Detalhes da ação

Diálogo entre Ciência e Fé

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000966

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/10/2024

Data Fim

01/10/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

luciano pereira rodrigues

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Sem linha de avaliacao

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Temas específicos / Desenvolvimento humano

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Midias sociais em fase de desenvolvimento.

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Resumo

O que acontece quando o paradigma Ciência vs. Fé ditos como completamente opostos é colocado em xeque? Esse curso foca principalmente em estudar as relações entre a Ciência Moderna e a Fé Cristã-Judaica promovendo na vida dos estudantes reflexões capazes de contribuir com a sua formação integral e seu papel como cidadão crítico e responsável na sociedade a qual está inserido. Para além disso esse curso vem incentivar a integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos no IECT.


Palavras-chave

Diálogo, Ciência, Razão, Fé, Espiritualidade.


Introdução

A Ciência é uma forma sistemática e metódica de aquisição de conhecimento, fundamentada em um método rigoroso e objetivo conhecido como método científico. Seu propósito é descrever e explicar fatos e fenômenos naturais, permitindo a formulação de teorias, previsões e leis que podem ser testadas e validadas por meio de experimentos e observações. Por outro lado, a Fé refere-se à adesão a crenças ou verdades que não necessitam de prova empírica ou critério objetivo de verificação, sustentadas pela confiança incondicional naquilo que se acredita ser verdadeiro. Essa dicotomia entre Ciência e Fé frequentemente é mal interpretada e pode ocultar uma polarização ainda mais profunda, como a divisão entre ateus e religiosos. Esse confronto muitas vezes simplifica o debate e ignora as nuances e potencial para diálogo entre esses dois domínios do conhecimento. Entretanto, há uma crescente tentativa de promover um entendimento mais harmonioso. Cientistas e teólogos têm trabalhado para mostrar que, longe de serem incompatíveis, Ciência e Fé podem oferecer perspectivas complementares sobre a realidade. Por exemplo, o astrofísico Marcelo Gleiser e o teólogo Frei Betto são figuras proeminentes que contribuem para esse diálogo. Gleiser explora a interseção entre ciência e espiritualidade, argumentando que a curiosidade científica e a reflexão filosófica podem coexistir e se enriquecer mutuamente. Frei Betto, por sua vez, oferece insights sobre como a espiritualidade pode informar e ser informada por descobertas científicas, ajudando a integrar diferentes formas de conhecimento. Essa interação entre Ciência e Fé não precisa ser vista como uma oposição, mas como um campo fértil para um diálogo enriquecedor. A Ciência e a Fé abordam diferentes aspectos da experiência humana: a Ciência explora o "como" dos fenômenos naturais, enquanto a Fé busca responder ao "porquê" das questões existenciais e espirituais. Ao reconhecer essas dimensões complementares, podemos promover um entendimento mais completo da condição humana e do universo em que vivemos. Este projeto foca na facilitação e equilíbrio desses conceitos por meio de um diálogo construtivo, demonstrando claramente que, longe de serem antagônicas, Ciência e Fé podem se complementar e contribuir significativamente para a constituição do indivíduo como um ser social. Ao promover essa integração, buscamos cultivar uma abordagem mais holística e inclusiva do conhecimento, que valorize tanto a exploração empírica quanto a reflexão espiritual e isso tem uma implicação direta no bem estar da comunidade acadêmica do IECT e também da comunidade onde nossa universidade está inserida no norte de minas.


