Detalhes da ação

Cof&Stats nas escolas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000962

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

17/03/2025

Data Fim

17/12/2025


Programa Vínculado

202104000128 - Centro de Extensão Tecnológica da Engenharia de Alimentos (CET/EAL)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

tatiana nunes amaral

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Resumo

O projeto de extensão Cof&Stats nas escolas tem como objetivo a difusão de conhecimentos sobre a importância local e nacional do Café para a economia e desenvolvimento social. Com oficinas planejadas com suporte pedagógico, intervenções adequadas a cada faixa etária do ensino básico e de jovens e adultos serão aplicadas nas escolas e nos laboratórios da UFVJM (campus JK).


Palavras-chave

Café, Chapada de Minas, Economia regional, Educação, Profissão


Introdução

O projeto Cof&Stats nas escola é uma iniciativa para levar conhecimento sobre a importância do café para alunos de ensino básico e jovens adultos. A proposta é expor temas adequados a cada faixa etária e despertar o interesse na cadeia produtiva do café, já que Diamantina está situada na Chapada de Minas. Esta é uma região de marca coletiva, e logo será denominação de origem, de cafés. A atividade econômica é importante para a região e opção para futuro trabalho do público. A partir de suporte pedagógico e técnico, os alunos organizadores do projeto irão aplicar oficinas nas escolas e também levarão o público aos laboratórios da UFVJM (Campus JK).


Justificativa

O Brasil é o maior produtor de café, bebida difundida no mundo inteiro. Diamantina (MG) está situada na região da Chapada de Minas, a qual é uma marca coletiva de região produtora de café. Esta região, composta de 22 municípios, teve início na década de 70 após uma geada severa no Paraná, onde as plantações de café foram dizimadas. A produção de café é importante nos aspectos econômicos e sociais da região e apresenta oportunidades reais de emprego para a população da região. A classificação de cafés, métodos de torra e métodos de obtenção do café são assuntos profissionalizantes que podem permitir carreiras dentro da área de qualidade de café. O contato de alunos externos à UFVJM a este assunto permite o interesse dos mesmos no trabalho na cadeia produtiva de café, retendo talentos na região.


Objetivos

O objetivo específico é a difusão de conhecimentos sobre a cadeia produtiva e importância econômica e social para a região. Os objetivos específicos são: organização e aplicação de oficinas para diferentes faixas etárias de alunos das escolas de Diamantina, visita à UFVJM, visita a unidade produtora / beneficiadora de café da região e despertar o interesse do público no assunto.


Metas

Meta 1: Contato com as escolas para agendamento das oficinas. Meta 2: Definição de roteiro e materiais das oficinas. Meta 3: Aplicação de pelo menos 2 oficinas nas escolas. Meta 4: Visita na UFVJM (Campus JK) para pelo menos 2 turmas. Meta 5: Visita técnica em fazenda e unidade beneficiadora de café da região. Meta 6: Redação de textos científicos e relatório final. Meta 7: Avaliação das atividades e alunos. Impacto direto: 150 alunos de Diamantina externos à UFVJM. Impacto indireto: 500 pessoas atingidas entre familiares e amigos dos alunos e dos professores das escolas envolvidos nas atividades.


