Visitante
SHORTS CLIMÁTICOS
Sobre a Ação
202203001023
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
03/09/2024
03/12/2024
Dados do Coordenador
thiago almeida andrade pinto
Caracterização da Ação
Ciências Agrárias
Meio Ambiente
Educação
Questões ambientais
Regional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
Produzir uma série de 10 vídeos curtos, em formato 9:16, com duração de até 1 minuto, sobre temas relacionados a Meteorologia e Climatologia, visando proporcionar ao grande público acesso a conteúdos abordados em sala de aula, de uma forma leve e criativa. São objetivos: Integrar saberes entre os alunos; Fomentar habilidades de gravação e edição de vídeo; Impactar o público, estimulando o pensamento crítico.
climatologia, curiosidades, vídeos curtos, divulgação científica
A difusão de conhecimentos científicos, quando aliada a linguagens acessíveis a um público jovem, apresenta potencialmente melhor engajamento do que as metodologias tradicionais. O uso de plataformas virtuais para divulgação de conteúdo, tem aumentado progressivamente nos últimos anos, com a produção de conteúdo científico acompanhando essa tendência. Dessa forma, permitir o acesso da população em geral a reflexões sobre temas abordados na sala de aula do ambiente universitário representa uma importante estratégia na divulgação de conhecimento e mecanismo de extensão do ambiente educacional.
Esse projeto foi desenvolvido visando proporcionar ao grande público o acesso a conteúdos climáticos abordados em sala de aula, de uma forma leve e criativa.
Dentre os objetivos desse projeto estão: Produzir conteúdo de qualidade, com rigor científico, para divulgação em meio digital; Integrar saberes entre os alunos, visando a comunicação com a comunidade, de forma clara, objetiva e fluida; Fomentar habilidades de gravação e edição de vídeo, com tratamento de áudio por parte dos alunos; Impactar o público que tiver acesso ao conteúdo produzido, buscando estimular o pensamento crítico, através de questionamentos do dia dia.
São metas desse projeto: Produzir 10 vídeos sobre climatologia; Divulgar os vídeos produzidos em redes sociais e plataformas digitais de vídeo; Fomentar discussões sobre métricas de redes sociais com os alunos do projeto; Desenvolver senso crítico acerca dos temas abordados, junto aos alunos do projeto.
Em uma reunião inicial será realizado um "brainstorm" com os alunos afim de levantar ideias acerca da elaboração do roteiro, estratégias de captação das imagens, estrutura de edição e técnicas de pós processamento. Inicialmente, será definido o tema de cada vídeo. Esses temas versarão sobre questões ligadas a Meteorologia e Climatologia. Em seguida, serão definidos os grupos para elaboração dos roteiros de cada vídeo com definição dos equipamentos necessários para a execução. No roteiro serão priorizadas frases curtas, com linguagem simples e o uso de exemplos e associações com termos cotidianos para explicar o tema. Em uma outra etapa, serão gravados os áudios dos vídeos, em estúdio, buscando uma maior qualidade do material. Concomitantemente serão feitas as filmagens externas dos vídeos, captando imagens de acordo com o tema de cada vídeo. Por fim, o material será editado e em seguida serão inseridos elementos virtuais nos vídeos. Visando a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, os alunos vinculados ao projeto estão cursando ou que já cursaram a disciplina de Meteorologia e Climatologia. Ao todo, cada um dos 10 alunos será responsável por um vídeo e colaborará com outros dois vídeos diretamente. Para a fase de Elaboração do Roteiro são estimadas 30 horas por vídeo. A fase de Captação de Imagens Externas tem a estimativa de 30h no total. Para a fase de Narração, estima-se 10 horas de trabalho. A fase de Edição, a mais trabalhosa, tem a estimativa de 40 horas de trabalho no total. E para a Pós-produção serão despendidas cerca de 30 horas, incluindo a divulgação nas redes sociais e plataformas de vídeo. Os vídeos serão produzidos em sequência e sua divulgação se dará em intervalos regulares.
PEREIRA, A.R.; ANGELOCCI, L.R.; SENTELHAS, P.C. Agrometeorologia: fundamentos e aplicac ̧ ̃oes pr ́aticas. Guaiba: Agrop ́ecu ́aria, 2002. 478 p. VAREJÃO-SILVA, M.A. Meteorologia e Climatologia. Vers ̃ao Digital. Bras ́ılia: Inmet, 2006. 463p. Livro Digital. VILAÇA, M.L.C; ARAUJO, E.V.F. Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital [livro eletrônico]. ISBN : 978-85-88943-69-8. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016
Os vídeos produzidos nesse projeto serão veiculados em diversas plataformas digitais, como rede sociais e plataformas de vídeo. Os temas escolhidos para os vídeos buscam dialogar com a sociedade através da divulgação científica ao abordar questões cotidianas de uma forma leve, mas informativa. O principal público alvo desse projeto são jovens em idade escolar e universitária.
