Visitante
Python Descomplicado para Servidores Públicos
Sobre a Ação
202203000985
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
18/11/2024
31/12/2024
Dados do Coordenador
joão paulo calembo batista menezes
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Tecnologia e Produção
Educação
Gestão pública
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Não
Membros
Este curso visa capacitar servidores públicos e demais membros da comunidade em geral nas aplicações práticas da linguagem Python no contexto da administração pública, oferecendo habilidades para automatizar tarefas e solucionar problemas. Por meio de uma abordagem teórico-prática e o uso de ferramentas tecnológicas modernas, os participantes aprimorarão habilidades para otimizar processos e implementar soluções inovadoras.
Python, Administração Pública, Automação, Programação, Governo Digital, Capacitação.
A crescente necessidade de modernização e eficiência no setor público brasileiro destaca a importância de incorporar tecnologias de programação como Python para otimizar processos e melhorar a prestação de serviços.
A Automação de Processos Robóticos, refere-se à substituição de tarefas repetitivas e padronizadas realizadas por humanos por processos automáticos em computadores. Neste contexto, o termo "robótica" não se refere a um robô físico, mas a um processo computacional que imita o trabalho cognitivo humano. O objetivo principal do RPA é permitir que os funcionários concentrem-se em atividades mais estratégicas e criativas, deixando de lado tarefas rotineiras e de baixo valor agregado (Hyun et al., 2021). O Python é escolhido por ser uma linguagem flexível e com uma ampla gama de bibliotecas (Pense em Python, [s. d.]), é especialmente útil para automação de rotinas administrativas (Automate the Boring Stuff with Python, [s. d.]), como envio de e-mails automatizados, manipulação de documentos e criação de chatbots para atendimento ao público. Esses exemplos demonstram como o uso de Python pode transformar processos burocráticos e aumentar a eficiência em diversos contextos públicos e privados (West, 2021).
Objetivos Geral: Capacitar servidores públicos na aplicação prática e eficiente da linguagem Python para automação e solução de problemas, promovendo melhorias na eficiência e eficácia dos serviços públicos, com ênfase no protagonismo dos discentes e na integração com a comunidade externa. Objetivos Específicos: 1) Desenvolver pensamento computacional: Ensinar técnicas de resolução de problemas baseadas em lógica e algoritmos. Incentivar a aplicação de raciocínio estruturado para desafios administrativos, valorizando o papel ativo dos alunos na criação das soluções. 2)Compreender os pilares da programação em Python: Introduzir conceitos fundamentais da programação, como estrutura de controle, funções e manipulação de dados. Contextualizar esses pilares no ambiente da administração pública, demonstrando casos reais de uso e incentivando a participação ativa dos alunos na execução de tarefas práticas. 3)Automatizar processos administrativos: Criar soluções de automação para tarefas repetitivas (ex.: geração de relatórios, envios de e-mails e preenchimento automático de formulários), com o envolvimento dos alunos na implementação e teste dessas soluções, permitindo a interação com servidores e membros da comunidade. 4) Promover a interdisciplinaridade e integração: Incentivar a troca de conhecimento entre alunos e membros da comunidade externa, formando grupos de troca de informação e promovendo workshops ou encontros de integração.
1)Desenvolver Competências em Python: Ensinar os conceitos fundamentais da linguagem Python, aplicando-os em contextos do setor público e envolvendo os alunos como agentes principais na execução e resolução de problemas. 2) Implementar Projetos de Automação: Cada grupo participante deve desenvolver e entregar um projeto de automação ao final do curso, aplicável a problemas administrativos reais, como envio automático de e-mails ou geração de relatórios. Incentivar a participação ativa dos alunos na criação e implementação dessas soluções. 3) Publicar Material Didático: Elaborar e disponibilizar um manual didático colaborativo em formato digital, reunindo o conteúdo teórico e prático abordado durante o curso. Envolver os alunos na criação do material, permitindo a integração de suas experiências práticas e sugestões. 4)Promover a Troca de Conhecimentos: Criar grupos de trabalho interdisciplinares entre alunos e membros da comunidade externa, incentivando a integração, o compartilhamento de soluções e a troca de experiências com servidores e outros participantes da sociedade. 5) Consolidar Parcerias e Impacto Social: Avaliar o impacto das soluções desenvolvidas em termos de eficiência dos processos administrativos e buscar formas de replicar as boas práticas em outras instituições. Estimular parcerias com a comunidade externa, buscando a implementação conjunta de soluções e a adaptação das práticas a diferentes realidades institucionais.
