Visitante
FAMED Educa: o que devo saber sobre os medicamentos?
Sobre a Ação
202203000952
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
05/08/2024
30/11/2024
Dados do Coordenador
delba fonseca santos
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Fármacos e medicamentos
Local
Não
Não
Sim
Fora do campus
Manhã
Não
Redes Sociais
Pelo grupo de WhatsApp que a escola possui para se comunicar com a comunidade.
Membros
O projeto “FAMED Educa” tem por objetivo esclarecer dúvidas e promover ações de educação em saúde sobre a utilização de medicamentos para alunos do ensino médio. Como também, repassar informações, ao público geral, sobre temas variados e do cotidiano relacionados com a farmacologia, por exemplo o “Acesso a Medicamentos” e os “Fármacos Fitoterápicos”, por meio de Podcasts. Este presente trabalho prevê alcançar 40 alunos de maneira direta e 120 indivíduos de maneira indireta pelas ações na escola,
Medicamento; Uso racional de Medicamentos; Educação em Saúde
A educação em saúde é um conjunto de práticas pedagógicas, com caráter participativo e emancipatório, que perpassa vários campos de atuação, e tem como objetivo sensibilizar, conscientizar e mobilizar para o enfrentamento de situações individuais e coletivas, como o uso correto de medicamentos e ações preventivas para maior vitalidade. Ela é considerada uma importante ferramenta da promoção em saúde, pois abarca o processo saúde-doença nas duas facetas dessa ação, sendo extremamente necessária para a manutenção da saúde, bem como evitar e/ou retardar a presença de doença, para trazer qualidade vida às pessoas e atenuar as complicações do processo de adoecimento (Salci, et al., 2013). Além disso, vale ressaltar que as tecnologias de comunicação são aliadas eficientes na propagação do conhecimento científico produzido na faculdade de medicina. Estender o saber estudado para o restante da sociedade possibilita a elaboração de estratégias, com o objetivo de disseminar informação e reinventar o cuidado, ao aliar a pesquisa e ensino à extensão (Miranda, 2021). Assim, a troca de aprendizagens técnicas entre universitários e a comunidade pode permitir maior inclusão social e ampliação do raciocínio crítico, sendo um importante meio de promoção popular de saúde (Natal, 2018). Os podcasts, por sua natureza de produção e circulação, tornaram-se uma ferramenta para o aprendizado, com grande potencial de ensino (Berto, 2021). O fácil acesso por mídias sociais, a capacidade de pausar, avançar e retornar, a praticidade da otimização do tempo e a associação do podcast a outras tarefas são fatores que denotam grande influência na aplicabilidade dessa tecnologia na aprendizagem e na difusão do conhecimento (Parreiras, 2021). Contudo, nos dias atuais, muitas informações são repassadas de maneira equivocada ou planejadas para causar um fenômeno de “desinformação” coletiva, o que reforça a importância do compromisso de um podcast em elaborar conteúdos baseados em evidência. Por fim, pode-se definir automedicação como a seleção e o uso de medicamentos sem prescrição médica e sem supervisão de um médico ou dentista (Domingues, 2017). Dessa forma, a propagação de informações de cunho não científico poderia levar ao aumento da desinformação, contribuindo para o uso incorreto e irracional de medicamentos que não necessitam de uma prescrição médica ou odontológica. Acresce que a maioria dos medicamentos consumidos não requer prescrição médica, mas não são isentos de riscos para a saúde, merecendo, dessa forma, maior atenção dos gestores, dos profissionais de saúde e da população, para diminuir os riscos e posteriormente os gastos com saúde, elevando o consumo consciente incentivado pela Organização Mundial de Saúde (Arrais, 1997). Embora essa seja uma situação frequente em todas as faixas etárias da sociedade brasileira, indícios apontam para maior prevalência de automedicação entre o público jovem (Xavier, 2021). Dessa forma, a escola, a universidade e as redes sociais, ambientes de acesso de parcela significativa do público juvenil, apresentam-se com potenciais meios para mudar essa realidade.