Justificativa

Do ponto de vista científico a ansiedade pode ser caracterizada como uma reação normal a uma ameaça ou a um estresse psicológico. A ansiedade normal tem sua raiz no medo e desempenha um importante papel na sobrevivência. Quando uma pessoa se vê perante uma situação perigosa, a ansiedade desencadeia uma resposta de luta ou fuga. Do ponto de vista espiritual a ansiedade pode ser controlada através da nutrição de pensamentos saudáveis e portanto é extremamente importante ocupar a mente com aquilo que é saudável e nesse cenário a crença ou a fé ocupa um papel imprescindível. Nesse sentido, a oficina proposta visa fornecer subsídios para auxiliar nossa comunidade acadêmica e sociedade local a controlar essa expectação desenfreada pelo futuro através de palestras sobre a Ciência e Fé, uma vez que não são conceitos excludentes, pelo contrário, pode-se dizer que estão interligados e que são complementares. Para além disso, fazemos valer a famosa frase de Einstein, que disse que Deus não jogava dados com o universo, a ciência não é a única fonte de fatos e a religião e ou a espiritualidade vai além do reino dos valores e da moral. Na verdade, a religião pode ter um impacto positivo sobre a ciência, como ocorreu no desenvolvimento da moderna ética médica. E muitos cientistas do passado eram cristãos devotos ou adeptos a religiões de outras matrizes, assim como o são alguns líderes no meio científico de hoje. O físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser recebeu recentemente o prêmio Templeton que é uma espécie de Nobel da espiritualidade. Gleiser é um dos principais proponentes de que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares da necessidade da humanidade de abraçar o mistério e explorar o desconhecido. Roberto C. G. Castro, doutor em Filosofia da Educação pela USP e subeditor de Cultura do Jornal da USP, é outro bom exemplo dessa convivência harmoniosa entre Ciência e Fé, ele publicou recentemente o volume Teologia & Ciência, o livro, que traz quatro alentados ensaios, tem um subtítulo muito apropriado: Aproximações entre a razão e a fé. Roberto Covolan, professor da Unicamp disse: “A mim parece estar-se desenvolvendo, em certos círculos, uma atitude intelectual mais do que aberta, voltada mesmo para aceitar a existência de propósito no Universo e trazer essa discussão do plano filosófico e teológico para o campo científico, em contracorrente à cosmovisão ainda predominante”, afirma ele em seu artigo “Razão e propósito do Universo”. Esse “propósito” ao qual se refere Covolan estaria pautado em um “autêntico diálogo entre fé e ciência”. Augusto Jorge Cury, um renomado psiquiatra, professor e escritor brasileiro é o autor da Teoria da Inteligência Multifocal e seus livros foram publicados em mais de 70 países, confessa que foi estudando os grandes pensadores como Friedrich Nietzsche e Karl Marx que entendeu a sublimidade da fé. Nesse contexto um curso que promova esse diálogo entre a Ciência e Fé para equilibrar os extremismos e promover assim uma melhoria da saúde mental a todos envolvidos, na nossa visão, deve ser visto com bons olhos nas instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão.


Objetivos

Objetivo Geral: Este curso tem como foco promover a interação dialógica entre a comunidade acadêmica do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT-Jan) e a sociedade local, abordando uma questão social crítica que emergiu no contexto pós-COVID-19: a crise identitária que tem gerado incertezas e ansiedade exacerbada entre os indivíduos. O projeto visa utilizar-se da temática Ciência e Fé como um meio para tratar de problemas complexos e promover a superação das dificuldades enfrentadas pelos participantes principalmente nos questitos relacionamentos interpessoais e propósito de vida, por meio da troca de conhecimentos e do engajamento com questões contemporâneas tanto no âmbito institucional quanto social, no Norte de Minas. Objetivos Específicos: 1) Fomentar a Integração Acadêmica e Comunitária: Incentivar a interação entre docentes, discentes e técnico-administrativos do IECT através de diálogos significativos sobre a temática Ciência e Fé. O objetivo é criar um espaço de discussão que permita a troca de perspectivas e contribua para a construção de um ambiente mais colaborativo e inclusivo. 2) Reduzir a Ansiedade e Problemas Identitários: Facilitar a interação entre a comunidade universitária e a comunidade externa para abordar e amenizar problemas identitários, com o intuito de reduzir a ansiedade que tem impactado negativamente o processo de ensino-aprendizagem. Esta abordagem visa enfrentar as altas taxas de evasão e retenção e baixa diplomação no campus, promovendo um ambiente educacional mais estável e positivo. 3) Promover o Intercâmbio de Conhecimentos: Organizar e oferecer oportunidades de intercâmbio de conhecimentos nas áreas das ciências naturais, exatas, teologia e filosofia, tanto para os membros da comunidade acadêmica quanto para o público externo. Através de palestras, debates e workshops, o projeto pretende ao longo de sua execução proporcionar uma transformação intelectual e pessoal para todos os participantes, estimulando a reflexão e a integração de diferentes formas de conhecimento. Ao realizar essas ações no decorrer da execução do curso, buscaremos não apenas abordar as questões emergentes relacionadas à crise identitária, mas também fortalecer os laços entre a academia e a comunidade local, promovendo uma abordagem mais holística e enriquecedora para a compreensão e superação das dificuldades contemporâneas de relacionamento, projeto e propósito de vida!


