Visitante
Diálogo entre Ciência e Fé
Sobre a Ação
202203000966
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/10/2024
01/10/2025
Dados do Coordenador
luciano pereira rodrigues
Caracterização da Ação
Sem linha de avaliacao
Educação
Cultura
Temas específicos / Desenvolvimento humano
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Sim
Redes Sociais
Midias sociais em fase de desenvolvimento.
Membros
O que acontece quando o paradigma Ciência vs. Fé ditos como completamente opostos é colocado em xeque? Esse curso foca principalmente em estudar as relações entre a Ciência Moderna e a Fé Cristã-Judaica promovendo na vida dos estudantes reflexões capazes de contribuir com a sua formação integral e seu papel como cidadão crítico e responsável na sociedade a qual está inserido. Para além disso esse curso vem incentivar a integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos no IECT.
Diálogo, Ciência, Razão, Fé, Espiritualidade.
A Ciência é uma forma sistemática e metódica de aquisição de conhecimento, fundamentada em um método rigoroso e objetivo conhecido como método científico. Seu propósito é descrever e explicar fatos e fenômenos naturais, permitindo a formulação de teorias, previsões e leis que podem ser testadas e validadas por meio de experimentos e observações. Por outro lado, a Fé refere-se à adesão a crenças ou verdades que não necessitam de prova empírica ou critério objetivo de verificação, sustentadas pela confiança incondicional naquilo que se acredita ser verdadeiro. Essa dicotomia entre Ciência e Fé frequentemente é mal interpretada e pode ocultar uma polarização ainda mais profunda, como a divisão entre ateus e religiosos. Esse confronto muitas vezes simplifica o debate e ignora as nuances e potencial para diálogo entre esses dois domínios do conhecimento. Entretanto, há uma crescente tentativa de promover um entendimento mais harmonioso. Cientistas e teólogos têm trabalhado para mostrar que, longe de serem incompatíveis, Ciência e Fé podem oferecer perspectivas complementares sobre a realidade. Por exemplo, o astrofísico Marcelo Gleiser e o teólogo Frei Betto são figuras proeminentes que contribuem para esse diálogo. Gleiser explora a interseção entre ciência e espiritualidade, argumentando que a curiosidade científica e a reflexão filosófica podem coexistir e se enriquecer mutuamente. Frei Betto, por sua vez, oferece insights sobre como a espiritualidade pode informar e ser informada por descobertas científicas, ajudando a integrar diferentes formas de conhecimento. Essa interação entre Ciência e Fé não precisa ser vista como uma oposição, mas como um campo fértil para um diálogo enriquecedor. A Ciência e a Fé abordam diferentes aspectos da experiência humana: a Ciência explora o "como" dos fenômenos naturais, enquanto a Fé busca responder ao "porquê" das questões existenciais e espirituais. Ao reconhecer essas dimensões complementares, podemos promover um entendimento mais completo da condição humana e do universo em que vivemos. Este projeto foca na facilitação e equilíbrio desses conceitos por meio de um diálogo construtivo, demonstrando claramente que, longe de serem antagônicas, Ciência e Fé podem se complementar e contribuir significativamente para a constituição do indivíduo como um ser social. Ao promover essa integração, buscamos cultivar uma abordagem mais holística e inclusiva do conhecimento, que valorize tanto a exploração empírica quanto a reflexão espiritual e isso tem uma implicação direta no bem estar da comunidade acadêmica do IECT e também da comunidade onde nossa universidade está inserida no norte de minas.