O curso será realizado remotamente, combinando exposições teóricas com práticas, buscando o protagonismo dos alunos na resolução de problemas reais. As atividades serão realizadas de maneira interativa, utilizando ferramentas como Google Colab e Selenium para facilitar a aplicação dos conceitos aprendidos e promover a participação ativa dos alunos em cada etapa. Estratégia de Ensino: As aulas serão organizadas para estimular o protagonismo dos alunos, com momentos de discussão, resolução de problemas em grupo, e desenvolvimento de projetos práticos. Os alunos serão incentivados a propor soluções de automação para desafios administrativos identificados por eles mesmos ou por servidores públicos parceiros. Participação do Público-Alvo: Os alunos serão os principais agentes do processo de aprendizagem, participando ativamente das atividades propostas, tanto individualmente quanto em grupos. A comunidade externa também será envolvida em workshops e sessões de integração, promovendo um intercâmbio de experiências e conhecimentos. Sistema de Acompanhamento e Avaliação: O progresso dos alunos será monitorado por meio da participação no curso e realização das atividades estabelecidas. Indicadores de Avaliação: O sucesso do curso será medido pela entrega dos projetos de automação, pelo nível de participação nas atividades interativas, e pela capacidade dos alunos de replicar as boas práticas em diferentes contextos administrativos.
ALMEIDA, Luciane Pinho. A extensão universitária no Brasil: processos de aprendizagem a partir da experiência e do sentido. [S. l.], 2015. ARROYO, Daniela Munerato Piccolo; ROCHA, Maria Silvia Pinto De Moura Librandi Da. Meta-avaliação de uma extensão universitária: Estudo de caso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), [S. l.], v. 15, n. 2, p. 131–157, 2010. AUTOMATE THE BORING STUFF WITH PYTHON. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://automatetheboringstuff.com/. Acesso em: 23 out. 2024. DE LIMA RENÔR FERREIRA, Tereza Evâny. Extensão Universitária no Curso de Administração: Métodos de Ensino Utilizados no Projeto “Administração Para Todos”. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 33–48, 2018. DOWNEY, A. B. Pense em Python: Pense como um cientista da computação. Brasil: Novatec Editora, 2019. HYUN, Younggeun et al. Improvement of Business Productivity by Applying Robotic Process Automation. Applied Sciences, [S. l.], v. 11, n. 22, p. 10656, 2021. PENSE EM PYTHON. [S. l.], [s. d.]. Disponível em: https://penseallen.github.io/PensePython2e/. Acesso em: 23 out. 2024. SWEIGART, A. Automate the Boring Stuff with Python, 2nd Edition: Practical Programming for Total Beginners. Reino Unido: No Starch Press, 2019. WEST, Darrell M. How robotic process and intelligent automation are altering government performance. [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.brookings.edu/articles/how-robotic-process-and-intelligent-automation-are-altering-government-performance/. Acesso em: 23 out. 2024. WING, Jeannette M. Computational thinking and thinking about computing. Philosophical Transactions of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, [S. l.], v. 366, n. 1881, p. 3717–3725, 2008.
A interação entre a universidade e a sociedade neste projeto de extensão é essencial para promover uma troca dialógica e enriquecedora de conhecimentos entre servidores públicos e a comunidade em geral. Este curso, aberto a todos os servidores públicos e demais interessados, oferece uma oportunidade única para aprofundar o entendimento sobre o uso da linguagem Python na administração pública, abrangendo desde técnicas básicas de programação até automações de tarefas diárias. As sessões são projetadas para facilitar a interdisciplinaridade e a colaboração profissional, permitindo que participantes de diversos campos contribuam com suas perspectivas e expertise. Desta forma, o projeto não só capacita os envolvidos com habilidades técnicas, mas também promove uma reflexão sobre a importância da tecnologia e inovação na gestão pública. Através desta ação, esperamos fomentar o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, fortalecendo a parceria entre a comunidade e a universidade na busca por soluções inovadoras para desafios públicos.
O curso adotará uma abordagem que aprimorará a compreensão e o uso prático de tecnologias no cotidiano do setor público. Ele proporcionará aos participantes uma chance distinta de investigar as aplicações da linguagem Python dentro da administração pública, promovendo o desenvolvimento regional e proporcionando benefícios substanciais para a comunidade. Adicionalmente, o curso atuará como um impulsionador para a fusão de conhecimentos, incentivando a criação de novos projetos de pesquisa e extensão e aprimorando a capacitação prática dos estudantes em suas respectivas áreas de atuação. A participação de profissionais de diversas disciplinas não só enriquecerá a experiência educativa, mas também estimulará a formação de redes de colaboração entre os participantes, ampliando o alcance e a eficácia do aprendizado adquirido.
