Visitante
Leitura do texto literário (FUMBEM)
Sobre a Ação
202203000969
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
27/08/2024
28/03/2025
Dados do Coordenador
conceição aparecida bento
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Educação
Cultura
Alfabetização, leitura e escrita
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Tarde
Não
Membros
O objetivo do projeto é a apresentar o texto literário escrito a crianças e jovens em espaço extraescolar, permitindo a eles o conhecimento em ato da literatura. Para que esse objetivo seja alcançado, pressupõe-se a realização de leitura e discussão pelos membros do projeto, alunos e alunas do curso de Letras, de textos literários e de textos teóricos sobre a literatura e o seu ensino.
Leitura, literatura, ensino de literatura.
A leitura é um ato complexo. A leitura do texto literário potencializa essa complexidade, pois ele ultrapassa o corpo e os saberes prévios do leitor, ele exige abertura para novos conhecimentos do mundo, da língua e de si mesmo. Fluida ou neutra, como diz Barthes, a literatura tem a novidade e a multiplicidade de sentidos como suas marcas, não se furtando à absorção das linhas de força do mundo e à tensão com elas. Difícil é cerceá-la em regras e definições. Assim, uma ação consistente com a literatura, seja em espaço institucional, seja fora dele, pressupõe a discussão dessa "estranha instituição", pois ela norteará o modo como os participantes do projeto conceberão sua apresentação para crianças e jovens.
A literatura é arte, cultura, é distensão da linguagem e deve ser conhecida pelos homens e mulheres, pois eles e elas a fazem e são feitos por ela. No entanto, por razões variadas, o conhecimento dessa arte pouco tem se efetivado. Na escola, não raro, ela se apresenta por meio de caracterizações das chamadas escolas literárias. Fala-se sobre a literatura e foge-se dela. Fora desse espaço, ela também pouco se apresenta. Crianças, jovens e adultos desconhecem o prazer da leitura desses textos. O projeto tem como intuito apresentar o texto literário a crianças e jovens, permitindo a eles conhecer essa arte e as potencialidades de suas diferentes formas de narrar e dizer o mundo. Uma vez conhecida, é possível aderir ou não a ela, usufruir ou não do prazer e do conhecimento a ela associados. Apresentam-se como justificativas desse projeto a necessidade de apresentação do texto literário aos jovens, a necessidade do exercício de leitura desse tipo de texto com esse público para que ele possa escolher dar continuidade a esse conhecimento e exercício: que essa escolha seja possível e não interdita devido ao desconhecimento do objeto literário. Antecede a esse conhecimento, na perspectiva desse projeto, a necessidade de pensar sobre esse texto, de refletir sobre suas potencialidades com o membros que o compõem e são responsáveis pela sua execução. Justifica-se, dessa forma, a divisão do projeto em duas etapas - uma de formação e discussão com a equipe que o realiza, outra de realização das atividades junto ao público-alvo.
Objetivos gerais Refletir sobre o texto literário, sobre suas possíveis especificidades e potencialidades. Refletir sobre modos de apresentação desse texto a crianças e jovens. Apresentar o texto literário a jovens e crianças, explorando suas potencialidades. Realizar a leitura de textos literários com crianças e jovens da FUMBEM. Objetivos específicos Discutir textos teóricos sobre a literatura com os membros da equipe da execução do projeto. Ler e discutir textos sobre o ensino de literatura e pensar formas de apresentar a literatura a crianças e jovens. Ler textos literários e discutir aspectos dessa leitura com membros da equipe de execução do projeto. Escolher três textos literários que serão apresentados às crianças da instituição parceira e três textos literários que serão apresentados aos jovens dessa instituição. Ler e discutir os textos escolhidos, visando preparar sua leitura com as crianças e jovens da instituição parceira. Preparar a reprodução desses textos. Ler textos literários com crianças instituição parceira: três leituras. Uma no mês de setembro, uma no mês de outubro e uma no mês de novembro. Ler textos literários com jovens na instituição parceira: três leituras. Uma no mês de setembro, uma no mês de outubro e uma no mês de novembro. Permitir que surjam ,durante essa leitura, conhecimentos a respeito desses textos e do que eles descortinam sobre o mundo e sobre o homem. Permitir que as crianças e jovens assinalem aspectos dos textos que julguem interessantes, incentivando-os a pensar sobre eles. Assinalar, paulatinamente, aspectos que permitam às crianças e aos jovens expandir o seu conhecimento sobre os textos, a língua, o mundo e o homem.
Unir teoria e prática, visando a fim específico: apresentar o texto literário ao público-alvo, expandir esse conhecimento, caso ele já se apresente. Realizar, no próximo semestre, seis encontros com as crianças e jovens da instituição parceira. Realizar três encontros com as crianças que frequentam a instituição parceira, compreendendo como crianças os frequentadores de seis a onze anos. Realizar três encontros com os jovens que frequentam a instituição parceira, compreendendo como jovens os frequentadores de doze a dezesseis anos. Permitir que crianças e jovens que frequentam a instituição parceira conheçam, por meio da leitura e discussão de textos, o texto literário. Incitar a continuidade do contato com a literatura. Caso quarenta por cento dessas crianças e jovens manifestem, após a realização das atividades com a equipe executora, interesse em continuar a leitura de textos literários, o projeto será caracterizado como exitoso.
