Detalhes da ação

Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024: ações no Estado de Minas Gerais

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203001019

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

26/08/2024

Data Fim

30/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

juan pedro bretas roa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Meio Ambiente

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Comunicação estratégica

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@onee_olimpiada

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 40 h
Resumo

Organizar e coordenar a participação do estado de Minas Gerais na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, promovendo a conscientização sobre práticas de eficiência energética entre os estudantes.


Palavras-chave

sustentabilidade, educação ambiental, gamificação


Introdução

A eficiência energética é um tema cada vez mais relevante no cenário global, impulsionado pela crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e a necessidade de otimizar o consumo de recursos naturais. Segundo Altoé e colaboradores (2017): " Entre as ações que precisam ser desenvolvidas para aumentar a conservação energética ressaltam-se: a modernização da indústria, a diversificação da malha de transportes, a implementação de políticas de combate ao desperdício de energia e de normas de eficiência energética mais rigorosas. Aprimorar os instrumentos legais de incentivo ao uso racional de energia no país, junto a ações que promovam o planejamento de médio e de longo prazos, a diversificação da matriz energética nacional é imprescindível para reduzir o risco de uma escassez de energia no país, como já ocorrido no passado." Portanto, a busca por soluções que minimizem o impacto ambiental e reduzam os custos com energia tem impulsionado o desenvolvimento de tecnologias e práticas mais eficientes em diversos setores e o processo de aproximar o tema dos estudantes é um desafio, mas parte de um cenário futuro com melhores práticas. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 é uma iniciativa para atingir os estudantes dos anos finais do ensino fundamental 2 (8º e 9º anos) promover a consientização sobre práticas que corroborem para o uso consciente da energia.


Justificativa

O projeto tem como justificativa ampliar os conhecimentos sobre eficiência energética aos alunos e professores do ensino fundamental II. Este projeto está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento sustentável, especificamente, o 7º ODS, alinhado à meta 7.3, que, segundo as Nações Unidas, indica a necessidade de direcionar esforço, am atendimento a agenda 2030, para dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética. No Brasil, se espera aumentar a taxa de melhoria da eficiência energética da economia brasileira com impacto significativo no PIB (https://www.ipea.gov.br/ods/ods7.html). Este projeto é um meio importante de construção dessa necessidade para uma parcela significativa de estudantes em Minas Gerais, considerando os ensinamentos de Cristofoletti e Serafim (2020) que visam trabalhar dimensões podem ser úteis a estudos de práticas específicas, neste caso concreto, eficiência energética.


Objetivos

1. Organizar e coordenar a participação dos estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental II no Estado de Minas Gerais na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, promovendo a conscientização sobre práticas de eficiência energética. 2. Estabelecer parcerias com as Secretarias de Educação, promovendo a capilarização do evento nas cidades de Minas Gerias. 3. Coordenar a divulgação e a mobilização de escolas para participação na Olimpíada.


Metas

Atingir ao menos 10000 estudantes do ensino fundamental participantes da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024 no Estado de Minas Gerais Realizar 10 ações de divulgação em escolas participantes Realizar ao menos 05 ações de divulgação em mídias sociais


Metodologia

• Serão utilizados as seguintes procedimentos metodológicas: (i) Observação in loco com estruturação de grupos focais sediados em cada escola compreendendo: (a) Realização de contato e agendamento com as Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais e SEDE para agendar reuniões e avançar junto às escolas estaduais do Estado de Minas Gerais; (b) Realização de ações de divulgação na forma de palestras nos grupos focais - escolas da rede particular e estadual de ensino que atendem as séries finais do Ensino Fundamental II (8º e 9º anos); (c) identificar o número de inscritos e medalhistas na ONEE 2024 em Minas Gerais; (d) acompanhar o desempenho dos alunos na realização da ONEE 2024 e divulgar em redes sociais. Os indicadores desta ação serão: número de ações realizadas em grupos focais - escolas; número de alunos diretamente atendidos nas escolas e a determinação do número de medalhist no Estado de Minas Gerais.


