Visitante
7 Festival de História - Tempo de Extremos
Sobre a Ação
202203000944
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
18/09/2024
21/09/2024
Dados do Coordenador
keila auxiliadora de carvalho
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Cultura
Educação
Patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial
Nacional
Não
Não
Sim
Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Membros
Evento literário único no Brasil com foco nos temas da História, que busca tratar de temas históricos em uma perspectiva além dos muros da academia e leva ao grande público a produção artística, musical e cênica que dialoga com tais temas, o fHist deverá nortear a sua sétima edição bienal em 2024, pelo fio condutor da História em Tempos de Extremos, sobretudo na atualidade, em tempos de disputa pelo passado, de negacionismos e pós-verdades.
Festival de História
Evento literário único no Brasil com foco nos temas da História, que busca tratar de temas históricos em uma perspectiva além dos muros da academia e leva ao grande público a produção artística, musical e cênica que dialoga com tais temas, o fHist deverá nortear a sua sétima edição bienal em 2024, pelo fio condutor da História em Tempos de Extremos, sobretudo na atualidade, em tempos de disputa pelo passado, de negacionismos e pós-verdades. Histórias que chegam ao tempo presente transmutadas pelo avanço das tecnologias de comunicação e de informação e pelas dinâmicas das redes sociais, sob a batuta das big techs e de seus algoritmos e da inteligência artificial, expressando-se, por um lado, em novas roupagens, como o narcisismo consumista, o racismo, o sexismo e a homofobia, o preconceito e a intolerância, e por outro, em novos desafios tanto para os historiadores, quanto para pesquisadores de diferentes campos das Ciências Sociais e para autores que labutam no difícil ofício de reportar para o público, as raízes históricas das polarizações da sociedade atual.
O Festival de História - fHist - deverá nortear a sua sétima edição bienal em 2024, pelo fio condutor da História em Tempos de Extremos, sobretudo na atualidade, em tempos de disputa pelo passado, de negacionismos e pós-verdades. Histórias que chegam ao tempo presente transmutadas pelo avanço das tecnologias de comunicação e de informação e pelas dinâmicas das redes sociais, sob a batuta das big techs e de seus algoritmos e da inteligência artificial, expressando-se, por um lado, em novas roupagens, como o narcisismo consumista, o racismo, o sexismo e a homofobia, o preconceito e a intolerância, e por outro, em novos desafios tanto para os historiadores, quanto para pesquisadores de diferentes campos das Ciências Sociais e para autores que labutam no difícil ofício de reportar para o público, as raízes históricas das polarizações da sociedade atual. Portanto, seja pelo seu poder crescente de mediação das relações humanas, seja por ter introduzido novos paradigmas para a pesquisa e a investigação histórica, as tecnologias de informação permearão transversalmente a programação do 7º fHist, trazendo à cena o debate sobre o papel das mídias sociais no tempo presente, bem como sobre o desafio da construção de novos caminhos para a democratização dos conhecimentos e para a difusão das narrativas históricas em suas dimensões civilizatórias, libertárias e democráticas.
Realizar o 7º Festival de História com o tema "Tempo de Extremos" com acesso gratuito, nos dias 18 a 21 de setembro de 2024, em espaços públicos da cidade de Diamantina com a realização de 1 Conferência; 6 Mesas de debates com dois palestrantes e 1 mediador (em geral); 1 Minicurso, 4 prosas com autores em lançamento de livros; 1 show (a ser definido); atividades culturais; 1 Feira de Livro.
Realizar 1 Conferência; 6 Mesas de debates com dois palestrantes e 1 mediador (em geral); 1 Minicurso, 4 prosas com autores em lançamento de livros; 1 show (a ser definido); atividades culturais; 1 Feira de Livro Alcançar um público médio de mil pessoas, entre estudantes, professores, moradores e visitantes.
A metodologia envolve a realização, através de um processo dialógico entre parceiros, de variadas atividades que mesclam características de eventos acadêmicos, eventos culturais considerando as características de eventos realizados nos espaços públicos, de forma gratuita. A participação ativa da UFVJM através de docentes e discentes, cujo processo propicia um aprendizado prático da realização desse tipo de evento interativo.
MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; SANTHIAGO, Ricardo (orgs.). História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016, 348p.
A partir de uma compreensão de que fazer Extensão é considera-la como também um processo educativo e cultural, que articula ensino e pesquisa, e viabiliza uma relação entre a Universidade e a Sociedade de forma transformadora, o Festival de História, em sua sétima edição, propõe a continuidade de suas ações que leva para o espaço urbano, público, aberto e gratuito, debates atuais e temáticas relevantes, integrando saberes acadêmicos e outros saberes.