O projeto alia ensino, pesquisa e extensão ao proporcionar aos participantes conhecimentos aplicáveis e ao incentivar a elaboração de projetos práticos de pesquisa que respondam a desafios reais da administração pública. Este projeto integra ensino, pesquisa e extensão ao aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas do serviço público, promovendo a inovação e a aplicação de novas tecnologias no governo.
Embora focado em servidores, o curso também estará aberto com algumas vagas para a comunidade em geral, incluindo estudantes de áreas relacionadas, proporcionando uma oportunidade de aprendizado interdisciplinar e de contato direto com as aplicações práticas da programação em ambientes governamentais. Especificamente sobre a participação dos graduandos, esses serão envolvidos por meio da concepção, planejamento e execução do curso de Python, atuando como facilitadores no aprendizado dos alunos e desenvolvendo projetos práticos de automação aplicáveis ao setor público. A formação acadêmica dos graduandos será fortalecida pela natureza interdisciplinar do projeto, promovendo a troca de conhecimentos entre áreas como administração, TI e gestão pública, permitindo que eles atuem como protagonistas na solução de problemas reais. Para garantir sua capacitação, os graduandos serão treinados em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como estudos de caso, aprendizagem baseada em projetos e discussões em grupo, favorecendo uma formação significativa e transformadora. O acompanhamento será contínuo, com reuniões semanais e feedback formativo, permitindo ajustes ao longo do projeto e assegurando que os objetivos de aprendizado sejam alcançados. A avaliação será contínua e participativa, com foco no acompanhamento do progresso dos graduandos e no alcance dos objetivos de aprendizado.
O treinamento em Python tem como objetivo tornar a administração pública mais eficiente e transparente, resultando em melhorias diretas na qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. Este treinamento possibilitará que os servidores e demais participantes implementem soluções que não somente elevem a eficiência operacional, mas também aprimorem a comunicação entre o setor público e a comunidade, fomentando uma governança mais clara e acessível.
O evento será divulgado nas redes sociais da UFVJM, quais sejam: PPGAP, FACSAE, UFVJM, PRPPG e demais páginas que se habilitarem na divulgação. Além disso será enviado convite a grupos de whatsapp composto por servidores públicos e comunidade em geral.
Não aplicável
Caracterização do Curso ou Oficina
Iniciação
30
1. Introdução ao Python na Administração Pública Pensamento computacional e visão geral do Python. Porque Python é relevante para o serviço público. 2. Fundamentos da Linguagem Python Sintaxe básica e estruturas de dados. Operadores e expressões em Python. Estruturas de controle de fluxo (condicionais e loops). 3. Funções e Módulos Definição e uso de funções. Importação e utilização de módulos e bibliotecas padrão. 4. Trabalho com Arquivos e Manipulação de Dados Leitura e escrita de arquivos. Manipulação de arquivos CSV para dados administrativos. 5. Automatização de Tarefas Administrativas Scripts para automatização de tarefas rotineiras. Exemplos práticos de automação no contexto público. 7. Uso de Inteligência Artificial no Serviço Público Introdução ao uso de IA com Python. Casos práticos de utilização de ferramentas de IA (ChatGPT, Gemini, LLAMA, Copilot, entre outros) para melhorar a eficiência administrativa. 8. Projeto Final Desenvolvimento de um projeto aplicando os conhecimentos adquiridos. Apresentação de soluções para problemas reais da administração pública.
Desenvolvimento de scripts Python para casos reais de automatização no serviço público; sessões de discussões em grupo sobre as melhores práticas.
Avaliações práticas e teóricas serão aplicadas para medir a assimilação dos conceitos de Python e sua aplicabilidade no serviço público.
Feedback dos participantes através de questionários online, análise do desempenho nas atividades práticas e acompanhamento da aplicação dos conhecimentos adquiridos no ambiente de trabalho.
Público-alvo
Servidores públicos ativos na administração pública (Federal, Estadual e Municipal)
Interessados pela temática que não façam parte direta da administração pública.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Governador Valadares - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 45 h
- Manhã;
- Tarde;
Definição dos conteúdos, metodologia de ensino, preparação dos materiais didáticos e organização das atividades.
- Tarde;
Condução do curso online com aulas teóricas e práticas, desenvolvimento de projetos de automação e interação ativa com os participantes.
- Tarde;
Coleta de feedback dos participantes e análise do andamento do curso para ajustes necessários na fase final.
- Tarde;
Finalização das atividades, geração de relatórios sobre resultados e avaliação do impacto das ações realizadas.
- Tarde;
Avaliação final do projeto, análise dos resultados obtidos e recomendações para futuras ações, seguidas pelo encerramento oficial do projeto.