Do ponto de vista científico a ansiedade pode ser caracterizada como uma reação normal a uma ameaça ou a um estresse psicológico. A ansiedade normal tem sua raiz no medo e desempenha um importante papel na sobrevivência. Quando uma pessoa se vê perante uma situação perigosa, a ansiedade desencadeia uma resposta de luta ou fuga. Do ponto de vista espiritual a ansiedade pode ser controlada através da nutrição de pensamentos saudáveis e portanto é extremamente importante ocupar a mente com aquilo que é saudável e nesse cenário a crença ou a fé ocupa um papel imprescindível. Nesse sentido, a oficina proposta visa fornecer subsídios para auxiliar nossa comunidade acadêmica e sociedade local a controlar essa expectação desenfreada pelo futuro através de palestras sobre a Ciência e Fé, uma vez que não são conceitos excludentes, pelo contrário, pode-se dizer que estão interligados e que são complementares. Para além disso, fazemos valer a famosa frase de Einstein, que disse que Deus não jogava dados com o universo, a ciência não é a única fonte de fatos e a religião e ou a espiritualidade vai além do reino dos valores e da moral. Na verdade, a religião pode ter um impacto positivo sobre a ciência, como ocorreu no desenvolvimento da moderna ética médica. E muitos cientistas do passado eram cristãos devotos ou adeptos a religiões de outras matrizes, assim como o são alguns líderes no meio científico de hoje. O físico e astrônomo brasileiro Marcelo Gleiser recebeu recentemente o prêmio Templeton que é uma espécie de Nobel da espiritualidade. Gleiser é um dos principais proponentes de que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares da necessidade da humanidade de abraçar o mistério e explorar o desconhecido. Roberto C. G. Castro, doutor em Filosofia da Educação pela USP e subeditor de Cultura do Jornal da USP, é outro bom exemplo dessa convivência harmoniosa entre Ciência e Fé, ele publicou recentemente o volume Teologia & Ciência, o livro, que traz quatro alentados ensaios, tem um subtítulo muito apropriado: Aproximações entre a razão e a fé. Roberto Covolan, professor da Unicamp disse: “A mim parece estar-se desenvolvendo, em certos círculos, uma atitude intelectual mais do que aberta, voltada mesmo para aceitar a existência de propósito no Universo e trazer essa discussão do plano filosófico e teológico para o campo científico, em contracorrente à cosmovisão ainda predominante”, afirma ele em seu artigo “Razão e propósito do Universo”. Esse “propósito” ao qual se refere Covolan estaria pautado em um “autêntico diálogo entre fé e ciência”. Augusto Jorge Cury, um renomado psiquiatra, professor e escritor brasileiro é o autor da Teoria da Inteligência Multifocal e seus livros foram publicados em mais de 70 países, confessa que foi estudando os grandes pensadores como Friedrich Nietzsche e Karl Marx que entendeu a sublimidade da fé. Nesse contexto um curso que promova esse diálogo entre a Ciência e Fé para equilibrar os extremismos e promover assim uma melhoria da saúde mental a todos envolvidos, na nossa visão, deve ser visto com bons olhos nas instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão.
Objetivo Geral: Este curso tem como foco promover a interação dialógica entre a comunidade acadêmica do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia (IECT-Jan) e a sociedade local, abordando uma questão social crítica que emergiu no contexto pós-COVID-19: a crise identitária que tem gerado incertezas e ansiedade exacerbada entre os indivíduos. O projeto visa utilizar-se da temática Ciência e Fé como um meio para tratar de problemas complexos e promover a superação das dificuldades enfrentadas pelos participantes principalmente nos questitos relacionamentos interpessoais e propósito de vida, por meio da troca de conhecimentos e do engajamento com questões contemporâneas tanto no âmbito institucional quanto social, no Norte de Minas. Objetivos Específicos: 1) Fomentar a Integração Acadêmica e Comunitária: Incentivar a interação entre docentes, discentes e técnico-administrativos do IECT através de diálogos significativos sobre a temática Ciência e Fé. O objetivo é criar um espaço de discussão que permita a troca de perspectivas e contribua para a construção de um ambiente mais colaborativo e inclusivo. 2) Reduzir a Ansiedade e Problemas Identitários: Facilitar a interação entre a comunidade universitária e a comunidade externa para abordar e amenizar problemas identitários, com o intuito de reduzir a ansiedade que tem impactado negativamente o processo de ensino-aprendizagem. Esta abordagem visa enfrentar as altas taxas de evasão e retenção e baixa diplomação no campus, promovendo um ambiente educacional mais estável e positivo. 3) Promover o Intercâmbio de Conhecimentos: Organizar e oferecer oportunidades de intercâmbio de conhecimentos nas áreas das ciências naturais, exatas, teologia e filosofia, tanto para os membros da comunidade acadêmica quanto para o público externo. Através de palestras, debates e workshops, o projeto pretende ao longo de sua execução proporcionar uma transformação intelectual e pessoal para todos os participantes, estimulando a reflexão e a integração de diferentes formas de conhecimento. Ao realizar essas ações no decorrer da execução do curso, buscaremos não apenas abordar as questões emergentes relacionadas à crise identitária, mas também fortalecer os laços entre a academia e a comunidade local, promovendo uma abordagem mais holística e enriquecedora para a compreensão e superação das dificuldades contemporâneas de relacionamento, projeto e propósito de vida!
