Detalhes da ação

Acolhendo novos estudantes e suas famílias na Comunidade Universitária

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000978

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

15/08/2024

Data Fim

15/08/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

fábio silva de souza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Sem linha de avaliacao

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Comunicação estratégica

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Resumo

A cada semestre, a FACSAE recebe novos estudantes em seus cinco cursos de graduação, muitos dos quais são os primeiros da família a ingressar em uma universidade. Tal fato enseja a necessidade de integração. Propomos um evento de integração com as representações estudantis da FACSAE, permitindo a apresentação dos Centros Acadêmicos. Além dos calouros, suas famílias serão convidadas para conhecer a universidade e se sentir parte da comunidade, o que pode ajudar na permanência dos ingressantes.


Palavras-chave

integração acadêmica, novos estudantes, permanência dos estudantes


Introdução

A cada semestre, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas (FACSAE) recebe novos estudantes que ingressam nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Matemática e Serviço Social. Destaca-se que, em muitas famílias, o calouro é o primeiro membro a ingressar em uma universidade (LIMA, 2018). Isso evidencia um distanciamento entre o núcleo familiar do estudante e o ambiente acadêmico, o que pode impactar negativamente na permanência do aluno na universidade (RODRIGUES, 2015). Além disso, a influência da família no desempenho escolar dos estudantes é inegável. A estrutura familiar e o suporte oferecido dentro do lar são cruciais para a continuidade e sucesso na educação superior, pois a família é a primeira instituição social com a qual a criança interage e da qual aprende sobre o valor da educação (PARO, 2018). Assim, é essencial criar mecanismos que integrem a família ao ambiente acadêmico, promovendo uma maior aproximação com a Comunidade Acadêmica. Portanto, as universidades devem implementar estratégias para envolver as famílias dos novos alunos no ambiente do campus. Acredita-se que, ao familiarizar-se com o ambiente acadêmico e ouvir a experiência de outros estudantes, o apoio familiar ao calouro será significativamente ampliado. Nesse sentido, é necessário promover encontros e eventos que incluam a participação da família do estudante. A ação descrita nesta proposta tem como principal objetivo atender a essa necessidade.


Justificativa

A evasão universitária é um fator de grande preocupação, considerando que pode impactar a estrutura das instituições de ensino superior (MENDES, 2017). Diversos fatores contribuem para que um estudante desista de um curso superior, como desmotivação, problemas financeiros, dificuldades acadêmicas e questões pessoais. Além disso, a desistência de ocupar vagas nas universidades pode ter impactos econômicos e sociais (COSTA, 2018). Diante disso, as instituições de ensino superior têm adotado estratégias para reter seus estudantes. Entre essas estratégias, destacam-se os programas de suporte acadêmico e psicológico (FIGUEIREDO, 2016). Contudo, essas não são as únicas iniciativas possíveis para enfrentar um problema crescente. Estudos apontam que o apoio familiar e a aproximação das famílias com o ambiente universitário podem auxiliar na permanência dos estudantes (LIMA, 2021). Portanto, as universidades podem usar como ferramenta a aproximação com a família dos estudantes e, consequentemente, com a comunidade externa desde o ingresso do estudante. Para isso, poderiam ser utilizados eventos, frequentemente denominados "Semanas de Recepção de Calouros", para promover essa integração. A proposta apresentada justifica-se pela problemática exposta. Para que ela tenha maior efeito, é fundamental que os próprios estudantes interajam com os calouros, uma vez que este primeiro contato pode transmitir maior confiança nas informações prestadas, pois os ingressantes terão contato com experiências vividas por outros estudantes (ASTIN, 1984). Deste modo, a ação proposta visa, essencialmente, possibilitar um momento de integração entre estudantes veteranos, calouros e suas famílias, a fim de efetivar uma maior aproximação entre a Universidade e os núcleos familiares de seus ingressantes.


Objetivos

1) Apresentar o ambiente universitário e elementos da vida acadêmica da FACSAE em um evento voltado para os calouros do semestre letivo 2024/1 e seus familiares. 2) Contribuir para a redução da evasão escolar e para o fortalecimento da comunidade acadêmica.


Metas

1) Apresentar relatos de experiência de estudantes para os calouros no semestre letivo de 2024/2. 2) Mostrar elementos do ambiente universitário para as famílias dos calouros da FACSAE. 3) Promover a interação entre a comunidade externa e a comunidade interna da FACSAE.


Metodologia

A metodologia adotada para o desenvolvimento desta ação envolverá ativamente os representantes dos Centros Acadêmicos da FACSAE na organização e execução. A ação proposta será integrada à "Semana de Recepção de Calouros" do semestre letivo 2024/2. Durante o evento, serão realizadas rodas de conversa que promoverão a troca de informações e experiências entre os estudantes veteranos e a comunidade externa. Essas interações poderão ajudar a identificar fatores que dificultam a permanência dos estudantes no Campus Mucuri da UFVJM. As informações coletadas durante essas rodas de conversa serão registradas e utilizarão como base para a elaboração de futuras pesquisas com o objetivo de reduzir a evasão universitária na FACSAE.


