Visitante
EAL na prática
Sobre a Ação
202104000031
042021 - Programa
Programa
NÃO RECOMENDADA
26/07/2021
31/07/2023
Dados do Coordenador
marcio schmiele
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Comunicação
Educação
Mídias
Regional
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Redes Sociais
Não se aplica
Membros
A ação “EAL na prática” tem como meta principal promover uma maior visibilidade ao curso de Engenharia de Alimentos do ICT – UFVJM, visando disseminar conhecimento além da universidade, dando voz ao mesmo. Será destinado para comunidade de Diamantina, visando os alunos do ensino médio, bem como os discentes do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. O contato será através de mídias sociais (Instagram), com conteúdos voltados para a Engenharia de Alimentos.
Oportunidade. Divulgação. Inserção. Graduação.
Palavras-chave: Alimentos. Comunicação. Engenharia. Ensino, Vinculado ao programa: Não é vinculado a nenhum programa. Abrangência: Municipal (Regional?) Área temática principal: Informação Área temática secundária: Linha de extensão: Disseminação de Informação Introdução A comissão instaurada pela PORTARIA/ICT Nº 39, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2021, para elencar as características do curso de Engenharia de Alimentos, do ICT - UFVJM, identificou a baixa visibilidade do curso, tanto pela comunidade acadêmica, quanto pela comunidade externa à UFVJM, em Diamantina – MG. Contudo, salientamos a importância deste profissional, pois, de acordo com a Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos (Abea), entidade registrada no Sistema Confea/Crea e Mútua, a engenharia de alimentos engloba todos os elementos relacionados à industrialização de alimentos, e que pode “por meio do profissional com esta formação potencializar o desenvolvimento deste ramo em todos os níveis; seja no subsídio à elaboração de políticas, nos projetos de pesquisa, na atuação dentro das empresas do setor, como na colaboração à preservação da saúde pública, com normatização técnica, orientação e fiscalização” (CONFEA, 2014). Deste modo, usar as mídias sociais para promover a visibilidade do curso é uma possibilidade para que a comunidade externa conheça nosso papel e, para que os estudantes do Bacharelado em Ciência e Tecnologia, de todos os Campi, conheçam melhor uma das suas opções para a transição após a conclusão do BC&T. Além disso, os estudantes do ensino médio terão a possibilidade de conhecer o curso de Engenharia de Alimentos, sendo assim, uma possível escolha para o seu nível superior. De forma indireta, os cursos do BC&T também serão beneficiados com esta ação, pois o ingresso para a Engenharia de Alimentos ocorre através deste.
Segundo Aragão et al. (2016), as mídias sociais promovem um aumento no intercâmbio de conhecimentos, relacionamentos, divulgação, ideias e opiniões, principalmente através das interações entre as variáveis “curtir”, “comentar” e “comprar”. Desta forma, a mídia social é uma perspectiva para a valorização ao curso de Engenharia de Alimentos em contrapartida a sua baixa visibilidade perante a comunidade interna e externa à Universidade. Uma das possibilidades é o uso das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). De acordo com Ferreira e colaboradores (2019), as TICs são uma alternativa para o aumento do valor agregado das atividades causando um impacto positivo. As TICs têm extrema influência no avanço das últimas décadas e, hoje, exercem um papel imprescindível para a economia global, ou seja, é uma ferramenta valiosa utilizada em todos os ramos, na variedade de conexões minimizando as distâncias de espaço-tempo e vem sendo considerada uma ferramenta valiosa na educação (PEREIRA & SILVA, 2010). Portanto, a imersão no mundo virtual e ao acesso do novo mundo oferecido pela internet com um leque de disponibilidades de tecnologias digitais entre as plataformas de mídia social (Twitter, Facebook, YouTube e Instagram), são consideradas ferramentas de extrema importância e foram desenvolvidas para se tornarem aliadas para a divulgação de conteúdo que dissemine conhecimento, permitindo o alcance de públicos variados (CARLOTTO & DINIS, 2018). A presente proposta contará com o grupo de discentes e docentes, proporcionando impactos na formação profissional e pessoal dos discentes como forma de recursos humanos, os quais poderão vivenciar experiências únicas com a comunidade e promovendo troca de conhecimentos. Dentre estes destacam-se: a transferência do conhecimento teórico e convívio com as diversas situações da sociedade; o impacto e transformação social; a melhor divulgação e conhecimento sobre o curso de Engenharia de Alimentos; proporcionar a escolha do curso para o público-alvo; e transmitir para sociedade como um todo os assuntos pertinentes às questões básicas de alimentação.
O objetivo geral da proposta é o repasse de conhecimentos referentes à área de atuação de um profissional formado na Engenharia de Alimentos. Os objetivos específicos são: caminho de formação; área de atuação com ênfase nos egressos do Curso de Engenharia de Alimentos da UFVJM; metodologias aplicadas no dia a dia; inovações no mercado de trabalho; desenvolvimento dos discentes da UFVJM envolvidos com o projeto em relação ao conhecimento técnico e à experiência com Extensão.
