Detalhes da ação

Diálogos Latino Americanos

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001005

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

22/08/2024

Data Fim

30/08/2024


Programa Vínculado

202104000010 - Campo, Saberes e Conexões


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

andrey lopes de souza

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Desenvolvimento rural e questão agrária

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Resumo

A América Latina é heterogênea, marcada pela diversidade cultural.A colonização europeia constitui um dos principais pontos comum que marcam a história da América Latina, visto que legou para essa porção da América desigualdades econômicas e sociais. Nesse sentido, o presente curso tem como objetivo promover diálogos que aproximem reflexões produzidas no ambiente acadêmico acerca da América Latina.Como ponto central discutiremos a realidade econômica, social do México em comparação ao Brasil.


Palavras-chave

América Latina; Brasil; México.


Introdução

O curso Diálogos Latino Americanos tem como objetivo promover diálogos acerca da realidade econômica, social, política e cultural do México. O público alvo são acadêmicos, pósgraduandos, docentes e interessados na temática. O curso surgiu a partir do BRAMEX, que se refere ao intercâmbio entre professores do México e Brasil. A vinda de professor do México para intercâmbio no campus de Diamantina da UFVJM, junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais-PPGER constituiu oportunidade importante para aproximação e conhecimento da realidade vivenciada pelos países que compõem a América Latina, como o México. O México está localizado na porção meridional da América do Norte. Faz fronteira ao norte com os Estados Unidos, a sudeste com a Guatemala e Belize, a leste com o Golfo do México e o Mar do Caribe e a oeste com o oceano Pacífico. Possui uma área de 1.964.375 km2 , divididos em 32 entidades federais, que por sua vez são divididas em 2.457 municípios e 16 prefeituras, no caso da Cidade do México. Segundo Batalla (2019, p.26) "a história recente do México, a dos últimos 500 anos, é a história do confronto permanente entre aqueles que pretendem impor ao país o projeto da civilização ocidental e aqueles que, arraigados em formas de vida de origem mesoamericana, resistem". Batalla (2019) traça relações conflituosas entre o México profundo e o México imaginário. O autor questiona o projeto ocidental do México imaginário que se apresentou excludente ao negar a existência da civilização mesoamericana. A questão fundiária do México, herdada do período colonial trouxe problemas sociais agravantes, que até a atualidade possuem reflexos negativos com a agravante desigualdade social (GARCIADIEGO, 1994). México que pela colonização herdou latifúndios, desigualdade social e pobreza (COSÍO VILLEGAS, 1984). Por isso, conhecer o México constitui ponto importante para compreender a América Latina.


Justificativa

A história da América Latina foi escrita principalmente pelas mãos de homens, brancos, de origem europeia. No caso do México não é diferente. Como um país com forte presença indígena, que abrigou uma das maiores civilizações ameríndias, os astecas, o México constitui um dos maiores e principais países na geopolítica da América Latina. No entanto, conhecemos pouco da América Latina. Nesse sentido, compreender o México e a América Latina a partir de pesquisas elaboradas e desenvolvidas por pesquisadores latinos constitui relevância na medida em que promove a descolonização do pensamento europeu que se mostrou racista e sexista.


Objetivos

Objetivo geral Promover a reflexão acerca da realidade política, social, econômica e cultural do México Objetivos específicos Estimular estudos sobre a América Latina Estimular o intercâmbio Estimular a internacionalização do conhecimento


Metas

Ofertar o curso para 80 ouvintes entre docentes, pósgraduandos e acadêmicos


Metodologia

O curso será realizado em formato presencial com dois momentos. As inscrições serão feitas via formulário Google. Lista de presença será passada nos dias. Com 75% da presença terão direito a certificados. Momento 1: Diálogos Latino Americanos: contexto político, socioeconômico e cultural do México e América Latina. Data: 22/08 Local: Auditório da Reitoria Horário: 19:00 às 22:00 horas Momento 2: Diálogos Latino Americanos: contexto político, socioeconômico e cultural do México e América Latina. Data: 30/08 Local: Auditório da Reitoria Horário: 08:00 às 12:00 horas 14:00 às 18:00


