Detalhes da ação

Arte Suave: Jiu Jitsu: Transformando Vidas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001002

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

31/08/2024

Data Fim

20/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

carlos alexandre oliveira de souza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Biológicas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

Este projeto tem como objetivo implantar a cultura corporal do Brazilian Jiu Jitsu em parceria com a Maynart Sport Center. A ação envolverá tanto jovens e adultos de Diamantina, quanto os cursos de Ciência e Tecnologia e Engenharia Mecânica do Campus JK da UFVJM. A ação contará com treinos regulares de Jiu Jitsu, assim como estudos sobre a biomecânica da arte marcial em questão. Além disso, pretende-se auxiliar na redução dos índices de evasão e retenção na UFVJM através do esporte.


Palavras-chave

Brazilian Jiu Jitsu; Biomecânica; Saúde.


Introdução

Nas Instituições de Ensino Superior, tanto públicas quanto privadas, é notório a presença de altos índices de evasão e de retenção. A evasão se caracteriza como o abandono do curso de graduação por parte do estudante, enquanto que a retenção corresponde ao atraso na formação prevista inicialmente do aluno em sua formação profissional. Desse modo, além de buscar a compreensão das causas desses problemas mencionados, promover ações capazes de resultar na redução dos mesmos são de extrema importância. (Taffarel; Pires; Tosta, 2021). De acordo com um estudo realizado por Dantas; et al. (2023), os estudantes de Engenharia que sofrem evasão e retenção, entre outros fatores, apresentam maior predisposição ao desenvolvimento de transtornos associados à saúde mental, principalmente a Síndrome de Burnout. Por outro lado, Melo; et al. (2020) afirma que o desempenho acadêmico pode ser melhorado através da prática de esportes, o que pode auxiliar no contorno de problemas atribuídos à sanidade dos estudantes advindos de sua jornada acadêmica. Dessa forma, a promoção de atividades físicas através de projetos universitários pode ser uma alternativa eficaz para auxiliar no enfrentamento das consequências advindas dos índices de retenção e da evasão, como relata Corrêa e Dias (2023). Neste contexto, o Brazilian Jiu Jitsu se caracteriza como um esporte de combate e autodefesa, sendo uma adaptação brasileira da arte marcial japonesa Ju Jitsu com significado de "Arte Suave", pode apresentar-se como uma atividade física benéfica aos estudantes de Engenharia (Gouvea; et al., 2020). Essa arte marcial se relaciona com a Biomecânica ao utilizar chaves articulares e técnicas de estrangulamento, sendo o equilíbrio uma característica relevante por parte dos participantes (Júnior; et al., 2021). Além disso, de acordo com Silva (2021), o ensino de artes marciais possui intuito de formar cidadãos capazes de utilizar conhecimentos culturais abordados de forma lúdica sob o aspecto educacional transmitido pelo professor. Sendo assim, além do desenvolvimento de habilidades físicas e culturais, as características sociais, afetivas, cognitivas e motoras também são aprimoradas. Nesta perspectiva, o presente projeto de extensão pretende fomentar a cultura do Brasilian Jiu Jitsu na cidade de Diamantina - MG, sendo uma realização do Programa de Educação Tutorial PET Estratégias. Essa ação será realizada em um espaço disponibilizado pela Maynart Sport Center, em Diamantina - MG, e as aulas serão ministradas semanalmente pelo docente do curso de Engenharia Mecânica do ICT, Carlos Alexandre Oliveira de Souza, que possui graduação de faixa roxa nessa modalidade de arte marcial e contará com a supervisão e apoio técnico do Sensei Felipe Rodrigues Maynart, faixa preta, primeiro Dan de Jiu Jitsu e também servidor do ICT. A participação nesse projeto contará com estudantes voluntários dos cursos de Ciência e Tecnologia e Engenharia Mecânica, pertencentes ao Instituto de Ciência e Tecnologia, do Campus JK, e de jovens e adultos sem deficiências físicas e/ou mentais pertencentes à comunidade externa. Dessa forma, pretende-se promover uma interação social entre diferentes pessoas e propiciar o desenvolvimento de habilidades e características mencionadas anteriormente entre ambas as comunidades acadêmica e externa, além de reduzir os índices de evasão e retenção dos cursos de graduação envolvidos. Ao decorrer do período de vigência deste projeto, toda e qualquer atividade executada irá ser acompanhada e avaliada pelo docente coordenador deste projeto, o qual poderá propor alterações para melhoria da execução das atividades desta ação. Também serão aceitos da comunidade externa avaliações, críticas e sugestões para que esta ação possa melhorar continuamente. Além disso, pretende-se produzir trabalhos para participação em eventos e congressos científicos e criar um perfil no Instagram para a divulgação de ações e resultados oriundos desta ação de extensão. Entretanto, a divulgação inicial deste projeto será dada por meio do site e das redes sociais do ICT e do PET Estratégias para a convocação de discentes voluntários e membros da comunidade externa. Voltando aos aspectos culturais da comunidade externa envolvida, já é observada a presença de vários grupos de capoeira em Diamantina ministrada por grupos como Cais da Bahia, Candeia - Cerrado, ICAP Sport Brasil, entre outros. Entretanto, observa-se poucas equipes de Jiu Jitsu, sendo a equipe Gorillaz Jiu-Jitsu, da Maynart Sport Center a principal difusora e representante do Jiu Jitsu nessa cidade, principalmente em competições. Ao mesmo tempo, observa-se a realização de projetos de extensão pela UFVJM envolvendo capoeira, tais como Berimbau Ensina, Capoeira Mineira e Mão pelo Pé. Em contrapartida, notifica-se a realização de apenas uma única ação extensionista referente ao Jiu Jitsu por essa instituição de ensino no campus JK com abordagem voltada à área da saúde. Também vale ressaltar que já foram promovidos no Campus I o evento Jiu Jitsu Day em 2019 e o minicurso jiujitsu em 2017. Dessa forma, o presente projeto de extensão apresenta-se como uma promoção da diversificação cultural tanto entre discentes da UFVJM quanto da população externa. Além disso, o campo de ensino deste projeto será relacionado com a biomecânica e sua realização se dará no Maynart Sport Center, localizado no centro da cidade de Diamantina, com fácil acesso do público alvo do projeto ao local dos treinos e já contando com toda a estrutura necessária para a prática dessa modalidade.


