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Pesquisa e Extensão em Economia
Sobre a Ação
202203000940
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
20/11/2024
09/07/2025
202104000066 - Vale de ideias: As Ciências Econômicas em Ação
Dados do Coordenador
rangel silvando da silva do nascimento
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Meio Ambiente
Educação
Grupos sociais vulneráveis
Municipal
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Membros
A organização de ações de extensão é parte da disciplina obrigatória, Pesquisa e Extensão em Economia, cujo objetivo é fomentar a discussão coletiva sobre temáticas de grande relevância social em sua interface com as Ciências Econômicas e estimular a reflexão dos discentes sobre suas pesquisas a partir dessa interação.
Economia e Sociedade; Tripé Ensino-Pesquisa-Extensão; Relação UFVJM-Campus Mucuri e Comunidade Externa
A organização do evento e vivências de extensão se dão no âmbito da disciplina obrigatória ECO084 Pesquisa e Extensão em Economia (PEE), que possui carga horária total de 120h, das quais 100h são dedicadas à extensão. A disciplina, conforme projeto pedagógico vigente, direciona-se ao atendimento do item 12.7 da meta 12 da Lei n. 13.005, de 25/06/2014 (Plano Nacional de Educação), que determina que seja assegurado, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em ações de extensão universitária, sendo tal meta regulamentada na UFVJM pela Resolução n. 2 do Consepe, de 18/01/2021. Conforme consta no Anexo 6 - Quadro Descrição da Natureza de Extensão do Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC) de Ciências Econômicas, a disciplina obrigatória Pesquisa e Extensão em Economia se insere num conjunto de unidades curriculares do eixo teórico-prático, as quais visam o aprendizado gradual dos estudantes sobre a prática da pesquisa científica e a apreensão das ferramentas necessárias para a elaboração de suas monografias. Prevista para o oitavo período da grade, PEE tem como pré-requisito a disciplina obrigatória Técnicas de Pesquisa em Economia, ofertada no sétimo período, momento em que os estudantes escolhem um tema de pesquisa, elaboram um projeto e formalizam a relação de orientação da monografia, em acordo mútuo com um docente-orientador. Isso permite que, em PEE, sob coordenação do docente responsável pela disciplina, os estudantes participem ativamente da concepção, organização, divulgação, desenvolvimento e balanços parciais e final das ações de extensão que discutam questões de pesquisa e/ou temas afins de grande relevância social, articulando conhecimentos acadêmicos com saberes e experiências de atores sociais de referência em seus diversos campos de atuação. Tais ações devem ser exequíveis durante o semestre letivo e devem contar com a participação de convidados acadêmicos e não-acadêmicos, preferencialmente tanto como palestrantes, oficineiros e facilitadores das atividades, quanto como público. Espera-se que a imersão dos estudantes em discussões acadêmicas em articulação e diálogo com a comunidade externa no decorrer de PEE provoque uma reflexão sobre suas pesquisas, potencialmente influenciando em seus rumos, em acordo com seus orientadores.
Há um amplo leque de temas tradicionalmente estudado e discutido pelo campo das Ciências Econômicas e Ciências Sociais Aplicadas que é, por um lado, tido como estritamente técnico ou descolado do cotidiano da maior parte da população, mas, por outro, está intimamente lastreado nos principais dilemas da complexa realidade social, seja em nível global, continental, nacional, regional ou local. A título de ilustração, mencionam-se temas como: desemprego; inflação; taxa de juros; endividamento; políticas e investimentos públicos em educação, saúde, habitação, previdência, meio ambiente e cultura; impactos políticos, econômicos e ambientais de transformações tecnológicas de produção, transporte, informação e comunicação; crises econômicas; tributação; desigualdade socioeconômica, racial e de gênero; globalização; relações internacionais e geopolítica etc. Ao passo que a comunidade externa à universidade se beneficia ao se apropriar e se inserir ativamente em discussões qualificadas sobre temáticas de extrema relevância social, os estudantes se beneficiam pelo diálogo com a comunidade externa sobre os problemas sociais e desafios vividos pela população, o que os estimula à reflexão a partir de variados prismas e diferentes saberes durante o processo de desenvolvimento de suas pesquisas de monografia. Espera-se que, numa era de desinformação e fake news, essa interação contribua para o processo de conscientização de classe e fomente o acesso da comunidade externa às pesquisas de qualidade, para potencialmente fundamentar as demandas políticas de movimentos sociais e populares ou as proposições da sociedade em termos de políticas institucionais, auxiliando na transformação social, sobretudo na esfera local. Nesse sentido, as ações do evento e das vivências de extensão, buscam estimular discussões de questões socioeconômicas sensíveis ao público-alvo, ao mesmo tempo que contribuem para divulgar as atividades desenvolvidas pela UFVJM-Campus do Mucuri.