É justo afirmar que a falta de informação sobre o uso responsável de medicamentos é uma questão que permeia diversas camadas da sociedade (Rocha, 2014). Entre os adolescentes, a falta de orientação adequada pode resultar em práticas de automedicação, uso abusivo de substâncias e até mesmo dependência química (Silva; Giugliane, 2004). Além disso, a população em geral, muitas vezes, carece de acesso a informações atualizadas e confiáveis sobre questões farmacológicas, o que pode levar a escolhas inadequadas no manejo de sua saúde (Silva, et al., 2011). O acesso à informação sobre medicamentos é um direito fundamental para a promoção da saúde e o bem-estar individual e coletivo, garantido constitucionalmente mediante a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) (Araújo, et al., 2021). Entretanto, o desafio reside na forma como essa informação é transmitida e assimilada pela população, de acordo com Aquino (2008), cerca de 35% dos medicamentos adquiridos no Brasil são resultado da prática da automedicação, conforme demonstrado pelas estatísticas. Muitas vezes, há uma lacuna na comunicação entre profissionais da saúde e a comunidade, o que resulta em uma compreensão limitada e, por vezes, errônea sobre questões relacionadas à farmacologia (Rocha, 2014). O projeto visa reduzir a disparidade de informações entre todas as pessoas, em especial a população do Vale do Jequitinhonha, por meio da disseminação de informação. Em Diamantina-MG, onde o projeto será desenvolvido, essa iniciativa é de extrema relevância, pois a região serve como centro de referência para os atendimentos médicos das cidades circunvizinhas. No entanto, enfrenta desafios devido às limitações do sistema de saúde para atender todas as demandas. Nesse contexto, projetos governamentais como a Farmácia Popular desempenham um papel crucial, oferecendo à população acesso a medicamentos essenciais a preços acessíveis e controlados. Além disso, diminuindo a desigualdade de informações entre as pessoas, poderemos influenciar o uso racional de medicamentos que se diferencia da automedicação por ser controlado e menos prejudicial à saúde por se basear em uso correto do medicamento. Sendo assim o uso racional de medicamentos é determinado pela Organização Mundial da Saúde quando: “os pacientes recebem os medicamentos apropriados à sua condição clínica, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e sua comunidade.” (OMS, 1985). Nesse contexto, o projeto "FAMED Educa" vem como uma tentativa de solucionar essa problemática, buscando preencher a lacuna de informação e promover uma cultura de uso responsável de medicamentos e conscientização sobre temas farmacológicos. Ao direcionar suas ações também para alunos do ensino médio, o projeto reconhece a importância de educar jovens em uma fase crucial de desenvolvimento, onde há uma maior receptividade para novos conhecimentos e uma oportunidade de influenciar positivamente seus hábitos futuros. A escolha de utilizar Podcasts como meio de disseminação de informações é estratégica, considerando a prevalência do consumo de mídia digital entre os jovens e a facilidade de acesso a esse formato de conteúdo (Barbosa; Moreira, 2015). É essencial considerar também que o Projeto Pedagógico do curso de medicina da UFVJM campus JK visa que o estudante possa compreender e agir sobre os determinantes de saúde, as políticas de saúde pública do Brasil e adquirir apropriadas competências clínicas e habilidades de comunicação (UFVJM, 2017). Assim, ao envolver estudantes e profissionais da área da saúde na produção e compartilhamento de conteúdo especializado, o projeto irá proporcionar aos acadêmicos de medicina a oportunidade de interagir com os alunos do ensino médio e o público em geral. O projeto não apenas fortalece suas competências técnicas e de comunicação, mas também fomenta uma cultura de diálogo e troca de saberes entre diferentes grupos sociais. Essa abordagem colaborativa não só enriquece a experiência educativa dos acadêmicos, mas também contribui para uma compreensão mais ampla e contextualizada das questões de saúde na comunidade. Este projeto se insere na área de comunicação de acordo com as diretrizes de extensão da UFVJM, aproveitando a ampla distribuição de conteúdos através de podcasts e vídeos informativos. Além disso, está alinhado com a área científica, promovendo a transmissão de conhecimento acadêmico para a comunidade do Vale do Jequitinhonha. No contexto acadêmico, a criação de conteúdo pelos participantes do projeto proporcionará aprendizado sobre a produção de podcasts explicativos, assim como o aprofundamento do conhecimento por meio de leituras referenciadas relacionadas aos temas abordados nos áudios e vídeos destinados à comunidade. Em última análise, o objetivo do projeto "FAMED Educa" é promover um maior acesso à informação sobre o uso adequado de medicamentos, capacitando indivíduos a tomar decisões conscientes e informadas sobre sua saúde. Ao fazer isso, o projeto visa contribuir para a promoção da saúde e segurança da população em geral, construindo uma sociedade mais saudável e bem-informada.