Meta 1: Interação com o público através de mídias sociais. Meta 2: Informativos relacionados à Engenharia de Alimentos. Meta 3: Lives com convidados a fim de abordar temas diversificados e relacionados à Engenharia de Alimentos. Meta 4: Abordagem aos campos de atuação de um Engenheiro de Alimentos.
Metodologia por meta: Meta 1: Criação da identidade visual do projeto, juntamente com o perfil na mídia social (Instagram). Meta 2: Desenvolver conteúdo semanal para o Instagram nas áreas de rotulagem/embalagem de alimentos, conservação de alimentos e atualidades no setor da Engenharia de Alimentos. Meta 3: Listar assuntos de interesse e buscar participantes com domínio no conteúdo pautado para a produção de lives realizadas mensalmente. Meta 4: Desenvolver conteúdos sobre as áreas de atuação do Engenheiro de Alimentos, com ênfase nos egressos do curso.
ARAGÃO, F. B. P et al. Curtiu, comentou, comprou. A mídia social digital Instagram e o consumo. Revista Ciências Administrativas. v. 22, n. 1, p. 130-161, 2016. CARLOTTO, I. N & DINIS, M. A. P. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Promoção da Saúde: Considerações Bioéticas. [Information and Communication Technologies (ICTs) in the health promotion: Bioethics considerations]. Saber & Educar, v. 25, p. 1-10, 2018. CONFEA. Profissionais da Engenharia de Alimentos comemoram este 16 de outubro. 2014. Disponível em: <https://confea.org.br/index.php/profissionais-da-engenharia-de-alimentos-comemoram-este-16-de-outubro>. Acessado em 14 de junho de 2021. FERREIRA, B. P. Tecnologias da informação e comunicação na educação: avanço no processo de humanização ou fenômeno de alienação?. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, n. 1, p. 89-99, 2015. FERREIRA, T. A, et al. Uso e apropriação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) como estratégia para o desenvolvimento de empreendimentos familiares rurais no oeste do Paraná. Orbis Latina, v. 9, n. 2, p. 87-101, 2019. PEREIRA, D. M & SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. 10, p. 151-174, 2010.
A proposta caracteriza-se pela interação objetiva com os discentes de ensino médio, principalmente do terceiro ano, visando a explanação do que realmente é a Engenharia de Alimentos, abordando a atuação do profissional, a vida acadêmica, o mercado de trabalho e as projeções futuras. Além disso, a proposta focará também nos alunos dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Desta forma, acreditamos que a EAL ganhará visibilidade, aumentando os ingressantes no curso e posterior formação de profissionais para atuarem em prol da sociedade, garantindo o desenvolvimento de novos produtos e a disponibilidade de alimentos seguros.
A ação será realizada através da interação com profissionais da área da Engenharia de Alimentos, os quais já estão atuando no mercado de trabalho. Além destes, profissionais de instituições de ensino e de órgãos regulamentadores também serão convidados para participar da lives que serão realizadas mensalmente.
Os discentes envolvidos serão capacitados pela ação em função da divulgação de vídeos nos quais explanarão sobre a importância do profissional em Engenharia de Alimentos, abordando conteúdos atuais e inovadores. Juntamente com a participação da comunidade nas lives e acessos, curtidas, compartilhamentos e comentários nas publicações realizadas na rede social Instagram serão realizados levantamentos qualitativos e quantitativos afim de acompanhar o desenvolvimento desta proposta, auxiliando na tomada de decisões e metas para o aprimoramento ao decorrer da execução desta ação. Este levantamento de dados será fundamental para embasar a publicação de um artigo científico ao final do projeto.
Os discentes envolvimentos serão capacitados para atuarem dentro da área de formação, aprimoramento do conhecimento, organização de atividades e tarefas, comunicação e interação com profissionais atuantes em indústrias alimentícias, instituições de ensino e pesquisa, órgãos de regulamentação, desenvolvendo capacidades e competências que certamente contribuirão com a formação acadêmica. Além disso, os discentes deixarão um legado de grande valia para o Curso de Engenharia de Alimentos da UFVJM, gerando visibilidade do curso de graduação, bem como do Bacharelado em Ciência e Tecnologia e da própria Universidade.
Os principais impactos caracterizam-se pela divulgação do curso, melhorando a visibilidade da universidade, o entendimento da comunidade sobre como funciona o curso e a instituição, despertando o interesse dos egressos do ensino médio para integrarem a comunidade acadêmica da UFVJM. Com isto teremos a formação de mais profissionais de excelência, o que resultará em benefícios para toda a população.
A ação extensionista será veiculada através da rede social Instagram e a realização de lives utilizando a plataforma Google Meet. Ao final do projeto será elaborado um artigo científico com os relatos e resultados obtidos.
Não se aplica
Público-alvo
Nesta proposta objetiva-se atrair os alunos do ensino médio da cidade de Diamantina e dos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFVJM para aumentar o interesse destes pelo curso de Engenharia de Alimentos.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Não se aplica.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 2912 h
- Noite;
Definir paleta, logomarca e arte padrão para as postagens.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Conteúdos nas áreas de: rotulagem/embalagem, conservação de alimentos, e atualidades no setor da engenharia de alimentos, todos com embasamento teórico validado.
- Noite;
Definir tema, e buscar o convidado para participar da live, com uma semana de antecedência.