Descrição e Metas do Curso O curso visa estabelecer um diálogo enriquecedor entre Ciência e Fé, utilizando uma combinação de linguagem formal, informal, verbal e não-verbal para abordar questões complexas e essenciais para o crescimento profissional e pessoal dos participantes. A meta principal é promover um ambiente de aprendizado que permita aos participantes explorar e integrar essas duas áreas do conhecimento de maneira crítica e construtiva. Metas Específicas: Capacitação de Participantes: Capacitar um total de 30 indivíduos/semestre, proporcionando-lhes uma compreensão aprofundada da interseção entre Ciência e Fé. Os participantes serão treinados para aplicar esses conceitos em suas práticas acadêmicas e profissionais, ampliando suas competências para abordar questões multidimensionais com conhecimento e sensibilidade. Engajamento e Interação: Facilitar um mínimo de 4 sessões interativas/semestre, incluindo palestras, debates e workshops, que engajem os participantes de outros projetos em andamento no campus como o CONHECENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA em discussões significativas. Cada sessão terá como objetivo envolver pelo menos 75% dos participantes em atividades práticas, como estudos de caso e simulações, para garantir uma participação ativa e a aplicação dos conhecimentos adquiridos, sendo que essa ação pode ser realizada durante a visita das insitiuições de ensino no campus, assim como palestras serão realizadas fora do campus em instituições de ensino como no projeto intitulado UFVJM em Ação: apadrinhamento de escolas e conexão com a comunidade bem como em istituições religiosas. Essas metas visam garantir que o curso não apenas promova um diálogo significativo entre Ciência e Fé, mas também ofereça oportunidades tangíveis de desenvolvimento para os participantes, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional de forma concreta e mensurável.
Quinze palestras semais/ano de 1h de duração, sendo elas: (Palestra 1. Ciência e Fé: Excludentes ou Complementares?; Palestra 2. A Teoria do Design Inteligente versus a Teoria da Evolução: Quem está com a Razão?; Palestra 3. Criação ou Evolução? Tudo esclarecido em uma única aula de Bioquímica; Palestra 4. A Bioquímica seria mesmo a mãe onipotente das proteínas da vida? Um fato incomum envolvendo ácido sulfúrico e colágeno; Palestra 5. A força do Leviatã! Um meteoro seria capaz de vencer esse surpreendente Dinossauro?; Palestra 6. A Ciência e Tecnologia envolvida na transformação de peles bovinas em couros: Golias desafiando Davi; Palestra 7. O que fazer após a graduação? Ingresse no mestrado com a força de Sansão!; Palestra 8. Diagnóstico de Lesão Cardíaca usando Pontos Quânticos։ Um Comparativo entre Duas Versões; Palestra 9. Existiria uma Quimiometria Metafísica? Uma resposta utilizando a Análise de Componentes Principais (PCA); Palestra 10. Faça uma gestão eficiente da sua vida usando a ISO 9001 sob uma nova perspectiva!; Palestra 11. Situações extraordinárias envolvendo engenharia civíl, engenharia mecânica e investigação criminal!; Palestra 12. A arca de Nóe e o Dilúvio: Fato ou boato? Palestra 13. A Bíblia e suas orientações sanitárias. Algum absurdo?; Palestra 14. A Covid-19 ainda não foi o fim do mundo! A luz da Ciência e da Bíblia, será que teremos o fim do mundo?; Palestra 15. Estratégia analógica eficiente para o ensino da corrosão eletroquímica do aço; As Palestras expositivas serão elaboradas em softwares como Canva ou PowerPoint utilizando artigos científicos atualizados e com qualis relevantes e estimado fator de impacto. Metodologias Ativas também serão incentivadas durante o andamento do projeto. Para além disso, debates sobre temas envolvendo Ciência Moderna e Fé (Cristã-Judaica) ocorrerão após cada ministração e principalmente durante a conversação entre os projetos Diálogo entre Ciência e Fé e CONHECENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA e UFVJM em Ação: apadrinhamento de escolas e conexão com a comunidade através de e workshops; Lista de presença para comprovar a participação e gerar certificados com comprovação institucional da PROEXC.
