Visitante
CineFarma
Sobre a Ação
202203000968
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/08/2024
01/08/2026
Dados do Coordenador
andrea renata malagutti
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Fármacos e medicamentos
Municipal
Não
Não
Não
Dentro do campus
Integral
Não
Membros
Este projeto visa a exibição de filmes cinematográficos envolvendo temas na área de Farmácia/Saúde com o objetivo de promover a conscientização do público sobre os assuntos científicos abordados nos filmes e que estão presentes nos eixos de formação do Curso de Farmácia. Após a exibição dos filmes serão promovidas discussões entre os discentes do projeto e o público sobre os assuntos abordados nos filmes, promovendo o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de análise nos discentes.
Farmácia, fármacos, saúde, medicamentos
As universidades públicas brasileiras são instituições criadas para atender às necessidades do país, assumindo o ensino, a pesquisa e a extensão como dimensões acadêmicas fundamentais e indissociáveis na formação de recursos humanos qualificados. A extensão universitária visa desenvolver atividades de cidadania através de projetos de extensão com o objetivo claro de aproximar a comunidade universitária da sociedade (Fórum, 2012). A aproximação entre a comunidade universitária e o público-alvo deve aliar o conhecimento científico ao conhecimento popular para promover tanto a função social da universidade na comunidade quanto a formação de recursos humanos qualificados para atuar na sociedade (DA SILVA, 2020; EINSFELD, Lídia et al.2009). Diante do exposto, o projeto “Cinefarma” do Curso de Farmácia da UFVJM apresenta ações de extensão que serão realizadas por discentes do curso de Farmácia, matriculados em Unidades Curriculares (UCs) com carga horária prática de extensão, sob orientação dos docentes responsáveis pelas mesmas. As UCs obrigatórias e eletivas vinculadas às ações de extensão estão organizadas em três Programas de extensão, que contemplam os três eixos de formação do Curso de Farmácia: Programa gestão em saúde (45 horas), Programa Tecnologia e Inovação em Saúde (138 horas) e Programa cuidado em saúde (181 horas). Considerando os eixos apontados, tem-se quem as UCs obrigatórias: FAR 002- Química Geral (14 h), FAR 005-Química Analítica Qualitativa (12 h), FAR 151- Biofísica Aplicada (6 h) estão inseridas no eixo Programa Tecnologia e Inovação em Saúde Este eixo de formação compreende uma carga horária total de 138 horas, das quais as disciplinas FAR 002, FAR 005 e FAR 151 somam uma carga horária de 32 horas. As UCs eletivas FAR 201 - Fundamentos de Cromatografia (6 horas) e FAR 194 - Controle de Qualidade de Insumos Farmacêuticos e Cosméticos (8 horas) estão inseridas no eixo Programa cuidado em saúde. Este eixo de formação compreende uma carga horária total de 181 horas, das quais as disciplinas FAR 201 e FAR 194 somam uma carga horária de 14 horas. Assim, este projeto foi elaborado para atender à implantação da curricularização da extensão no curso de Farmácia da UFVJM, permitindo integralizar a carga horária de formação de discentes dentro destes eixos. As ações de extensão propostas neste projeto irão atender a comunidade acadêmica e a comunidade externa da UFVJM. Dentre as ações de extensão propostas neste projeto estão: a seleção criteriosa de filmes de longa duração envolvendo conceitos científicos na área de Farmácia, a apresentação destes filmes através de sessões de cinema para a comunidade acadêmica e a comunidade externa da UFVJM (público-alvo) e a discussão do conteúdo apresentado nos filmes com o público-alvo. Essas ações objetivam contextualizar, promover a conscientização e aproximar a comunidade acadêmica do público alvo de assuntos científicos diversos nos eixos abordados pelas UCs e que estarão presentes nos contextos dos filmes apresentados. Além disso, possibilitará à comunidade acadêmica e o público-alvo momentos de descontração, diálogo e reflexão.
As universidades públicas brasileiras têm uma função social importante na formação de recursos humanos qualificados para atuar de maneira crítica e responsável em diversos segmentos da sociedade. Tais instituições são as principais geradoras de conhecimento científico e inovações tecnológicas, porém quando o conteúdo científico é aplicado somente à comunidade cientifica e excluindo a comunidade leiga, a universidade deixa de cumprir com seu papel social. Assim a divulgação científica não deve se restringir aos “muros” da universidade, sendo de extrema importância a participação da sociedade na construção do conhecimento. Portanto, uma aproximação entre universidade e sociedade é desejável para que o conhecimento gerado possa contribuir também para o desenvolvimento das comunidades na qual está inserida. Esta aproximação não deve ser compreendida como uma via de mão única, mas como uma troca de conhecimentos e experiências através de práticas extensionistas. Assim, as ações de extensão cadastradas neste projeto visam difundir conhecimentos através da apresentação de filmes cinematográficos com temas relevantes relacionados à área de Farmácia/Saúde, possibilitando uma interação entre os discentes do projeto e o público por meio de discussões do tema abordado permitindo ampliar a compreensão de como a Farmácia pode ser empregada em benefício da comunidade no cotidiano.