O objetivo geral do evento e das vivências é viabilizar a troca de saberes entre os membros da comunidade interna e externa à UFVJM ao promover atividades de reflexão e discussão coletiva sobre os problemas sociais e econômicos atuais do capitalismo, do país e da comunidade local, construindo coletivamente o conhecimento e democratizando-o. Objetivos Específicos a) Definir, em conjunto com parceiros externos, os temas a serem explorados nas ações vinculadas ao evento; b) Realizar pesquisas bibliográficas que fundamentam as ações a serem promovidas durante a realização do evento; c) Definir, em conjunto com parceiros externos, quais serão as/os conferencistas convidadas/os para o evento, bem como o público-alvo das ações; d) Realizar atividades de engajamento e preparação do público-alvo com os parceiros externos; e) Construir roteiros para a preparação das intervenções vinculadas ao evento; f) Elaboração, por parte de discentes matriculados na disciplina ECO084 Pesquisa e Extensão em Economia, de uma síntese acerca das atividades realizadas, relacionando-as com sua formação acadêmica e pesquisa; g) Elaborar relatório final contendo todas as informações pertinentes ao evento.
Realização de um evento (palestras com convidados não-acadêmicos); e vivências de campo em territórios de luta contra a opressão, como aldeias indígenas e assentamentos sem terra.
O princípio metodológico que norteia a organização do evento e das vivências é a articulação entre Ensino-Pesquisa-Extensão no campo das Ciências Econômicas. No que se refere ao Ensino, é importante destacar que, além do evento ser parte constitutiva de uma disciplina obrigatória, os discentes nesta etapa da grade curricular já cumpriram uma quantidade significativa de créditos, o que lhes permite elaborar suas visões críticas a partir de diversos conteúdos teóricos ministrados em sala de aula. Quanto à Pesquisa, os discentes matriculados em PEE devem dar continuidade aos seus projetos para elaboração de suas monografias, sob acompanhamento de seus respectivos orientadores. A sólida formação dos estudantes nas atividades de ensino e pesquisa enriquece a interação com os conhecimentos e saberes da comunidade externa durante as atividades de Extensão da disciplina de PEE. As atividades de extensão são realizadas preferencialmente no(s) dia(s) e horário(s) da aula de PEE, com o intuito de viabilizar a participação efetiva dos discentes em todas as etapas de planejamento, desenvolvimento e finalização das ações. A princípio, conta-se primordialmente com a infraestrutura do Campus do Mucuri (salas de aula e de reuniões, miniauditórios, auditórios, projetores, computadores, internet, impressora, etc.) para a realização das ações, mas é possível que atividades sejam desenvolvidas em instalações fora do campus, a depender da natureza de cada ação, de diálogos com potenciais parceiros e suas capacidades infraestruturais. Após a realização do evento, uma reunião de balanço será realizada e os estudantes matriculados em PEE serão especialmente estimulados a sistematizar os conhecimentos e experiências como parte da avaliação da disciplina, conforme Plano de Ensino.
DAVIS, Angela (2016). Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo. DE PAULA, João Antônio (2013) “A Extensão Universitária: história, conceitos e propostas”. Interfaces-Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 05-23, jul./nov. 2013. GIL, Gilberto (2022) “Brilho da ciência e da cultura vai nos tirar da escuridão”. Opinião - Folha de São Paulo, 25/06/2022. Resolução CNE/CP n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 25/03/2023. UFVJM. Resolução Consepe 06/2009. Aprova política de Extensão da UFVJM. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/formularios/cat_view/430-/479-/487-/158- .html?limit=10 & order=hits & dir=DESCe lang=pt_BR.utf8%2C+ pt_BR.UT & start=35. Acesso em 25/03/2023. UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Ciências Econômicas. Disponível em: http://ufvjm.edu.br/prograd/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=4378&Itemid=15. Acesso em: 25/03/2023. Lei n. 13.005, de 25/06/2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25- junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 25/03/2023.
O evento visa fomentar o aprendizado de mão-dupla proveniente da interação entre o conhecimento, experiências e saberes populares da comunidade externa e o conhecimento acadêmico, impulsionando a construção coletiva do conhecimento. A comunidade externa à universidade se beneficia das ações de Extensão ao se apropriar e se inserir ativamente em discussões qualificadas sobre temáticas de extrema relevância social, contribuindo, dessa forma, para a produção do conhecimento ao compartilhar saberes construídos em sua prática cotidiana, profissional ou vivência comunitária. A comunidade acadêmica (docentes/ técnicos/ discentes) contribui para a divulgação de conhecimentos científicos e se beneficia pelo diálogo com a comunidade externa sobre a complexidade das questões, desafios e anseios sociais contemporâneos, estimulando o conjunto da comunidade acadêmica à reflexão sobre as potenciais formas de colaboração em sua atuação profissional e social. Espera-se, nesse sentido, que as ações extensionistas constituam uma contribuição relevante no desenvolvimento cultural, educativo, político e científico da sociedade.