Metas

Descrição e Metas do Curso O curso visa estabelecer um diálogo enriquecedor entre Ciência e Fé, utilizando uma combinação de linguagem formal, informal, verbal e não-verbal para abordar questões complexas e essenciais para o crescimento profissional e pessoal dos participantes. A meta principal é promover um ambiente de aprendizado que permita aos participantes explorar e integrar essas duas áreas do conhecimento de maneira crítica e construtiva. Metas Específicas: Capacitação de Participantes: Capacitar um total de 30 indivíduos/semestre, proporcionando-lhes uma compreensão aprofundada da interseção entre Ciência e Fé. Os participantes serão treinados para aplicar esses conceitos em suas práticas acadêmicas e profissionais, ampliando suas competências para abordar questões multidimensionais com conhecimento e sensibilidade. Engajamento e Interação: Facilitar um mínimo de 4 sessões interativas/semestre, incluindo palestras, debates e workshops, que engajem os participantes de outros projetos em andamento no campus como o CONHECENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA em discussões significativas. Cada sessão terá como objetivo envolver pelo menos 75% dos participantes em atividades práticas, como estudos de caso e simulações, para garantir uma participação ativa e a aplicação dos conhecimentos adquiridos, sendo que essa ação pode ser realizada durante a visita das insitiuições de ensino no campus, assim como palestras serão realizadas fora do campus em instituições de ensino como no projeto intitulado UFVJM em Ação: apadrinhamento de escolas e conexão com a comunidade bem como em istituições religiosas. Essas metas visam garantir que o curso não apenas promova um diálogo significativo entre Ciência e Fé, mas também ofereça oportunidades tangíveis de desenvolvimento para os participantes, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional de forma concreta e mensurável.


Metodologia

Quinze palestras semais/ano de 1h de duração, sendo elas: (Palestra 1. Ciência e Fé: Excludentes ou Complementares?; Palestra 2. A Teoria do Design Inteligente versus a Teoria da Evolução: Quem está com a Razão?; Palestra 3. Criação ou Evolução? Tudo esclarecido em uma única aula de Bioquímica; Palestra 4. A Bioquímica seria mesmo a mãe onipotente das proteínas da vida? Um fato incomum envolvendo ácido sulfúrico e colágeno; Palestra 5. A força do Leviatã! Um meteoro seria capaz de vencer esse surpreendente Dinossauro?; Palestra 6. A Ciência e Tecnologia envolvida na transformação de peles bovinas em couros: Golias desafiando Davi; Palestra 7. O que fazer após a graduação? Ingresse no mestrado com a força de Sansão!; Palestra 8. Diagnóstico de Lesão Cardíaca usando Pontos Quânticos։ Um Comparativo entre Duas Versões; Palestra 9. Existiria uma Quimiometria Metafísica? Uma resposta utilizando a Análise de Componentes Principais (PCA); Palestra 10. Faça uma gestão eficiente da sua vida usando a ISO 9001 sob uma nova perspectiva!; Palestra 11. Situações extraordinárias envolvendo engenharia civíl, engenharia mecânica e investigação criminal!; Palestra 12. A arca de Nóe e o Dilúvio: Fato ou boato? Palestra 13. A Bíblia e suas orientações sanitárias. Algum absurdo?; Palestra 14. A Covid-19 ainda não foi o fim do mundo! A luz da Ciência e da Bíblia, será que teremos o fim do mundo?; Palestra 15. Estratégia analógica eficiente para o ensino da corrosão eletroquímica do aço; As Palestras expositivas serão elaboradas em softwares como Canva ou PowerPoint utilizando artigos científicos atualizados e com qualis relevantes e estimado fator de impacto. Metodologias Ativas também serão incentivadas durante o andamento do projeto. Para além disso, debates sobre temas envolvendo Ciência Moderna e Fé (Cristã-Judaica) ocorrerão após cada ministração e principalmente durante a conversação entre os projetos Diálogo entre Ciência e Fé e CONHECENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA e UFVJM em Ação: apadrinhamento de escolas e conexão com a comunidade através de e workshops; Lista de presença para comprovar a participação e gerar certificados com comprovação institucional da PROEXC.