Justificativa

A biomecânica corresponde a uma área do conhecimento científico que possui como grupo principal as ciências biológicas. Esta ciência estuda sistemas biológicos sob a ótica físico -matemática, sendo responsável por descrever movimentos de seres vivos. Além disso, também são levadas em consideração leis e normas mecânicas de acordo com parâmetros específicos do próprio objeto de estudo em análise. (Mezêncio; Ferreira; Amadio, 2021). Como disciplina curricular, a biomecânica está presente em vários cursos de graduação, tais como Fisioterapia, Educação Física e Engenharia Biomecânica. Seu campo de estudo está relacionado com o desempenho ocupacional ou esportivo, sendo fundamental para estudos envolvendo exercícios físicos (Lopes, 2024). Neste sentido, conforme Kanso, et al., (2022), através de conhecimentos relacionados a propriedades mecânicas dos materiais e por meio de análises computacionais, os cursos de engenharia tornam-se capazes de aprofundar conhecimentos sobre sistemas biológicos através da biomecânica. As práticas corporais em forma de luta estão presentes na humanidade desde os tempos remotos, sendo relacionadas à práticas de sobrevivência, de entretenimento e militares (Campos; Junior, 2020). De acordo com Neto, Vasques, e Cardoso (2021) a luta corporal como manifestação da cultura corporal de movimento se enquadra como entretenimento no contexto de práticas esportivas de combate. Neste sentido, essa prática pode ser denominada como Arte Marcial ao associar comportamentos violentos com atividades lúdicas. Em outro contexto, as lutas também se comportam como agentes educacionais de extrema importância na sociedade contemporânea para a defesa pessoal, desde que seja relacionada com fins educacionais (Dias; Alencar; Filho, 2020; Antunes; Rodrigues; Kirk, 2021; Rodrigues, et al., 2020). De acordo com o relato apresentado por Santos (2020), o curso de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) estimula a cultura corporal de movimento como uma parte integrante da saúde pública. Neste sentido, práticas e técnicas corporais contribuem de forma terapêutica na formação humana e profissional do estudante de Educação Física. Todavia, os benefícios apreciados por estes graduandos, tais como o autoconhecimento e a preservação do vigor físico e mental, também podem ser expandidos para outros cursos de graduação e até mesmo para a comunidade externa. Nesta perspectiva, o jiu jitsu brasileiro é uma arte marcial que pode ser empregada de forma terapêutica tanto para a comunidade acadêmica quanto externa. Esta prática esportiva possui origem no Japão e se caracteriza como uma luta repleta de estrangulamentos e chaves de articulação. Sua introdução no Brasil remonta a 1914, quando Mitsuyo Maeda, mais conhecido como Conde Koma, desembarcou na cidade de Belém - PA e ensinou o Judô japonês a Carlos Gracie, que posteriormente ensinou aos seus irmãos mais novos. Dentre os irmãos Gracie, destacou-se Hélio Gracie que era o mais fraco fisicamente e devido a sua condição, dedicou-se a criar novas técnicas e modificar a arte ensinada por Conde Koma, de forma que alguém mais fraco pudesse enfrentar alguém mais forte, surgindo assim o que hoje é conhecido como Jiu Jitsu Brasileiro ou Brazilian Jiu Jitsu, como é conhecido no mundo todo. Porém, foi somente na década de 90, com a criação do Ultimate Fighting Championship (UFC) por Rorion Gracie que o Jiu Jitsu Brasileiro se tornou mundialmente conhecido. Nesta ocasião, o