Metodologia

Meta 1: Contato com as escolas para agendamento das oficinas: reuniões presenciais para apresentação da proposta do projeto e agendamento das oficinas entre maio e novembro de 2025. Meta 2: Definição de roteiro e materiais das oficinas: com o suporte da pedagoga definir as atividades adequadas às diferentes faixas etárias. Desenvolver materiais abrangendo o histórico do café na região, plantio, qualidade e resíduos. Utilizar o mascote CafEco como referência para o ensino infantil. Identificar possibilidades de trabalho com café na região. Fazer relação com disciplinas como matemática, história, geografia, português e biologia. Focar na vivência dos alunos para aprendizado eficiente. Meta 3: Aplicação de pelo menos 5 oficinas nas escolas: oficinas presenciais nas escolas dentro da estrutura oferecida por cada uma na Meta 1. Meta 4: Visita na UFVJM (Campus JK) para pelo menos 2 turmas: oficinas nos laboratórios da Engenharia de Alimentos, Agronomia e Nutrição sobre o tema do projeto, mas também com o objetivo da apresentação da instituição para os alunos. Meta 5: Visita técnica em fazenda e unidade beneficiadora de café da região. Produtores de café e beneficiadores já têm relação com os professores da Engenharia de Alimentos e Agronomia da UFVJM, então os mesmos serão acionados para visita em momentos adequados aos mesmos. Meta 6: Redação de textos científicos e relatório final. Meta 7: Avaliação das atividades e alunos: avaliação das oficinas por questionário / conversa no fim da atividade e avaliação dos alunos organizadores do projeto pelas atividades executadas durante a vigência. Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade: o projeto tem como premissa a comunicação dentro da linguagem do público interessado, passando informações de mercado e científicas de forma clara e descomplicada. Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade: serão envolvidos profissionais e estudantes de diferentes áreas para o desenvolvimento do projeto: Engenharia de Alimentos, Nutrição, Agronomia, Pedagogia e Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão: a atividade fim será a aplicação das oficinas para o público externo à universidade, mas para isso será necessário o estudo de materiais teóricos em reuniões periódicas (ensino), pesquisa teórica e prática com cafés do Banco de Germoplasma de Café da FCA e levantamento pedagógico. Impacto e Transformação Social: a região de atuação da UFVJM será beneficiada pela popularização dos temas relacionados com a cadeia produtiva do café desde os estudantes até suas famílias e amigos, colaborando com a transformação social através do trabalho com café.


Referências Bibliográficas

RODRIGUES, G. Z.; DA CUNHA, L. T.; ALMEIDA, G. R. R. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DA FERMENTAÇÃO CONTROLADA DE FRUTOS DO CAFÉ NO PÓSCOLHEITA EM DIFERENTES TEMPOS. Revista Agroveterinária do Sul de Minas - ISSN: 2674- 9661, v. 2, n. 1, p. 45 - 52, 22 jun. 2020. GUIMARÃES, E. R. Terceira onda do café: base conceitual e aplicações. 135 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) -Universidade Federal de Lavras,Lavras, 2016. SCA News. Western european coffee Market size report.2017. Disponível em: http://www.scanews.coffee/2017/11/28/2017- western-european-coffee-market-size-report/. Acesso em: 15 de maio 2024 Illy, Andrea, and Rinantonio Viani. (2005). Espresso Coffee: The Science of Quality. Elsevier Academic Press. "SCAA Coffee Beans Classification." Specialty Coffee Association of America, https://sca.coffee/research/coffee-standards. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ .


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A equipe "traduzirá" informações históricas e técnicas acerca do Café na região da Chapada de Minas através de oficinas e intervenções em escolas auxiliada por suporte pedagógico.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A atividade é essencialmente multidisciplinar, envolvendo as áreas de Engenharia de Alimentos, Agronomia, Políticas Públicas e Pedagogia.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As informações serão levantadas por estudos da equipe, expostos em formato de oficinas, testes científicos em laboratório serão realizados e os resultados serão expostos para a comunidade externa à universidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes terão a oportunidade de conhecerem uma área de trabalho importante para a economia da região de atuação da UFVJM, terão possibilidades de networking e fixarão conhecimentos de de diversas áreas demandadas no projeto.


Impacto e Transformação Social

A vivência dos alunos das escolas é importante ferramenta para despertar interesse e conhecimento, atingindo além do próprio aluno, todos à sua volta. Desta forma, o projeto utilizará desta ferramenta para disseminar a importância da cadeia produtiva do café na região da Chapada de Minas e entorno do Serro (MG) para despertar interesse no assunto, abrir oportunidades de trabalho com o café e o entendimento da importância econômica e social da cultura na região.


Divulgação

As atividades serão divulgadas pelas redes sociais da UFVJM.


Público-alvo

Descrição

Alunos do ensino básico e médio de Diamantina (MG).

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A pedagoga Wilmara será membro chave como parceira no projeto para adequada aplicação das atividades pedagógicas.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 380 h

Carga Horária 150 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

:Estudos teóricos por revisão de literatura sobre os temas a serem abordados nas oficinas e relatório

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

:Contato com as escolas para agendamento das oficinas.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

:Aplicação de pelo menos 2 oficinas nas escolas.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visitas na UFVJM - laboratórios.

Carga Horária 100 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Redação de textos científicos e relatório final.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

:Avaliação das atividades e alunos.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visita a fazenda e unidade beneficiadora de café (caso possível)