Detalhes da ação

Teatro e oficina culinária como estratégia de Educação alimentar e Nutricional para prática de uma alimentação adequada e equilibrada

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000979

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

13/09/2024

Data Fim

20/09/2024


Programa Vínculado

202104000064 - Ambiente escolar: espaço para promoção da saúde e da alimentação saudável e equilibrada


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

luciana neri nobre

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Infância e adolescência

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

Esta ação prevê realizar atividade de Educação Alimentar e Nutricional com escolares de duas turmas do ensino fundamental I (2o ano) do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, Unidade Diamantina com intuito de estimular a prática de uma alimentação adequada. Esta ação está abarcada no Programa de extensão com interface na pesquisa Ambiente escolar: espaço para promoção da saúde e da alimentação saudável e equilibrada registrado no Siexc.


Palavras-chave

Educação Alimentar e Nutricional. Escolares. Teatro. Alimentação saudável. Oficina culinária


Introdução

A alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos, que são decisivos para o crescimento, desenvolvimento, formação de hábitos e manutenção da saúde. Portanto, a mesma deve estar em conformidade com as práticas da alimentação adequada e saudável¹ sendo essas propostas no Guia Alimentar para a população brasileira². Pesquisas nacionais têm identificado um aumento no crescimento do consumo de alimentos ultraprocessados, redução no consumo de alimentos in natura/alimentos minimamente processados³-5, além da presença de agrotóxicos nos alimentos, inclusive em alimentos processados e ultraprocessados, os quais têm ampla popularidade entre o público infantil6. Estudos citam ainda que alunos de escolas públicas frequentemente optam por não consumirem as refeições servidas nas escolas, mas consomem lanches trazidos de casa; e geralmente esses lanches são frequentemente constituídos de alimentos ultraprocessados7,8. Concomitantemente, estudos nacionais e internacionais têm identificado elevada prevalência de excesso de peso entre crianças9-15. Segundo o Atlas da Obesidade Infantil no Brasil11, 18,9% das crianças menores de 2 anos apresentam excesso de peso, 14,3% das crianças de 2 a 4 anos, 20,83% das crianças de até 9 anos, e em 29,3% entre as de 5 a 9 anos. Essa condição pode favorecer outras doenças crônicas não transmissíveis relacionadas ao consumo excessivo e/ou desbalanceado de alimentos pela população, caracterizando um quadro de insegurança alimentar16. Para tentar reduzir o excesso de peso assim como práticas alimentares não saudáveis entre escolares, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) passou a ser um tema transversal na educação básica brasileira desde 2018 com a Lei nº 16.333/201815. No entanto, é difícil garantir que a EAN esteja incluída como tema transversal no ensino assim como monitorar a sua inclusão. Neste contexto, desenvolver ações de EAN com escolares, mesmo que esporádica poderá, poderá auxiliar numa melhor autonomia para escolhas alimentares saudáveis.


Justificativa

Considerando que o excesso de peso tem sido elevado na população infantil no Brasil, e que o consumo de alimentos não saudáveis tem sido também muito elevado esta ação se justifica porque pretende discutir com os alunos sobre as características de uma alimentação saudável, assim como fazer preparações saudáveis como forma de estimulá-los a refletir sobre o tema e tentar que eles desenvolvam esta prática no seu cotidiano.


Objetivos

Proporcionar aos alunos das turmas 201 e 202, do 2° ano - Fundamental I do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, Unidade Diamantina, atividades educativas que possam impactar de forma positiva e estimular a prática de uma alimentação adequada para manutenção da saúde e qualidade de vida.


Metas

Avaliar o estado nutricional dos escolares e se eles levam lanches para escola e a qualidade desses lanches. Apresentar aos pais dos escolares o resultados destas avaliações e compartilhar com os pais via WhatsApp três vídeos curtos sobre alimentação saudável, Desenvolver duas atividades educativas com os escolares do 2° ano - Fundamental I do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, Unidade Diamantina, sendo uma o desenvolvimento de uma peça de teatro e outra uma oficina culinária.