Leitura e discussão de textos teóricos e literários pela equipe executora. Escolha dos textos literários que serão lidos e discutidos com os frequentadores da instituição parceira. Preparação conjunta do primeiro texto que será lido com as crianças e com os jovens. Esses dois textos serão de preparação conjunta: coordenadora e membros da equipe. Divisão da equipe de execução em duplas para preparação das quatro intervenções subsequentes: duas no mês de outubro e duas em novembro. Preparação das leituras, sinalizando aspectos que a equipe julgue interessantes para a percepção do texto literário. Leitura dos textos escolhidos com as crianças e jovens. Incentivar a leitura compartilhada: os membros da equipe executora leem trechos em voz alta e sugerem que as crianças e jovens o façam também.
Textos literários escolhidos para leitura e discussão. Os membros do Projeto poderão optar pelo uso desses textos ou pela escolha de outros textos literários para as ações no espaço da instituição parceira. ASSIS, M. "O caso da vara". Disponível em: https://machadodeassis.net/texto/o-caso-da-vara/31723/ Acesso em: 17 fev. 2024. ANDRADE, C. D. "Infância" e "O Sobrevivente" In: Alguma Poesia. São Paulo: Cia das Letras, 2013. GAMA, L. "Quem sou eu?". Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/11-textos-dos-autores/647-luiz-gama-quem-sou-eu Acesso em: 17 fev. 2024. ROSA, G. "Os irmãos Dagobé" In: Primeiras Estórias. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 2001. Textos teóricos sugeridos para leitura BARTHES, R. Aula. Cultrix: São Paulo, 2017. DERRIDA, J. Essa estranha instituição chamada literatura. UFMG: Belo Horizonte, 2014. DURÃO, F.A,; CECHINEL, A. Ensinando a literatura: a sala de aula como acontecimento. Parábola: São Paula, 2022. TODOROV, T. A literatura em Perigo. Bertrand Brasil : São Paulo, 2008
Ela ocorrerá por meio da interação dos conhecimentos adquiridos no curso de Licenciatura, expandidos na etapa formativa do projeto, com os desafios do conhecimento que as crianças e jovens da instituição possuem do texto literário. O intuito é que essa interação leve ao surgimento do interesse das crianças e jovens pela leitura do texto literário.
A literatura é espaço de interdisciplinaridade. Ela aglutina saberes de diferentes áreas de conhecimento: história, antropologia, linguística, psicanálise, política etc. A interdisciplinaridade, assim, é pressuposta nesse projeto que também mescla instâncias diferentes, mas articuladas, de atuação profissional: a pesquisa e a docência serão eixos trabalhados por seus membros. Espera-se que eles percebam a indissociabilidade desses eixos.
Os três pilares apresentam-se no projeto. A pesquisa está nas investigações que intentam caracterizar a literatura, na leitura dos textos propostos. Ela se une ao ensino nas propostas de ações que devem ser realizadas que levam o saber adquirido na Universidade para além de seus muros.
As ações propostas no projeto terão papel relevante nas práticas docentes dos graduandos que dele participam. Um exemplo: essas ações evidenciarão a eles que a prática docente não deve ser realizada sem concepções a respeito do objeto envolvido nessa prática.
Um dos intuitos do projeto é levar o conhecimento do texto literário a crianças e jovens, permitindo a eles usufruir dos prazeres dessa realização. Outro intuito do projeto é evidenciar a seus membros que a prática docente não deve ser realizada sem concepções a respeito do objeto envolvido nessa prática.
Será realizada pela equipe da instituição parceira junto às crianças e aos jovens que a frequentam.
A equipe da instituição parceira dividirá seus frequentadores por faixa etária para a realização das intervenções.
Público-alvo
O público é formado por crianças e jovens até 16 anos que frequentam no contraturno escolar a FUMBEM - Diamantina. Nesse espaço os jovens realizam ações variadas- lições escolares, projetos, ações de intervenção.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
As atividades preparadas pela equipe executora serão realizadas com as crianças e jovens dessa instituição.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 95 h
- Manhã;
- Tarde;
Leitura e discussão dos textos propostos sobre teoria literária, ensino de literatura e leitura e discussão de textos literários.
- Manhã;
- Tarde;
Preparação das duas atividades que serão realizadas mensalmente - setembro, outubro, novembro. 4 horas de preparação para cada atividade.
- Manhã;
- Tarde;
Realização das atividades junto à instituição parceira. 90 minutos cada atividade - 2 atividades em cada mês.
- Tarde;
Encontro para reflexão sobre as atividades propostas - 4 horas.
- Manhã;
- Tarde;
Retomada da avaliação das atividades e elaboração do relatório final.
- Manhã;
- Tarde;
Discussão dos textos propostos para leitura. 3 horas por mês de setembro a novembro.