Objetivo Geral: Contextualizar, promover a conscientização e aproximar a comunidade acadêmica da UFVJM de assuntos científicos diversos nos eixos abordados pelas UCs: FAR 002- Química Geral, FAR 005-Química Analítica Qualitativa, FAR 151- Biofísica Aplicada, FAR 201 - Fundamentos de Cromatografia e FAR 194 - Controle de Qualidade de Insumos Farmacêuticos e Cosméticos do Curso de Farmácia da UFVJM. Objetivos Específicos: - Promover a divulgação da ciência; - Contextualizar assuntos científicos com o cotidiano do público-alvo; -Promover a conscientização sobre assuntos diversos relacionados à área de Saúde; - Mobilizar docentes e estudantes na busca de conhecimento e aplicações da teoria no cotidiano; - Estimular nos discentes o senso crítico; - Desenvolver habilidades para se relacionar com o público em geral, capacitando-os serem profissionais que promovam atendimentos e serviços humanizados; - Reforçar o aprendizado dos discentes e do público-alvo por meio da apresentação de filmes de longa duração que envolvem conceitos científicos; -Desenvolver habilidade de planejamento e organização de ações voltadas para o público-alvo.
1 - Consolidar a interdisciplinaridade e a interação de estudantes de diferentes períodos e bagagens de conhecimento 2- Promover ações culturais na UFVJM; 3- Fomentar o senso crítico e a capacidade de argumentação nos discentes; 4- Contribuir com a divulgação do conhecimento científico na área de Farmácia/Saúde, 5- Aproximação dos estudantes de graduação da comunidade acadêmica, através de discussões científicas após a apresentação dos filmes, promovendo a troca de experiências.
As ações de extensão serão realizadas na UFVJM e serão executadas por discentes do curso de Farmácia matriculados nas UCs FAR 002- Química Geral, FAR 005-Química Analítica Qualitativa, FAR 151- Biofísica Aplicada, FAR 201 - Fundamentos de Cromatografia e FAR 194 - Controle de Qualidade de Insumos Farmacêuticos e Cosméticos sob orientação dos professores responsáveis. Os discentes irão realizar a carga horaria destinada à extensão previamente estabelecida nos planos de ensino das UCs até o final do respectivo semestre letivo, ao qual eles estão matriculados. Desta forma, cumprirão a curricularização de carga horária prática de extensão exigida nas atuais diretrizes curriculares. O projeto será desenvolvido em quatro etapas: Na primeira etapa os discentes irão se reunir com os docentes responsáveis pelas UCs para tomarem conhecimento do projeto, o qual consistirá na seleção de filmes cinematográficos que deverão abordar temas na área de Farmácia/Saúde, dentro dos eixos temáticos das disciplinas. Na sequência, os discentes serão separados em dois ou três grupos de trabalho que irão pesquisar filmes quem abordem temas na área de Farmácia/Saúde; Na segunda etapa, após selecionados os filmes, os discentes irão se reunir para elaborar uma resenha sobre cada filme e formular questões a serem levantadas para discussão do tema abordado no filme. Os discentes deverão se aprofundar com estudos sobre o tema para promover discussões científicas com o público-alvo após a apresentação dos filmes. Na terceira etapa, os discentes irão fazer a divulgação do filme através de mídia social e cartazes, convidando o público-alvo para vir assistir o filme, marcando data, local e horário para apresentação da sessão de cinema. Na quarta etapa, os discentes de cada grupo irão apresentar o filme selecionado para o público-alvo, através de sessão de cinema, e após o final do filme, irão promover uma discussão com o público-alvo sobre o tema abordado no filme.
• Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras - Política Nacional de Extensão Universitária), Manaus – AM, maio de 2012. • DA SILVA, Wagner Pires. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, v. 11, n. 2, 2020. • EINSFELD, Lídia et al. A extensão universitária enquanto ferramenta para formação de um novo perfil de profissional farmacêutico. Extensão [internet], v. 8, n. 2, p. 23-32, 2009.
Este projeto permitirá a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade através da abordagem de assuntos científicos na área de Farmácia/Saúde em filmes longa metragem que serão selecionadas pelos discentes do curso de Farmácia. Os filmes serão apresentados na forma de sessões de cinema para servidores da UFVJM e também para o público externo da UFVJM. Os filmes serão escolhidos com base no assunto científico a ser trabalhado, assim será possível apresentar o tema científico para o público-alvo e promover correlações com o conhecimento popular. Essa ação auxiliará na formação discente, desenvolvendo recursos humanos qualificados para atuar na sociedade, e ainda, promoverá uma transformação cultural desta.
A interdisciplinaridade e a Interprofissionalidade serão alcançadas através da integração dos conteúdos das diversas UCs que estão envolvidas neste projeto e seus respectivos eixo temáticos, assim como o envolvimento de profissionais de área de Farmácia, Química e Biologia, possibilitando uma ampla formação discente.
