Visitante
Transplantes: disseminando conhecimento em prol da vida
Sobre a Ação
202203000957
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Com Relatório Final
30/07/2024
31/10/2024
202104000012 - Programa de Educação Tutorial - PET - Estratégias para Diminuir a Retenção e a Evasão
Dados do Coordenador
leida calegário de oliveira
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde Humana
Municipal
Não
Sim
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Membros
O evento "Transplantes: disseminando conhecimento em prol da vida" tem por objetivo realizar um dia de atividades lúdicas em Diamantina, MG, buscando sensibilizar a população acerca dos processos envolvidos na doação e recepção de órgãos e tecidos, com o intuito de reduzir, na medida do possível, a dor neste difícil, mas também bonito momento. Busca-se também envolver os discentes da UFVJM para que se apropriem desses conhecimentos e se engajem na causa.
transplantes, doação, recepção, órgãos, tecidos
Transplante é um processo em que há a transferência de órgãos ou tecidos, inteiros ou parte deles, juntamente com os vasos sanguíneos que os irrigam, de um indivíduo para outro, seja da mesma ou de espécies diferentes, desde que haja compatibilidade tecidual. De acordo com Santos (2019), tem ocorrido nos últimos anos um aumento tanto do número de transplantes realizados no Brasil quanto do investimento público na capacitação de profissionais, de modo que o programa de transplantes está crescendo. Sendo responsável por financiar cerca de 95% dos transplantes realizados no Brasil e também por subsidiar as terapias medicamentosas imunossupressoras para uso dos pacientes transplantados, o Sistema Público de Saúde contribuiu para que o país alcançasse o segundo lugar mundial em números absolutos de transplantes renais e hepáticos realizados em 2017, mas esses quantitativos ainda são bastante inferiores às demandas da população. (Garcia e Pacheco, 2018). A forma de se obter órgãos em maior quantidade é através da captação de doador cadáver com comprovada morte encefálica, sendo que este pode oferecer diversos órgãos para transplante, além de córneas, ossos e pele. (Rech e Rodrigues Filho, 2007). Em números, o Brasil fez, em 2023, 97 transplantes de coração, 524 de fígado (sendo 482 a partir de doadores falecidos), 25 de pâncreas, 16 de pulmão (todos de doadores falecidos) e 1360 transplantes renais (sendo 1160 a partir de doadores cadáveres). Já em relação a doação de tecidos, foram 3673 transplantes de córnea e 1026 de medula óssea (sendo 622 autólogos e 404 alogênicos), conforme publicado pelo Registro Brasileiro de Transplantes (RBT, 2024). Porém, esse estudo traz também que houve um aumento no ingresso de pacientes em lista de espera, comparado com 2022, tanto para transplante renal (aumento de 25%), para transplante hepático (de 9%) e para transplante cardíaco (de 15%). Já no ingresso em lista de espera para transplante de pâncreas, o estudo relata uma queda de 36%, enquanto para o transplante pulmonar o ingresso em lista foi igual ao ano anterior e abaixo da previsão. (RBT, 2024).
A necessidade crescente por doação de órgãos, bem como a baixa captação, justifica a necessidade de desenvolvimento desse tipo de ação de extensão, buscando que a população se aproprie de conhecimentos básicos sobre o tema, se sensibilize para a demanda e que os familiares de possíveis doadores, no futuro, possam sofrer (um pouco menos) ao serem abordados pela comissão de transplantes em relação a uma solicitação por doação de órgãos e tecidos de um familiar em morte encefálica. Além de sensibilização para uma doação de medula óssea e sangue, o que pode ser feito em vida e perfeito estado de saúde.
Geral: Desenvolver uma ação de extensão para sensibilizar a população em relação à temática doação de órgãos e tecidos. Específicos: Contribuir para a redução do sofrimento da família em situação de solicitação para doação de órgãos sólidos e tecidos a partir de pessoas em morte encefálica; Aumentar a captação de doadores de sangue e medula óssea pela Fundação Hemominas, Diamantina; Contribuir para melhorar a captação de órgãos a partir de doadores em morte encefálica; Capacitar estudantes de cursos de graduação da saúde da UFVJM para a temática transplantes de órgãos sólidos e tecidos. Engajar os acadêmicos no enfrentamento à questão.
Envolver 50 estudantes de graduação na atividade; Envolver a Santa Casa de Caridade de Diamantina na execução da ação; Envolver a Fundação Hemominas de Diamantina na execução da ação. Desenvolver um dia de evento para trabalhar a temática junto à população Diamantinense.