Referências Bibliográficas

BATALLA, Guillermo Bonfil. México profundo: uma civilização negada. tradução de Rebecca Lemos Igreja. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2019. COSÍO VILLEGAS, Daniel (Coord.). Historia general de México. México, D. F.: El Colegio de México-Harla, várias edições. __________. Historia mínima de México. México, D. F.: El Colegio de México-Harla, 1984. EZLN. Documentos y comunicados. México, D. F.: Era, 1994-2003. 5 v. GARCIADIEGO, Javier (Coord.). El TLC día a día. México, D. F.: Purrúa, 1994. KATZ, Friedrich. La guerra secreta en México. México, D. F.: Era, 1992. 2 v.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O curso será ofertada para a comunidade acadêmica da UFVJM (docentes, discentes - acadêmicos e pós-graduandos - e egressos) e comunidade que queira conhecer mais sobre a temática. Serão divulgados para as Instituições de Ensino Superior e comunidade que tenha interesse no tema.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O curso aborda aspectos históricos, filosóficos, políticos, culturais e econômicos. Sendo assim, há a interação entre diversas disciplinas, bem como consegue envolver todos os diversos cursos da UFVJM.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O curso é resultado de pesquisas realizadas em Universidades do México, quer sejam estudos voltados para aspectos da economia, quer seja pela política, que seja ainda tratados aspectos culturais. Igualmente, são levantados aspectos regionais. Todas essas informações estão presentes no evento, aberto tanto à comunidade acadêmica quanto ao público externo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos discentes como ouvintes e debatedores nos dois dias do curso é o objetivo principal do evento. Portanto, o discente é dos públicos-alvo do processo, estimulando no discente uma leitura crítica e reflexiva sobre o A América Latina e o México.


Impacto e Transformação Social

O curso apresenta importantes resultados de pesquisas realizadas por professores da Universidade Autônoma de Guerreiro, informações que reforçam o papel da Universidade pública como instrumento de práticas democráticas e seu potencial reflexivo e crítico acerca da sociedade contemporânea.


Divulgação

Redes sociais da UFVJM (intagran), saite UFVJM e emails dos docentes, professores e egressos.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Atualização

Carga Horária Total

15

Conteúdo Programático

1. Diálogos Latino Americanos: contexto político, socioeconômico e cultural do México e América Latina. 1.1 A América Latina: História e epistemologias decolonias 1.2 A colonização da América: escravidão, latifúndio e povos ameríndios 1.3 O México: economia, política, cultura e sociedade

Atividades Específicas

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Os cursistas responderão form com perguntas básicas. Uma autoavaliação do curso. Perguntas: Qual o nível do seu conhecimento antes do curso? 1 - plenamente satisfatório. 2 - satisfatório. 3 - regular. 4 - insatisfatório. 5 - totalmente insatisfatório. Qual o nível de conhecimento após o curso? 1 - plenamente satisfatório. 2 - satisfatório. 3 - regular. 4 - insatisfatório. 5 - totalmente insatisfatório. O que achou do curso? 1 - plenamente satisfatório. 2 - satisfatório. 3 - regular. 4 - insatisfatório. 5 - totalmente insatisfatório.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Será disponibilizado link do form em que ao final os cursistas responderão: Aponte suas impressões do curso quanto: Pontualidade 1 - plenamente satisfatório. 2 - satisfatório. 3 - regular. 4 - insatisfatório. 5 - totalmente insatisfatório. Duração 1 - plenamente satisfatório. 2 - satisfatório. 3 - regular. 4 - insatisfatório. 5 - totalmente insatisfatório. Local de realização 1 - plenamente satisfatório. 2 - satisfatório. 3 - regular. 4 - insatisfatório. 5 - totalmente insatisfatório. Temas tratados 1 - plenamente satisfatório. 2 - satisfatório. 3 - regular. 4 - insatisfatório. 5 - totalmente insatisfatório.

Público-alvo

Descrição

PRofessores do Programa de Pósgraduação em Estudos Rurais, outros programas e demais professores da UFVJM.

Descrição

Egressos da UFVJM

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 15 h

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

PAlestra inicial do curso

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Curso intensivo