Referências Bibliográficas

Altoé L, Costa JM, Oliveira D, Martinez FJR, Ferrarez AH, Viana L de A. Políticas públicas de incentivo à eficiência energética. Estud av [Internet]. 2017Jan;31(89):285–97. Available from: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.31890022 Cristofoletti, E. C., & Serafim, M. P.. (2020). Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade, 45(1), e90670. https://doi.org/10.1590/2175-623690670 https://www.onee.org.br/ https://www.ipea.gov.br/ods/ods7.html


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A partir de uma compreensão de que fazer Extensão é considera-la como também um processo educativo e cultural, que articula ensino e pesquisa, e viabiliza uma relação entre a Universidade e a Sociedade de forma transformadora, a ação ONEE 2024 nas escolas de Diamantina propõe levar para as escolas diamantinenses as propostas desenvolvidas no âmbito nacional, oportunizando e divulgando a ação tanto na cidade de Diamantina quanto em outras cidades do Estado na temática da eficiência energética, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento sustentável, especificamente, o 7º ODS. As ações ocorrerão por meio da participação da comunidade acadêmica em diálogo com os estudantes do ensino fundamental II e os professores atuantes na educação básica, considerando as boas práticas no uso da energia elétrica e hábitos de consumo por meio de competição em nível nacional através da UFVJM enquanto equipe de coordenação em nível regional. - Acrescentar informações sobre como a comunidade externa participará, em que aspecto será envolvida e contribuirá para a realização da ação de Extensão específica da UFVJM.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O tema é transversal e assume a interface de diversas áreas do conhecimento incluindo ciências sociais apliacadas, economia e adminitração, além da química, física, matemática, meio ambiente e cidadania.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O desenvolvimento da ação permitirá o mapeamento das atividades no Estado (pesquisa), com o mapeamento se espera que tenhamos a possibilidade do desenvolvimento de estudos para implantação de políticas públicas e melhores práticas, além de conceitos técnicos aplicados (capacitação - Ensino/Extensão e conscientização - Extensão) relacionadas ao tema eficiência energética e áreas correlatas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O acompanhamento das ações permitirá ao aluno construir ações estruturantes no processo de aprendizado-execução, além de permitir o reconhecimento de realidades da sociedade no público alvo atingido, escolas e alunos do nível fundamental. Será possível avançar com conhecimentos téncicos aplicados ao cotidiano envolvendo eficiência energética, como também a prática de execução de ações de mobilização para execução de atividades em grupo, sendo o estudante da UFVJM participante do processo, acompanhado por meio de reuniões e avaliando as ações por meio de feedback.


Impacto e Transformação Social

A Olimpíada leva informações sobre o uso racional da energia elétrica, apresentando exemplos com equipamentos mais eficientes, reconhecer os selos de eficiência energética. o percentual de consumo e avaliação das contas de energia elétrica, avaliação do consumo de equipamentos elétricos, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes, quantificando esse conhecimento através de desafios e provas. A ONEE é voltada para estudantes do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todas as regiões do Brasi


Divulgação

redes sociais, e ação das escolas de ensino fundamental - A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto ABRADEE da Energia e com a participação das concessionárias distribuidoras de energia que operam nos 27 estados e no Distrito Federal: AMAZONAS ENERGIA, CELESC Distribuição, CEMIG Distribuição, CHESP, COCEL, COOPERALIANÇA, COPEL Distribuição, DME Distribuição, ELETROCAR, EFLUL, ELFSM, Grupo ENEL, Grupo ENERGISA, Grupo EDP, Grupo EQUATORIAL, Grupo NEOENERGIA, Grupo CPFL, JOÃO CESA, LIGHT, MUX ENERGIA, NOVA PALMA, PACTO Energia, CPFL, RORAIMA ENERGIA e SULGIPE


Público-alvo

Descrição

Alunos do ensino fundamental II - 8º e 9º anos

Descrição

Professores que queiram se capacitar na temática eficiência energética - capacitação em ação online

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Ubá - MG

Município

Belo Horizonte - MG

Município

Visconde do Rio Branco - MG

Município

Poços de Caldas - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Apoio da ação nos 853 municípios do estado de Minas Gerais

Participação da Instituição Parceira

apoio na divulgação

Participação da Instituição Parceira

apoio na divulgação

Participação da Instituição Parceira

apoio na divulgação

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 210 h

Carga Horária 50 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

divulgação da olimpíada nas escolas

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

reunião para consolidar o apoio de parceiros

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

realização de ações de divulgação nas escolas de ensino fundamental nas cidades de Poços de Caldas, Belo Horizonte, Visconde do Rio Branco, Ubá e Diamantina

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Acompanhar as atividades do projeto e organização das informações para estruturação dos relatórios

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

O Planejamento inicial será realizado no mês de agosto com a definição das escolas a serem atendidas presencialmente e um polano de ação para execução dos primeiros contatos. A partir do planejamento inicial será realizada a etapa de Avaliação (setembro a novembro). A Avaliação será semanal para a operacionalização das ações de abordagem e execução das oficinas nas escolas de ensino fundamental, com periodicidade semanal e com ajuste de ações quando necessário, incluindo o acompanhamento de estudantes atendidos. A etapa de encerramento será realizada no mês de dezembro com a consolidação das informações e fechamento do projeto com a entrega do relatório técnico para fechamento das atividades do projeto.