Referências Bibliográficas

ASTIN, A. W. Student Involvement: A Developmental Theory for Higher Education. Journal of College Student Personnel, 1984. COSTA, M. A. O Impacto da Evasão Universitária na Formação Profissional e no Mercado de Trabalho. 2018. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. FIGUEIREDO, I. A Evasão na Universidade: Fatores e Estratégias de Retenção. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) — Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. LIMA, A. P. A Contribuição do Apoio Familiar na Persistência Acadêmica dos Estudantes de Ensino Superior. 2021. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2021. LIMA, M. Desafios e Perspectivas para Estudantes de Primeira Geração no Ensino Superior: Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Educação, v. 23, n. 3, p. 450-467, 2018. MENDES, M. da G. Evasão no Ensino Superior: Causas e Consequências. 2017. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. OLIVEIRA, J. P. de. A prática da extensão universitária: conceitos e metodologias. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2017. PARO, V. H. Educação, Estado e Democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 2018. RODRIGUES, C. A Inclusão dos Estudantes de Primeira Geração: Análise das Barreiras e Suportes no Ensino Superior. Educação e Sociedade, v. 36, n. 2, p. 435-455, 2015. TOMAZ, E. M. Extensão universitária: a integração entre universidade e comunidade. São Paulo: Editora Cortez, 2015.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica na ação proposta envolve criar oportunidades para que a comunidade acadêmica e a sociedade (estudantes, famílias e a comunidade externa) interajam de maneira significativa e colaborativa. Para isso, pretende-se promover um evento 0que encoraje essa troca de informações e experiências, facilitando a integração dos novos alunos e o envolvimento das famílias, o que, por sua vez, pode contribuir para a redução da evasão e para o fortalecimento da comunidade acadêmica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Considerando que o evento será uma colaboração entre os diferentes centros acadêmicos da FACSAE, haverá uma troca de conhecimentos e experiências entre as diversas áreas de estudo. Esse processo de interação permitirá a construção de uma comunicação mais precisa e transparente sobre as atividades e cursos oferecidos pela FACSAE. O evento será abrangente, incluindo a participação ativa de estudantes, técnicos e professores. A presença desses diversos grupos garante um ambiente de interprofissionalidade, onde as diferentes expertises e perspectivas se encontram e colaboram. Essa abordagem integrada facilita a criação de um diálogo mais eficaz e enriquecedor entre todos os envolvidos.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Ao analisarmos sua proposta, percebe-se que esta ação promove a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Um dos objetivos educacionais de qualquer curso de graduação é facilitar uma comunicação clara sobre as atividades e conhecimentos adquiridos, o que será incentivado nesta ação. Além disso, a interação com a comunidade externa confere um caráter extensionista à ação. Durante as rodas de conversa que serão realizadas, será possível identificar aspectos que podem servir como base para futuras pesquisas sobre os fatores que contribuem para a evasão especificamente na FACSAE.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A ação proposta oferecerá aos estudantes uma oportunidade valiosa para apresentar os conhecimentos e habilidades adquiridos em cada curso de graduação oferecido pela FACSAE, impactando positivamente sua formação acadêmica. Este processo de apresentação permitirá aos estudantes reelaborar e articular o que aprenderam, o que contribuirá significativamente para aprimorar suas habilidades de comunicação. Além disso, ao preparar e compartilhar esses conhecimentos, os estudantes terão a chance de identificar e explorar quaisquer dúvidas ou áreas de incerteza que possam ter, promovendo uma compreensão mais profunda e consolidada de suas capacidades e áreas de especialização.


Impacto e Transformação Social

Acredita-se que a ação proposta contribuirá significativamente para aproximar as famílias dos novos estudantes do ambiente acadêmico. Ao envolver as famílias de maneira mais próxima e direta com a vida universitária, espera-se que esta integração facilite a adaptação dos novos alunos e ofereça um suporte mais robusto durante sua jornada acadêmica. Com essa aproximação, é provável que os estudantes sintam-se mais apoiados e motivados, o que pode ter um impacto positivo na sua permanência e sucesso na universidade.


Divulgação

A divulgação se dará pelo e-mail institucional e redes sociais da FACSAE e de seus Centros Acadêmicos.


Programação do Evento

Local

Segundo piso do Restaurante Universitário

Data

15/08/2024

Horário de Início

19:00

Horário de Término

19:30


Descrição

Recepção dos calouros pelos Centros Acadêmicos

Local

Segundo piso do Restaurante Universitário do Campus do Mucuri

Data

15/08/2024

Horário de Início

19:30

Horário de Término

20:00


Descrição

Lanche compartilhado.

Local

Segundo piso do Restaurante Universitário do Campus do Mucuri

Data

15/08/2024

Horário de Início

20:30

Horário de Término

21:30


Descrição

Atividades lúdicas (danças e jogos típicos dos festejos juninos).

Local

Segundo piso do Restaurante Universitário

Data

15/08/2024

Horário de Início

20:00

Horário de Término

20:30


Descrição

Roda de conversa

Público-alvo

Descrição

Os familiares dos ingressantes dos cursos da FACSAE no semestre letivo 2024/2.

Descrição

Ingressantes dos cursos da FACSAE no semestre 2024/2.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 28 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reunião para alinhar os detalhes do evento.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Organização e decoração do espaço no qual ocorrerá o evento.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Evento de acolhimento e recepção dos ingressantes nos cursos da FACSAE no semestre 2024/2 e suas famílias.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Acompanhamento da organização do espaço para o evento e a sua devolução nas mesmas condições em que foi recebido.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Coleta de impressões a respeito do evento para aprimorá-lo no próximo semestre letivo.