Detalhes da ação

Afetos: mediação literária, meditação e biblioterapia

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001014

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/10/2024

Data Fim

10/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

aline machado cruz

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Alfabetização, leitura e escrita

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

bibliotecacampusjk
bibliotecasufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

O projeto visa integrar práticas de meditação com atividades de mediação literária, buscando promover o bem-estar, o autoconhecimento, saúde mental e humanizaçãonos participantes. A proposta é criar um espaço de reflexão e acolhimento através da literatura, incentivando o diálogo e a introspecção por meio de leituras orientadas e momentos de meditação guiada.A partir disso, pressupôe-se que será possível criar comunidades afetivas entre estudantes, servidores, terceirizados e comunidade externa.


Palavras-chave

Literatura; Meditação; Biblioterapia; Leitura; Extensão Universitária


Introdução

O ato da leitura traz inúmeros benefícios para o ser humano, como a ampliação do nível de conhecimento intelectual e cultural, facilidade das pessoas se expressarem através da fala e/ou da escrita, fortalecimento da memória, maior comprometimento, estímulo da criatividade, desenvolvimento da concentração e conhecimento de novos lugares e culturas diferentes. Já a leitura de textos literários, além de todos os benefícios descritos acima, tem também a capacidade de desenvolver a nossa inteligência emocional, pois dá a possibilidade do leitor ficar mais democrático, mais tolerante, mais compassivo e mais empático, visto que uma das consequências da leitura é a capacidade de conseguir nos colocar no lugar do outro. A literatura tem o poder de transformação, pois através das metáforas é capaz de falar de sentimentos que nós seres humanos temos em comum e de transmitir o que nós somos e como nós somos. A partir da literatura temos a oportunidade de vivenciar em seus personagens uma vida que não é a nossa e com isso refletir sobre nós mesmos. De acordo com Nélida Piñon (2022), “a literatura tem uma liberdade desenfreada, volúvel, à deriva para explicar o que há de recôndito e secreto do coração humano. É a visão poética que você tem daquilo que você enxerga. Quando uma pessoa pega uma grande obra literária, ela se arrisca a padecer de uma metamorfose.” Para Estés (2014, p.33) “uma história é um medicamento que fortifica e recupera o indivíduo e a comunidade”. Sobre este aspecto Sousa (2021, p.64) afirma que: "Ao ler ou ouvir histórias, o ser humano responde a estímulos provocados no seu consciente e no seu inconsciente que podem gerar reflexões ou mesmo mudanças significativas. Isso ocorre devido aos elementos contidos nos textos literários que são capazes de provocar reações como a catarse, a identificação e a introspecção." A presença de reações como a catarse, identificação e introspecção é o caracteriza o potencial terapêutico dos contos, crônicas, poesias ou romances. E é por isso que a literatura pode ser considerada uma opção terapêutica, pois é “a efabulação, a imaginação, a fantasia, proporcionadas pelo texto literário que lhe confere um caráter terapêutico” (Sousa, 2021, p. 70). Esse tipo de terapia proporciona equilíbrio ao ser humano, pois como entende Caldin (2010, p. 31), terapia não é “uma cura, no sentido restritivo da palavra, mas no sentido alargado de busca do equilíbrio e da harmonia do ser total”. Como bem disse Crothers (1916, p.292):“Qual é o seu valor terapêutico? Um livro pode ser um estimulante ou um sedativo ou um sonífero. O importante é que ele deve fazer algo para você, e você deve saber o que é”. Neste sentido, o projeto de extensão “Literatura e meditação na Biblioteca Central” pretende utilizar a Biblioterapia como um recurso de promoção de saúde, bem-estar e humanização. De acordo com Caldin (2010), a biblioterapia “é o cuidado com o desenvolvimento do ser humano por meio das histórias, sejam elas, lidas, narradas ou dramatizadas”. Sendo assim, entendemos que a partir da Biblioterapia, ou seja, da mediação em torno de textos literários selecionados para provocar diálogos entre as pessoas, poderemos ser um canal para criação de comunidades afetivas em que ler literatura ou ouvir histórias poderá melhorar nossa qualidade de vida, proporcionar bem-estar e saúde e nos fazer viver mais e melhor. Afinal,“as histórias podem ensinar, corrigir erros, aliviar o coração e a escuridão, proporcionar abrigo psíquico, auxiliar a transformação e curar ferimentos”. (Estés, 1998)