Objetivo Geral ● Promover a conscientização e o acesso à informação sobre o uso responsável de medicamentos e temas relacionados à farmacologia, através de ações de educação em saúde e produção de conteúdo digital. Objetivos Específicos ● Promover a conscientização sobre a utilização responsável de medicamentos entre os alunos do ensino médio, visando a formação de uma geração mais informada e consciente sobre saúde. ● Disseminar informações pertinentes ao público em geral acerca de temas relacionados à farmacologia por meio da produção e disseminação de Podcasts. ● Proporcionar aos acadêmicos de medicina a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos técnicos e habilidades de comunicação, através da interação com os alunos do ensino médio e o público em geral, fortalecendo suas competências interpessoais e de educação em saúde. ● Promover um maior acesso à informação sobre o uso adequado de medicamentos, contribuindo para a promoção da saúde e segurança da população em geral.
A organização desse projeto possui como metas sanar as dúvidas manifestadas sobre medicamentos para a turma do 3° ano do EM da Escola Estadual Leopoldo Miranda, confeccionar podcasts sobre os temas relevantes sobre medicamentos em geral, que serão também abordados na escola, de acordo com as dúvidas dos estudantes, e promover o acesso à informação sobre medicamentos para toda a sociedade em geral com a divulgação de tais informações nas mídias digitais. As metas consistem em realizar a ação socioeducativa na escola Escola Estadual Leopoldo Miranda no mês de julho de 2024. Espera-se que em torno de 120 pessoas sejam beneficiadas pela ação, já que, a partir do aprendizado dos alunos da escola, eles repassam as informações para seus pais/responsáveis, disseminando conhecimento. As metas também foram baseadas em confeccionar dois podcasts a cada quinze dias no mês. Foram delimitados os meses de agosto, setembro e outubro de 2024, totalizando seis podcasts ao longo do projeto. Para isso, haverá a devida edição de cada podcast e, por sequência, sua veiculação na plataforma de podcast escolhida. Haverá, ainda, o compartilhamento desse mesmo conteúdo no instagram da Liga de Farmacologia Clínica da UFVJM - LAFCLIN, além de sua divulgação pelo aplicativo do Whatsapp, concluindo a meta de também levar informação à sociedade de modo geral, a quantidade de pessoas atingidas pelo podcast só poderá ser estimada após sua publicação, acessando os dados de número de curtidas e compartilhamentos nas redes sociais. O conteúdo criado será divulgado nas redes sociais da LAFCLIN e disponibilizado para a escola parceira. Não é possível mensurar em termos numéricos o impacto, pois acredita-se que pela importância do tema, os podcasts podem ser encaminhados e visualizados por inúmeras pessoas. Já os podcasts serão publicados em uma plataforma especializada, para ser visualizado por toda a rede digital. Na plataforma, a quantidade de pessoas atingidas pelo podcast será ser estimada após sua publicação, acessando os dados de número de downloads e minutos ouvidos.
O presente projeto contará com a ação socioeducativa na Escola Estadual Leopoldo Miranda, em que os alunos do terceiro ano do ensino médio escreverão suas dúvidas quanto a medicamentos em geral e, posteriormente, essas dúvidas serão sanadas por meio de uma ação na escola. Além disso, o projeto contará também com a confecção de seis episódios de podcasts com periodicidade de 15 em 15 dias totalizando dois por mês, durante três meses (agosto, setembro e outubro) os quais serão intitulados: 1. Perigos da automedicação; 2. Acesso a Medicamentos; 3.Farmacologia e Educação do Paciente, 4: : Farmacologia de Fitoterápicos e Medicina Alternativa, 5: Farmacologia e Interações Medicamentosas, 6: Farmacologia do Desenvolvimento e Envelhecimento. Estes podcasts serão divulgados em plataformas de streaming, como exemplo spotify. Somando-se a isso, serão confeccionados folders e vídeos educativos das temáticas supracitadas para divulgação em redes sociais, como WhatsApp e Instagram da LAFCLIN. 