Referências Bibliográficas

[1] Teologia e ciência: Aproximações entre a razão e a fé (Portuguese Edition) Kindle Edition by Roberto Carlos G. Castro, José Antônio Lucas Guimarães, Roberto Covolan, Vítor Albiero. [2] Biblio Química: Evidências das Ciências Biomédicas na Bíblia Edição Português | por Thiago de Melo Costa Pereira | 10 out. 2017 [3] A Viagem do Beagle - Charles Darwin por Charles Darwin, Daniel Moreira Miranda, e outros. | 10 abr. 2024 [4] Fomos planejados: a maior descoberta científica de todos os tempos por Marcos Eberlin | 1 jan. 2018 [5] A origem das espécies: A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida Edição Português | por Charles Darwin, Getulio Delphim, e outros. | 1 set. 2014 [6] Não deve haver balbúrdia na relação entre ciência e fé. Disponível em https://jornal.usp.br/cultura/nao-deve-haver-balburdia-na-relacao-entre-ciencia-e-fe/. Acesso em 23/07/2024.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

As palestras serão ministradas preferencialmente por professores da instituição, todavia poderão ser ministradas por personalidades da sociedade, pesquisadores de instituições públicas, padres e/ou pastores que apresentem domínio teológico da temática fé e ciência desde que aprovado pelo coordenador junto aos participantes do projeto. Para além disso, a comunidade estará sendo convidade através de divulgação em redes sociais, membros ou não de igrejas poderão participar gratuitamente das palestras sem ser necessário comprovar vínculo com a instituição. Alunos de ensino médio de escolas municipais, estaduais e particulares também serão convidados via email para a direção. Palestras, debates e workshops serão realizados dentro e fora do IECT em cooperação com os projetos CONHECENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA coordenado pela servidora Gisa. Nesse contexto, serão alcançados servidores internos do IECT assim como terceiros e órgãos importantes da sociedade como instituições de ensino e religiosas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As palestras abordarão temáticas envolvendo principalmente física, química, biologia, matemática, geografia, história, filosofia, arqueologia, palenteologia e teologia. As palestras conterão embasamento em disciplinas que conversarão em diversas temáticas sobre os temas associados a origem da vida, natureza, historia e geografia bíblica. Para além disso, artigos científicos das principais revistas de ciência e teologia serão utilizados, como por exemplo nature e science. Ouvintes de diferentes áreas de atuação profissional poderão participar como palestrantes ou ouvientes em conformidade com o coordenador do projeto. Professores e alunos da rede pública e privada da cidade de Janaúba serão convidados a participar da atividade de extensão.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Neste Curso intitulado Diálogo entre Ciência e Fé, a pesquisa, ensino e extensão podem ser vistas como indissociáveis uma vez que promove um diálogo integrado e enriquecedor entre esses campos. A pesquisa explora questões fundamentais sobre como as descobertas científicas e as crenças religiosas interagem, utilizando metodologias rigorosas para investigar temas como a origem do universo, a evolução da vida e a natureza da consciência. Essa pesquisa gera conhecimentos que são então compartilhados através do ensino, onde currículos e disciplinas são desenvolvidos para educar alunos sobre a compatibilidade e os conflitos entre ciência e fé, incentivando uma compreensão crítica e informada. Já na extensão ampliamos o impacto do curso ao levar os conhecimentos adquiridos para a comunidade em geral, organizando palestras, workshops e debate neste projeto que permitem um diálogo público sobre como ciência e fé podem coexistir ou se complementar. Além disso, essa atividade de extensão envolve parcerias com instituições religiosas, de ensino e científicas para fomentar uma discussão aberta e inclusiva. Ao integrar pesquisa, ensino e extensão, o projeto não apenas gera novos conhecimentos, mas também educa e engaja a sociedade, promovendo uma compreensão mais profunda e equilibrada, um verdadeiro diálogo entre ciência e fé.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Este Curso intitulado Diálogo entre Ciência e Fé pode ter um impacto significativo na formação acadêmica de estudantes de graduação em Ciências, Tecnologia e Engenharia, proporcionando uma abordagem holística e crítica ao seu desenvolvimento acadêmico e profissional. A interação entre esses campos oferece aos alunos uma oportunidade única para explorar questões fundamentais que transcendem as fronteiras tradicionais da ciência. Primeiramente, a integração de Ciência e Fé fomenta uma visão mais ampla e interdisciplinar do conhecimento. Ao enfrentar questões complexas sobre a origem do universo, a natureza da vida e o papel da consciência, os estudantes são desafiados a pensar além dos paradigmas científicos convencionais e a considerar perspectivas filosóficas e teológicas. Isso promove um pensamento crítico mais profundo e uma capacidade de análise que é valiosa em qualquer campo científico ou tecnológico. Além disso, o diálogo entre Ciência e Fé estimula a reflexão ética sobre as aplicações da ciência e da tecnologia. Em um mundo onde as inovações tecnológicas frequentemente levantam questões morais e éticas, a capacidade de ponderar sobre esses desafios à luz de diferentes sistemas de crenças é crucial. Estudantes treinados para considerar implicações éticas e filosóficas estão melhor preparados para tomar decisões informadas e responsáveis em suas futuras carreiras. A experiência de participar em um projeto interdisciplinar também desenvolve habilidades de comunicação e colaboração. Trabalhar com diferentes perspectivas e envolver-se em debates construtivos prepara os alunos para colaborar eficazmente com colegas de diversas origens e especializações. Essa experiência é altamente valorizada no mercado de trabalho, onde a capacidade de articular e integrar diferentes pontos de vista é essencial. A exposição a uma abordagem integrada entre Ciência e Fé enriquece a formação pessoal dos alunos, promovendo uma compreensão mais completa do mundo e do papel da ciência dentro dele. Esse crescimento pessoal não apenas contribui para uma formação acadêmica robusta, mas também molda profissionais mais conscientes e reflexivos, que estão aptos a liderar com integridade e visão em um mundo cada vez mais complexo e interconectado. Assim, um projeto que une Ciência e Fé não apenas aprimora o conhecimento técnico dos estudantes, mas também os prepara para enfrentar os desafios éticos e filosóficos do futuro com uma perspectiva abrangente e bem fundamentada. Por fim, o curso oferece uma oportunidade de ampliação da visão entre as relações de ciência e fé proporcionando além de crescimento profissional o crescimento pessoal. Atualmente a visão universitária é majoritariamente restrita a separar fé e ciência o que no decorrer desse curso mostraremos ser um pensamento erroneo e desfocado baseado nas principais descobertas científicas e teológicas atuais.