membro mais franzino da família Gracie na época, Royce Gracie, vestido de quimono, neutralizou e derrotou oponentes muito mais altos e musculosos de outras artes marciais, comprovando assim a superioridade da luta agarrada (grappling), perante as lutas de trocação (striking). Outra característica importante é que o Brazilian Jiu Jitsu, não possui golpes e nem movimentos de grande impacto, como socos e chutes, por isso se chama arte suave. Dessa forma minimiza-se o risco de lesões para praticantes que não treinam em alto rendimento, uma vez que o praticante tem a possibilidade de desistir da luta antes que se machuque. Esse baixo nível de agressão auxilia no desenvolvimento de habilidades motoras e da resiliência, além de promover o bem-estar e prevenir doenças mentais. Diante desta fundamentação teórica apresentada, este projeto de extensão visa promover o envolvimento das comunidades acadêmica e externa em aulas de Brazilian Jiu Jitsu ministradas pelo coordenador do projeto e no estudo sobre a biomecânica presente nesta prática esportiva. Os encontros acontecerão semanalmente no Maynart Sport Center, no centro de Diamantina, um local de fácil acesso da comunidade externa. Além disso, como já mencionado no final da introdução, este projeto auxiliará na diversificação da cultura corporal diamantinense, visto que é predominante a prática da capoeira e pouco se menciona sobre Brazilian Jiu Jitsu. Também vale ressaltar que a presente ação de extensão possui extrema importância ao ofertar aulas gratuitas sobre Brazilian Jiu Jitsu, resolvendo um grande empecilho da prática corporal por grande parte da sociedade brasileira conforme menciona o estudo de Silva (2021). Em outro cenário, esta ação de extensão possui como principal objetivo reduzir índices de evasão e retenção dos cursos de graduação vinculados ao Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Essa é uma realização do Programa de Educação Tutorial: Estratégias para Diminuir os a Retenção e Evasão - PET Estratégias, sendo liderada por um dos seus 12 membros bolsistas, Daniel Júnio Figueiredo Soares.


Objetivos

OBJETIVO GERAL Popularizar a prática do BJJ entre a comunidade acadêmica e externa de Diamantina através de treinos regulares e estudos sobre a biomecânica do Jiu Jitsu. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: * Recrutar discentes vinculados aos cursos de Ciência e Tecnologia e de Engenharia Mecânico do ICT para comporem a equipe organizadora do projeto; * Criar a logo do projeto e realizar publicações no Instagram para convites e divulgação de ações do projeto; * Convidar a comunidade externa para participar da ações do projeto de extensão por meio das redes sociais do ICT, da UFVJM e do PET Estratégias; * Criar um perfil próprio do projeto de extensão para realizar divulgações das ações do projeto de extensão; * Promover a realização de encontros semanais entre todos os participantes no espaço disponibilizado pela Maynart Sport Center para a realização de aulas semanais de Brazilian Jiu Jitsu ministradas pelo coordenador do projeto; * Realizar um estudo sobre biomecânica envolvendo de alguma forma todos os participantes das atividades do projeto; * Promover rodas de conversa para obtenção de sugestões e avaliações por parte dos participantes envolvidos nas atividades do projeto; * Produzir trabalhos para eventos e congressos científicos; * Acompanhar a evolução do CRA semestralmente dos discentes participantes do projeto de extensão.