9.1 Etapa 1: Ação na Escola Estadual Leopoldo Miranda Em julho de 2024, os discentes da Liga de Farmacologia irão realizar uma visita na Escola Estadual Leopoldo Miranda, nessa ocasião a direção da escola assinará a Carta de Anuência (ANEXO 1), possibilitando a ação na escola que terá como objetivo promover a abertura de uma caixa de perguntas, na qual os alunos da turma do terceiro ano poderão depositar suas dúvidas acerca dos medicamentos de interesse. Após a coleta dessas dúvidas, os ligantes irão realizar um estudo acerca do conteúdo das perguntas de modo a garantir um retorno com uma ação mais precisa com o esclarecimento dos questionamentos apresentados pelos alunos. 9.2 Etapa 2: Os Podcasts A produção do podcast será conduzida remotamente, fazendo uso de ferramentas digitais para a gravação. Os episódios serão editados utilizando softwares disponíveis. A equipe responsável pelo marketing da liga assumirá a responsabilidade pela mixagem, masterização e a edição de efeitos sonoros nos áudios gravados. Após a conclusão do episódio, a distribuição será realizada por meio da plataforma gratuita Anchor, visando a disponibilização em várias plataformas digitais de áudio associadas a essa ferramenta. 1° episódio: Farmacovigilância e Segurança de Medicamentos: Haverá a abordagem do papel da farmacovigilância na detecção, avaliação e prevenção de efeitos adversos de medicamentos. 2° episódio : Acesso a Medicamentos: Discussão de questões relacionadas aos custos dos medicamentos, acesso equitativo aos tratamentos e políticas de saúde pública relacionadas à farmacoeconomia. 3° episódio : Farmacologia e Educação do Paciente: Serão exploradas estratégias para promover a educação do paciente sobre o uso seguro e eficaz de medicamentos, incluindo materiais educacionais e programas de conscientização. 4° episódio: Farmacologia de Fitoterápicos e Medicina Alternativa: Será abordado o uso de plantas medicinais e terapias alternativas, incluindo sua eficácia, segurança e interações com medicamentos convencionais. 5° episódio: Farmacologia e Interações Medicamentosas: Discussão acerca das interações entre diferentes medicamentos, bem como entre medicamentos e alimentos, suplementos e substâncias psicoativas. 6° episódio: Farmacologia do Desenvolvimento e Envelhecimento: Elucidação sobre como as necessidades e respostas aos medicamentos podem variar ao longo do ciclo de vida, desde o desenvolvimento infantil até o envelhecimento. 9.3 Etapa 3: Divulgação Após a edição de cada podcast, serão compartilhados nas plataformas digitais apropriadas para o conteúdo sonoro e também será disponibilizado na forma de um resumo escrito. Cada episódio será compartilhado nas redes sociais WhatsApp por meio de seus grupos e na página da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica (LAFCLIN) no Instagram. Todas essas ações serão realizadas pela equipe de marketing da liga, pelos discentes participantes e ligantes da liga LAFCLIN . Em conjunto com essa medida de divulgação, também será compartilhado no instagram o momento de discussão e resolução das dúvidas dos estudantes do colégio Leopoldo Miranda. 9.4 Etapa 4: Avaliação de impacto Ao término dos 6 episódios do podcast, será realizada uma Reunião de Encerramento para analisar e discutir o engajamento quantitativo e qualitativo em todas as redes sociais associadas. O objetivo é impulsionar e aprimorar o alcance dos episódios tanto quanto possível.