Dentre as diretrizes para a extensão universitária, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto e transformação social; interação social e interdisciplinaridade; o Festival de História cria espaço para atuação profissional de historiadores trazendo referências da História Pública e dando oportunidades de atuação de estudantes como monitores experimentando uma atuação prática na interação com profissionais de diversas áreas, ao longo da realização do evento.
O evento Festival de História, enquanto presente em ação, propõe o que defende as diretrizes sobre extensão que considera a relação entre “ensino e extensão, quando compreende-se que o aprendizado se constrói na experiência, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender; e a extensão, enquanto tal, propõe-se a interagir com a sociedade, sendo elemento essencial para operacionalizar a relação teoria e prática.” (Consepe, Res.6/2009, p.4).
O Festival de História atuará na formação de um profissional cidadão na qual “é imprescindível a sua interação na e com a comunidade. Na interação ele se identifica culturalmente, se sensibiliza com os problemas reais e pode referenciar sua formação técnica e acadêmica pela realidade concreta.” (Consepe, Res.6/2009, p.4). O evento, desta forma, reconhece e propõe que “a extensão universitária se coloca, além de uma atividade acadêmica, uma concepção de universidade cidadã.” (Consepe resolução 06/2009 p4)
Considerando os objetivos específicos da UFVJM, este evento aprofundará as relações entre a universidade, por meio da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, com a população diamantinense, com setores econômicos ligados ao turismo, população em geral, e com as redes educacionais estadual e municipal. O evento promoverá atividades que poderão ser usufruídas por diversas parcelas sociais.
Divulgação impressa, em mídias tradicionais e alternativas, em redes sociais.
Programação do Evento
Teatro Santa Izabel
18/09/2024
18:00
22:00
Credenciamento e entrega de kits. SOLENIDADE DE ABERTURA Mesa de Debates: A HISTORIOGRAFIA E O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DIGITAIS Lavínia Rocha Marcella Albaine Farias da Costa Mediação: Vitória Azevedo da Fonseca
Praça Dr. Prado
19/09/2024
09:00
22:00
Feira de Livros
Teatro Santa Izabel
19/09/2024
09:00
12:00
Minicurso - HISTÓRIAS EM REDES - Vitória A. Fonseca,
Teatro Santa Izabel
19/09/2024
14:00
17:00
Mesa de debates - A NATUREZA ENTRE A CIÊNCIA E O NEGACIONISMO CLIMÁTICO Jean Carlos Hochsprung Miguel Ricardo Ribeiro de Castro Solar Pedro Telles da Silveira
Teatro Santa Izabel
19/09/2024
17:00
20:00
Lançamento de livros - prosa com autores
Teatro Santa Izabel
19/09/2024
20:00
22:00
Conferência - ALBERTO COSTA E SILVA E A HISTÓRIA DA ÁFRICA Marina de Mello e Souza
Praça Dr. Prado
20/09/2024
09:00
22:00
Feira de Livros
Praça Dr. Prado
20/09/2024
10:00
12:00
Mesa de debates - O NOSSO PASSADO COLONIAL E O LÍTIO Aline Weber Sulzbacher Juan Roa
Praça Dr. Prado
20/09/2024
14:00
17:00
Mesa de debates - DOS ARQUIVOS DA HISTÓRIA AO SAMBÓDROMO: SACERDOTISAS VODUNS NA PASSARELA Moacir Maia Aldair Rodrigues
Praça Dr. Prado
20/09/2024
17:00
18:00
Prosa com autores - lançamento de livros
Praça Dr. Prado
20/09/2024
20:00
22:00
Mesa de debates - O FAZER LITERÁRIO EM TEMPOS EXTREMOS Aldri Anunciação Elisa Lucinda Mediação: Fernanda Valim
Praça Dr. Prado
21/09/2024
09:00
13:00
Feira de livros
Praça Dr. Prado
21/09/2024
10:00
12:00
Mesa de debates - – HISTÓRIA E VERDADE EM DISPUTA Letícia Cesarino Caroline Silveira Bauer Mediação: Keila Carvalho
Público-alvo
Estudantes de graduação da UFVJM
População diamantinense, população externa.
Professores das redes estadual e municipal de Educação Básica
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 40 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
7º Festival de História com o tema "Tempo de Extremos" com acesso gratuito, nos dias 18 a 21 de setembro de 2024, em espaços públicos da cidade de Diamantina com a realização de 1 Conferência; 6 Mesas de debates com dois palestrantes e 1 mediador (em geral); 1 Minicurso, 4 prosas com autores em lançamento de livros; 1 show (a ser definido); atividades culturais; 1 Feira de Livro.