Justificativa

Em um mundo cada vez mais acelerado e sobrecarregado de informações, torna-se fundamental criar momentos de pausa e reflexão. Neste contexto em que muitas pessoas buscam encontrar mais equilíbrio, acalmar a mente, conquistar foco e felicidade, almejamos através deste projeto promover vivências em grupos que permitam trocar ideias, pensamentos e emoções a partir da literatura. A mediação afetuosa da leitura pode ser uma prazerosa ferramenta terapêutica e preventiva para melhorar e atenuar quadros de ansiedade, uma vez que a leitura tem imenso potencial de impacto e ressonância nos seres humanos, não apenas como fonte de saber, mas como inesgotável fonte de prazer, saúde e bem-estar. Conforme Candido (2011) a literatura é uma necessidade básica universal capaz de nos manter vivos, presentes e mais humanos. Da mesma forma, Caldin afirma que “nada melhor que a literatura para nos humanizar”. Ainda segundo Candido (2011, p. 176) a literatura “é a manifestação universal de todos os homens em todos os tempos”. E diante do poder de tal manifestação, o autor defende o direito à literatura para todas as pessoas como um direito básico. Petit (2013, p. 23) compartilha do mesmo ponto de vista ao afirmar que: “Cada um de nós tem direitos culturais: o direito ao saber, mas também o direito ao imaginário, o direito de se apropriar dos bens culturais que contribuem, em todas as idades da vida, à construção ou à descoberta de si mesmo, à abertura para o outro, ao exercício da fantasia, sem a qual não há pensamento, à elaboração do espírito crítico. Cada homem e cada mulher têm direito de pertencer a uma sociedade, a um mundo, através daquilo que produziram aqueles que o compõem: textos, imagens, nos quais escritores e artistas tentam transcrever o mais profundo da experiência humana”. Sendo assim, através deste projeto de extensão, a Universidade enquanto espaço interdisciplinar, educativo, cultural e científico, contribuirá significativamente para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas envolvidas, bem como na promoção do acesso às diversas expressões culturais e literárias através das mediações afetuosas da literatura e do incentivo à leitura.


Objetivos

a) Objetivo geral: Promover o bem-estar e o autoconhecimento através da integração de práticas literárias e meditativas. b) Objetivos específicos: 1. Estimular o gosto pela leitura e pela prática reflexiva; 2. Criar um ambiente de acolhimento e compartilhamento de experiências; 3. Utilizar a literatura como uma ferramenta terapêutica para a promoção da saúde mental; 4. Capacitar os participantes em práticas meditativas simples que possam ser realizadas diariamente; 5.Fortalecer habilidades de escuta ativa e empatia entre os participantes; 6. Contribuir com a formação cultural do público por meio da leitura; 7. Incentivar, enquanto Instituição Federal, o uso das bibliotecas da UFVJM pelo público externo. 8. Disseminar trechos de literatura que provocam leveza e encantamento. 9. Criar uma “farmácia literária” no acervo da Biblioteca Central.


Metas

Realizar 1 (um) encontro de mediação afetuosa da literatura 1 (uma) vez por semana; • Incentivar à leitura aos diferentes públicos; • Proporcionar momentos de descontração e prazer aos participantes através da leitura, permitindo que os mesmos se sintam parte das histórias narradas absorvendo coisas boas; • Criar momentos em que os participantes possam deixar um pouco de lado os seus medos, tristezas, sofrimentos e angustias, entre outras sensações, seja ela de caráter moral, social, física ou mental; • Incentivar mais usuários a frequentarem às Bibliotecas da UFVJM; • Fortalecimento e promoção da UFVJM no campo artístico, literário e cultural.