AQUINO, D.S. Porque o uso racional de medicamentos deve ser uma prioridade? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.13, p. 733-736, abr.2008. ARRAIS, P. S. D. et al. Perfil da automedicação no Brasil. Rev Saúde Pública. 1997; 31 (1):71–77. ARAÚJO, L. C. et al. Judicialização do acesso a medicamentos no brasil: revisão integrativa da literatura. SANARE - Revista de Políticas Públicas, v. 20, n. 1, 2021. DOI: Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1557. Acesso em: 28 abr. 2024. BARBOSA, J. B.; MOREIRA, B. D. O Podcast na Sociedade e Juventude. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2015. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/centrooeste2015/resumos/R46-0335-1.pdf>. Acesso em: 25. abr. 2024. BERTO, E. F.; GREGGIO, S. As potencialidades do gênero podcast no desenvolvimento e aprimoramento da habilidade de compreensão oral na aprendizagem de língua inglesa. Ilha do Desterro, v. 74, n. 3, p. 184-203, 16 fev. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ides/a/wCzzbBnyFBykGPtR6qjJyFC/?lang=pt. Acesso em: 25 abr. 2024. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Cartilha para a promoção do uso racional de medicamentos. Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_promocao_uso_racional_medicamentos.pdf>. Acesso em: 26. abr. 2024. DOMINGUES, P. H. F. et al. Prevalência e fatores associados à automedicação em adultos no Distrito Federal: estudo transversal de base populacional. Epidemiol. Serv. Saúde, v. 26, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/FD7s5rP6RwrhLqLVBThgGQR/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 25 abr. 2024. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Conferência Mundial sobre Uso Racional de Medicamentos. Nairobi, 1985. MIRANDA, R. C. de G. et al. Sociais networks as a means of health promotion in oncology: an experience report. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e576101320752, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20752. Acesso em: 25 abr. 2024. NATAL, C. B.; ALVIM, M. H. A Divulgação Científica e a Inclusão Social. Revista do EDICC, v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/5964. Acesso em: 25 abr. 2024. ROCHA, Ana Ribeiro D. Uso Racional de Medicamentos. Fundação Oswaldo Cruz, Curso de Especialização em Tecnologia Industrial Farmacêutica, 2014. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/11634/25.pdf;jsessionid=25688FD26CE3399C7C8F7E540F838D22?sequence=1>. Acesso em: 04. mai. 2024. SALCI, M. A. et al. Health education and its theoretical perspectives: a few reflections. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 22, n. 1, p. 224–230, jan. 2013. Acesso em: 27. abr. 2024. SILVA, C. H. D. A. et al. Consumo de medicamentos em adolescentes escolares: uma preocupação. Jornal de Pediatria, v. 80, n. 4, p. 326–332, jul. 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/jped/a/jBBwHrHk9QLkRwnV6fD87jn/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 28. abr. 2024. SILVA, I. M. et al. Automedicação na adolescência: um desafio para a educação em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 1651–1660, 2011. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/KLGqF7XcJ4vwLx8jYv9dkFN/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 27. abr. 2024. UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Projeto Pedagógico do Curso de Medicina de Diamantina, Minas Gerais, Brasil, 2017. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/famed/files/2014/07/PPC_FAMED_2022-atualizado.pdf>. Acesso em: 27. abr. 2024. XAVIER, M. S. et al. Automedicação e o risco à saúde: uma revisão de literatura / Self-medication and health risk: a literature review. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 225–240, 2021. DOI: 10.34119/bjhrv4n1-020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22665. Acesso em: 25 apr. 2024.
Este projeto inclui uma iniciativa socioeducativa na Escola Estadual Leopoldo Miranda, onde os alunos do terceiro ano do ensino médio irão registrar suas dúvidas sobre medicamentos em geral. Essas dúvidas serão posteriormente esclarecidas através de uma ação educativa na escola. O projeto também prevê a produção de seis episódios de podcasts, que serão disponibilizados em plataformas de streaming como o Spotify. Além disso, serão criados folders educativos sobre os temas abordados, que serão divulgados nas redes sociais da LAFCLIN, incluindo WhatsApp e Instagram.
Os episódios de podcasts serão dedicados a uma variedade de temas relacionados à farmacologia, incluindo os riscos da automedicação, acesso a medicamentos, educação farmacológica para pacientes, uso de fitoterápicos e medicina alternativa, interações medicamentosas e farmacologia no desenvolvimento e envelhecimento. O projeto também envolverá a participação de diretores e professores, promovendo uma interação plena entre os estudantes universitários e os alunos da escola durante a realização das atividades.
O projeto demonstra a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, conforme os seguintes parâmetros: No quesito ensino, os estudantes participantes do projeto precisam se preparar através de uma revisão da literatura sobre diversos tópicos, como a criação dos roteiros para os podcasts e a capacitação necessária para esclarecer, com excelência, as dúvidas dos alunos da escola. No âmbito da pesquisa, as tecnologias de comunicação são ferramentas eficientes na disseminação do conhecimento científico gerado na faculdade de medicina. Expandir esse conhecimento para a sociedade permite a elaboração de estratégias que visam disseminar informações e reinventar o cuidado, ao unir pesquisa e ensino com a extensão. Na questão da extensão, o projeto ocorre além dos limites da universidade, abrangendo a escola selecionada e o meio digital, o que possibilitará um impacto significativo na sociedade através do aumento e troca de conhecimento.