[1] Teologia e ciência: Aproximações entre a razão e a fé (Portuguese Edition) Kindle Edition by Roberto Carlos G. Castro, José Antônio Lucas Guimarães, Roberto Covolan, Vítor Albiero. [2] Biblio Química: Evidências das Ciências Biomédicas na Bíblia Edição Português | por Thiago de Melo Costa Pereira | 10 out. 2017 [3] A Viagem do Beagle - Charles Darwin por Charles Darwin, Daniel Moreira Miranda, e outros. | 10 abr. 2024 [4] Fomos planejados: a maior descoberta científica de todos os tempos por Marcos Eberlin | 1 jan. 2018 [5] A origem das espécies: A origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação das raças favorecidas na luta pela vida Edição Português | por Charles Darwin, Getulio Delphim, e outros. | 1 set. 2014 [6] Não deve haver balbúrdia na relação entre ciência e fé. Disponível em https://jornal.usp.br/cultura/nao-deve-haver-balburdia-na-relacao-entre-ciencia-e-fe/. Acesso em 23/07/2024.
As palestras serão ministradas preferencialmente por professores da instituição, todavia poderão ser ministradas por personalidades da sociedade, pesquisadores de instituições públicas, padres e/ou pastores que apresentem domínio teológico da temática fé e ciência desde que aprovado pelo coordenador junto aos participantes do projeto. Para além disso, a comunidade estará sendo convidade através de divulgação em redes sociais, membros ou não de igrejas poderão participar gratuitamente das palestras sem ser necessário comprovar vínculo com a instituição. Alunos de ensino médio de escolas municipais, estaduais e particulares também serão convidados via email para a direção. Palestras, debates e workshops serão realizados dentro e fora do IECT em cooperação com os projetos CONHECENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA coordenado pela servidora Gisa. Nesse contexto, serão alcançados servidores internos do IECT assim como terceiros e órgãos importantes da sociedade como instituições de ensino e religiosas.
As palestras abordarão temáticas envolvendo principalmente física, química, biologia, matemática, geografia, história, filosofia, arqueologia, palenteologia e teologia. As palestras conterão embasamento em disciplinas que conversarão em diversas temáticas sobre os temas associados a origem da vida, natureza, historia e geografia bíblica. Para além disso, artigos científicos das principais revistas de ciência e teologia serão utilizados, como por exemplo nature e science. Ouvintes de diferentes áreas de atuação profissional poderão participar como palestrantes ou ouvientes em conformidade com o coordenador do projeto. Professores e alunos da rede pública e privada da cidade de Janaúba serão convidados a participar da atividade de extensão.
Neste Curso intitulado Diálogo entre Ciência e Fé, a pesquisa, ensino e extensão podem ser vistas como indissociáveis uma vez que promove um diálogo integrado e enriquecedor entre esses campos. A pesquisa explora questões fundamentais sobre como as descobertas científicas e as crenças religiosas interagem, utilizando metodologias rigorosas para investigar temas como a origem do universo, a evolução da vida e a natureza da consciência. Essa pesquisa gera conhecimentos que são então compartilhados através do ensino, onde currículos e disciplinas são desenvolvidos para educar alunos sobre a compatibilidade e os conflitos entre ciência e fé, incentivando uma compreensão crítica e informada. Já na extensão ampliamos o impacto do curso ao levar os conhecimentos adquiridos para a comunidade em geral, organizando palestras, workshops e debate neste projeto que permitem um diálogo público sobre como ciência e fé podem coexistir ou se complementar. Além disso, essa atividade de extensão envolve parcerias com instituições religiosas, de ensino e científicas para fomentar uma discussão aberta e inclusiva. Ao integrar pesquisa, ensino e extensão, o projeto não apenas gera novos conhecimentos, mas também educa e engaja a sociedade, promovendo uma compreensão mais profunda e equilibrada, um verdadeiro diálogo entre ciência e fé.