Impacto e Transformação Social

O curso intitulado Diálogo entre Ciência e Fé pode ter um impacto profundo e positivo na sociedade de Janaúba, especialmente nas instituições de ensino médio e nas instituições religiosas, ao abordar a crise de identidade do ser humano atual. Ao integrar esses dois campos, o projeto pode oferecer uma abordagem única para enfrentar a perda de identidade e o sentimento de desorientação que muitos enfrentam na era contemporânea. Nas instituições de ensino médio, o projeto pode introduzir uma abordagem interdisciplinar que alia conhecimentos científicos e reflexões filosóficas e teológicas. Isso proporciona aos alunos uma compreensão mais profunda de questões existenciais e éticas, ajudando-os a desenvolver uma identidade mais sólida e um sentido de propósito. Workshops e debates podem incentivar os jovens a refletir sobre seu papel no mundo, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e enriquecedor. Para as instituições religiosas, o projeto pode oferecer uma nova perspectiva sobre como a ciência e a fé podem dialogar e se complementar, em vez de se opor. Isso pode fortalecer a base espiritual e moral dos participantes, proporcionando-lhes ferramentas para integrar suas crenças com os avanços científicos, promovendo uma visão mais coesa e harmoniosa da existência. Palestras e seminários podem abrir espaço para discussões sobre como a ciência pode ampliar a compreensão espiritual e como a fé pode oferecer um sentido mais profundo às descobertas científicas. Ao abordar a crise de identidade, o projeto pode ajudar a sociedade de Janaúba a encontrar um equilíbrio entre avanços tecnológicos e necessidades espirituais, promovendo um ambiente mais coeso e reflexivo. Essa abordagem integrada pode contribuir significativamente para a formação de uma identidade mais robusta e consciente, tanto para jovens em formação quanto para membros da comunidade religiosa, enriquecendo a vida comunitária e promovendo um senso de propósito e conexão mais profundo. Pretende-se assim através do referido projeto trazer significado existencial e oferecer uma oportunidade para restabelecer valores que auxiliam no controle emocional imprescindível para o crescimento pessoal e intelectual. Deseja-se auxiliar na diminuição da retenção e da evasão, bem como aumentar a taxa de diplimação, principalmente dos alunos do IECT, somando com outras ações já existentes para alcançar esse objetivo comum e imprescindível para existência do campo de Janaúba. Esperamos atrair integrantes da população capazes de nos ajudar na divulgação do campus também em suas comunidades religiosas.


