Visitante
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
Sobre a Ação
202104000187
042021 - Programa
Programa
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/08/2024
31/12/2025
Dados do Coordenador
ana catarina perez dias
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Trabalho
Educação Profissional
Municipal
Não
Não
Fora do campus
Integral
Não
Membros
O programa visa a promoção da alimentação saudável de escolares e as capacitações e formações em higiene e manipulação de alimentos para trabalhadores em unidades de alimentação e nutrição coletivas e comerciais. Projetos de promoção das alimentação saudável em escolas da rede básica de ensino e projetos de capacitação para manipuladores de alimentos em Boas Práticas de Fabricação/Manipulação de Alimentos e serão executados por alunos matriculados no Curso de Nutrição, da UFVJM.
alimentação saudável; escolares; capacitação em higiene e manipulação de alimentos
A alimentação saudável está associada à saúde e implica diretamente na relação com a capacidade de aprendizagem e para o trabalho. O Curso de Nutrição, em sua nova matriz curricular incluiu as Atividades Integradoras I e II para a inclusão de dez por cento da carga horária desta matriz em ações de extensão universitária. Estas ações de extensão serão executadas na forma de projetos destinados aos alunos do terceiro e quarto período do Curso, mas podem ser incluídos de outros períodos, se necessário para as ações. Projetos contará com a capacitação e/ou formação para Cantineiras e Análise Sensorial para os Alunos da rede básica de ensino de Diamantina-MG, onde serão apresentadas e discutidas o que é um alimentação saudável, as regras de ouro para as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, bem com o desenvolvimento de receitas nutritivas, saborosas e de baixo custo, respeitando-se a cultura alimentar regional. Projetos similares serão destinados aos trabalhadores de supermercados e feiras da região, visando o auxílio na construção do Manual de Boas Práticas de Produção e/ou Manipulação de Alimentos, atendendo as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
O município de Diamantina carece de oportunidades gratuitas de formação na área de higiene e manipulação de alimentos e está é uma exigência da ANVISA para os estabelecimentos que produzem, manipulam ou entregam alimentos.
- Capacitar trabalhadores, gestores e alunos da rede básica de ensino em alimentação saudável, higiene e manipulação de alimentos - Capacitar trabalhadores e gestores de estabelecimentos comerciais que fabricam, manipular e/ou entregam alimentos em Boas Práticas de Fabricação/Manipulação de Alimentos
- Conhecer e discutir os projetos de formação/capacitação com a comunidade envolvida - Desenvolver as ações/capacitações -Avaliar os resultados - Receber o feedback da comunidade
Contaremos com a metodologia freireana, onde as discussões ocorreram em círculos de cultura. Todas as ações contaram com princípios dialógicos e participativos, onde a comunidade se fará participante e sempre ouvida.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE REFEIÇÕES COLETIVAS - ABERC. Manual ABERC de Práticas de Elaboração e Serviço de Refeições para Coletividades 8. ed. São Paulo: ABERC, 2003. BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nş 216, de 14 de setembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para os Serviços de Alimentação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 16 set. 2004. FREIRE, P. Política e Educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2003. ROCHA, Natália Hosana Nunes; BEVILACQUA, Paula Dias; BARLETTO, Marisa. Metodologias participativas e educação permanente na formação de agentes comunitários/as de saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13 n. 3, p. 597-615, set./dez. 2015.
A interação dialógica se dará em círculos de cultura a serem realizados com os alunos, cantineiras e gestores das escolas da rede básica e dentro de estabelecimentos comerciais, com os trabalhadores deste, com os alunos e professores do Curso de Nutrição da UFVJM.
As disciplinas Atividade Integradora I e II integram todas as disciplinas formativas da área de Nutrição de dois períodos do Curso e as ações de extensão.
O presente programa integra principalmente o ensino e a extensão. Já a pesquisa se fará presente na avaliação das capacitação/formações que será realizada pela comunidade e contará com análise quantitativa e qualitativa para a tabulação dos resultados das avaliações.
O conhecimento da realidade local e regional se faz ímpar na necessidade de formação cidadã de nossos alunos.
As formações dos públicos-alvo deste programa são necessários e cobrados por órgão de vigilância em saúde e a comunidade nem sempre possui acesso aos mesmos, o que impacta diretamente em sua condição para o trabalho. Também o conhecimento a respeito da alimentação saudável possibilita mudanças de comportamentos e atitudes que impactarão na condição de saúde da população atendida.
A divulgação de dará por meio de envio de e-mails, cartazes virtuais e físicos, bem como através de contatos telefônicos. Redes sociais serão criadas também para tal finalidade.
Público-alvo
Alunos regularmente matriculadas na rede básica de ensino de Diamantina-MG
Cantineiras das escolas da rede básica de ensino.
Trabalhadores de supermercados de Diamantina-MG que produzem, manipulam e/ou entregam alimentos.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 36 h
- Tarde;
Círculos de cultura nas escolas e estabelecimentos comerciais
- Tarde;
Capacitação de escolares e cantineras.
- Tarde;
Formação de Cantineiras
- Tarde;
Serão realizadas capacitações em higiene e manipulação de alimentos para trabalhadores de estabelecimentos comerciais.