Este Curso intitulado Diálogo entre Ciência e Fé pode ter um impacto significativo na formação acadêmica de estudantes de graduação em Ciências, Tecnologia e Engenharia, proporcionando uma abordagem holística e crítica ao seu desenvolvimento acadêmico e profissional. A interação entre esses campos oferece aos alunos uma oportunidade única para explorar questões fundamentais que transcendem as fronteiras tradicionais da ciência. Primeiramente, a integração de Ciência e Fé fomenta uma visão mais ampla e interdisciplinar do conhecimento. Ao enfrentar questões complexas sobre a origem do universo, a natureza da vida e o papel da consciência, os estudantes são desafiados a pensar além dos paradigmas científicos convencionais e a considerar perspectivas filosóficas e teológicas. Isso promove um pensamento crítico mais profundo e uma capacidade de análise que é valiosa em qualquer campo científico ou tecnológico. Além disso, o diálogo entre Ciência e Fé estimula a reflexão ética sobre as aplicações da ciência e da tecnologia. Em um mundo onde as inovações tecnológicas frequentemente levantam questões morais e éticas, a capacidade de ponderar sobre esses desafios à luz de diferentes sistemas de crenças é crucial. Estudantes treinados para considerar implicações éticas e filosóficas estão melhor preparados para tomar decisões informadas e responsáveis em suas futuras carreiras. A experiência de participar em um projeto interdisciplinar também desenvolve habilidades de comunicação e colaboração. Trabalhar com diferentes perspectivas e envolver-se em debates construtivos prepara os alunos para colaborar eficazmente com colegas de diversas origens e especializações. Essa experiência é altamente valorizada no mercado de trabalho, onde a capacidade de articular e integrar diferentes pontos de vista é essencial. A exposição a uma abordagem integrada entre Ciência e Fé enriquece a formação pessoal dos alunos, promovendo uma compreensão mais completa do mundo e do papel da ciência dentro dele. Esse crescimento pessoal não apenas contribui para uma formação acadêmica robusta, mas também molda profissionais mais conscientes e reflexivos, que estão aptos a liderar com integridade e visão em um mundo cada vez mais complexo e interconectado. Assim, um projeto que une Ciência e Fé não apenas aprimora o conhecimento técnico dos estudantes, mas também os prepara para enfrentar os desafios éticos e filosóficos do futuro com uma perspectiva abrangente e bem fundamentada. Por fim, o curso oferece uma oportunidade de ampliação da visão entre as relações de ciência e fé proporcionando além de crescimento profissional o crescimento pessoal. Atualmente a visão universitária é majoritariamente restrita a separar fé e ciência o que no decorrer desse curso mostraremos ser um pensamento erroneo e desfocado baseado nas principais descobertas científicas e teológicas atuais.
O curso intitulado Diálogo entre Ciência e Fé pode ter um impacto profundo e positivo na sociedade de Janaúba, especialmente nas instituições de ensino médio e nas instituições religiosas, ao abordar a crise de identidade do ser humano atual. Ao integrar esses dois campos, o projeto pode oferecer uma abordagem única para enfrentar a perda de identidade e o sentimento de desorientação que muitos enfrentam na era contemporânea. Nas instituições de ensino médio, o projeto pode introduzir uma abordagem interdisciplinar que alia conhecimentos científicos e reflexões filosóficas e teológicas. Isso proporciona aos alunos uma compreensão mais profunda de questões existenciais e éticas, ajudando-os a desenvolver uma identidade mais sólida e um sentido de propósito. Workshops e debates podem incentivar os jovens a refletir sobre seu papel no mundo, promovendo um ambiente educacional mais inclusivo e enriquecedor. Para as instituições religiosas, o projeto pode oferecer uma nova perspectiva sobre como a ciência e a fé podem dialogar e se complementar, em vez de se opor. Isso pode fortalecer a base espiritual e moral dos participantes, proporcionando-lhes ferramentas para integrar suas crenças com os avanços científicos, promovendo uma visão mais coesa e harmoniosa da existência. Palestras e seminários podem abrir espaço para discussões sobre como a ciência pode ampliar a compreensão espiritual e como a fé pode oferecer um sentido mais profundo às descobertas científicas. Ao abordar a crise de identidade, o projeto pode ajudar a sociedade de Janaúba a encontrar um equilíbrio entre avanços tecnológicos e necessidades espirituais, promovendo um ambiente mais coeso e reflexivo. Essa abordagem integrada pode contribuir significativamente para a formação de uma identidade mais robusta e consciente, tanto para jovens em formação quanto para membros da comunidade religiosa, enriquecendo a vida comunitária e promovendo um senso de propósito e conexão mais profundo. Pretende-se assim através do referido projeto trazer significado existencial e oferecer uma oportunidade para restabelecer valores que auxiliam no controle emocional imprescindível para o crescimento pessoal e intelectual. Deseja-se auxiliar na diminuição da retenção e da evasão, bem como aumentar a taxa de diplimação, principalmente dos alunos do IECT, somando com outras ações já existentes para alcançar esse objetivo comum e imprescindível para existência do campo de Janaúba. Esperamos atrair integrantes da população capazes de nos ajudar na divulgação do campus também em suas comunidades religiosas.