Metas

* Envolver pelo menos 10 pessoas da comunidade externa nas ações deste projeto. * Participar de pelo menos 2 eventos científicos em 1 ano. * Produzir pelo menos 1 artigo científico sobre biomecânica em 1 ano. * Aumentar pelo menos 1% no CRA dos discentes envolvidos neste projeto de extensão.


Metodologia

*Este projeto será executado seguindo as seguintes etapas: 1. Formação da equipe organizadora: Por meio das redes sociais do ICT, da UFVJM e do PET Estratégias, discentes dos cursos de Ciência e Tecnologia e de Engenharias, vinculados ao ICT, serão convocados para compor a equipe organizadora deste projeto. Esta atividade será realizada pelo membro bolsista do PET Estratégias sob supervisão dos coordenadores.; 2. Criação da logo do projeto: A equipe organizadora formada juntamente com o bolsista do PET Estratégias sob supervisão dos coordenadores irão produzir em conjunto uma logo para o projeto por meio da plataforma Canva.; 3. Convite à comunidade externa para participação: Por meio das redes sociais do ICT, da UFVJM e do PET Estratégias, a comunidade externa será convidada a participar das atividades desse projeto de extensão. Essa atividade será realizada através da criação de pôsteres para postagem em redes sociais por meio da plataforma Canva, envolvendo todos os atuais participantes sob supervisão dos coordenadores.; 4. Criação de perfil do Instagram: Será criado um perfil no Instagram pelo bolsista do PET Estratégias e seu acesso será dado aos coordenadores do projeto. Todas as postagens serão produzidas pelos membros voluntários da equipe organizadora sob supervisão do bolsista do PET Estratégia através da plataforma Canva e serão publicadas pelos coordenadores do projeto.; 5. Encontros semanais: Semanalmente, o coordenador deste projeto de extensão irá realizar um encontro com todos os participantes no espaço disponibilizado pela Maynart Sport Center para ministrar as aulas semanais de Brazilian Jiu Jitsu.; 6. Realização de estudo sobre biomecânica: Os coordenadores do projeto orientarão os participantes acerca de um estudo referente à biomecânica. O bolsista do PET Estratégias realizará uma revisão bibliográfica juntamente com os membros voluntários da equipe organizadora e durante os encontros semanais serão observados os conhecimentos presentes na literatura juntamente com a comunidade externa.; 7. Produção bibliográfica: Através de observações práticas nas aulas semanais de Brazilian Jiu Jitsu e dos conhecimentos advindos da literatura científica pretende-se produzir trabalhos para participação em eventos e congressos científicos, além de um artigo científico.; 8. Acompanhamento da evolução do CRA dos discentes envolvidos: A cada início e fim de período, os coordenadores solicitarão aos discentes envolvidos no projeto de extensão o extrato do CRA para acompanhamento da evolução do desempenho acadêmico dos mesmos.; 9. Produção do relatório final a ser entregue à PROEXC: Ao final do período de execução do projeto, será elaborado um relatório final por parte do coordenador. Essa atividade contará com o auxílio dos membros da equipe organizadora do projeto contendo todas as informações referentes à execução de suas atividades para ser possível uma posterior renovação dessa ação de extensão.