Metodologia

Avaliação do estado nutricional dos escolares Para avaliação nutricional dos escolares estes serão submetidos a aferição de peso, altura e da circunferência da cintura. O peso será aferido utilizando-se balança digital portátil e a altura em estadiômetro também portátil. Para esta medida os escolares estarão descalços, portando o mínimo de roupa possível (sem agasalhos ou outras peças pesadas), em posição ereta e com os braços estendidos ao longo do corpo, com os pés paralelos e os tornozelos unidos de acordo com as técnicas recomendadas por Jelliffe (1968). O estado nutricional será avaliado em escore-Z para os índices peso para idade (P/I), peso para estatura (P/E) e Índice de Massa Corporal para idade (IMC/I), utilizando-se as referências antropométricas da Organização Mundial da Saúde – OMS (WHO, 2006). Será utilizado o ponto de corte -2,0 Z-escores para identificar escolares desnutridos (P/I, P/E e IMC/I) e, ou com baixa estatura (E/I) e +2,0 Z-escores para identificar excesso de peso (P/I, P/E e IMC/I). A circunferência da cintura será aferida utilizando-se uma fita métrica inelástica, estando os escolares vestidos. Essa medida será feita a partir da medida de dois “dedos” acima da cicatriz umbilical. A classificação dessa medida seguirá critérios de Fernández et al. (2004) cujos pontos de corte são: valor de CC ≥ p10: baixa CC, valor de CC ≥ p10 e < p75: CC adequada, valor de CC ≥ p75 e < p90: CC elevada, e valor de CC ≥ p90: CC muito elevada. Obesidade central foi definida como CC > p75 para idade e gênero conforme proposto por Fernandez et al. (2004). O índice de massa corporal (IMC) é o referencial para se classificar o status do peso entre normal, sobrepeso e obesidade, enquanto a circunferência da cintura (CC) é o principal indicador de concentração abdominal de gordura, à qual também correlaciona, com elevada frequência, os mesmos fatores de risco associados à obesidade (Katzmarzyk et al. 2004). Esta avaliação poderá acorrer durante visitas in loco à escola, ou quando os escolares visitarem a UFVJM, e deverá ser realizada por equipe de pesquisadores/extensionistas devidamente treinados e comprometidos com a coleta das informações. Avaliação da qualidade dos lanches que os escolares levam para escola Para avaliar a qualidade dos lanches consumidos pelos escolares inicialmente será aplicado um questionário estruturado especialmente para esta finalidade. O questionário está estruturado em duas partes, a primeira refere-se à alimentação servida no colégio, e questiona se os escolares consomem as refeições servidas no colégio, qual a frequência de consumo, e quais refeições servidas são mais preferidas. Na segunda parte, é questionado se os escolares levam lanches de casa para consumirem na escola, qual a frequência em que levam, e quais são os alimentos que eles mais levam para a escola. Esses alimentos estão apresentados numa lista de grupos de alimentos, por exemplo, grupo de frutas, de salgadinhos, sucos, dentre outros. Esta avaliação ocorrerá durante visitas in loco ao colégio, para tal, discentes do curso de nutrição conversarão com os alunos e explicará o objetivo desta avaliação, posteriormente irá ler as perguntas para os alunos, e solicitar aos escolares que eles marquem as respostas no questionário, esta marcação deverá em silenciosa, de forma que apenas o escolar saiba o que está respondendo. Nesta avaliação todos os alunos deverão iniciar e finalizar as respostas num mesmo momento, visto que a leitura será de pergunta por pergunta e solicitação da resposta na sequência. Para avaliação da qualidade dos lanches trazidos de casa estes serão avaliados a partir do Guia Alimentar Brasil (Brasil, 2014). Desenvolvimento de ações educativas junto aos escolares e seus pais As ações educativas a serem desenvolvidas junto aos escolares: roda de conversa com para discutir sobre rótulo de alimentos. Nesta atividade será trabalhado o conceito de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados. Para esta ação será levado embalagens de alimentos e discutiremos o conceito de uma alimentação adequada e saudável. Outra atividade será um teatro, que deverá envolver o conceito de produção sustentável de alimentos e porque isto é importante para a saúde humana e do planeta. As ações educativas a serem desenvolvidas junto aos pais dos escolares será o envio via WhatsApp de 3 vídeos, sendo um para apresentar o projeto e os demais para discutir sobre nível de processamento de alimentos e alimentação adequada e saudável. Esses vídeos são curtos em torno de 3 minutos e devem ser enviados pelo docente ou secretaria do colégio. Nesta peça será trabalhado o conceito de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados, o qual é atualmente adotado para classificação de uma alimentação saudável. Nesta peça será ainda discutido o conceito de produção sustentável de alimentos e porque isto é importante para a saúde humana e do planeta. Desenvolvimento de oficina culinária Uma das formas de estimular as crianças a se interessarem pelo preparo de alimentos e auxílio nas tarefas domésticas é colocá-las para ajudar nesta tarefa. Assim, nesta ação deveremos levar os alunos para o Laboratório de