Para divulgar o curso para instituições de ensino e religiosas em Janaúba, é importante ter uma estratégia bem estruturada. Aqui estão algumas ações a serem realizadas: 1) Nossa divulgação deixará claro: como esse curso pode beneficiar as instituições de ensino e religiosas. Adaptaremos a linguagem e os materiais de divulgação de acordo com o perfil do público, que pode variar entre professores, alunos, líderes religiosos e membros das congregações. 2. Desenvolveremos materiais de divulgação: Criaremos cartas de apresentação direcionadas às instituições explicando os detalhes do projeto. Produziremos com recursos próprios ou doações panfletos, cartazes e brochuras simples que expliquem os benefícios e como essas instituições podem se envolver. Utilizaremos mídias digitais, como e-mails, redes sociais, e até mesmo grupos de WhatsApp, que são bastante usados em comunidades locais. 3. Contato direto: Visitaremos as instituições pessoalmente: faremos uma lista das escolas, universidades, igrejas e outras entidades religiosas na região e agendaremos reuniões com os responsáveis.4) Telefone ou e-mail: Enviaremos um e-mail ou ligaremos diretamente para os líderes dessas instituições. Explicaremos como o projeto pode colaborar com os objetivos deles em simbiose com os da instituição. Uma vez que entendemos que a crise identitária pode estar prejudicando também a assimilação de conteúdos no ensino médio, fundamental e básico. 5) Ofereçemos apresentações presenciais ou online para que possam entender melhor o projeto. 6. Usaremos a mídia local: Entraremos em contato com rádios comunitárias, jornais locais e blogs da cidade para divulgar o curso. Muitos desses canais têm um grande alcance entre as instituições. Se houver eventos ou feiras educacionais ou religiosas em Janaúba, participaremos para promover o curso diretamente ao público. 7. Parcerias com lideranças comunitárias: Buscaremos o apoio de líderes comunitários, que muitas vezes têm grande influência tanto nas instituições de ensino quanto nas religiosas. Apresentaremos palestras em encontros comunitários e eventos religiosos para aumentar a visibilidade. 8. Redes Sociais e Grupos Locais: Utilizaremos as redes sociais para criar eventos ou grupos relacionados ao projeto, envolvendo escolas e igrejas. Compartilharemos vídeos, fotos e depoimentos que demonstrem a importância e impacto do projeto. Adotaremos essas abordagens para facilitar a conexão com as instituições e garantir maior engajamento na sua divulgação. 9. E-mail serão divulgados para os docentes, discentes, técnico-administrativos do IECT.
Palestras novas poderão ser inseridas a depender da aprovação do coordenador e do comitê organizador. Visões diferentes serão expostas para um diálogo democrático e transformador envolvendo os cursistas e também membros da sociedade de Janaúba dispostos a participar, tornando a sala de exposição rica e heterogênia em relação a diversidade de cosmovisão. Isso torna o ambiente enriquecedor e o diálogo entre Ciência e Fé muito promissor.