Este projeto visa aprimorar concretamente a formação dos estudantes, proporcionando uma experiência efetiva no processo de ensino e aprendizagem por meio da extensão. Essa vivência permite aos estudantes destacarem-se em suas trajetórias educacionais. Eles irão promover ações de educação em saúde através da produção de conteúdo digital, o que é crucial para desenvolver as habilidades de comunicação necessárias aos futuros médicos. A interação com a juventude de Diamantina proporcionará experiências interpessoais valiosas para todos os envolvidos no projeto, contribuindo significativamente para a promoção da educação em saúde e a segurança da população.
O esclarecimento das dúvidas sobre medicamentos para os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Leopoldo Miranda tem um impacto direto na educação desses jovens, influenciando positivamente seus hábitos futuros em relação ao uso racional de medicamentos. O objetivo do projeto é também promover o acesso à informação sobre medicamentos para toda a sociedade, divulgando essas informações nas mídias digitais. Ao buscar conscientizar e democratizar a informação sobre o uso responsável de medicamentos e outros temas relacionados à farmacologia, o impacto do projeto se torna significativo, embora difícil de quantificar. A importância do tema sugere que os podcasts podem alcançar e influenciar um vasto público. A conscientização sobre o uso responsável de medicamentos, promovida pelos estudantes envolvidos, contribui para a formação de uma geração mais informada e consciente sobre saúde.
Instagram da Liga Acadêmica de Farmacologia Clínica (LAFCLIN).
A liga acadêmica poderá estabelecer diálogo com a direção da escola e verificar outras formas de divulgar as orientações sobre o uso racional de medicamentos.
Público-alvo
Serão 120 estudante do ensino médio da Escola Estadual Leopoldo Miranda que poderão ser protagonista pelo menos a um membro de sua família.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A escola irá junto com os estudantes de medicina planejar dia e horário para execução das ações de educação em saúde sobre o uso racional de medicamentos. E também irá contribuir para a divulgação entre seus pares o material educativo.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 200 h
- Manhã;
- Tarde;
Em setembro de 2024, os discentes da Liga de Farmacologia irão realizar uma visita na Escola Estadual Leopoldo Miranda, nessa ocasião a direção da escola assinará a Carta de Anuência, possibilitando a ação na escola que terá como objetivo promover a abertura de uma caixa de perguntas, na qual os alunos da turma do terceiro ano poderão depositar suas dúvidas acerca dos medicamentos de interesse. Após a coleta dessas dúvidas, em setembro de 2024, os ligantes irão realizar um estudo acerca do conteúdo das perguntas de modo a garantir um retorno com uma ação mais precisa com o esclarecimento dos questionamentos apresentados pelos alunos.
- Manhã;
- Tarde;
A produção do podcast será conduzida remotamente, fazendo uso de ferramentas digitais para a gravação. Os episódios serão editados utilizando softwares disponíveis. A equipe responsável pelo marketing da liga assumirá a responsabilidade pela mixagem, masterização e a edição de efeitos sonoros nos áudios gravados. Após a conclusão do episódio, a distribuição será realizada por meio da plataforma gratuita Anchor, visando a disponibilização em várias plataformas digitais de áudio associadas a essa ferramenta.
- Manhã;
- Tarde;
1° episódio: Farmacovigilância e Segurança de Medicamentos: Haverá a abordagem do papel da farmacovigilância na detecção, avaliação e prevenção de efeitos adversos de medicamentos. 2° episódio : Acesso a Medicamentos: Discussão de questões relacionadas aos custos dos medicamentos, acesso equitativo aos tratamentos e políticas de saúde pública relacionadas à farmacoeconomia.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
3° episódio : Farmacologia e Educação do Paciente: Serão exploradas estratégias para promover a educação do paciente sobre o uso seguro e eficaz de medicamentos, incluindo materiais educacionais e programas de conscientização. 4° episódio: Farmacologia de Fitoterápicos e Medicina Alternativa: Será abordado o uso de plantas medicinais e terapias alternativas, incluindo sua eficácia, segurança e interações com medicamentos convencionais.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
5° episódio: Interações Medicamentosas: Discussão acerca das interações entre diferentes medicamentos, bem como entre medicamentos e alimentos, suplementos e substâncias psicoativas. 6° episódio: Os Medicamentos e o Envelhecimento: Elucidação sobre como as necessidades e respostas aos medicamentos podem variar ao longo do ciclo de vida, desde o desenvolvimento infantil até o envelhecimento.
- Manhã;
- Tarde;
Elaboração do relatório final e do artigo em formato de relato de experiência.