Divulgação

Para divulgar o curso para instituições de ensino e religiosas em Janaúba, é importante ter uma estratégia bem estruturada. Aqui estão algumas ações a serem realizadas: 1) Nossa divulgação deixará claro: como esse curso pode beneficiar as instituições de ensino e religiosas. Adaptaremos a linguagem e os materiais de divulgação de acordo com o perfil do público, que pode variar entre professores, alunos, líderes religiosos e membros das congregações. 2. Desenvolveremos materiais de divulgação: Criaremos cartas de apresentação direcionadas às instituições explicando os detalhes do projeto. Produziremos com recursos próprios ou doações panfletos, cartazes e brochuras simples que expliquem os benefícios e como essas instituições podem se envolver. Utilizaremos mídias digitais, como e-mails, redes sociais, e até mesmo grupos de WhatsApp, que são bastante usados em comunidades locais. 3. Contato direto: Visitaremos as instituições pessoalmente: faremos uma lista das escolas, universidades, igrejas e outras entidades religiosas na região e agendaremos reuniões com os responsáveis.4) Telefone ou e-mail: Enviaremos um e-mail ou ligaremos diretamente para os líderes dessas instituições. Explicaremos como o projeto pode colaborar com os objetivos deles em simbiose com os da instituição. Uma vez que entendemos que a crise identitária pode estar prejudicando também a assimilação de conteúdos no ensino médio, fundamental e básico. 5) Ofereçemos apresentações presenciais ou online para que possam entender melhor o projeto. 6. Usaremos a mídia local: Entraremos em contato com rádios comunitárias, jornais locais e blogs da cidade para divulgar o curso. Muitos desses canais têm um grande alcance entre as instituições. Se houver eventos ou feiras educacionais ou religiosas em Janaúba, participaremos para promover o curso diretamente ao público. 7. Parcerias com lideranças comunitárias: Buscaremos o apoio de líderes comunitários, que muitas vezes têm grande influência tanto nas instituições de ensino quanto nas religiosas. Apresentaremos palestras em encontros comunitários e eventos religiosos para aumentar a visibilidade. 8. Redes Sociais e Grupos Locais: Utilizaremos as redes sociais para criar eventos ou grupos relacionados ao projeto, envolvendo escolas e igrejas. Compartilharemos vídeos, fotos e depoimentos que demonstrem a importância e impacto do projeto. Adotaremos essas abordagens para facilitar a conexão com as instituições e garantir maior engajamento na sua divulgação. 9. E-mail serão divulgados para os docentes, discentes, técnico-administrativos do IECT.


