalmente, o aspecto qualitativo da formação oferecida pelos cursos. Justifica-se, portanto, a formação do corpo de profissionais envolvidos, mais especificamente, no caso deste Projeto de Extensão, dos tutores, visando desenvolvimento de habilidades específicas da Educação a Distância (EaD).


Objetivos

Objetivo Geral - Este projeto tem por objetivo principal a formação continuada de tutores dos cursos da DEAD/UFVJM. Objetivos Específicos - Disponibilizar atualização e aprofundamento de ferramentas tecnológicas; - Promover desenvolvimento de habilidades de motivação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); - Promover desenvolvimento de estratégias de feedback tanto no trabalho com disciplinas “duras” quanto no trabalho com disciplinas metodológicas, no sentido de propiciar a construção de conhecimento.


Metas

Capacitar os tutores, presenciais e a distância, em atuação nos cursos de graduação da Diretoria de Educação Aberta e a Distância.


Metodologia

O Projeto de Extensão Formação Continuada prevê encontros síncronos com momentos de discussão teórica, momentos de “laboratório” para aprofundamento de ferramentas tecnológicas, bem como momentos de socialização de experiências sucesso vivenciadas no exercício da tutoria. O ponto chave no projeto é que os tutores, público-alvo deste Projeto de Extensão, percebam a relação entre o ensinar e o aprender. Tal como já bem discutido por diferentes autores da linha sociointeracionista, o processo de ensino e aprendizagem requer interação consciente, diálogo que possa providenciar “andaimes” para níveis mais aprofundados de produção de conhecimento.


Referências Bibliográficas

XXXX


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade é um aspecto essencial no contexto da educação a distância, especialmente em cursos de formação continuada para tutores. Essa interação é fundamentada nos princípios da comunicação aberta, da colaboração e da construção coletiva de conhecimento, criando uma ponte que conecta o saber acadêmico com as necessidades e experiências do cotidiano da sociedade. No contexto de um curso de formação continuada para tutores de educação a distância, a interação dialógica ocorre por meio de múltiplas vias. Primeiro, há o diálogo entre os tutores e os acadêmicos responsáveis pelo desenvolvimento do curso. Este diálogo é essencial para alinhar o conteúdo e as metodologias de ensino às práticas pedagógicas mais eficazes e às demandas da sociedade contemporânea, como a inclusão digital e a personalização do aprendizado. Além disso, a interação dialógica se expande para incluir a comunicação entre os tutores e os próprios alunos de educação a distância, que frequentemente trazem suas próprias experiências e necessidades para o ambiente de aprendizagem. Este processo de troca enriquece tanto os tutores quanto os estudantes, permitindo a co-construção do conhecimento em um ambiente que valoriza a diversidade de pensamentos e contextos. Outro ponto crucial é o envolvimento da sociedade em geral no processo de formação. Em cursos de formação continuada para tutores, as necessidades sociais específicas, como a inclusão de grupos marginalizados, o desenvolvimento de competências digitais e a preparação para o mercado de trabalho em transformação, devem ser constantemente discutidas e abordadas. A interação dialógica, nesse sentido, garante que o curso esteja sempre atualizado e relevante, ao permitir que a sociedade participe ativamente da construção do currículo e da definição dos objetivos de aprendizagem. A prática dialógica também se reflete no uso de tecnologias de comunicação, como fóruns de discussão, webinars, redes sociais e plataformas interativas, que promovem a participação de diferentes atores sociais e acadêmicos. Essas ferramentas são fundamentais para criar espaços virtuais de diálogo que transcendem os limites geográficos e temporais, proporcionando uma aprendizagem contínua e colaborativa.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade são pilares fundamentais em um curso de formação de tutores para a educação a distância, pois promovem uma abordagem integrada e colaborativa no processo educativo. A interdisciplinaridade envolve a articulação de conhecimentos de diversas áreas, permitindo que os tutores desenvolvam uma compreensão mais ampla e contextualizada dos conteúdos e das metodologias de ensino. Isso é crucial para a criação de ambientes de aprendizagem que sejam ricos, variados e que respondam às necessidades complexas dos estudantes. Por outro lado, a interprofissionalidade incentiva a colaboração entre profissionais de diferentes áreas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Essa interação promove a troca de saberes e práticas, favorecendo a construção de estratégias educacionais inovadoras e adaptadas às especificidades da educação a distância. Dessa forma, a combinação da interdisciplinaridade e interprofissionalidade nesse curso de formação de tutores potencializa o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas, essenciais para a prática docente em um ambiente educacional diversificado e digital, promovendo um aprendizado mais dinâmico e inclusivo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um princípio fundamental no contexto da formação de tutores para a educação a distância, assegurando uma abordagem educativa que promove o desenvolvimento integral de competências e o compromisso social dos educadores. No ensino, esse princípio garante que os tutores não apenas transmitam conhecimento, mas também se envolvam em processos contínuos de aprendizagem e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas. A pesquisa, por sua vez, é essencial para fomentar a inovação no ensino a distância, incentivando os tutores a desenvolverem e aplicarem novas metodologias, tecnologias e estratégias de ensino que atendam às necessidades dos alunos e aos desafios do ambiente digital. A extensão complementa esse ciclo, conectando a teoria e a prática acadêmica com as demandas reais da sociedade. Em um curso de formação de tutores, a extensão permite que esses profissionais participem e atuem em projetos e outras atividades que integram o conhecimento acadêmico com a prática social, promovendo uma formação que é ao mesmo tempo técnica e humanista. Assim, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão fortalece a formação de tutores de educação a distância, preparando-os para serem não apenas mediadores de conteúdo, mas também agentes de transformação social, capazes de contribuir para uma educação inclusiva, crítica e voltada para o desenvolvimento contínuo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A formação continuada dos tutores tem impacto direto sobre a formação dos estudantes dos cursos nos quais os tutores atuam, já que a mediação que os tutores realizam no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) promove comprovadamente a otimização do processo de ensino e aprendizagem.