Referências Bibliográficas

ANTUNES, Marcelo Moreira; RODRIGUES, Alba Iara Cae; KIRK, David. Teaching Martial Arts in Schools: A Proposal for Contents Organization. Revista Valore. v. 5, e-e-5031, 2020. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/511/416. Acesso em: 31 jul. 2024. CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes; JUNIOR, Amauri Gouveia. Natureza Biológica da Agressão: Uma Análise dos Esportes de Combate. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 269, p. 152-161, 2021. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/download/2259/1294?inline=1. Acesso em 31 jul. 2024. CORRÊA, Mikael Almeida; DIAS, Ana Cristina Garcia. “Ajuda a Não Ficar Louco”: Estudo Qualitativo Sobre a Prática de Esportes na Integração Acadêmica. Estudos e Pesquisas em Psicologia. v. 23, n. 2, p. 566-585, 2023. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4518/451876089009/451876089009.pdf. Acesso em: 30 jul. 2024. DANTAS, Ivison Lima; et al. Prevalência da Síndrome de Burnout e fatores associados entre estudantes de engenharia de uma universidade pública brasileira. Research, Society and Development, v. 12, n.6, p. 1-13, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42343/34251. Acesso em: 30 jul. 2024. DIAS, Dágila Holanda; ALENCAR, Dionisio Leonel de; FILHO, Luciano Uchôa Nunes. La Percepción de Profesores de Educación Física sobre el Contenido Luchas en sus Clases. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 25, n. 265, p. 17-28, 2020. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/2039/1231. Acesso em 31 jul. 2024. GOUVEA, Caio Vinicius de Andrade Gouvea; et. al. Lesões Ortopédicas Decorrentes da Prática de Jiu-Jitsu: Síntese de Evidências Clínicas. International Journal of Health Management Review, v. 6, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://www.ijhmreview.org/ijhmreview/article/view/222/155. Acesso em: 30 jul. 2024. JÚNIOR, Luiz Carlos Alves. et al. Avaliação do equilíbrio em atletas de jiu jitsu, por meio da plataforma de equilíbrio do Nintendo Wii. Disciplinarum Scientia, v. 21, n. 2, p. 287-297, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumS/article/view/3599/2716. Acesso em: 30 jul. 2024. KANSO, Artur Lamana; et al. Criação de uma Metodologia com Base no Método de Elementos Finitos para Análise Biomecânica de Modelos Anatômicos Virtuais do Tipo Espécime Específico. In: VII Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2022, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Goiânia: UFG, 2022. Não paginado. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/silvio-verderio junior/publication/361271256_criacao_de_uma_metodologia_com_base_no_metodo_de_elementos_finitos_para_analise_biomecanica_de_modelos_anatomicos_virtuais_do_tipo_especime_especifico/links/65e133e5adc608480af2142c/criacao-de-uma-metodologia-com-base-no-metodo-de-elementos-finitos-para-analise-biomecanica-de-modelos-anatomicos-virtuais-do-tipo-especime-especifico.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024. LOPES, Cristiano Moreira da Silva. Aspectos Conceituais e Epistêmicos sobre Biomecânica. Revista CPAQV - Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 16, n. 1, p. 1-12, 2024. Disponível em: https://revista.cpaqv.org/index.php/CPAQV/article/view/1535. Acesso em: 1 ago. 2024. MELO, Leonardo Bernardes Silva de; et al. O esporte como auxílio à educação: análise do Projeto Vilas Olímpicas e Escolas (VIES). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, p. 1-8, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/KYNW8bzJRwpqDNCHmFrq8jb/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 jul. 2024. MEZÊNCIO, Bruno; FERREIRA, Jacielle Carolina; AMADIO, Alberto Carlos. Biomecânica do Movimento Humano. Corpoconsciência, v. 25, n. 2, p. 87–109, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/12682. Acesso em: 1 ago. 2024. MICKELSSON, Tony Blomqvist. Brazilian Jiu-Jitsu as Social and Psychological Therapy: A Systematic Review. Journal of Physical Education and Sport, vol. 21, n. 3, p. 1544-1552, 2021. Disponível em: https://www.diva-portal.org/smash/get/diva2:1566632/FULLTEXT02.pdf. Acesso em: 31 jul. 2024. NETO, Flávio Py Mariante; VASQUES, Daniel Giordani; CARDOSO, Nicole Marceli Nunes. A Produção Científica sobre Lutas e a Teoria de Norbert Elias: Um Estado do Conhecimento em Artigos 2010-2020. Pensar a Prática, v. 24, e66895, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/66895/37044. Acesso em 31 jul. 2024. RODRIGUES, Vânia Maria Pessoa; et.al. Narrativas autobiográficas: entrecruzando caminos en la formación profesional en Educación Física. Lecturas: Educación Física y Deportes, v. 24, n. 261, p. 2-13, 2020. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efdeportes/index.php/EFDeportes/article/view/1485/1114. Acesso em 31 jul. 2024. SANTOS, Gilbert de Oliveira. Relato de Experiência com o Ensino de Práticas e Técnicas Corporais Terapêuticas na Formação Profissional em Educação Física em Diamantina-MG. Horizontes - Revista de Educação, v. 9, n. 16, p. 1–18, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/horizontes/article/view/10654. Acesso em: 1 ago. 2024. SILVA, Fernando Ferreira da. LUTAS E ESPORTES DE COMBATE COMO ELEMENTOS FORMADORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Científica FESA, v. 1, n. 5, p. 21-45, 2021. Disponível em: https://revistafesa.com/index.php/fesa/article/view/48/45. Acesso em: 30 jul. 2024. SILVA, Maria Lúcia e. O conteúdo lutas com foco no karatê e sua possibilidade pedagógica na produção do conhecimento na educação formal e informal. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. TAFFAREL, Jussandro Zanquetta; PIRES, Diego Menegusso; TOSTA, Kelly Cristina Benetti Tonani. As Taxas de Evasão e Retenção no Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó. In: XX Colóquio Internacional de Gestão Universitária, 2021, Chapecó. Anais eletrônicos [...]. Chapecó: UFSC, 2021. Não paginado. ISBN:978-85-68618-08-0. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/230283/210120.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 jul. 2024.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Esta ação promoverá a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade através de encontros semanais em que todos os participantes envolvidos irão realizar uma interação social entre si para praticar o Brazilian Jiu Jitsu e também para observarem e trocarem conhecimentos acerca da biomecânica presente nessa prática esportiva.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Este projeto contará com professores de engenharia mecânica e da área da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), com discentes dos cursos de Ciência e Tecnologia e de Engenharias e também com jovens e adultos da comunidade externa sem definição profissional. A interação destes ocorrerá semanalmente através das aulas de Brazilian Jiu Jitsu ministradas pelo coordenador do projeto no espaço disponibilizado pela Maynart Sport Center. Dessa forma, tanto a comunidade acadêmica quanto externa irão interagir entre si na prática do esporte e também na observação e troca de conhecimentos sobre a biomecânica presente nessa prática esportiva.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Este projeto integra como poucos o tripé acadêmico Ensino, Pesquisa e Extensão conforme ficou demostrado nos objetivos. ENSINO - Haverão aulas regulares de Jiu Jitsu dando a oportunidade aos estudantes da UFVJM de aprenderem gratuitamente uma das mais eficientes artes marciais para defesa pessoal, além disso os inúmeros benefícios da prática desse esporte certamente ajudarão os estudantes a melhorarem seus rendimentos acadêmicos e se prevenir de doenças mentais, tais como depressão e ansiedade que afligem muito a geração atual de jovens. PESQUISA - Pretende-se realizar estudos sobre a Biomecânica envolvida no Jiu Jitsu, através de revisões de literatura, modelagem matemática e simulações computacionais, que possivelmente gerarão publicações em eventos ou periódicos científicos. EXTENSÃO - Além da comunidade acadêmica o projeto irá se estender para além da UFVJM, reservando vagas para a comunidade diamantinense que não faz parte da universidade e dando oportunidade às pessoas de baixa renda de aprender Jiu Jitsu sem precisar pagar uma mensalidade de academia, combatendo dessa forma comorbidades físicas da população tais como obesidade e doenças cardiovasculares, além das doenças da mente como depressão e ansiedade, conforme citado anteriormente.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Durante este projeto, o discente participante poderá colocar em prática competências adquiridas no decorrer da sua formação como habilidades em promover atividades em projetos sociais, trabalho em equipe e produção de conteúdo para participação em eventos e congressos científicos. Além disso o Jiu Jitsu contribui significativamente para o desenvolvimento das inteligências cinestésico-corporal, intrapessoal, interpessoal e emocional, que serão de extrema importância para o futuro profissional dos discentes envolvidos. Além disso, os discentes que se envolverem na pesquisa sobre a biomecânica acrescentarão um conhecimento relevante ao seu currículo acadêmico.