Informações Complementares

Palestras novas poderão ser inseridas a depender da aprovação do coordenador e do comitê organizador. Visões diferentes serão expostas para um diálogo democrático e transformador envolvendo os cursistas e também membros da sociedade de Janaúba dispostos a participar, tornando a sala de exposição rica e heterogênia em relação a diversidade de cosmovisão. Isso torna o ambiente enriquecedor e o diálogo entre Ciência e Fé muito promissor.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Aperfeiçoamento

Carga Horária Total

15

Conteúdo Programático

Palestra 1. Ciência e Fé: Excludentes ou Complementares? Palestra 2. A Teoria do Design Inteligente versus a Teoria da Evolução: Quem está com a Razão? Palestra 3. Criação ou Evolução? Tudo esclarecido em uma única aula de Bioquímica. Palestra 4. A Bioquímica seria mesmo a mãe onipotente das proteínas da vida? Um fato incomum envolvendo ácido sulfúrico e colágeno. Palestra 5. A força do Leviatã! Um meteoro seria capaz de vencer esse surpreendente Dinossauro? Palestra 6. A Ciência e Tecnologia envolvida na transformação de peles bovinas em couros: Golias desafiando Davi. Palestra 7. O que fazer após a graduação? Ingresse no mestrado com a força de Sansão! Palestra 8. Diagnóstico de Lesão Cardíaca usando Pontos Quânticos։ Um Comparativo entre Duas Versões. Palestra 9. Existiria uma Quimiometria Metafísica? Uma resposta utilizando a Análise de Componentes Principais (PCA). Palestra 10. Faça uma gestão eficiente da sua vida usando a ISO 9001 sob uma nova perspectiva! Palestra 11. Situações extraordinárias envolvendo engenharia civíl, engenharia mecânica e investigação criminal! Palestra 12. A arca de Nóe e o Dilúvio: Fato ou boato? Palestra 13. A Bíblia e suas orientações sanitárias. Algum absurdo? Palestra 14. A Covid-19 ainda não foi o fim do mundo! A luz da Ciência e da Bíblia, será que teremos o fim do mundo? Palestra 15. Estratégia analógica eficiente para o ensino da corrosão eletroquímica do aço.

Atividades Específicas

Resenhas também poderão ser solicitadas em algumas palestras específicas.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Reflexão Escrita e Debate 1. Reflexão Escrita: Os alunos escreveram um texto reflexivo de 2 a 3 páginas sobre os principais pontos abordados na palestra, focando em como os conceitos de ciência e fé foram apresentados e interligados. Eles devem discutir se e como esses conceitos podem coexistir, e refletir sobre qualquer impacto que a palestra possa ter tido em sua própria visão sobre o tema. Critérios de Avaliação: Clareza e Coerência: O texto deve ser claro, bem estruturado, e coerente. Profundidade da Reflexão: Avalie o nível de reflexão crítica e pessoal, considerando a capacidade de relacionar o conteúdo da palestra com conceitos já conhecidos ou experiências pessoais. Argumentação: Avaliaremos como os alunos articulam seus argumentos, utilizando exemplos da palestra e, se possível, outras fontes confiáveis. 2. Debate em Grupo: Organização dos alunos em pequenos grupos e promoção de um debate sobre uma questão central da palestra, como por exemplo "Pode a ciência e a fé coexistirem de forma harmoniosa?" ou "Quais são as fronteiras e interseções entre a ciência e a fé na sociedade contemporânea?" Critérios de Avaliação: Participação e Engajamento: Avaliação da participação ativa dos alunos no debate e seu engajamento com as ideias dos colegas. Habilidade de Escuta e Respeito: Avaliação da capacidade dos alunos de ouvir atentamente os colegas e responder de forma respeitosa e ponderada. Contribuição para o Debate: Avaliação da capacidade dos alunos de contribuir com insights relevantes, baseados tanto na palestra quanto em sua própria reflexão.

Estratégias para avaliação da realização do curso

1. Autoavaliação: Após o debate, os alunos que farão uma autoavaliação breve, refletindo sobre como foi sua participação, o que aprenderam com os colegas, e como a palestra e o debate contribuíram para sua compreensão sobre o tema. Essa abordagem de avaliação permitira que os alunos demonstrem tanto sua compreensão dos conteúdos apresentados na palestra quanto sua capacidade de integrar, analisar criticamente, e discutir questões complexas que envolvem ciência e fé. Válido para quem frequentara acima de 75%.

Público-alvo

Descrição

Estudantes de ensino médio ou fundamental de escolas públicas e privadas de Janaúba e Região. Membros de igrejas católicas e evangélicas e outras religiões da cidade de Janaúba e Região.