Caracterização do Curso ou Oficina
Aperfeiçoamento
15
Palestra 1. Ciência e Fé: Excludentes ou Complementares? Palestra 2. A Teoria do Design Inteligente versus a Teoria da Evolução: Quem está com a Razão? Palestra 3. Criação ou Evolução? Tudo esclarecido em uma única aula de Bioquímica. Palestra 4. A Bioquímica seria mesmo a mãe onipotente das proteínas da vida? Um fato incomum envolvendo ácido sulfúrico e colágeno. Palestra 5. A força do Leviatã! Um meteoro seria capaz de vencer esse surpreendente Dinossauro? Palestra 6. A Ciência e Tecnologia envolvida na transformação de peles bovinas em couros: Golias desafiando Davi. Palestra 7. O que fazer após a graduação? Ingresse no mestrado com a força de Sansão! Palestra 8. Diagnóstico de Lesão Cardíaca usando Pontos Quânticos։ Um Comparativo entre Duas Versões. Palestra 9. Existiria uma Quimiometria Metafísica? Uma resposta utilizando a Análise de Componentes Principais (PCA). Palestra 10. Faça uma gestão eficiente da sua vida usando a ISO 9001 sob uma nova perspectiva! Palestra 11. Situações extraordinárias envolvendo engenharia civíl, engenharia mecânica e investigação criminal! Palestra 12. A arca de Nóe e o Dilúvio: Fato ou boato? Palestra 13. A Bíblia e suas orientações sanitárias. Algum absurdo? Palestra 14. A Covid-19 ainda não foi o fim do mundo! A luz da Ciência e da Bíblia, será que teremos o fim do mundo? Palestra 15. Estratégia analógica eficiente para o ensino da corrosão eletroquímica do aço.
Resenhas também poderão ser solicitadas em algumas palestras específicas.
Reflexão Escrita e Debate 1. Reflexão Escrita: Os alunos escreveram um texto reflexivo de 2 a 3 páginas sobre os principais pontos abordados na palestra, focando em como os conceitos de ciência e fé foram apresentados e interligados. Eles devem discutir se e como esses conceitos podem coexistir, e refletir sobre qualquer impacto que a palestra possa ter tido em sua própria visão sobre o tema. Critérios de Avaliação: Clareza e Coerência: O texto deve ser claro, bem estruturado, e coerente. Profundidade da Reflexão: Avalie o nível de reflexão crítica e pessoal, considerando a capacidade de relacionar o conteúdo da palestra com conceitos já conhecidos ou experiências pessoais. Argumentação: Avaliaremos como os alunos articulam seus argumentos, utilizando exemplos da palestra e, se possível, outras fontes confiáveis. 2. Debate em Grupo: Organização dos alunos em pequenos grupos e promoção de um debate sobre uma questão central da palestra, como por exemplo "Pode a ciência e a fé coexistirem de forma harmoniosa?" ou "Quais são as fronteiras e interseções entre a ciência e a fé na sociedade contemporânea?" Critérios de Avaliação: Participação e Engajamento: Avaliação da participação ativa dos alunos no debate e seu engajamento com as ideias dos colegas. Habilidade de Escuta e Respeito: Avaliação da capacidade dos alunos de ouvir atentamente os colegas e responder de forma respeitosa e ponderada. Contribuição para o Debate: Avaliação da capacidade dos alunos de contribuir com insights relevantes, baseados tanto na palestra quanto em sua própria reflexão.
1. Autoavaliação: Após o debate, os alunos que farão uma autoavaliação breve, refletindo sobre como foi sua participação, o que aprenderam com os colegas, e como a palestra e o debate contribuíram para sua compreensão sobre o tema. Essa abordagem de avaliação permitira que os alunos demonstrem tanto sua compreensão dos conteúdos apresentados na palestra quanto sua capacidade de integrar, analisar criticamente, e discutir questões complexas que envolvem ciência e fé. Válido para quem frequentara acima de 75%.
Público-alvo
Estudantes de ensino médio ou fundamental de escolas públicas e privadas de Janaúba e Região. Membros de igrejas católicas e evangélicas e outras religiões da cidade de Janaúba e Região.
Discente, docentes, tecnico-administrativos, estudantes de Graduação e Pós-Graduação do IECT.