O projeto permite associar o ensino, através das UCs que que fazem parte desta proposta, a pesquisa através de revisão bibliográfica e estudos sobre os temas científicos abordados nos filmes que serão apresentados ao público-alvo e a extensão através da apresentação dos filmes selecionados ao público-alvo. A proposta de apresentação e discussão de filmes contendo temas científicos na área de Farmácia/Saúde permite colaborar para a explanação de conceitos como fármacos, classes de moléculas que são fármacos, o uso indiscriminados de medicamentos, interação medicamentosa, prescrição de medicamentos, ética na produção de medicamentos, dentre vários outros assuntos científicos que podem ser abordados pelos discentes. Assim, a proposta cumpre o seu papel de transmitir ao público-alvo conceitos científicos de forma clara, através de uma linguagem adequada.
Os discentes irão participar ativamente do projeto através da seleção adequada dos filmes que serão apresentados e discutidos, da divulgação das datas e locais de apresentação dos filmes em sessões de cinema, do acompanhamento na apresentação dos filmes, além de estudarem com profundidade os temas que serão abordados nos filmes, a fim de promover um debate de ideias e conhecimentos científicos ao final de cada sessão. O projeto oportunizará o desenvolvimento humano e social por meio da interação com o público-alvo e promoverá a aquisição da aptidão para argumentação científica, impactando de forma positiva na formação discente.
Este projeto permitirá ao indivíduo entender alguns conceitos da área de Farmácia/Saúde envolvidos nos temas dos filmes e relacioná-los ao seu cotidiano possibilitando, assim, a difusão do conhecimento científico através de uma linguagem de fácil compreensão, auxiliando as pessoas a tomarem decisões sobre sua saúde com maior segurança, contribuindo, desta forma, para o seu bem-estar. Além disso, o projeto permitirá a troca de conhecimento entre universidade e comunidade, promoverá o trabalho em equipe, o diálogo com o público-alvo utilizando uma linguagem didática e simples, habilidades que serão desenvolvidas pelos discentes e que são requisitos necessários no mercado de trabalho.
O projeto será divulgado por meio de material informativo nas mídias sociais, como, por exemplo: Instagram, Facebook, dentre outras. Além disso, também será divulgado nos espaços físicos do Campus JK-UFVJM para a comunidade interna da UFVJM.
Público-alvo
Estudantes, técnicos e docentes de diversas áreas da UFVJM que poderão assistir as sessões de cinema com a apresentação dos filmes selecionados pelos discentes.
Indivíduos de escolas de ensino médio de Diamantina que poderão assistir às sessões de cinema de acordo com o indicativo da faixa etária dos filmes.
Cidadãos da cidade de Diamantina que tenham interesse em assistir às sessões de cinema.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 406 h
- Manhã;
- Tarde;
Separação de grupos de trabalho e atribuição de funções dentro de cada grupo de trabalho. Serão realizadas reuniões com 2 h de duração por mês, totalizando uma carga horária de 48 h.
- Manhã;
- Tarde;
Durante todo desenvolvimento do projeto os discentes realizarão revisão bibliográfica e estudos para planejar o conteúdo dentro dos eixos das UCs que será discutido com o público-alvo após a apresentação dos filmes na sessão de cinema. Serão selecionados filmes que abordarão temas dentro da área de Farmácia/Saúde. Serão realizados pelo menos 2 h de pesquisas bibliográficas e estudos semanais sobre os temas dos filmes, totalizando uma carga horária de 186 horas.
- Noite;
Serão realizadas reuniões mensais para escolher os filmes que serão apresentados nas sessões de cinema. Os discentes deverão assistir previamente os filmes e anotar os assuntos abordados nos filmes para pesquisarem e estudarem sobre os temas. O tempo gasto para os discentes assistirem os filmes para fazer a seleção está estimado torno de 2 horas. Considerando que apenas será selecionado um filme por mês para apresentação a carga horária total desta etapa será de 48 horas.
- Manhã;
- Tarde;
Elaboração dos posts e cartazes para publicação da apresentação dos filmes. Antes da publicação, os coordenadores irão revisar o conteúdo dos posts e cartazes para correção e adequação. O tempo gasto para revisar e corrigir os posts e cartazes será em torno de 2 horas, totalizando para esta atividade uma carga horária de 40 horas
- Manhã;
- Tarde;
Reuniões com os discentes para avaliar a adequação dos filmes selecionados, esclarecimento de dúvidas, troca de experiências. Será realizada uma reunião mensal com 2 horas de duração, totalizando durante todo o período da atividade uma carga horária de 48 horas
- Manhã;
- Tarde;
Apresentação dos filmes para o público-alvo. Pretende-se realizar quatro apresentações no ano com duração de 3 h cada totalizando uma carga horária de 24 horas para esta atividade no período total do projeto.
- Noite;
Elaboração do relatório contendo a descrição das atividades realizadas e as experiências adquiridas ao longo da execução deste projeto. Serão necessárias 2 horas semanais para redigir e corrigir o relatório final no período da atividade cadastrada, totalizando uma carga horária de 12 horas.