Técnica Dietética do Departamento de Nutrição da UFVJM e realizar com eles o preparo de um lanche saudável. Deveremos preparar algo fácil, e que não precise de muito tempo para cocção. Será elaborado um sanduíche saudável com suco natural. A turma deverá ser dividida em três grupos, sendo que um grupo será responsável por preparar recheio: hambúrguer de carne moída, alface, tomate e molho; outra turma deverá preparar o suco natural e outra deverá montar o sanduiche. Ao final será degustado e numa roda de conversa iremos discutir sobre os ingredientes do sanduiche e porque ele é considerado saudável. Apresentar para os pais resultados das avaliações antropométricas e dos lanches Em reunião organizada pelos docentes responsáveis pela turma será apresentado gráfico com os resultados da avaliação do estado nutricional da turma, ou seja, o percentual de crianças com baixo peso, eutróficas, com sobrepeso ou obesidade. E será também apresentado o gráfico com os resultados sobre a qualidade dos lanches que os escolares estão levando para escola. Esse momento poderá também ser utilizado para reforçar a importância deles na formação do hábito alimentar saudável de seus filhos.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde/Ministério da Educação. Portaria interministerial nº 1.010 de 8 de maio de 2006. Institui as diretrizes para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas de educação infantil, fundamental e nível médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional. Brasil, 2006a. _______. Ministério da Saúde. Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Brasília: 2006b. BRASIL - Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. Guia alimentar para a população brasileira – 2ª ed. – Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2014. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf Nobre, LN. Livro de atividades pela promoção da alimentação saudável na escola: ensino fundamental I/ Luciana Neri Nobre. 1. Ed – Diamantina: UFVJM, 2020. KATZMARZYK P.T, SRINIVASAN S.R, CHEN W., MALINA R.M, BOUCHARD C., BERENSON GS. Body mass index, waist circumference, and clustering of cardiovascular disease risk factors in a biracial sample of children and adolescents. Pediatrics. 2004; 114: e198-205. JELLIFFE D.B. Evaluación del estado de nutrición de la comunidad. Ginebra: Organización Mundial de La Salud; 1968. FERNÁNDEZ JR, REDDEN DT, PIETROBELLI A, ALLISON DB. Waist Circumference Percentiles in Nationally Representative Samples of African-American, European-American, and Mexican-American Children and Adolescents J Pediatr 2004; 145:439-44. World Health Organization. WHO child growth standards:length/height-for-age, weight-for-age, weight-for-length,weight-for-height and body mass index-for-age: methods anddevelopment. Geneva: World Health Organization, Departmentof Nutrition for Health and Development; 2006.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Nesta ação teremos a participação de docentes da UFVJM e do colégio Tiradentes, técnica administrativa do Departamento de Nutrição, discentes do curso de Nutrição da UFVJM, e discentes do 2o ano do ensino fundamental 1 . Assim acreditamos que ao reunirmos com esses diferentes atores nos moldes como estamos propondo as atividades propostas, ocorrerá uma interação dialógica com a comunidade acadêmica e sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Como a presente ação propõe atuar junto a escolares de uma escola pública e seus pais com a finalidade de estimular a prática de uma alimentação adequada e saudável e envolverá discentes do curso de nutrição, docentes e técnica administrativa será possível desenvolver ações comunicam com diferentes atores e profissões, e esse encontro deverá enriquecer e fortalece a formação discente, docente e de todos os participantes.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Ao desenvolvermos ações educativas com intenção de educação alimentar e nutricional, acreditamos que estas ações poderão auxiliará a todos os envolvidos, e em especial os estudantes de nutrição, docentes da educação básica e coordenadora da ação a aplicarem o conhecimento junto aos alunos, pais e população, e isso indica que a teoria adquirida no ensino e pesquisa pode e deve ser aplicada nos diferentes grupos populacionais, e que nesse caso será junto aos escolares e familiares de escolares do 2o ano do ensino fundamental 2 do colégio Tiradentes/Diamantina.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Atualmente o Programa "Ambiente escolar: espaço para promoção da saúde e da alimentação saudável e equilibrada" conta com a participação de 15 alunos de graduação e cinco alunos de mestrado. Assim eles já vem há algum tempo atuando junto ao grupo de pesquisa e extensão proponente desta ação desenvolvendo várias das ações do projeto em diferentes escolas municipais da comarca de Diamantina/MG. Todas as ações desenvolvidas (análise nutricional dos escolares, avaliação do consumo de alimentação escolar e de lanches, atividades educativas junto aos docentes e pais dos escolares) e esta e esta ação será similar, mas com outro público, já que até então temos desenvolvidos ações com escolares de escolas municipais.