Municípios Atendidos
Janaúba - MG
Montes Claros - MG
Jaíba - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 4 h
- Tarde;
Palestra 1. Ciência e Fé: Excludentes ou Complementares? Palestra 2. A Teoria do Design Inteligente versus a Teoria da Evolução: Quem está com a Razão? Palestra 3. Criação ou Evolução? Tudo esclarecido em uma única aula de Bioquímica. Palestra 4. A Bioquímica seria mesmo a mãe onipotente das proteínas da vida? Um fato incomum envolvendo ácido sulfúrico e colágeno. Palestra 5. A força do Leviatã! Um meteoro seria capaz de vencer esse surpreendente Dinossauro? Palestra 6. A Ciência e Tecnologia envolvida na transformação de peles bovinas em couros: Golias desafiando Davi. Palestra 7. O que fazer após a graduação? Ingresse no mestrado com a força de Sansão! Palestra 8. Diagnóstico de Lesão Cardíaca usando Pontos Quânticos։ Um Comparativo entre Duas Versões. Palestra 9. Existiria uma Quimiometria Metafísica? Uma resposta utilizando a Análise de Componentes Principais (PCA). Palestra 10. Faça uma gestão eficiente da sua vida usando a ISO 9001 sob uma nova perspectiva! Palestra 11. Situações extraordinárias envolvendo engenharia civíl, engenharia mecânica e investigação criminal!Palestra 12. A arca de Nóe e o Dilúvio: Fato ou boato? Palestra 13. A Bíblia e suas orientações sanitárias. Algum absurdo? Palestra 14. A Covid-19 ainda não foi o fim do mundo! A luz da Ciência e da Bíblia, será que teremos o fim do mundo? Palestra 15. Estratégia analógica eficiente para o ensino da corrosão eletroquímica do aço. Para além disso, debates e workshops poderão ser realizadas em ambiente externo como escolas e igrejas, além de alcançar publicos como os envolvidos no CONHECENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA e outros.
- Tarde;
Estratégias para avaliação da realização do curso 1. Autoavaliação: Após o debate, os alunos que farão uma autoavaliação breve, refletindo sobre como foi sua participação, o que aprenderam com os colegas, e como a palestra e o debate contribuíram para sua compreensão sobre o tema. Essa abordagem de avaliação permitira que os alunos demonstrem tanto sua compreensão dos conteúdos apresentados na palestra quanto sua capacidade de integrar, analisar criticamente, e discutir questões complexas que envolvem ciência e fé. Válido para quem frequentara acima de 75%.
- Tarde;
Atividades Específicas Resenhas também poderão ser solicitadas em algumas palestras específicas.
- Tarde;
Reflexão Escrita e Debate 1. Reflexão Escrita: Os alunos escreveram um texto reflexivo de 2 a 3 páginas sobre os principais pontos abordados na palestra, focando em como os conceitos de ciência e fé foram apresentados e interligados. Eles devem discutir se e como esses conceitos podem coexistir, e refletir sobre qualquer impacto que a palestra possa ter tido em sua própria visão sobre o tema. Critérios de Avaliação: Clareza e Coerência: O texto deve ser claro, bem estruturado, e coerente. Profundidade da Reflexão: Avalie o nível de reflexão crítica e pessoal, considerando a capacidade de relacionar o conteúdo da palestra com conceitos já conhecidos ou experiências pessoais. Argumentação: Avaliaremos como os alunos articulam seus argumentos, utilizando exemplos da palestra e, se possível, outras fontes confiáveis. 2. Debate em Grupo: Organização dos alunos em pequenos grupos e promoção de um debate sobre uma questão central da palestra, como por exemplo "Pode a ciência e a fé coexistirem de forma harmoniosa?" ou "Quais são as fronteiras e interseções entre a ciência e a fé na sociedade contemporânea?" Critérios de Avaliação: Participação e Engajamento: Avaliação da participação ativa dos alunos no debate e seu engajamento com as ideias dos colegas. Habilidade de Escuta e Respeito: Avaliação da capacidade dos alunos de ouvir atentamente os colegas e responder de forma respeitosa e ponderada. Contribuição para o Debate: Avaliação da capacidade dos alunos de contribuir com insights relevantes, baseados tanto na palestra quanto em sua própria reflexão.