Impacto e Transformação Social

Dentre os inúmeros benefícios do Jiu Jitsu, cabe acrescentar que, por ser uma arte marcial originária do Japão, ele trás consigo várias tradições de respeito, disciplina e hierarquia, que são fundamentais para a formação dos jovens. Dessa forma, um impacto relevante do Jiu Jitsu na sociedade é a diminuição de jovens entrando para o mundo do crime. Em alguns países como os Emirados Árabes, a prática do Jiu Jitsu é obrigatória nas escolas. O ex - surfista profissional Kelly Slater, considerado um dos maiores surfistas da história, disse uma vez em sua redes sociais: "Recomendo a todos os pais que coloquem seus filhos no Jiu Jitsu antes de qualquer esporte". Além disso, a prática do Jiu Jitsu ainda possui grande impacto social na questão da saúde pública. Por se tratar de uma atividade física excepcional, o praticante previne doenças cardiovasculares, obesidade e aumenta a sua autoestima, uma vez que irá adquirir um corpo esteticamente melhor devido a perda de gordura iminente. Em relação a mente, o Jiu Jitsu é uma das melhores terapias contra depressão e ansiedade que afligem grande parte da sociedade moderna.


Divulgação

O projeto será divulgado inicialmente por meio das redes sociais do ICT, da UFVJM e do PET Estratégias e posteriormente por meio do seu próprio perfil no Instagram que será criado posteriormente ao início do seu período de vigência.


Público-alvo

Descrição

Estudantes de graduação do ICT e possivelmente da FCBS.

Descrição

Pessoas da sociedade Diamantinense não vinculadas à UFVJM.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Instituição parceira irá disponibilizar 2 horas semanais, aos sábados, de sua estrutura para os treinos.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 100 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinos semanais de Jiu Jitsu, que acontecem às sextas-feiras, de 9h00 as 11hh0 no Laboratório de Artes Guerreiras do curso de Educação Física da UFVJM, e aos sábados, das 16h00 as 18h00 na Maynart Sport Center.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Por meio das redes sociais do ICT, da UFVJM e do PET Estratégias, discentes dos cursos de Ciência e Tecnologia e de Engenharias, vinculados ao ICT, serão convocados para compor a equipe organizadora deste projeto. Esta atividade será realizada pelo membro bolsista do PET Estratégias sob supervisão dos coordenadores

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Por meio das redes sociais do ICT, da UFVJM e do PET Estratégias, a comunidade externa será convidada a participar das atividades desse projeto de extensão. Essa atividade será realizada através da criação de pôsteres para postagem em redes sociais por meio da plataforma Canva, envolvendo todos os atuais participantes sob supervisão dos coordenadores

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe organizadora formada juntamente com o bolsista do PET Estratégias sob supervisão dos coordenadores irão produzir em conjunto uma logo para o projeto por meio da plataforma Canva.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Será criado um perfil no Instagram pelo bolsista do PET Estratégias e seu acesso será dado aos coordenadores do projeto. Todas as postagens serão produzidas pelos membros voluntários da equipe organizadora sob supervisão do bolsista do PET Estratégia através da plataforma Canva e serão publicadas pelos coordenadores do projeto.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A cada início e fim de período, os coordenadores solicitarão aos discentes envolvidos no projeto de extensão o extrato do CRA para acompanhamento da evolução do desempenho acadêmico dos mesmos

Carga Horária 4 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Ao final do período de execução do projeto, será elaborado um relatório final por parte do coordenador. Essa atividade contará com o auxílio dos membros da equipe organizadora do projeto contendo todas as informações referentes à execução de suas atividades para ser possível uma posterior renovação dessa ação de extensão.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Os coordenadores do projeto orientarão os participantes acerca de um estudo referente à biomecânica. O bolsista do PET Estratégias realizará uma revisão bibliográfica juntamente com os membros voluntários da equipe organizadora e durante os encontros semanais serão observados os conhecimentos presentes na literatura juntamente com a comunidade externa.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Através de observações práticas nas aulas semanais de Brazilian Jiu Jitsu e dos conhecimentos advindos da literatura científica pretende-se produzir trabalhos para participação em eventos e congressos científicos, além de um artigo científico.