Impacto e Transformação Social

Esperamos que esta ação qualifique os discentes do ensino fundamental envolvidos, as professores do ensino fundamental assim como os discentes do curso de nutrição envolvidos sobre a importância da alimentação adequada e saudável para o desenvolvimento adequado das crianças, e com isso fortalecer mais ainda a importância da alimentação saudável e equilibrada no ambiente escolar. E ao conhecer estratégias para de Educação Alimentar e Nutricional, que os docentes envolvidos possam incluir este tema no ensino de forma transversal e permanente.


Divulgação

O evento não precisa ser divulgado porque foi uma demanda de uma docente responsável por uma das turmas que iremos trabalhar. No entanto, no dia das ações ou após elas iremos divulgar o que fizemos na pagina de Instagram do Programa d3e EAN, no qual esta ação está inserida, e frequentemente divulgamos nossas ações nela.


Programação do Evento

Local

Escola Tiradentes

Data

13/09/2024

Horário de Início

13:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Avaliação da qualidade dos lanches que os escolares levam para escola e avaliação de peso e estatura dos escolares.

Local

Escola Tiradentes

Data

20/09/2024

Horário de Início

13:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Desenvolvimento de ações educação alimentar e nutricional com os escolares e pais dos escolares

Local

Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional

Data

16/09/2024

Horário de Início

09:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Análise dos dados coletados coletados.

Local

Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional

Data

17/09/2024

Horário de Início

09:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Análise dos dados coletados e construção de gráficos.

Local

Laboratório de técnica dietética

Data

20/09/2024

Horário de Início

13:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Desenvolvimento de oficina culinária com os escolares.

Público-alvo

Descrição

escolares do 2o ano do colégio Tiradentes-Diamantina/MG

Descrição

Pais dos escolares do 2o ano do colégio Tiradentes-Diamantina/MG

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 17 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Será aplicado questionário para os escolares e depois avaliado a qualidade dos lanches consumidos na escola. Todos os escolares terão seu peso e altura aferidos.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Será desenvolvida oficina culinária para estimular a prática de uma alimentação saudável junto aos escolares.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A ação educativa com os escolares ocorrerá de forma presencial e será apresentado um teatro. Com os pais ocorrerão de forma online, no qual serão enviado 3 vídeos educativos curtos (3 minutos cada) sobre alimentação adequada segundo o Guia Alimentar para a população brasileira. Os vídeos serão enviados para os pais a cada 2 dias. As docentes dos escolares é quem fará o envio desses vídeos. Mas antes os pais serão avisados desta ação e seu objetivo.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Será realizada análise dos dados, ou seja, análise dos lanches e da antropometria dos escolares para construção de gráficos e envio dos resultados para as docentes responsáveis pela turmas dos alunos