Realizar convite para que a Santa Casa de Caridade de Diamantina e a Fundação Hemominas de Diamantina participem de discussões com os acadêmicos sobre a temática transplantes e captação de órgãos; Convidar estudantes dos cursos de graduação, área da saúde, para participarem do processo de desenvolvimento e execução da ação; Fazer contato com a Prefeitura de Diamantina, MG, para executar o evento em uma praça pública do município; Desenvolver a ação, buscando a ludicidade como premissa básica, para execução do evento; Realizar registros fotográficos do evento e relatos de experiências da população sobre a temática e participação no evento.
GARCIA, V. D.; PACHECO, L. Registro Brasileiro de Transplantes. Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Ano XXIV Nº 4 2018. RECH, T. H.; RODRIGUES FILHO, E. Manuseio do potencial doador de múltiplos órgãos. Rev Bras Ter Intensiva, v. 19, n. 2, p. 197-204, 2007. RBT: Registro Brasileiro de Transplantes. Ano XXIV Nº 1, 2024. Disponível em: https://site.abto.org.br/wp-content/uploads/2023/05/RBT-2023-Trimestre-1-Populacao.pdf. Acesso em 10 Jul. 2024. SANTOS, L.M.S. Contexto atual da captação de órgãos para transplantes em Minas Gerais. Dissertação. Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32107/1/TCC%20Transplantes%200708.pdf. Acesso em 09 Jul. 2024.
Durante todo o processo, os acadêmicos farão diálogos com a Santa Casa de Caridade de Diamantina - SCCD e Fundação Hemominas, Diamantina-MG, para compreenderem o problema, as demandas, bem como farão pesquisas bibliográficas para aprofundamento teórico. Na sequência, desenvolverão a ação de extensão, quando farão diálogos com a população, buscando transmitir o conhecimento adquirido durante as etapas anteriores, mas também ouvir a população, suas dúvidas, anseios, medos, desconstruindo os estigmas, captando e sanando as dúvidas.
Serão envolvidos acadêmicos dos diversos cursos da saúde da UFVJM, bem como profissionais das diversas áreas e que atuam na SCCD e Hemominas, de modo que a temática transplantes será abordada de forma interdisciplinar e multiprofissional.
Serão abordados assuntos trabalhados durante a disciplina de Imunologia dos cursos de graduação da saúde, relativos às temáticas complexo principal de histocompatibilidade e transplantes, de modo que o ensino estará trabalhado; Será desenvolvida a ação de extensão, quando os estudantes levarão os conhecimentos adquiridos durante o processo á comunidade, ouvindo as pessoas, captando e sanando dúvidas; Serão coletados dados para análise de pesquisa e produção de relatório avaliativo da ação.
Transplantes é uma temática importante em todos os cursos de graduação da área da saúde, previsto, inclusive, nos projetos pedagógicos, porém abordado de forma superficial na maioria deles. Sendo assim, o envolvimento dos estudantes neste tipo de atividade garantirá o aprofundamento no assunto, o que contribuirá para sua formação.
A participação no evento poderá facilitar a compreensão da população sobre as situações que habilitam uma pessoa para possível doação de órgãos e tecidos, quebrar preconceitos e estigmas, reduzir o medo que permeia a questão, reduzir (na medida do possível) o sofrimento em uma possível abordagem de familiar para doação de órgãos a partir de um indivíduo em morte encefálica; além de motivar pessoas para a doação de sangue e medula óssea. Essas são temáticas importantes e que podem melhorar a captação de órgãos e os transplantes na região, o que pode gerar um grande impacto.
A ação será divulgada no site e Instagram do PET Estratégias, bem como na SCCD, Fundação Hemominas, bem como junto às escolas da cidade.
Programação do Evento
Diamantina
14/09/2024
08:00
16:00
Evento em prol da conscientização e quebra de estigmas que envolvem a temática doação de órgãos sólidos e tecidos.
Público-alvo
População de Diamantina, MG
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 55 h
- Manhã;
- Tarde;
Desenvolvimento de trabalho conjunto com a SCCD e Fundação Hemominas para compreensão do problema e das demandas
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Desenvolvimento das atividades a serem executadas no dia do evento
- Manhã;
- Tarde;
Execução do evento
- Manhã;
- Tarde;
Análise de dados e elaboração de relatório final