Metodologia

Os encontros biblioterapêuticos acontecerão no espaço físico da Biblioteca Central – Campus JK e via Google Meet. Os encontros presenciais na Biblioteca Central ocorrerão semanalmente e os virtuais quinzenalmente. Cada encontro terá duração entre 1h a 1h30 minutos e será estruturado da seguinte forma: a) Momento de Acolhimento (10 minutos): Abertura com uma breve conversa sobre o tema da semana, estabelecendo um ambiente acolhedor; b) Leitura Reflexiva (20 minutos): Leitura em voz alta de um trecho literário selecionado, seguido de um momento de silêncio para reflexão pessoal; c) Meditação Guiada (20 minutos): Prática de meditação guiada baseada no tema do texto literário, com foco em técnicas de respiração, atenção plena e relaxamento; d) Discussão e Mediação Literária (30 minutos): Discussão em grupo sobre o texto e as reflexões pessoais, mediada por um facilitador, incentivando o diálogo, a escuta ativa e o compartilhamento de experiências; Fechamento (10 minutos): Feedback dos participantes e orientações para práticas pessoais até o próximo encontro. Os encontros deverão ocorrer sempre no mesmo dia da semana e horário a fim de se criar a rotina e melhor organização para a planejamento dos participantes. O número de participantes em cada encontro será entre 10 a 15 pessoas. Sendo necessária a realização de inscrições para a participação dos participantes, a divulgação deverá ocorrer com pelo menos 1 (uma) semana antes da realização dos encontros. Para realização dos encontros, os mesmos serão planejados com pesquisa bibliográfica, leitura, análise e escolha de textos literários que contenham potencial terapêutico. Os encontros de mediação de leitura serão selecionados de acordo com o público, com fomento à expressão e ao compartilhamento de angústias e esperanças. A literatura será um veículo de cuidado, acolhimento, fala e escuta. Será utilizada a prática da meditação para trazer presença para o momento. Além disso, poderão ser usados recursos como músicas e filmes para complementar as ações. Além dos encontros de mediação de leitura, serão selecionados livros para criação de uma “farmácia literária”. O acervo da “farmácia literária” será disseminado ao público interno e externo. Trechos de poesias, contos, crônicas e romances serão selecionados e divulgados semanalmente no intuito de incentivar a leitura e despertar em cada leitor o seu potencial terapêutico. As ações do projeto serão amplamente divulgadas nas redes sociais e murais da Universidade. Serão contabilizados o número de visualizações em cada plataforma a fim de mensurar a população atingida. O público dos encontros também será estimado. A avaliação das ações do projeto será realizada por meio de comentários dos participantes nas redes sociais, além de avaliações realizadas com os participantes dos encontros via formulário googleforms. A equipe do projeto de extensão fará reuniões periódicas para avaliar as ações, de maneira a propor ajustes ou adequações caso houver necessidade. Ao final, será feita uma reunião para avaliação do projeto como um todo e para a redação do relatório final.