A interdisciplinaridade é uma característica fundamental das Ciências Econômicas, em particular, e das Ciências Sociais Aplicadas, em geral. Tal característica reflete a própria complexidade da realidade social, que requer a mobilização de diferentes áreas do conhecimento para a sua apreensão, como a história, matemática, sociologia, política, estatística, geografia, etc. A interdisciplinaridade é um traço, portanto, da grade curricular das Ciências Econômicas, que abarca diversas vertentes teóricas. O evento, ação extensionista da disciplina Pesquisa e Extensão em Economia, por ser calcado em discussões de temáticas de grande relevância social, em sua interface com seus aspectos econômicos, requer a articulação com profissionais, acadêmicos e organizações sociais e populares atuantes em diferentes setores. As trocas de saberes através das interações dialógicas entre a universidade e a comunidade externa propostas neste evento da disciplina são, nesse sentido, atravessadas pela interdisciplinaridade e interprofissionalidade, contribuindo assim para a formação multidimensional dos discentes.
A disciplina Pesquisa e Extensão em Economia, obrigatória da grade curricular do Curso de Ciências Econômicas, envolve uma integração orgânica entre os três elementos do tripé universitário – Ensino- Pesquisa-Extensão. A referida unidade curricular está inserida em uma cadeia de disciplinas (Ensino) que visa o aprendizado gradual dos estudantes sobre a prática da pesquisa científica e a apreensão das ferramentas necessárias para a elaboração de suas monografias (Pesquisa). A incorporação de atividades extensionistas nesta disciplina por meio da realização de um evento e de vivências externas buscam, por sua vez, fortalecer a troca de saberes nesse ciclo formativo entre os estudantes e a comunidade externa à UFVJM, contribuindo para construção coletiva e dialógica do conhecimento. Observa-se ainda que tanto o desenvolvimento das pesquisas de monografia dos estudantes, como as temáticas a serem tratadas nas ações de Extensão dialogam com os conteúdos teóricos ministrados em sala de aula. Os estudantes assumem, assim, um papel protagonista na identificação da complementaridade e articulação dos diversos conhecimentos apreendidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão em seu processo de formação.
A interação com a sociedade permitirá ao estudante aprimorar sua pesquisa, conhecer melhor a complexidade de seu objeto de estudo, entender os anseios e preocupações da sociedade em relação ao seu papel como cientista social e economista, tendo em vista a interação da comunidade externa no processo de desenvolvimento de sua pesquisa. Além disso, o estudante terá a oportunidade de apreender melhor a pluralidade das Ciências Econômicas, de ter acesso a opiniões distintas e melhorar suas habilidades de relação interpessoal e de comunicação oral e escrita. Vale mencionar que entre as diversas áreas de atuação dos economistas estão várias atividades que envolvem elaboração de relatórios e análises econômicas das mais diversas, que demandam uma boa expressão escrita e oral.
A troca de saberes com a comunidade externa à UFVJM aprofunda o conhecimento coletivo sobre temas importantes das Ciências Sociais Aplicadas, como pobreza, fome, desigualdade social, racial e de gênero, entre outros, além de difundir junto a diferentes segmentos sociais conhecimentos sobre questões econômicas mais específicas, que impactam de sobremaneira nas condições gerais de vida de toda a população. Essa interação contribuirá para o processo de conscientização de classe e fomentará o acesso da comunidade externa a pesquisas de qualidade para potencialmente fundamentar as demandas políticas de movimentos sociais e populares ou as proposições da sociedade em termos de políticas institucionais, auxiliando na transformação social, sobretudo na esfera local.
A divulgação do evento será feita à comunidade interna da UFVJM pelo e-mail institucional e ao público externo através dos veículos de comunicação do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas.
Programação do Evento
Auditório do NIPE
07/05/2025
19:00
22:30
Desafios e Perspectivas para os Povos Indígenas. Evento com orador externo à academia, Haroldo Heleno, coordenador da CIMI-Leste (Comissão Indigenista Missionária)
Assentamento Mãe Esperança
10/06/2025
06:30
18:30
Trabalho de campo no Assentamento Mãe Esperança, com o objetivo de mapear as moradias e condições de abastecimento de água e saneamento.
Aldeia-Escola Floresta Maxakali
20/11/2024
06:30
18:30
Participação no mutirão de reflorestamento da Aldeia-Escola Floresta Maxakali.
Público-alvo
O evento de extensão será também aberto a toda comunidade acadêmica da UFVJM, estudantes egressos, membros das instituições parceiras e da comunidade em geral, buscando interação e trocas que possibilitem ampliar assim o alcance de seus resultados, enriquecendo e estabelecendo relações entre a universidade e a comunidade externa. Será especialmente estimulada a participação dos discentes do Curso de Ciências Econômicas no evento.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 100 h
- Noite;
Organização e realização de evento no dia 07/05/2025 com orador externo à academia, o indigenista Haroldo Heleno, coordenador da CIMI-Leste (Comissão Indigenista Missionária)
- Manhã;
- Tarde;
Visita ao Assentamento Mãe Esperança para o mapeamento das condições de abastecimento e descarte de água e efluentes. Além do das 12 horas de trabalho de campo no dia 10/6/25, há mais 30 horas de preparação, articulação da atividade e tratamento das informações acessadas no trabalho de campo.
- Manhã;
- Tarde;
Participação no mutirão de reflorestamento da Aldeia-Escola Floresta Maxakali. Além das 12 horas de trabalho de campo no dia 20/11/24, há mais 36 horas de preparação, articulação da atividade e tratamento das informações acessadas no trabalho de campo.