Descrição

Discente, docentes, tecnico-administrativos, estudantes de Graduação e Pós-Graduação do IECT.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba - MG

Município

Montes Claros - MG

Município

Jaíba - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 4 h

Carga Horária 1 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Palestra 1. Ciência e Fé: Excludentes ou Complementares? Palestra 2. A Teoria do Design Inteligente versus a Teoria da Evolução: Quem está com a Razão? Palestra 3. Criação ou Evolução? Tudo esclarecido em uma única aula de Bioquímica. Palestra 4. A Bioquímica seria mesmo a mãe onipotente das proteínas da vida? Um fato incomum envolvendo ácido sulfúrico e colágeno. Palestra 5. A força do Leviatã! Um meteoro seria capaz de vencer esse surpreendente Dinossauro? Palestra 6. A Ciência e Tecnologia envolvida na transformação de peles bovinas em couros: Golias desafiando Davi. Palestra 7. O que fazer após a graduação? Ingresse no mestrado com a força de Sansão! Palestra 8. Diagnóstico de Lesão Cardíaca usando Pontos Quânticos։ Um Comparativo entre Duas Versões. Palestra 9. Existiria uma Quimiometria Metafísica? Uma resposta utilizando a Análise de Componentes Principais (PCA). Palestra 10. Faça uma gestão eficiente da sua vida usando a ISO 9001 sob uma nova perspectiva! Palestra 11. Situações extraordinárias envolvendo engenharia civíl, engenharia mecânica e investigação criminal!Palestra 12. A arca de Nóe e o Dilúvio: Fato ou boato? Palestra 13. A Bíblia e suas orientações sanitárias. Algum absurdo? Palestra 14. A Covid-19 ainda não foi o fim do mundo! A luz da Ciência e da Bíblia, será que teremos o fim do mundo? Palestra 15. Estratégia analógica eficiente para o ensino da corrosão eletroquímica do aço. Para além disso, debates e workshops poderão ser realizadas em ambiente externo como escolas e igrejas, além de alcançar publicos como os envolvidos no CONHECENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA e outros.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estratégias para avaliação da realização do curso 1. Autoavaliação: Após o debate, os alunos que farão uma autoavaliação breve, refletindo sobre como foi sua participação, o que aprenderam com os colegas, e como a palestra e o debate contribuíram para sua compreensão sobre o tema. Essa abordagem de avaliação permitira que os alunos demonstrem tanto sua compreensão dos conteúdos apresentados na palestra quanto sua capacidade de integrar, analisar criticamente, e discutir questões complexas que envolvem ciência e fé. Válido para quem frequentara acima de 75%.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Atividades Específicas Resenhas também poderão ser solicitadas em algumas palestras específicas.

Carga Horária 1 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reflexão Escrita e Debate 1. Reflexão Escrita: Os alunos escreveram um texto reflexivo de 2 a 3 páginas sobre os principais pontos abordados na palestra, focando em como os conceitos de ciência e fé foram apresentados e interligados. Eles devem discutir se e como esses conceitos podem coexistir, e refletir sobre qualquer impacto que a palestra possa ter tido em sua própria visão sobre o tema. Critérios de Avaliação: Clareza e Coerência: O texto deve ser claro, bem estruturado, e coerente. Profundidade da Reflexão: Avalie o nível de reflexão crítica e pessoal, considerando a capacidade de relacionar o conteúdo da palestra com conceitos já conhecidos ou experiências pessoais. Argumentação: Avaliaremos como os alunos articulam seus argumentos, utilizando exemplos da palestra e, se possível, outras fontes confiáveis. 2. Debate em Grupo: Organização dos alunos em pequenos grupos e promoção de um debate sobre uma questão central da palestra, como por exemplo "Pode a ciência e a fé coexistirem de forma harmoniosa?" ou "Quais são as fronteiras e interseções entre a ciência e a fé na sociedade contemporânea?" Critérios de Avaliação: Participação e Engajamento: Avaliação da participação ativa dos alunos no debate e seu engajamento com as ideias dos colegas. Habilidade de Escuta e Respeito: Avaliação da capacidade dos alunos de ouvir atentamente os colegas e responder de forma respeitosa e ponderada. Contribuição para o Debate: Avaliação da capacidade dos alunos de contribuir com insights relevantes, baseados tanto na palestra quanto em sua própria reflexão.