Impacto e Transformação Social

A promoção de iniciativas extensionistas como a apresentada neste Projeto de Extensão expressam o compromisso social da UFVJM em ofertar cursos de qualidade em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação, produzindo prioritariamente impacto e transformação social.


Divulgação

Para a divulgação do curso o primeiro passo será a produção de peças publicitárias que serão utilizadas na divulgação do curso. O primeiro canal de divulgação será por meio do portal da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Com o apoio da Diretoria de Comunicação da universidade, a proposta é divulgar uma notícia contendo informações sobre o curso (nome, público alvo, carga horária) e o link do formulário de inscrição. A segunda forma de divulgação será por meio do contato com os tutores em atuação, seja os presenciais ou a distância. Além disso, será utilizada a página da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Aperfeiçoamento

Carga Horária Total

20

Conteúdo Programático

A formação continuada de tutores irá abordar tópicos específicos da atuação desses atores na Educação a Distância, sendo estes descritos por: 1 – Moodle e suas principais ferramentas; 2 – Tutoria e Aprendizagem Significativa em EaD; 3 - Materiais Didáticos e Mídias de Comunicação; 4 – Avaliação e Feedback na EaD / Avaliação do curso e Autoavaliação; 5 - Ferramentas para atuação dos tutores, perfazendo um total de 20h de formação

Atividades Específicas

Serão realizados encontros síncronos mensais em que em cada um será discutido um tópico previsto no conteúdo programático.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

A avaliação da aprendizagem dos cursistas ocorrerá por meio da utilização dos conteúdos e ferramentas apresentados durante a formação continuada em sua atuação enquanto tutores, bem como na frequência que será obrigatória em cada encontro síncrono. Será exigido a frequência mínima de 80% (oitenta por cento) para certificação.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Para a avaliação do curso, a proposta é que cada participante responda um questionário sobre a percepção dos conteúdos desenvolvidos, as atividades realizadas, bem como sobre a participação dos professores envolvidos no curso. A proposta é identificar possíveis mudanças na estrutura do curso de formação continuada.

Público-alvo

Descrição

Este grupo de tutores mantém contato com o aluno via meios de comunicação e também diretamente, ao realizar encontros presenciais obrigatórios com seu grupo ou atender solicitações individuais de alunos que se deslocarão até o polo na procura de orientação para seus estudos.

Descrição

Este grupo de tutores atuam em disciplinas específicas e realizam seu trabalho sob a orientação direta do professor da disciplina/área para a qual foram selecionados.

Descrição

Pessoas que, mesmo não atuando diretamente no campo da educação, desejam se capacitar para atuar como tutores em cursos a distância. Isso inclui profissionais da saúde, engenharia, administração, direito, entre outros, que possuem expertise em suas áreas e desejam compartilhar seus conhecimentos em ambientes virtuais de aprendizagem.

Descrição

Educadores que desejam aprimorar suas competências pedagógicas para atuar como tutores em cursos a distância, seja no contexto escolar, universitário ou de formação profissional.

Municípios Atendidos

Município

Águas Formosas - MG

Município

Almenara - MG

Município

Araçuaí - MG

Município

Bocaiúva - MG

Município

Brasília de Minas - MG

Município

Buritis - MG

Município

Buritizeiro - MG

Município

Capelinha - MG

Município

Carlos Chagas - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Cristália - MG

Município

Divinolândia de Minas - MG

Município

Francisco Sá - MG

Município

Itamarandiba - MG

Município

Jaíba - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Januária - MG

Município

Jequitinhonha - MG

Município

Joaíma - MG

Município

Lagamar - MG

Município

Mantena - MG

Município

Minas Novas - MG

Município

Monte Azul - MG

Município

Nanuque - MG

Município

Novo Cruzeiro - MG

Município

Padre Paraíso - MG

Município

Pedra Azul - MG

Município

Pompéu - MG

Município

Papagaios - MG

Município

Porteirinha - MG

Município

São João da Ponte - MG

Município

Taiobeiras - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Turmalina - MG

Município

Urucuia - MG

Município

Várzea da Palma - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontro síncrono de formação dos tutores

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontro síncrono de formação dos tutores

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontro síncrono de formação dos tutores

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontro síncrono de formação dos tutores

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Encontro síncrono de formação dos tutores