Além de tratar de temas relacionados ao meio ambiente e ao ambiente agrário, esse projeto trata de questões atmosféricas, que de uma modo geral estão vinculadas com a vida de todas as pessoas. Ao convidar os alunos a produzir conteúdo de qualidade, propõe-se uma visão mais ampla de atuação profissional desses alunos, ao valorizar a difusão do conhecimento, possível pela própria capacidade técnica dos envolvidos.
Dentre os alunos vinculados ao projeto estão estudantes de graduação de ciências agrárias, que estejam cursando ou já cursaram a disciplina de Meteorologia e Climatologia. Dessa forma, ao desenvolverem os roteiros dos vídeos estarão aplicando os conhecimentos vistos em sala de aula, mas de uma forma inovadora, com um tom mais leve, buscando atingir o público mais jovem, sem no entanto deixar de transmitir informações com rigor científico. O tripé da extensão está embasado justamente na dispersão do conhecimento para toda a sociedade.
Os estudantes envolvidos nesse projeto desenvolverão, dentre outras, as habilidades de comunicação com público leigo, síntese de texto jornalístico, adequação da linguagem ao interlocutor, roteirização e edição de vídeo e divulgação de conteúdo em mídias sociais. Ao longo da carreira desses estudantes, os mesmos enfrentarão potencialmente questões similares, visto o avanço progressivo das tecnologias virtuais na divulgação do conhecimento.
Os vídeos terão ampla divulgação, em plataformas digitais especializadas em vídeos, como o YouTube, e diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e outras. O objetivo é que esses vídeos permaneçam em circulação por um longo período de tempo, impactando diversas pessoas. A escolha do formato e tempo de duração baseiam-se nas preferências atuais, principalmente do público mais jovem, que consome diversos conteúdos de forma rápida e ágil.
Serão criados perfis para a divulgação dos vídeos nas redes sociais Instagram, Tiktok e Youtube. Também serão feitas postagens em parceria com outros perfis já estabelecidos nas plataformas, como Empresas Júniores e Centros Acadêmicos e outros perfis institucionais.
Público-alvo
Jovens em idade escolar, entre 13 e 18 anos, que busquem informações sobre temas ambientais e atmosféricos
Jovens em idade universitária, entre 18 e 30 anos, estudantes de cursos ligados ao meio ambiente, como geografia, agronomia, engenharia florestal, zootecnia, biologia, engenharia ambiental, etc.
Pessoas interessadas em temas ligados ao meio ambiente e estudos meteorológicos e climatológicos
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A Agrovales - Empresa Júnior da Agronomia, da UFVJM, auxiliará na organização do conteúdo e apoio na estruturação do projeto. Alguns alunos vinculados ao projeto também estão vinculados a Agrovales
O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Agrometeorologia e Modelagem Ambiental apoiará esse projeto através do coordenador e da verificação do conteúdo a ser divulgado.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 140 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Para compor o vídeo, os alunos realizarão a captação de imagens externas, visando representar os diferentes elementos citados nos vídeos. Esse processo é dinâmico e demanda muito tempo, visto que um vídeo possui diversos fragmentos muito curtos.
- Manhã;
A captação do audio dos vídeos visa elevar a qualidade do material entregue ao público. Essa etapa iniciar-se-a logo após a preparação do primeiro roteiro e seguirá até a conclusão do último vídeo. Serão solicitadas as dependências da rádio universitária.
- Manhã;
- Tarde;
Escrita do roteiro dos vídeos, pontuando elementos para a equipe de filmagem das cenas externas e equipe de narração, que fará a captação do audio dos vídeos
- Manhã;
- Tarde;
A edição é uma das atividades mais importantes do projeto, pois é nela que são combinadas as imagens externas e o audio, de modo a representar o proposto no roteiro e garantir uma adequada veiculação das informações.
- Manhã;
- Tarde;
Na pós-produção são adicionados elementos visuais e sonoros ao vídeo editado. Nessa fase, a participação dos estudantes é fundamental pois os mesmos trazem consigo a experiência de uso das redes sociais e sabem identificar elementos que tradicionalmente atraem o público. Nessa fase também ocorre a distribuição do material produzido.