Referências Bibliográficas

CALDIN, Clarice Fortkamp. Biblioterapia: um cuidado com o ser. São Paulo: Porto de Ideias, 2010. CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011. CROTHERS, Samuel McChord. A literary clinic. The Atlantic Monthly, p. 291-301, set. 1916. Disponível em: http://www.unz.org/Pub/AtlanticMonthly-1916sep-00291. Acesso em: 15 jan. 2024. CRISTOFOLETTI, Evandro Coggo; SERAFIM, Milena Pavan. Dimensões metodológicas e analíticas da extensão universitária. Educação e realidade, Porto Alegre, v.45, n.1, 2020. COUTO, Mia. O Fio das Missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. ESTÉS, Clarissa Pinkolas. Mulheres que correm com lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 2014. ESTÉS, Clarissa Pinkolas. O dom da história: uma fábula sobre o que é suficiente. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. KABAT-ZINN, Jon. Atenção Plena para Iniciantes. Piñon, Nélida. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LEITURA, 2022, São Paulo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=62MvYnq7v9Y. Acesso em 10 ago. 2024. PETIT, Michele. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34, 2013. PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2008. SANTANA, Regis Rdrigues et al. Extensão universitária como prática educativa na promoção da saúde. Educação e realidade, Porto Alegre, v.46, n.2, 2021. SOUSA, Carla. Biblioterapia e mediação afetuosa da literatura. Florianópolis: Ed. da autora, 2021. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em. Acesso em: 20 ago. 2024.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica se faz presente em todos os momentos do projeto, uma vez que os encontros visam a integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. A interação também se dará por meio das redes sociais e avaliações via formulários googleforms.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A literatura e a meditação expressão interdisciplinaridade e interprofissionalidade em vários sentidos, a saber, pela diversidade da temática e integração humanística a várias áreas artísticas e culturais. Aborda temas e conteúdos relacionados à cultura, às artes e à música. Além disso, possibilita a promoção de bem-estar, integração social, flexibilidade, sensibilidade, concentração, criatividade, entre outros.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Entende-se que o projeto poderá contribuir significativamente para a formação profissional, criativa e humana dos estudantes e participantes em geral. Nos encontros biblioterapêuticos, além das partilhas, propõe-se também a escrita criativa. Ao final do projeto, poderemos trabalhar a escrita de um livro.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes irão participar ativamente dos processos de pesquisa bibliográfica, leitura, análise e escolha de textos literários que contenham potencial terapêutico. Contribuirão também na criação de artes e divulgação dos encontros biblioterapêuticos. Participarão dos encontros de mediação de leitura e atuarão na disseminação da literatura. O projeto, por meio do desenvolvimento de habilidades diversificadas, poderá promover desenvolvimento pessoal, emocional e cognitivo, assim como contribuir para a formação social, criativa e profissional do estudante. A capacitação dos estudantes nas metodologias de biblioterapia e meditação envolve uma introdução teórica e prática orientada, em os mesmos aprenderão a usar a leitura terapêutica para refletir sobre suas emoções, desenvolver autoconsciência e escolher textos que ressoem com suas necessidades emocionais. Na meditação, serão orientados em técnicas como mindfulness e meditação guiada para melhorar o foco, reduzir o estresse e promover o bem-estar emocional. Os estudantes participarão de rodas de discussão para compartilhar experiências, desenvolver empatia e praticar reflexão crítica. Também será incentivado a criar uma rotina autônoma, combinando leitura e meditação como ferramentas de autocuidado contínuo. O projeto também incluirá métodos de avaliação e autoavaliação, onde os estudantes poderão observar seu crescimento emocional e profissional. Haverá momentos para os estudantes receberem feedback dos participantes, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e incentivando o aprimoramento contínuo.


Impacto e Transformação Social

A mediação da literatura junto com a meditação estimulam o prazer da leitura, promovem bem-estar, proporcionam um novo olhar para a vida, tem uma função terapêutica e auxiliam no apaziguamento das emoções. Além disso, contribuem positivamente nas relações humanas e na dinâmica das relações sociais. Como diz Candido, a literatura é uma necessidade básica para a sociedade. Nesse sentido, encontros biblioterapêuticos são capazes de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar ao promoverem saúde mental e emocional.


Divulgação

A divulgação ocorrerá nas redes sociais, site e murais.


Público-alvo

Descrição

Discentes, docentes, tecnicos administrativos e terceirizados

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Unaí - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 1080 h

Carga Horária 360 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reuniões periódicas de planejamento e avaliação; Treinamento e capacitação da equipe; Ações de preparação, divulgação e execução das atividades; Realização das atividades; Avaliação final e elaboração dos relatórios parcial e final.

Carga Horária 360 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Encontros semanais de mediação afetuosa da literatura;

Carga Horária 360 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Pesquisa bibliográfica, leitura, análise e seleção de livros literários com potencial terapêutico. Ações de preparação e divulgação nas redes sociais.